Como criar um ambiente saudável na comunidade de jogos online? É uma utopia?

Huondil

Embaixador do Mundo Cão
Registrado
Por volta de 2012 eu comecei a jogar League of Legends no servidor gringo, não demorou muito pra eu estar com alguns amigos adicionados, pessoal gente fina. Alguns foram adicionados em situações assim:

- Eu jogando mal;
- Inimigo começa a dar dicas no chat e elogia quando eu começo a jogar melhor;
- Eu agradeço, trocamos ideia, o cara pede pra adicionar pra jogar junto depois.

Outras vezes em situações tipo ambos os lados estão jogando muito bem, e falam sobre isso amigavelmente no chat, zoam e tal, e depois entram em grupo pra jogar junto.

Clima legal ... E todo mundo vivia em paz, até que a nação do fogo atacou. Até o dia em que um amigo me convenceu a migrar para o servidor BR. Que cagada, meus amigos. Passei de um mundo onde o inimigo te dá dicas de como melhorar, para um onde o seu próprio time xinga todos os seus antepassados porque você morreu uma vez.

Eventualmente eu parei de jogar LoL. Em 2016 cheguei no Rainbow Six Siege, jogo difícil, com uma curva de aprendizado bem íngrime, é de se entender que a galera fique frustrada fácil ... Mas a cada 2 partidas tinha alguém que se tu matasse, o cara passava o resto do jogo te chamando de cone, bot, lixo, etc etc. (o cara morre e você que é lixo, lógica 100%).

Nos últimos anos cheguei a jogos de perfil mais hardcore, tipo Rising Storm 2 e SCUM. E também vejo muita gente tiltada, e é sempre o pessoal BR ou nossos vizinhos da América Latina. Normalmente quando jogo com gringo o pessoal é bem mais comunicativo e simpático. Sei que tem gente BR legal sim, assim como tem gringo imbecil, mas no cenário geral a diferença me parece gritante.

Por essa razão tem gente que simplesmente muta todo o chat assim que entra no jogo, porque sabe que vai ouvir merda. E essa falta de comunicação é muito prejudicial em jogos como R6 Siege ou qualquer FPS tático nos quais informação é essencial.

Como podemos reduzir a toxicidade e tornar o ambiente dos jogos multiplayer mais agradáveis?

O que eu faço é sempre ajudar os iniciantes ao máximo, principalmente nos jogos onde sei que o início é turbulento.

Se estou perdendo a partida, eu tento identificar pontos pra trabalhar e comunico isso com a equipe pra ver se a galera consegue melhorar.

Se perdemos uma partida, eu vou agradecer o jogo e mandar aquele GGWP kk Eu posso até estar puto na vida real, mas não vou sair xingando o time por isso.

Mas sinceramente, acho que mesmo que várias pessoas façam isso, as vezes os iniciantes abandonam o jogo antes de encontrar alguém que os ajude. Será que estamos fadados a viver numa comunidade tóxica até o fim dos tempos? Será que descontar a frustração nos outros é coisa da nossa cultura?
 
Politicamente correto em jogos não da certo.

Acho que nem é questão de politicamente correto, é sobre civilidade e cooperação.

O chat-BR costuma ser a casa da mãe joana, cheio de comediante e "pro-player" que fica berrando no microfone o tempo todo com todo mundo.

Claro que depende bastante do jogo. Jogos FPS com estratégia costumam ser um pouco mais tensos e esses eu jogo bem pouco por causa desse comportamento. Acabo jogando coisas como Dauntless, Remnant e coisas que exijam uma cooperação num clima mais amistoso, pra evitar o rage dos "pro-players". Pra você ter ideia, prefiro muito mais um Dark Souls, que você não tem nem opção de chat.

O que você faz, @Huondil , é bem próximo do que eu faço quando jogo online. Acho que ser simpático e prestativo costuma atrair pessoas simpáticas e cooperativas também. Tento compartilhar o que sei e o que me ajuda com quem entrou recente no game, tento formar um diálogo pra usar a estratégia do jogo e coisas pequenas assim, até lançar um "olá" já ameniza a baixaria.

Lembrando que se o amiguinho estiver muito exaltado, vale conferir as regras do online e ver se vale um report. Não sei se resolve, não sei se educa, mas é uma ferramenta pra isso né.
 
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Por volta de 2012 eu comecei a jogar League of Legends no servidor gringo, não demorou muito pra eu estar com alguns amigos adicionados, pessoal gente fina. Alguns foram adicionados em situações assim:

- Eu jogando mal;
- Inimigo começa a dar dicas no chat e elogia quando eu começo a jogar melhor;
- Eu agradeço, trocamos ideia, o cara pede pra adicionar pra jogar junto depois.

Outras vezes em situações tipo ambos os lados estão jogando muito bem, e falam sobre isso amigavelmente no chat, zoam e tal, e depois entram em grupo pra jogar junto.

Clima legal ... E todo mundo vivia em paz, até que a nação do fogo atacou. Até o dia em que um amigo me convenceu a migrar para o servidor BR. Que cagada, meus amigos. Passei de um mundo onde o inimigo te dá dicas de como melhorar, para um onde o seu próprio time xinga todos os seus antepassados porque você morreu uma vez.

Eventualmente eu parei de jogar LoL. Em 2016 cheguei no Rainbow Six Siege, jogo difícil, com uma curva de aprendizado bem íngrime, é de se entender que a galera fique frustrada fácil ... Mas a cada 2 partidas tinha alguém que se tu matasse, o cara passava o resto do jogo te chamando de cone, bot, lixo, etc etc. (o cara morre e você que é lixo, lógica 100%).

Nos últimos anos cheguei a jogos de perfil mais hardcore, tipo Rising Storm 2 e SCUM. E também vejo muita gente tiltada, e é sempre o pessoal BR ou nossos vizinhos da América Latina. Normalmente quando jogo com gringo o pessoal é bem mais comunicativo e simpático. Sei que tem gente BR legal sim, assim como tem gringo imbecil, mas no cenário geral a diferença me parece gritante.

Por essa razão tem gente que simplesmente muta todo o chat assim que entra no jogo, porque sabe que vai ouvir merda. E essa falta de comunicação é muito prejudicial em jogos como R6 Siege ou qualquer FPS tático nos quais informação é essencial.

Como podemos reduzir a toxicidade e tornar o ambiente dos jogos multiplayer mais agradáveis?

O que eu faço é sempre ajudar os iniciantes ao máximo, principalmente nos jogos onde sei que o início é turbulento.

Se estou perdendo a partida, eu tento identificar pontos pra trabalhar e comunico isso com a equipe pra ver se a galera consegue melhorar.

Se perdemos uma partida, eu vou agradecer o jogo e mandar aquele GGWP kk Eu posso até estar puto na vida real, mas não vou sair xingando o time por isso.

Mas sinceramente, acho que mesmo que várias pessoas façam isso, as vezes os iniciantes abandonam o jogo antes de encontrar alguém que os ajude. Será que estamos fadados a viver numa comunidade tóxica até o fim dos tempos? Será que descontar a frustração nos outros é coisa da nossa cultura?

Cara infelizmente jogo online em servidor br é um lixo na maioria das vezes por todos esses pontos que você citou, quando o servidor é gringo tem muito disso mas em comparação ao Huezil é bem tranquilo, e como sempre o negócio e colocar os tóxicos no mudo/ignore list/ e juntar a galera pra todo mundo dar Report no infeliz pra ver se o meliante é banido... senão você não vai se divertir.... se não der pra jogar com amigos e se o jogo ficar ruim se tiver que colocar todo mundo no mudo, é melhor mudar de servidor (se possível) ou ir jogar outra coisa.... infelizmente é isso e sim, é coisa da cultura :br: que acha que os outros são obrigados à aguentar a boca de privada deles na orelha e se reclamar é "ain mimimi politicamente correto"....então esse tipo de gente é a escória e não vai mudar porque eles acham que a ignorância e má educação deles é "como deve ser"....

Depois quando o brasileiro fica com uma má fama desgraçada em jogo online vão reclamar mas nem pensam em agir com um mínimo de educação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que nem é questão de politicamente correto, é sobre civilidade e cooperação.

O chat-BR costuma ser a casa da mãe joana, cheio de comediante e "pro-player" que fica berrando no microfone o tempo todo com todo mundo.

Claro que depende bastante do jogo. Jogos FPS com estratégia costumam ser um pouco mais tensos e esses eu jogo bem pouco por causa desse comportamento. Acabo jogando coisas como Dauntless, Remnant e coisas que exijam uma cooperação num clima mais amistoso, pra evitar o rage dos "pro-players". Pra você ter ideia, prefiro muito mais um Dark Souls, que você não tem nem

O que você faz, @Huondil , é bem próximo do que eu faço quando jogo online. Acho que ser simpático e prestativo costuma atrair pessoas simpáticas e cooperativas também. Tento compartilhar o que sei e o que me ajuda com quem entrou recente no game, tento formar um diálogo pra usar a estratégia do jogo e coisas pequenas assim, até lançar um "olá" já ameniza a baixaria.

Lembrando que se o amiguinho estiver muito exaltado, vale conferir as regras do online e ver se vale um report. Não sei se resolve, não sei se educa, mas é uma ferramenta pra isso né.

Sobre o report, o que faço com os amigos é juntar todo mundo, e dar um monte de report no dito cujo.... isso dependendo do jogo ajuda bastante mas muitas vezes não dá em nada ou o fulano leva ban de alguns dias só e volta mais :br: ainda.
 
Última edição:
E o papinho de "TOXICO"? O termo do momento.
É absolutamente uma utopia achar que vai existir um ambiente livre de gente zoando, sabe porque? Nem todo mundo leva a sério o joguinho como "você" leva, para muitos desses "zueiros", "mal educados" é apenas o que é: um jogo.
Gente desse tipo sempre vai existir, acontece até na pelada, imagina em jogo online.
 
Pior que raramente jogo jogos com microfone aberto ou escutando os outros...só no Squad e olhe lá porque realmente o cara precisa escutar o líder e caras ao redor, mas de resto, quase nunca...o Call of Duty Warzone é um que tá no mudo desde que lançou e descobri como mutar (mas confesso que é engraçado ter o audio do inimigo nos últimos segundos quando você mata ele e escuta o cara)...GTA V descobri ontem num tutorial na internet que pode puxar o celular e mandar mensagem para alguém no online...

Internet é aquela coisa, filtre o que gosta e descarta o que não gosta...jogos não é diferente, quer jogar e apenas jogar? muda e pronto...nunca vai escutar um palavrão e nunca vai ofender ninguém...

Chat então nem se fala, só uso o chat do Assetto Corsa e só quando termina a corrida com o "gg" ou acabo tendo que dar um "sry" para alguém que tirei da prova sem querer...

Se tiver alguém com cheat, saio da sala e entro noutra...não discuto nem nada...

Resumidamente, não sei o que é um ambiente tóxico em nenhum jogo...nunca bloqueei ninguém, nunca excluí ninguém...jogos online pra mim é o paraíso boa parte do tempo...
 
Pior que raramente jogo jogos com microfone aberto ou escutando os outros...só no Squad e olhe lá porque realmente o cara precisa escutar o líder e caras ao redor, mas de resto, quase nunca...o Call of Duty Warzone é um que tá no mudo desde que lançou e descobri como mutar (mas confesso que é engraçado ter o audio do inimigo nos últimos segundos quando você mata ele e escuta o cara)...GTA V descobri ontem num tutorial na internet que pode puxar o celular e mandar mensagem para alguém no online...

Internet é aquela coisa, filtre o que gosta e descarta o que não gosta...jogos não é diferente, quer jogar e apenas jogar? muda e pronto...nunca vai escutar um palavrão e nunca vai ofender ninguém...

Chat então nem se fala, só uso o chat do Assetto Corsa e só quando termina a corrida com o "gg" ou acabo tendo que dar um "sry" para alguém que tirei da prova sem querer...

Se tiver alguém com cheat, saio da sala e entro noutra...não discuto nem nada...

Resumidamente, não sei o que é um ambiente tóxico em nenhum jogo...nunca bloqueei ninguém, nunca excluí ninguém...jogos online pra mim é o paraíso boa parte do tempo...

Jogos online mutados são o paraíso mesmo. O que é bem estranho se levar em consideração que muitos jogos oferecem essa função justamente pra que existe colaboração ou interação social no jogo, mas quando vc habilita o microfone e o áudio pra ter essa "interação social" é só bosta que voa.

Tem jogos que realmente dá pra jogar sem falar um "a" pra ngm, em outros isso é necessário. Imagina jogar Siege, como ele joga, mudo e sem escutar as instruções da equipe? Você acabou de sacrificar metade da função de jogar no cooperativo.

Mas é o que você falou mesmo, é filtrar, ignorar, lista de block e tentar criar contatos, pessoas como você, pra jogarem juntos.
 
Se ainda não jogou Dota 2, você ainda não sabe o que é uma comunidade de jogo online "tóxica".

E sim, é uma utopia.

Pra mim, o motivo da toxicidade em comunidades de jogos online reside na frustração.

Todos esses jogos são feitos para te prender ao máximo dentro do mundinho virtual que eles criam. E adivinha só ? Todo mundo quer ganhar, todo mundo quer ser o melhor, todo mundo quer o primeiro lugar no pódium.

Porém, não é possível você ganhar sempre, assim como, não há espaço para todos serem os melhores jogadores. O pódium é pra poucos.

A grande diferença de comunidades de jogos online, para por exemplo, aquela pelada de final de semana com os amigos ou conhecidos. É que na pelada você é você, e seus amigos ou conhecidos, são apenas seus amigos ou conhecidos. Você pode ser o chatão da pelada, que acha que é o melhor da turma, mas você tem plena consciência de que não é o Messi ou o Cristiano Ronaldo.

O grande problema de comunidades de jogos online é que todo jogo recente que envolve Player Versus Player (PVP) ele é construído pra te fazer achar que naquele mundinho, você pode ser, e provavelmente será, um Messi ou Cristiano Ronaldo daquela realidade.

Porém, adivinha só ? Você não é. Você é apenas um jogador medíocre como provavelmente 99% dos outros jogadores também são. E o resultado disso é obvio, um sentimento de frustração generalizada que é posta pra fora na forma de todo tipo de xingamento e condutas anti-game.
 
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Isso não existe, impossível ter um ambiente em um jogo onde todos jogam felizes e tem espírito esportivo, no primeiro erro de alguém já vai aparecer uma pessoa pra reclamar e aí abre a porteira para outras coisas.

Quantas vezes ia jogar algum jogo online e os caras zoavam, atrapalhavam e etc, mesmo com chat mutado, é aquela coisa de só querer chegar em casa e jogar de boa mas acabamos ficando mais irritados e frustados por só cair tranqueira no time.
 
Tão importante quanto a toxicidade nos jogos online é analisarmos a sensibilidade dos que podem achar qualquer comportamento tóxico.

Tóxico é apenas o cara que ofende gratuitamente ou o cara que grita ao microfone pelo time não estar cumprindo o(s) objetivo(s)?

Pode parecer bobagem mas a sensibilidade de muitos jogadores (dos 10 aos 40 anos) está deveras elevada.

E como disseram aí acima: muitas pessoas buscam nos jogos uma fuga para a implacável vida real e, quando se deparam com derrotas no jogo, tendem a ser os ofensores babacas ou os exageradamente sensíveis.

Se eu não estou jogando entre amigos dificilmente me pronuncio nas partidas e muitíssimo raramente rebato ofensas com ofensa, optando mais por ignorar e/ou zombar; a vida já é difícil demais para me dar ao luxo de ficar chateado porque algum trouxa frustrado resolveu ser otário no jogo.

Trouxa - kra, como vc eh burro! Aprende a jogar animal.
Eu - Cuidado com o coração, coleguinha.
.
Trouxa - VSF, mlk!
Eu - Menino, como você é grosso. Que feio.
.
Trouxa - Otário!
Eu - Não fala assim que eu chorarei.


Não esqueçam: o frustrado que ofende gratuitamente fica ainda mais frustrado quando sua toxicidade não é correspondida e tende a se calar durante o resto da partida ou ele busca outro para tentar descontar sua mediocridade.
 
Isso é Libertadores, amigo!
 
Outra coisa que lembrei agora é do meu primeiro emprego que trabalhava com público direto e vira e mexe aparecia uns irritados...mas uma coisa que eu notei é que quanto mais calmo e sem alteração o cara ficar, mais irritados eles ficam até que se cansam...jogos online não deve ser diferente
- fulaninho: tá xingando até o Papa
- você: ...
- fulaninho: @#!$% %$!@$ ¨¨!#!@%$ e @$#!
- você: cri cri cri

Galera leva muito a sério discussão online com nomes fakes...
 
Outra coisa que lembrei agora é do meu primeiro emprego que trabalhava com público direto e vira e mexe aparecia uns irritados...mas uma coisa que eu notei é que quanto mais calmo e sem alteração o cara ficar, mais irritados eles ficam até que se cansam...jogos online não deve ser diferente
- fulaninho: tá xingando até o Papa
- você: ...
- fulaninho: @#!$% %$!@$ ¨¨!#!@%$ e @$#!
- você: cri cri cri

Galera leva muito a sério discussão online com nomes fakes...

Foi algo parecido que me fez abandonar o CS, um dia peguei um time cheio de adolescentes, os caras xingavam um monte e não jogavam nada e eu não falei uma palavra o jogo inteiro, eles ficavam zoando comigo e eu não respondia, no final do jogo eu praticamente carreguei o time e os caras me expulsaram da partida no final do último round onde já estava ganho só por zueira mesmo.

Eu também sempre evito ao máximo utilizar microfone, em jogos que necessitam como o CS utilizava apenas para passar informações importantes durante o jogo.

Acho que o melhor mesmo para evitar rage e gente tóxica é jogar com amigos ou procurar uma galera legal que queira jogar junto.
 
E o papinho de "TOXICO"? O termo do momento.
É absolutamente uma utopia achar que vai existir um ambiente livre de gente zoando, sabe porque? Nem todo mundo leva a sério o joguinho como "você" leva, para muitos desses "zueiros", "mal educados" é apenas o que é: um jogo.
Gente desse tipo sempre vai existir, acontece até na pelada, imagina em jogo online.
Não é questão de ser livre de zoeira. Brincar é saudável, afinal jogo é jogo, é divertimento, e a zueira também pode ser divertida.

Como o colega @M4IN falou ... Em que ponto a zueira e as brincadeiras passam a ser toxicidade?

Em jogos como Rainbow Six Siege, com mecânicas de Fogo Amigo, acontece direto de rolar desentendimento, aí um caboco mata o outro. Num jogo competitivo, ficar perdendo partida simplesmente pq a galera fica se matando por birra é osso. Outra coisa que acontece muito é o cara por birra sair destruindo todos os gadgets do próprio time, câmeras, equipamentos de defesa e tal.

Nos MOBAs o que acontece nesse gênero é o cara ficar se matando pra deixar o time inimigo mais forte. Ou simplesmente ficar ocioso e tornar o jogo 4x5.

Creio que o termo específico pra usar mecânicas pra trollar seu próprio time é Griefing. Tem muitos jogos com mecânica de reviver/levantar os parceiros, tipo PUBG. E muito jogador tiltadinho vai te deixar morrer se você olhar torto pra ele. Enfim... tem muito exemplo. É tipo na pelada o maluco do teu próprio time de meter uma bicuda na canela kk

Eu citei o trash talk dos inimigos no primeiro post, e concordo que isso é o de menos. Agora teu próprio time ficar de trash talk sem falar de estratégia ou do que fazer em seguida, não adianta nada, se é pra falar merda, pelo menos fala merda junto com alguma coisa atitude pra ajudar o time.

Todos esses jogos são feitos para te prender ao máximo dentro do mundinho virtual que eles criam. E adivinha só ? Todo mundo quer ganhar, todo mundo quer ser o melhor, todo mundo quer o primeiro lugar no pódium.
Real... No Siege já vi maluco me xingar pq ele tava em 2º no placa e eu tava em primeiro, ficou reclamando que eu só tava em primeiro porque eu tinha plantado o desativador da bomba e ganhei mais ponto. É cada uma ...

Porém, adivinha só ? Você não é. Você é apenas um jogador medíocre como provavelmente 99% dos outros jogadores também são. E o resultado disso é obvio, um sentimento de frustração generalizada que é posta pra fora na forma de todo tipo de xingamento e condutas anti-game.
Não só frustração pelo jogo né. As vezes o cara é frustrado na vida e justamente pelo jogo oferecer essa "socialização", é onde o cara vê a chance de descontar a raiva, sem consequências.

Se eu não estou jogando entre amigos dificilmente me pronuncio nas partidas e muitíssimo raramente rebato ofensas com ofensa, optando mais por ignorar e/ou zombar; a vida já é difícil demais para me dar ao luxo de ficar chateado porque algum trouxa frustrado resolveu ser otário no jogo.

Trouxa - kra, como vc eh burro! Aprende a jogar animal.
Eu - Cuidado com o coração, coleguinha.
.
Trouxa - VSF, mlk!
Eu - Menino, como você é grosso. Que feio.
.
Trouxa - Otário!
Eu - Não fala assim que eu chorarei.
É uma coisa que eu faço também kkk Tipo o cara manda tomar no cu, tu manda "Ai adoooro. Na minha casa ou na sua?".
 
Galera leva muito a sério discussão online com nomes fakes...

Quer dizer que seu nome não é Deamon? #pikachushocked

Foi algo parecido que me fez abandonar o CS, um dia peguei um time cheio de adolescentes, os caras xingavam um monte e não jogavam nada e eu não falei uma palavra o jogo inteiro, eles ficavam zoando comigo e eu não respondia, no final do jogo eu praticamente carreguei o time e os caras me expulsaram da partida no final do último round onde já estava ganho só por zueira mesmo.

Eu também sempre evito ao máximo utilizar microfone, em jogos que necessitam como o CS utilizava apenas para passar informações importantes durante o jogo.

Acho que o melhor mesmo para evitar rage e gente tóxica é jogar com amigos ou procurar uma galera legal que queira jogar junto.

CS é foda mesmo. Eu tinha parado também pela toxicidade, e olha que tenho um rl que joga de vez em quando, aí me esforçava mais pra jogar com ele mesmo. Agora tô voltando e indo pra GC direto. Acho que já joguei umas 10~12 partidas, algumas tem uns troll, mas a maioria joga mais de boa. Teve uma que eu só falei "ou, não é chat UOL não rapazeada, bora falar no mic só o que for importante" e o maluco soltou um "vai tomar no seu cu" no chat. Printei, reportei e ele tomou 7 dias de gancho. Na partida, eu mutei o cara e segui jogando normalmente. Em outros tempos, eu xingaria de volta, blá blá blá. Mas estou aprendendo a passar por essa fase.


Sobre o tópico em si, acho que tem muito enraizado também a cultura do "só sei ganhar". Hoje você não pode perder que é sinônimo de ser ruim, pra ser bom tem que ganhar. Aí se as pessoas não fazem o que você acha certo, já dá rage e plau, estraga tudo. É bem complicado o assunto, mas sim, eu acho utopia ter uma cena sem toxicidade. Uma comunidade que eu achei legal foi a do Tannenberg/Verdun, são jogos fps com temática de 1ª Guerra Mundial. Não existem servidores SA, só EU, NA e AS. Geralmente jogo EU e NA, o que tiver mais. No EU a galera é mais calada, pouquíssima comunicação. Já no NA tem gente que fala mais, dá umas calls (principalmente no Tanneneberg, que é mais dinâmico), mas é sempre numa boa. É divertido jogar esses jogos e não se estressar.
 
Não é questão de ser livre de zoeira. Brincar é saudável, afinal jogo é jogo, é divertimento, e a zueira também pode ser divertida.

Como o colega @M4IN falou ... Em que ponto a zueira e as brincadeiras passam a ser toxicidade?

Em jogos como Rainbow Six Siege, com mecânicas de Fogo Amigo, acontece direto de rolar desentendimento, aí um caboco mata o outro. Num jogo competitivo, ficar perdendo partida simplesmente pq a galera fica se matando por birra é osso. Outra coisa que acontece muito é o cara por birra sair destruindo todos os gadgets do próprio time, câmeras, equipamentos de defesa e tal.

Nos MOBAs o que acontece nesse gênero é o cara ficar se matando pra deixar o time inimigo mais forte. Ou simplesmente ficar ocioso e tornar o jogo 4x5.

Creio que o termo específico pra usar mecânicas pra trollar seu próprio time é Griefing. Tem muitos jogos com mecânica de reviver/levantar os parceiros, tipo PUBG. E muito jogador tiltadinho vai te deixar morrer se você olhar torto pra ele. Enfim... tem muito exemplo. É tipo na pelada o maluco do teu próprio time de meter uma bicuda na canela kk

Eu citei o trash talk dos inimigos no primeiro post, e concordo que isso é o de menos. Agora teu próprio time ficar de trash talk sem falar de estratégia ou do que fazer em seguida, não adianta nada, se é pra falar merda, pelo menos fala merda junto com alguma coisa atitude pra ajudar o time.


Real... No Siege já vi maluco me xingar pq ele tava em 2º no placa e eu tava em primeiro, ficou reclamando que eu só tava em primeiro porque eu tinha plantado o desativador da bomba e ganhei mais ponto. É cada uma ...


Não só frustração pelo jogo né. As vezes o cara é frustrado na vida e justamente pelo jogo oferecer essa "socialização", é onde o cara vê a chance de descontar a raiva, sem consequências.


É uma coisa que eu faço também kkk Tipo o cara manda tomar no cu, tu manda "Ai adoooro. Na minha casa ou na sua?".

Ah sim, se for treta de próprio time querer matar os outros ai não tem conversa, é ban ou sair da sala e entrar em outra...
Sem contar caras que jogam no mesmo time, mas não estão no time...tipo no COD que tem 4 jogadores lá, 3 marcam o mesmo lugar, o outro lá pula do nada do avião pra lugar nada a ver...esse ai é peso morto, morre e eu nem perco meu tempo comprando ele de volta...
 
...tipo no COD que tem 4 jogadores lá, 3 marcam o mesmo lugar, o outro lá pula do nada do avião pra lugar nada a ver...esse ai é peso morto, morre e eu nem perco meu tempo comprando ele de volta...

No CoD:Warzone isso acontece em 99% das vezes que se joga com aleatórios; principalmente no Saque.

Put4M3rd4! :sei:
 
E o papinho de "TOXICO"? O termo do momento.
É absolutamente uma utopia achar que vai existir um ambiente livre de gente zoando, sabe porque? Nem todo mundo leva a sério o joguinho como "você" leva, para muitos desses "zueiros", "mal educados" é apenas o que é: um jogo.
Gente desse tipo sempre vai existir, acontece até na pelada, imagina em jogo online.
mas o problema é justamente quem leva o jogo a sério demais, que xinga quando alguém comete um erro por exemplo, se o cara está só contando piada e zoando não incomoda ninguém.
 
Solução: Fuja dos "e-sports" competitivos infestados de adolescentes, principalmente se for servidor br.
 
Solução: Fuja dos "e-sports" competitivos infestados de adolescentes, principalmente se for servidor br.

A pergunta no título do tópico é "como criar um ambiente saudável na comunidade de jogos online?".
Continuando, no primeiro post tem: "Como podemos reduzir a toxicidade e tornar o ambiente dos jogos multiplayer mais agradáveis?".

E a solução é fugir.

Faz sentido.
 
A pergunta no título do tópico é "como criar um ambiente saudável na comunidade de jogos online?".
Continuando, no primeiro post tem: "Como podemos reduzir a toxicidade e tornar o ambiente dos jogos multiplayer mais agradáveis?".

E a solução é fugir.

Faz sentido.

Bom, se quiser continuar "dando murro em ponta de faca" fique a vontade. As vezes o ponto crucial não é o que se procura, mas sim onde se procura. Acredito que esse tipo de jogo que citei acaba naturalmente criando uma comunidade tóxica pela proposta que ele tem. É muito mais provável achar uma comunidade mais saudável em jogos cooperativos, do que em jogos competitivos, não é atoa que o padrão se repete.
 
Bom, se quiser continuar "dando murro em ponta de faca" fique a vontade. As vezes o ponto crucial não é o que se procura, mas sim onde se procura. Acredito que esse tipo de jogo que citei acaba naturalmente criando uma comunidade tóxica pela proposta que ele tem. É muito mais provável achar uma comunidade mais saudável em jogos cooperativos, do que em jogos competitivos, não é atoa que o padrão se repete.

Cara, você sabe interpretar, creio eu, né?! A pergunta foi "como criar um AMBIENTE SAUDÁVEL", não como "jogar sem me estressar". É muito mais abrangente criar um ambiente saudável do que apenas "fugir".
 
Cara, você sabe interpretar, creio eu, né?! A pergunta foi "como criar um AMBIENTE SAUDÁVEL", não como "jogar sem me estressar". É muito mais abrangente criar um ambiente saudável do que apenas "fugir".

Certo, e na tua opinião é possível implementar esse "ambiente saudável" agindo de boa fé em meio a trolls? Fui mais adiante na minha resposta, acredito que isso seja utopia para jogos competitivos.
 
Certo, e na tua opinião é possível implementar esse "ambiente saudável" agindo de boa fé em meio a trolls? Fui mais adiante na minha resposta, acredito que isso seja utopia para jogos competitivos.

Não. Infelizmente não vejo solução mesmo. Faço a minha parte, agindo de boa fé em meio a trolls. Se me incomoda, muto e bola pra frente. E se dou rage (jogo CS), faço com o mic fechado pra não transmitir e criar uma animosidade desnecessária.

Não é só pra jogos competitivos, já que sempre dá-se um jeito de criar competição. É só ver Pokemon Go, que mesmo não tendo quase nada de competividade entre os jogadores, as pessoas criaram e começou a ter treta pra caralho.
 

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