Como fazer downclock em Core i3 esquentadinho?

thiagot

Hungry Member
Registrado
Olá pessoal, meu Core i3-530 2.93ghz fica muito "esquentadinho" qual vou utiliza-lo para jogos, chega a ultrapassar a temperatura máxima dele(72,6 graus), isso me preocupa, por enquanto não posso comprar um cooler para refrigerar o bixinho, mas estou disposto a fazer um downclock temporário para ele esfriar um pouco, uma margem de segurança para mim seria de até 65 graus em Full Load, tem como fazer? como?
 
Acho que primeiro você poderia olhar no cpuz a voltagem que ele está trabalhando e tentar manualmente diminuir e testar a estabilidade... vai testando qual a menor voltagem que você pode usar, isso já deveria dar uma ajudada a manter a temperatura mais baixa...
outra possibilidade seria reduzir mais a voltagem e o multiplicador do processador, mas não testei um cpu 1156 travado (sem ser K ou extreme) então não sei te precisar exatamente a melhor forma de fazer isso, mas supondo que seja igual é só ir colocando manualmente... geralmente os cpus travados podem ter os multis reduzidos.. só vc lebrar de acompanhar descendo a voltagem, se não mesmo com clock menor ele vai esquentar a mesma coisa. :yes:

boa sorte aew e arruma um cooler logo!
 
O cooler box foi feito pra aguentar as temperaturas dele, e suporta até leves overs. Alguma coisa está errada.

Posta aqui: rotação do cooler, como instalou o cooler, qual a voltagem e se a temperatura que você está falando é a "geral" ou a dos nucleos.
 
Acho que primeiro você poderia olhar no cpuz a voltagem que ele está trabalhando e tentar manualmente diminuir e testar a estabilidade... vai testando qual a menor voltagem que você pode usar, isso já deveria dar uma ajudada a manter a temperatura mais baixa...
outra possibilidade seria reduzir mais a voltagem e o multiplicador do processador, mas não testei um cpu 1156 travado (sem ser K ou extreme) então não sei te precisar exatamente a melhor forma de fazer isso, mas supondo que seja igual é só ir colocando manualmente... geralmente os cpus travados podem ter os multis reduzidos.. só vc lebrar de acompanhar descendo a voltagem, se não mesmo com clock menor ele vai esquentar a mesma coisa. :yes:

boa sorte aew e arruma um cooler logo!

Nunca mexi com as voltagens, overclock... como faz?
 
cara, tem algo errado ai, eu uso um aqui @3.6 diariamente...e em stress ele chega aos 70ºC mas naturalmente roda entre 30~40ºC , imagina o teu em stock, tem algo errado ai!
 
cara, tem algo errado ai, eu uso um aqui @3.6 diariamente...e em stress ele chega aos 70ºC mas naturalmente roda entre 30~40ºC , imagina o teu em stock, tem algo errado ai!

Realmente tem algo errado, talvez seja a refrigeração do PC, mas coloquei um ventilador do lado do PC(deixei as laterais abertas) e essas são as temperaturas com o ventilador ligado, se estivesse desligado o processador já tinha queimado.
 
Tá aqui um print do meu desktop, mostrando informações do CPU-Z e temperatura.
imagem.jpg


O cooler não fui eu que instalei, foi um técnico.
 
Última edição:
To achando mesmo q teu cooler tá mau instalado...
Pq no mais tá tudo certo mesmo...
O ideal era retirar, aplicar uma pasta térmica de qualidade e reinstalar. Aí sim partir pra alterar alguma coisa.. está tudo certo aparentemente.
 
Esqueci de mencionar, meu PC não tem cooler retirando ar quente, no máximo, os coolers da VGA e do processador, como havia dito, estou usando um ventilador para amenizar o problema.

Eu não faço idéia de como retirar o cooler do processador, aplicar pasta termica, instalar... sou totalmente leigo nisso, por isso achei a opção de downclock mais viável no momento... Tem como alterar a velocidade do cooler do processador de forma permanente? porque sempre que coloco o cooler para funcionar em 100%, assim que reinicio o PC, as configurações voltam ao padrão(controle automático).

O estranho é a temperatura da VGA, tá muito mais baixa do que a do processador(o teste do Real Temp, foram feitos enquando jogava FIFA 11 com todas as configurações e filtros no máximo), vou colocar o ventilador em outra posição e ver no que dá.
 
Cara, eu uso o cooler box, mas com pasta termica da cooler master, que sobrou de meu antigo hyper 212, mesmo assim, nao tem logica ele tah esquentadinho assim n oO
Seu case tem condições de comportar um exaustor ? talvez seja isso...
 
Pessoal, hoje eu testei o computador enquanto jogava o FIFA 11 sem utilizar o ventilador, a temperatura do processador caiu em 15 GRAUS!!

Com ventilador: máxima de 78 graus.
Sem ventilador: Máxima de 62 graus.

É incrível, o ventilador estava aumentando a temperatura do PC, antes, quando eu não tinha a GTS 250 instalada, estava utilizando o chip gráfico do core i3, a temperaturas são quase as mesmas, aumentou um pouco por causa da VGA instalada, mas quando usava o chip gráfico do core i3, eu não usava ventilador, também, nem precisava, temperatura máxima de 55 graus em FULL LOAD.

Em compensação, a temperatura da VGA aumentou em 6 graus, mas como as VGAS são resistentes ao calor(temperatura máxima jogando FIFA 11 foi de 62 graus), não estou preocupado no momento... eu recebi a indicação de um técnico que eu deveria usar um ventilador, porque com a VGA a temperatura aumenta, mas pelo jeito, apenas prejudicou o processador...

Valeu ai pela ajuda!! obrigado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo