Como deixar o cooler do note girando sempre?

Fguarezi

De Pieri Motos
Registrado
Olá galera.

Estou com um note Kennex com placa ATI 2400 e o bixo ta com um problema, o cooler dele só liga quando ele esta muito quente, quando o cpu chega em 65C ou a VGA em 75C, dai o note ferve e desliga com pouco tempo de uso.

Acho que isso ta prejudicando até a placa mae, pois tem vez que ele nem liga.

Já abri e passei pasta termica, mas nao adiantou, pois o problema é que o cooler fica parada e so gira quanta a temperatura está muita alta.

Os fios do cooler são 3, sei que 2 são os de alimentação e o outro da rotação, será que se eu cortar o fio que regula a rotação o cooler vai girar sempre?

Uso Win7 x64 ultimate.

Obrigado a todos.
 
Olá galera.

Estou com um note Kennex com placa ATI 2400 e o bixo ta com um problema, o cooler dele só liga quando ele esta muito quente, quando o cpu chega em 65C ou a VGA em 75C, dai o note ferve e desliga com pouco tempo de uso.

Acho que isso ta prejudicando até a placa mae, pois tem vez que ele nem liga.

Já abri e passei pasta termica, mas nao adiantou, pois o problema é que o cooler fica parada e so gira quanta a temperatura está muita alta.

Os fios do cooler são 3, sei que 2 são os de alimentação e o outro da rotação, será que se eu cortar o fio que regula a rotação o cooler vai girar sempre?

Uso Win7 x64 ultimate.

Obrigado a todos.

Tenta desencaixar o fio da rotação com uma agulha, caso o cooler não funcione sem ele é só você encaixar ele de volta.
 
Quem controla a rotaçao é a BIOS, você só vai conseguir fazer isso se tiver opçao lá ou voce pode tentar usar algum software tipo SpeedFan, apesar que eu nao sei se vai funcionar...
 
Tenta desencaixar o fio da rotação com uma agulha, caso o cooler não funcione sem ele é só você encaixar ele de volta.

Pensei nisso, mas nao consegui tirar a trava do conector, nao usei agulha, quem sabe com ela eu consigo.

Quem controla a rotaçao é a BIOS, você só vai conseguir fazer isso se tiver opçao lá ou voce pode tentar usar algum software tipo SpeedFan, apesar que eu nao sei se vai funcionar...

Na bios nao tem nada, e soft tbm nao funciona.
 
Faça o controle por software... se tem 3 fios, softwares são capazes de controlar... se não, mude o cooler
 
heheheh mudar cooler de notebook ?

tenta fazer o que falaram, desencaixar o fio com uma agulha pra ver se liga direto, eu acho que sim. mas testa pra não ter que emendar fio.

existem softwares pra isso tambem, tem que ver se funciona no seu note. eles sao feitos pra desk e em note é sorte, vai de testar. igual programa de sensores.

[]'s
 
Dificilmente vai conseguir por software, pq geralmente isso é travado na BIOS..entaum qqr coisa em nv de software não tem acesso ao cooler...

Tem akele esquema que fizeram no philco 15006, procura no topico do review dele.

Se for mexer com os fios, tenta pegar um multimetro enquanto o note ta funcionando e monitora as 3 saidas da placa mae.
Geralmente vc vai ter alguma combinação que te de tensoes entre 0 e 5V.
No ultimo note que vi, era 5V constante, 0V constante e uma variável de 0 a 5V.
Ai nesse caso vc soh precisa se certificar de ligar as 2 saidas ctes nos terminais do cooler.
 
Sim mudar cooler de notebook... manutenção existe pra notebook... troca de componentes tb... ahh.. vc não sabia... desculpe. :lol:

heheheh mudar cooler de notebook ?
 
Creio que vai ser dificil de achar outro cooler para o note, qual o motivo para deixar o cooler dele funcionando sempre e para resfriar mais.
 
Com três fios, certamente a placa não conta com controle por PWM e sim por transistor. Neste caso você deverá ver outro ponto na placa mãe com a tensão de operação do ventilador e fazer um jump para sempre deixá-lo na velocidade máxima.
 
Com três fios, certamente a placa não conta com controle por PWM e sim por transistor. Neste caso você deverá ver outro ponto na placa mãe com a tensão de operação do ventilador e fazer um jump para sempre deixá-lo na velocidade máxima.

Eu penso a mesma coisa... :yes:
 
Só complementando...

Você deve verificar se o controle de rotação está no fio GND (terra) ou do +VCC (geralmente o vermelho). Caso seja no GND, será simples localizar outro ponto na placa pois praticamente toda ela possuem contatos GND. Caso seja o +VCC, verifique a tensão do cooler (como +5V ou +12V) e localize algum outro ponto na placa com essa mesma tensão. Nos circuitos reguladores de tensão é muito provável você achar tais tensões.

Uma vez visto o tipo de controle e o ponto de tensão adicional, remova apenas o único fio que faz o controle (GND ou +VCC) e ligue diretamente no ponto visto na placa.

Caso o controle seja por PWM, apenas remova o fio de controle PWM, assim o cooler vai entender como se a placa estivesse exigindo o máximo e ele irá girar sempre na velocidade máxima.
 
Só complementando...

Você deve verificar se o controle de rotação está no fio GND (terra) ou do +VCC (geralmente o vermelho). Caso seja no GND, será simples localizar outro ponto na placa pois praticamente toda ela possuem contatos GND. Caso seja o +VCC, verifique a tensão do cooler (como +5V ou +12V) e localize algum outro ponto na placa com essa mesma tensão. Nos circuitos reguladores de tensão é muito provável você achar tais tensões.

Uma vez visto o tipo de controle e o ponto de tensão adicional, remova apenas o único fio que faz o controle (GND ou +VCC) e ligue diretamente no ponto visto na placa.

Caso o controle seja por PWM, apenas remova o fio de controle PWM, assim o cooler vai entender como se a placa estivesse exigindo o máximo e ele irá girar sempre na velocidade máxima.

Valeu a dica, final de semana vou testar o esquema de tirar o fio, se girar sempre acho que vai resolver meu problema e o note nao deve mais desligar por aquecimento, pois com o fan girando as temperaturas ficam otimas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo