Como gravar .avi em dvd???

Future_Shock

Gamertag: FutureShockZero
Membro Honorário
Galera, eu tenho varios filmes .avi gravados com a minha camera aqui, e queria poder assistir eles em meu dvd.

Como que eu faço? Que programa eu uso? Vai ter menus? Como coloca menus?

Pessoal, eu num intendo nada de gravação de filmes em dvd, por isso peço para fazerem passo-a-passo. :)

Abrigado desde já ;)
 
Future_Shock disse:
Galera, eu tenho varios filmes .avi gravados com a minha camera aqui, e queria poder assistir eles em meu dvd.

Como que eu faço? Que programa eu uso? Vai ter menus? Como coloca menus?

Pessoal, eu num intendo nada de gravação de filmes em dvd, por isso peço para fazerem passo-a-passo. :)

Abrigado desde já ;)

Usa o WinAvi pra gravar qualquer tipo de arquivo em um dvd.
Pra fazer menu pode usar o DVDLab que é o bicho, se tu quizer posso até te enviar um tutorial que achei na net.
 

Attachments

  • avi.JPG
    avi.JPG
    40.6 KB · Visitas: 1,391
  • dvdlab.JPG
    dvdlab.JPG
    81.6 KB · Visitas: 1,253
Tutorial de criação de DVD a partir de AVI

Recentemente tive o mesmo problema... Ai pesquisando e pesquisando achei uns 5748390 maneiras diferentes de fazer... Vou repassar aqui a que mais deu certo para mim:

Você vai precisar dos seguintes programas: TMPGEnc, Subtitle Workshop, Adobe Encore DVD 1.5 e Windows Notepad :)... O TMPGEnc é shareware, o Subtitle Workshop é freeware, e o Encore é caro para carajo.

O TMPGEnc vai transformar o AVI em M2V e MP2. Se vc conhecer algum outro programa que faz o mesmo, o processo que vou explicar é similar.

O Subtitle Workshop vai converter a legenda para um formato que o Encore entenda. Também converte para mais uns 20 formatos, caso vc precise.

O Encore cria o DVD em questão, com menus animados, legendas, opções de áudio diferente e o escambal. Como é um programa caro, vc pode tentar procurar algum outro programa que crie DVDs... eu vou falar como vc faz com esse pq é o que eu sei usar. Os menus vc cria no próprio programa ou em Photoshop, para menus melhores... Menus animados eu recomendo o uso de algum programa de edição de vídeo ou composição, como After Effects, Premiere ou seja lá o que for,rs...

Como começar: Vc precisa de todos os Codecs que serão usados. Se o AVI é XVID, vc precisa do XVID... Se for Microsoft DV, vc precisa do Microsoft DV e assim por diante... Se vc utilizar o VobSub, desabilite-o, senão ele pode criar hardsubs (Legendas embutidas no arquivo de filme).

Inicie o TMPGenc. Vai aparecer um Wizard... feche o Wizard.. No TMPGEnc entre no menu Option/Enviromental Setting... ´Vai abrir uma janela com alguns Tabs. Clique no que está escrito VFAPI Plug-in. Vc vai ver um monte de nomes com caixinhas selecionadas... tem um deles lá em baixo que tá escrito DirectShow Multimedia File Reader... Clique com o botão direito em cima dele e clique em Higher Priority... Vc tem que clicar nele até que o valor Priority seje maior que todos os outros. O que vc acabou de fazer? Vc instruiu o TMPGEnc a usar os decoders e encoders que vc tem na sua máquina para XVID, DivX, 3ivX ou seja lá o que vc estiver usando... De OK.

Agora vá em File e clique em Project Wizard. Ele vai abrir aquele Wizard do começo... Vai ter algumas opções lá... VCD, SVCD e DVD... Clique em DVD e depois em NTSC... A opção low-resolution e 16:9 vc pode ajustar depois, mas eu aconselho usar a NTSC mesmo, pois 16:9 precisa de mais resolução e pode comprometer a qualidade final... e a low resolution eu nunca testei,rs... Do lado vai aparecer um Drop-down list com as opções de áudio... para economizar espaço, use CBR Mpeg1 Layer II Audio, que é menor em tamanho e compatível com todos os DVDs. Essa opção de áudio só é efetiva mesmo caso vc use o áudio do próprio arquivo AVI... se o seu áudio for de outra fonte, Dolby Digital, por exemplo, vc pode ignorar isso... Aperte Next

Vai aparecer uma janelinha para vc carregar arquivos de vídeo e som... Se o seu arquivo de vídeo tiver som, ele automaticamente o carrega para vídeo e som... É só clicar em Browse e falar onde está o arquivo. Ele costuam configurar automaticamente lá em baixo, mas alguns esclarecimentos são necessários... Se sua fonte for uma câmera mini-DV, por exemplo, vc tem que levar em conta que o vídeo é Interlaçado. AI vc tem que botar a opção Interlace, ajustar a ordem do campo (não vou entrar em detalhes, mas ou é lower ou é upper... geralmente o correto é upper, mas sua câmera pode ser diferente... ai é tentativa e erro) e botar o Aspect Ratio para 4:3 525 lines NTSC. Deixe a caixa Content of Video como Video Movie mesmo. Se a fonte de vídeos for algum vídeo XVID, por exemplo, ai vc tem que botar em Non-Interlaced, Aspect Ratio VGA 1:1... Na caixa Content of Video vc bota de acordo com o que é a fonte... se o filme for um filme de cinema, série de TV gravada em película ou animações, vc bota Film Movie... Se for vídeo de mini-DV, reportagens, ou séries de TV gravados em vídeo, ai bota Video Movie... Aperte Next.

Nessa outra janela vc só tem que se preocupar com o Other Settings... clique nele... Como a qualidade original de XVIDs costuma ser baixa, vc tem que ajustar as seguintes caixas: No tab Video: Rate Control Mode = 2-pass VBR(VBR); Motion Search Precision = Highest Quality (slowest). No tab Advanced: Video Arrange Method = Full Screen (keep aspect ratio)... Se vc tiver escolhido na tela anterior a opção Film Movie, tenha certeza de que a opção Inverse Telecine esteja ativada. No tab Audio: Channel Mode = Stereo; Bitrate = 384. Aperte OK, de Next e de OK na tela de aviso que vai aparecer.

Nessa outra janela vc vai escolher o tamanho do seu vídeo... ele calcula automaticamente para ocupar o DVD inteiro... mas, caso vc queira botar 2 vídeos num DVD, ai vc tem que calcular lá de acordo com a porcentagem... 50% de espaço de disco por vídeo, por exemplo... Tenha em mente que uma taxa de mbps menor de 3,5MBPS é de muito baixa qualidade para DVD e maior que 8MBPS alguns DVDs não lêem. Confira se a taxa de bitrate de audio está 384 e que a resolução está em 720x480.. Depois de ajustar o tamanho desejado do arquivo de vídeo, de Next.

Ele vai pedir para vc falar a pasta onde quer o arquivo final. Digite a pasta desejada e o nome do arquivo que vc quer e marque a caixinha escrito Output audio and video as individual elementary streams. Ele vai criar 2 arquivos, um M2V que é só o vídeo e um MP2 que é só o áudio. Clique em OK e vai dormir... um vídeo de 45 minutos pode demorar até 12 horas para ficar pronto, dependendo da configuração do seu computador. Aqui com um p4 2.0 eu demoro uma média de 9 horas para cada vídeo de 45 minutos...

Ai vc vai ter os 2 arquivos prontos, perfeitamente configurados para DVD. Se vc souber usar algum programa de autoração em DVD, pode parar aqui e ir para ele,rs... Caso vc não saiba, eu vou dar uma base do Encore, que é um programa SUPER complexo... Para detalhes, veja o Help dele...

Crie um novo projeto no Encore. O projeto deve ser NTSC 4x3. Vá em Edit/Preferences/Encoding e escolha MPEG1-LayerII. De OK. Na janelinha que abriu vc vai ver 4 tabs... por padrão o ativo é o Project. Clique com o botão direito no espaço em branco e clique em New Timeline. Ajuste a tela para que vc possa ver todas as janelas direitinho. Na janela Project, onde vc adicionou a Timeline, clique com o botão direito em um espaço em branco e clique em Import as Asset... Escolha os arquivos M2V e MP2 que vc quer usar... ele demora um pouco para importar.

Vc tem 3 itens então na janela Project... uma Timeline e 2 arquivos de mídia, sendo um de áudio e um de vídeo. Se vc não fechou nenhuma janela, vai ver que logo abaixo da janela de project, ele criou uma janela da Timeline, onde tem algumas linhas, sendo uma escrita vídeo e outra áudio... ai vc arrasta o arquivo de áudio para o audio 1 e o de vídeo para video.. simples assim. Se vc quiser pode clicar na DropDown list onde esta escrito EN no Audio1 e colocar o áudio em que está o seu filme. Se vc não fechou o monitor, pode clicar nele e dar Play para ver se o áudio está sincronizado direitinho e tudo o mais.

Nessa janela project, vc deve ter reparado 4 tabs... Project, Menus, Timelines e Disc... Clique na Disc. Vc vai ver um desenho de um DVD com uma barra verdinha.. é o espaço que o seu arquivo está gerando no DVD. Do lado direito vai aparecer uma janela escrito Properties. Existe uma opção lá chamada First Play. Lá vc bota o que vc quer que o DVD leia assim que vc inserir o DVD no aparelho... Aperte a setinha que tem do lado, selecione a Timeline desejada e o capítulo desejado.. geralmente o 1... Se o seu DVD possiuir menu, ai aperte a setinha, vá no menu e Default.

Clique de novo na Tab Project. No properties do lado defina a End Action... isso é o que vc quer que o DVD faça depois de terminar o seu vídeo... se vc quer que ele volte para o Menu, se vc quer que ele dê um Stop e assim vai... mesmo esquema, aperte a setinha e escolha o que vc quer que o DVD faça...

Existem 2 maneiras de vc criar um Menu... a primeira e mais fácil é no Photoshop... Crie um arquivo PSD lembrando que cada Layer representará um botão... Caso vc não manje de Photoshop, vc pode clicar com o botão direito no espaço em branco do Project e clicar em New Menu... Ele vai criar um Menu Default com 6 botões. Ai é só vc escrever o que vc quer nos botões. Repare que cada botão tem uma pasta de Properties do lado. O único que realmente interessa é o botão Link... ele vai definir onde o botão vai te levar, seja em outro Menu, seja no vídeo... Funciona como os outros botões que expliquei anteriormente...

Agora vá na Timeline em que está o seu vídeo (lembre que cada vídeo requer uma Timeline diferente). Clique no espaço cinza abaixo do áudio com o botão direito.. deve aparecer uma opção escrito Add Subtitle Track... Clique nela. Ele vai criar mais uma linha para vc adicionar as legendas. Selecione a lingua que vai ser a legenda. Caso vc vá botar as legendas manualmente, dê um play na Timeline pelo Monitor e onde vc quiser botar a legenda, aperte um botãozinho que tem embaixo do monitor que é um T sublinhado com um mais em cima (é o quinto botão da esquerda para direita). Lá vc digita sua legenda. Para ajustar o tempo da legenda, vc tem que diminuir o gráfico dela lá na Timeline. Para mudar a fonte, vc vai lá na janela em baixo de Properties, na Tab Character e muda conforme suas necessidades.

Se vc já tiver um arquivo de legenda, seja em .SUB, .SRT ou qualquer coisa, entre no Subtitle Workshop... Antes de carregar a legenda faça com que a dropdown list Input FPS esteja em 23,976 caso o seu filme tenha sido um Film Movie no TMPGEnc ou 29,97 caso tenha sido um Vídeo Movie. Carregue a legenda (file/load subtitle..) Vai aparecer a legenda na tela... Na Dropdown FPS (não a Input FPS) mude o valor para 24, caso o Input FPS seja 23,976... ou para 30, caso o Input FPS seja 29,97. Vá no menu Tools/Informations and errors/information and errors... Clique em Fix Errors e OK. Ele não vai corrigir todos, mas é perfeitamente normal. Vá em File/Save as...clique duas vezes em Adobe Encore DVD... digite o nome do arquivo e saia do Subtitle Workshop.

Abra o arquivo no Notepad. Vá em Salvar como... Mantenha o nome do arquivo... Na dropdown Codificação, selecione UTF-8. Salve e saia do Notepad.

Volte para o Encore... Em cima da linha Subtitle1, clique com o botão direito, clique em Import Subtitles/Text Script... Carregue a legenda que vc criou... Ele vai demorar um pouco para processar, mas depois que o fizer, vai aparecer uma tela para vc configurar posição das legendas, fontes e uma série de outras coisa... Configure a seu gosto e de Ok. Mais uma vez de um Play no monitor para ver se está tudo sincronizado.

Na janela Disc, clique em Build Project... ele vai pedir para salvar... Salve... Ele também vai falar que DVDs NTSC precisam de áudio PCM... ignora isso e continua... Em seguida ele provavelemte vai falar que o DVD tem defeitos e precisa da sua atenção... depois que vc se acostumar com o Encore, vc vai poder ver os defeitos e arrumá-los facilmente... mas se vc seguiu a risca esse "pequeno" tutorial, vc não terá problemas.. clique em Ignore Errors and Continue Build... Insira um DVD branco e clique em Build... Seu DVD será gravado... Eu aconselho vc usar um DVD+RW para testar antes de gravar o final... assim vc poupa dinheiro...

É isso... Como vc viu não é nem um pouco simples fazer essa conversão... Qualquer dúvida, pergunte para mim o que fazer aqui, ficarei feliz em ajudar. O que vc fez nesse tutorial foi apenas converter o AVI para um formato que o programa de autoração, nesse caso o Encore, entenda. O Nero Vision Express faz isso muito mais simples, mas a qualidade final do DVD fica uma m$%da, inassistível.

Eu sei que não fui muito claro, mas esse é um assunto complicado e cheio de pormenores, mas eu espero sinceramente ter ajudado não só vc, mas também qualquer pessoa que tenha passado pela mesma dificuldade que eu... Eu demorei uns 3 meses para descobrir como fazer isso que eu falei para vc. Mas agora meus DVDs do Lost estão quase prontos, hehehehe... Com menuzinhos bonitinhos e tudo o mais! UUHUU!!!

É isso... FUI!!!!!!!!!!!!
 
herllon disse:
Usa o WinAvi pra gravar qualquer tipo de arquivo em um dvd.
Pra fazer menu pode usar o DVDLab que é o bicho, se tu quizer posso até te enviar um tutorial que achei na net.


Hum, esse winavi parece bom. Mas se eu gravar com ele, o dvd vai começar direto quando eu colocar ele no aparelho de dvd? Alias, ele mesmo grava no dvd ou ele cria uma imagem que depois eu gravo com o nero? Ou não é nenhuma das alternativas? Pq no nero tem umas opçoes de gravar filmes...

Rgtschope, eu vou tentar esse esquema do winavi, se num der certo, vou "providenciar" todos esses programas ai ;)
 
Eu acho que sim. deve ter muita gente querendo saber fazer.
 
Fla3DMadness disse:
Muito boa a explicação do Rgtschope, vcs acham que merece um destaque?

Demorô!!!

:D :D :D

Editado:

Ok, converti os arquivos usando o winavi. E agora???

Quando eu clico no botão de gravar dvd, ele abre o nero, ai eu ponho "gravar dvd", já aprece duas pastas lá pra gravar sozinho, ma quando eu aperto next, o botão "burn" tá desativado!!!

E agora, oque eu faço???
 
Olha só, descobri. Tem que colcoar os arquivos que o winavi criou naqulas pastas. Blz.

Mas quando e fui ver o video, o capitulo 2 virou o capitulo 1, e o capitulo 1 virou o ultimo capitulo! Ou seja, eu começo a ver o filme pelo segundo capitulo, passo por todos os outros, e termino vendo o primeiro!!!

Outra coisa: Eu não consigo pular de capitulo pra captulo, quando eu aperto o botao pra ir pro segundo capitulo, ele vai para uma parte do mnesmo capitulo, e se eu apertar denovo, ele vai pra outra parte do memso capitulo!!! Pra trocar de capitulo, tenho que deixar o filme correr, que ai ele troca!!!

Alguem pode me dizer oque eu fiz de errado???

E eu vou começar a catar os programas pra fazer o tutorial do encore só no fim de semana. Alguem não pode me ajudar com o winavi mesmo???

Ps: Não editei denovo pq ele carregava e caia, entao resolvi postar.
 
cara tambem quero aprender a mexer nesse WinAVI e algum software de autoraçao de DVD.

O colega la em cima falou no DVD-Lab. Voce sabe mexer nele?

Eu tenho o Encore DVD, mas putz, é complicado pra caramba de mexer nele.

Eu queria uma coisa mais simples... só pra criar um menuzinho basico, estilo "clique aqui pra ver cap. 1", etc..
 
Herllon, passa pra gente o tutorial do WinAvi, ele vai ajudar tudo nois.

E decididamente eu vou providenciar o Encore, quero sentir o poder dele com esse supertutorial que Rgtschope fez.

Rafael, eu ainda não usei o dvd-lab, nem sequer catei ele ainda :p

Agora voltando para o winavi:

Eu consegui, resolvi o dois problemas que me aflingiam(filme fora de ordem e os capitulos) agora valta só fazer funcionar em um dvd caseiro, pq quando eu coloco o dvd no aparelho, o aparelho diz que o dvd tá sujo(meu aparelho é da sony, dá o codigo "C:13:00"(axo que é isso). Limpo o dvd(que antes tava um espelho :rolleyes: ) e tento denovo em vão. O mais intereçante é que no dvd do pc(powerdvd) funciona perfeito!!!

Argh, não sei mais oque fazer!!! Alguem sabe???
 
Hum, olha só galera, eu tô achando que o problema de eu não estar conseguindo ver o filme em um aparelhor de dvd é porque eu estou usando um dvd-rw, e no momento não tenho dvd-r aqui.

Olhá só, os aquivos que o winavi criou foram esses que seguem na ss. Tem alguma coisa errada???
 

Attachments

  • winavi imagem.JPG
    winavi imagem.JPG
    116.4 KB · Visitas: 5,328
Future_Shock disse:
Hum, olha só galera, eu tô achando que o problema de eu não estar conseguindo ver o filme em um aparelhor de dvd é porque eu estou usando um dvd-rw, e no momento não tenho dvd-r aqui.

Olhá só, os aquivos que o winavi criou foram esses que seguem na ss. Tem alguma coisa errada???

Rapaz tenta extrair com o clonedvd 2, que muito simples, depois usa o winlab pra juntar os filmes....essa de dvd-rw, acho que não seja o problema não, tenho um aparelho da gradiente um pouco antigo, usei um dvd+rw que dizem ser menos compatível, e pegou legal.
 
Os arquivos gerados parecem estar corretos... O problema definitivamente é o DVD-RW que não é compatível com a maioria dos DVDs... Até onde eu me lembre só alguns da Sony (consequentemente Matsushita e os mais recentes da Philips) são compatíveis... Os únicos formatos compatíveis com todos os DVDs são o DVD-R e o DVD+RW... é um erro comum achar que o -RW é mais compatível só por causa desse sinal de "-". Dizem que o DVD+R9 também é compatível com todos os aparelhos, mas como não pude testar ainda, não confirmo isso ai...

Se vc for gravar esses arquivos na mão, seja no próprio Windows, Nero, ou seja lá onde for, lembre-se de jogar eles numa pasta chamada VIDEO_TS e gravar a pasta com os arquivos na raiz do DVD. Gravar como UDF 1.02. Ao inserir o DVD num aparelho de DVD-ROM, o Windows deve mostrar 2 pastas apenas na raiz: AUDIO_TS e VIDEO_TS, sendo que a AUDIO_TS deve estar vazia e a VIDEO_TS conter todos os arquivos do DVD-Video. Se vc estiver usando um programa com wizards, como o Nero, selecione a opção DVD-Video a apenas arraste os arquivos que ele já faz todos os ajustes técnicos necessários.

Espero ter ajudado um pouco... qualque dúvida é só perguntar
FUI!!!
 
Certo, Rgtschope. Isso eu descobri "na marra" :D , mas é sempre bom ouvir isso de alguem que entenda.

herllon, não entendi oq vc quis dizer. Os arquivos que estão gravados naquele dvd que eu mostrei, estão também gravados no meu hd, Gravei da maneira que o Rgtschope disse.
Ah, e passa pra nois o tutorial que vc falou do dvdlab

DannyZinhoW, como eh esse programa? Como funciona?
 
Eu li, li e li! Mas não consegui entender muita coisa não! Baixei este WinAVI trial e tal... mas não entendi nada ainda =/
Alguem, POR FAVOR, poderia me dar uma luz doque eu tenho de fazer p/ gravar um Filme no DVD tudo 'bonitinho'? huiahua =/
Abraços []'s
 
Desculpa estar ressucitando o tópico, mas eu achei melhor que criar outro sobre o mesmo assunto, porque só agora eu consegui o Encore(eta programinha caro).

Rgtschope, eu segui o seu tutorial até a aparte que tem que definir o tamanho do arquivo, e o problema é que eu não consigo diminuir mais que um pouco menos que a metade. Se for assim mesmo fica ruim, porque vai dar pra por somente 2 filmes em cada dvd, e fica mal, pois eu tenho ums 30 videos aqui :(

Olha só como fica:



Não tem nenhuma configuração que eu possa mudar pra resolver esse problema???

Tipo, dando pra por algo em torno de 10 filmes por dvd, já tá bom...

Alguem pode me ajudar???

:( :( :( :( :(
 
O problema ai é que você está tentando botar MUITA coisa em um só DVD... cada DVD-R serve com boa qualidade não mais do que 2 horas de vídeo, no máximo com qualidade mais sofrida 4 horas... Isso para tocar em um DVD comum doméstico. Então vc alcançou o limite máximo de compactação que o padrão MPEG2-DVD permite, que é 2000KBPS. Outra coisa que vai dar problema depois no Encore é a resolução... Ela está setada para 352x480... Ela precisa estar setada para 720x480, senão o Encore nem lê o arquivo gerado.

Ou seja, para 30 vídeos (supondo que seja 2 horas cada) vc vai precisar idealmente de 30 DVDs ou no mínimo 15.

Se você tiver um DVD que lê DivX, ai é só copiar os arquivos como dado para o DVD, ai serve mais coisa...

Espero ter ajudado.
FUI!
 
Perfeito o Tópico, PRECISA TER DESTAQUE!
há muito tempo eu estava querendo um tutorial sobre isso...
Valew rgtschope :D
 
Rgtschope disse:
O problema ai é que você está tentando botar MUITA coisa em um só DVD... cada DVD-R serve com boa qualidade não mais do que 2 horas de vídeo, no máximo com qualidade mais sofrida 4 horas... Isso para tocar em um DVD comum doméstico. Então vc alcançou o limite máximo de compactação que o padrão MPEG2-DVD permite, que é 2000KBPS. Outra coisa que vai dar problema depois no Encore é a resolução... Ela está setada para 352x480... Ela precisa estar setada para 720x480, senão o Encore nem lê o arquivo gerado.

Ou seja, para 30 vídeos (supondo que seja 2 horas cada) vc vai precisar idealmente de 30 DVDs ou no mínimo 15.

Se você tiver um DVD que lê DivX, ai é só copiar os arquivos como dado para o DVD, ai serve mais coisa...

Espero ter ajudado.
FUI!


Hum, entendi...

Supondo que eu resolva perder um pouco de qualidade, pra que caiba 4 horas de filme, a qualidade vai piorar no nível de um vcd? Ou ainda vai ser superior?
4 horas de filme tá de bom tamanho pra mim, pois ai dá pra colocar ums 8 filmes de 30 minutos dentro.

Mas onde que eu mexo nisso???
 
PTK disse:
Eu li, li e li! Mas não consegui entender muita coisa não! Baixei este WinAVI trial e tal... mas não entendi nada ainda =/
Alguem, POR FAVOR, poderia me dar uma luz doque eu tenho de fazer p/ gravar um Filme no DVD tudo 'bonitinho'? huiahua =/
Abraços []'s
´
DVDShrink se for no caso de copiar um dvd...
http://www.dvdshrink.org/

No caso de criar um DVD... uma outra sugestao
http://www.ulead.com/dmf/runme.htm

PS. Esse topico merece destaque sim...
 
Aea galera, alguém sabe o tempo médio de produzir um avi para DVD?

Falow...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo