Eletricidade estática é um inimigo oculto. Pode sim danificar muita coisa ai no seu PC. É um inimigo invisível e o pior dano que ela pode causar é de não danificar algo, mas simplesmente "danificar" parte de um chip, ou uma determinada função de um chip. Esse tipo de defeito é o pior deles, pois tudo parece estar perfeito e de repente algo dá errado, seu PC reseta e, a tentativa de fazer acontecer o problema de novo jamais você consegue. É como se ficasse um defeito com mau contato. É o verdadeiro inferno. Melhor que queimasse mesmo, danificasse de vez... Fui diretor industrial de uma empresa, pelos idos de 1992 a 96 com cultura de área protegida anti-estática (ESD). O cuidado com ESD era quase como uma religião. Todos nós que operavamos na área fabril tinhamos de andar de calcanheiras que traziam o terra, o piso, através de tiras de borracha condutiva para contato com as pernas em pelo.. Se sentássemos tinhamos que colocar pulseiras e as bancadas eram todas cobertas, forradas ora com manta condutiva ora com manta dissipativa. Tudo isso para melhorar a probabilidade de que os equipamentos saintes da fábrica não apresentassem , ao longo do tempo, problemas derivados de mau manuseio de componentes e partes. Ferramentas não tinhas seus cabos de plástico, aliás, plástico era uma heresia dentro da fábrica. As ferramentas de cabo preto, material ou condutivo ou dissipativo era uma necessidade. O manuseio de uma chave de fenda com cabo plástico bem pode, num ambiente seco, acumular energia suficiente para danificar uma junção de um CI menos protegido... As caixas de armazenamento todas de plástico especial com tratamento condutivo... Visitantes que necessitassem entrar na áreas de trabalho, com proteção anti estáticas tinham que colocar nos sapatos uma fita especial condutiva, descartável, que tocava em suas pernas, por baixo da meia, e rodava por debaixo do salto do sapato, de modo a fazer com que o seu corpo tocasse a terra, claro, com um resistor de 1 Mohm em série, pois a pessoa não poderia levar choque se inadvertidamente fosse tocar em um fio fase, em um equipamento aberto e com energia "viva".
Isso dai é diferente de trocar uma placa de Vídeo de um PC. Para trocar uma placa do seu PC você vai operar somente uns 15 minutos em cima dele. Não é a mesma coisa que você entrar em uma fábrica, caminhar o tempo todo, se esfregar, sentar, levantar, etc, todos esses atos de fricção geradores potenciais de eletricidade estática. O manuseio de máquinas com movimento mecânico, parafusadeiras, furadeiras fresas, tudo aonde se agrega movimento, são potenciais elementos de geração de estática. Fábrica é muito diferente de seu dia-a-dia na manutenção de um PC. No inverno, no frio, em tempo seco a probabilidade de geração/acúmulo de cargas estáticas cresce exponencialmente. O piso de sua área de trabalho, aonde a combinação de borracha no sapato e carpete no chão é tão potencialmente danosa que não é raro se levar um choque saltando por alguns milímetros uma chispa da ponta do dedo para o trinco da porta ao se aproximar num movimento para abrí-la... Carros são potenciais geradores de estática. Não é raro a gente ao pular do carro, tremendamente carregado por ter rodado isolado do terra, em tempo seco, e assumirmos com os pés um potencial de terra, levarmos um choque com pulo de uma pequena faísca da ponta do dedo ao aproximar a mão da porta, ou de parte metálica.
Não brinque com a eletricidade estática. Ela pode muito... Entretanto não faça dela um mito. Um pequeno contato com o terra, uma parede de tijolos por exemplo, é o suficiente para descarregar nosso corpo a ponto de não mais sermos potencial destruidores de CI. Claro que se eu ficar depois disso dançando lambada e tocando maracas vestido com um blusão de lã, vou assumir novamente uma carga estática e devo novamente descarregar... Eletricidade estática não vem pela rede elétrica. Nós a geramos com a fricção de peças de roupa, de cabelo, etc, ou a assumimos, por exemplo ao tocar em uma cortina que tremula embalada por uma corrente de ar.. Entretanto se está chovendo, ou se a umidade estiver alta, as cargas não se acumulam e sim se dispersam pelo ar úmido na terra..
Abraço..