• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Como forçar um sensor de movimento / presença?

João Novaes

Member
Registrado
Olá, pessoal. Bom dia, tudo bem? Espero que sim!

A minha dúvida é um pouco inusitada. Estou procurando uma forma de forçar um sensor de movimento de lâmpada a ligar.
Fiz a instalação em minha varanda de um refletor que carrega via energia solar, mas ele liga somente pelo sensor de movimento (fica 10 segundos ligado) e desliga se não houver movimento.

Acontece que o movimento de quem tá sentado na cadeira é muito pouco pro sensor pegar, então a gente precisa ficar abanando a mão pro alto pra manter a luz ligada, hehe.

Não consigo pensar em nenhuma ideia pra 'enganar' o sensor. TUdo que acho na internet é como não ser pego pelo sensor de movimento, que é o oposto do que preciso.

Obrigado.

PS.: tive a péssima ideia de colocar um pêndulo de newton próximo, mas isso não seria nada prático.
 
Solução mais simples, compre uma lâmpada normal :haha:
Você quer fazer gambiarra em uma lâmpada para aumentar o timer dela para quando ela queimar você precisar fazer tudo de novo?
Ao invés de um pêndulo de Newton, é mais simples só colocar uma bolinha e um cordão para deixar ele balançando na frente do sensor, ou colocar um reloginho de ponteiro desses que vendem no 1,99 na frente toda vez que você for ficar na varanda mas acho muito mais fácil só ligar e desligar na tomada :haha:
==============================
Mas enfim, se quiser mesmo abrir pra mexer, tenta ver se não tem um jumper igual esse aqui:

 
Haha, claro que comprar uma lâmpada nova resolveria a questão, mas queria apenas usar essa lâmpada que já tenho aqui...
Ela não tem on/off, somente liga se estiver escuro e diante de movimento. Não tem tomada porque é solar.
 
um interruptor comum resolveria isso ele poderia até ficar em paralelo com o sensor existente.

Se é algo totalmente embutido teria que abrir e instalar um fio no meio do circuito pra mandar a energia da bateria direto pra lâmpada.

(quando desligar o sensor continuaria funcionando).

será muito complicado resolver do jeito que você quer.
 
Última edição:
será muito complicado resolver do jeito que você quer.
dá pra fazer sim, se ele abrir e tiver um jumper e geralmente se não for um produto sem marca, 100% chinês, deve ter um jumper por dentro, ainda mais se a lâmpada possuir um parafuso prendendo uma tampa, algo muito caro de se implementar segundo os padrões chineses, se tiver uma forma fácil de abrir, então é certeza que deve ter o jumper, se não tiver, esquece, é mais fácil, se quiser que a lâmpada acenda em certos horários e com aproximação, seria adaptar um timer+ um sensor de movimento para acender quando quiser, isso é simples de fazer se pensar um pouco.
 
um interruptor comum resolveria isso ele poderia até ficar em paralelo com o sensor existente.

Se é algo totalmente embutido teria que abrir e instalar um fio no meio do circuito pra mandar a energia da bateria direto pra lâmpada.

(quando desligar o sensor continuaria funcionando).

será muito complicado resolver do jeito que você quer.
Me parece a melhor solução, dependendo de como for feito o circuito interno.
 
Estou tentando aplicar a solução indicada pelos amigos. Abri a lâmpada mas não encontrei no circuito um jumper que parecesse ser a regulagem. Estou enviando a foto do circuito. Na foto também é possível ver os fios que vão pra bateria e tbm pro conjunto lâmpada/placa fotovoltaica. Imagino que o interruptor deveria entrar por aí ( se for usar essa solução). Mas aí, pra isso, já teria uma dúvida de antemão: vai interferir no carregamento da bateria? Obrigado!

PS.: Apesar de ter parafusos para abrir, trata-se de um produto 100% chinês e genérico.

IMG-20211126-WA0007.jpg


IMG-20211126-WA0008.jpg

 
Estou tentando aplicar a solução indicada pelos amigos. Abri a lâmpada mas não encontrei no circuito um jumper que parecesse ser a regulagem. Estou enviando a foto do circuito. Na foto também é possível ver os fios que vão pra bateria e tbm pro conjunto lâmpada/placa fotovoltaica. Imagino que o interruptor deveria entrar por aí ( se for usar essa solução). Mas aí, pra isso, já teria uma dúvida de antemão: vai interferir no carregamento da bateria? Obrigado!

PS.: Apesar de ter parafusos para abrir, trata-se de um produto 100% chinês e genérico.

IMG-20211126-WA0007.jpg


IMG-20211126-WA0008.jpg

como é o outro lado da placa? tira uma foto, tem uma espécie de caixinha de plástico atrás deste quadrado rosa? Se tiver é o Relé. aí que teria que instalar o interruptor.

Um relé se parece com isto
9dfdec6e57.jpg


também daria pra fazer fechando curto no sensor mas teria que estudar muito bem os terminais corretos com multímetro. Não faça isto antes de ter certeza.
 
Última edição:
como é o outro lado da placa? tira uma foto, tem uma espécie de caixinha de plástico atrás deste quadrado rosa? Se tiver é o Relé. aí que teria que instalar o interruptor.

Um relé se parece com isto
9dfdec6e57.jpg


também daria pra fazer fechando curto no sensor mas teria que estudar muito bem os terminais corretos com multímetro. Não faça isto antes de ter certeza.
De fato não há nada semelhante a isso. Mas a solução foi dada com o interruptor em paralelo, como mencionado.
Obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

um interruptor comum resolveria isso ele poderia até ficar em paralelo com o sensor existente.

Se é algo totalmente embutido teria que abrir e instalar um fio no meio do circuito pra mandar a energia da bateria direto pra lâmpada.

(quando desligar o sensor continuaria funcionando).

será muito complicado resolver do jeito que você quer.

Instalei um interruptor comum, como você falou. Funcionou perfeitamente. Daí, bastou adaptar ao aparelho, fazendo um furo pra passagem do fio, etc...
Muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, obrigado pela ajuda. Encontrei a solução, como informei.
Mais alguns detalhes eu debati aqui: https://www.clubedohardware.com.br/...sensor-de-movimento-presença/#comment-8318813

Valeu!
 
De fato não há nada semelhante a isso. Mas a solução foi dada com o interruptor em paralelo, como mencionado.
Obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Instalei um interruptor comum, como você falou. Funcionou perfeitamente. Daí, bastou adaptar ao aparelho, fazendo um furo pra passagem do fio, etc...
Muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, obrigado pela ajuda. Encontrei a solução, como informei.
Mais alguns detalhes eu debati aqui: https://www.clubedohardware.com.br/...sensor-de-movimento-presença/#comment-8318813

Valeu!
então foi mais fácil do que eu pensava.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo