• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

como montar um provedor wireless

Rafael_Brasil_123

=D
Registrado
ola pessoal, eu pretendo montar um provedor wireless, mas sei pouca coisa, então tenho algumas duvidas.

oq eu preciso exatamente, é só um acess point + antena externa (painel setorial)?

tenho q usar um pc pra montar o provedor?

q tipo de proteções usar? eu quero usar no minimo WAP.

e como montar/configurar.

penso em gastar 1000~1500 R$, da pra montar algo legal com essa grana? não precisa ser só equipamentos tops, mas algo q tenha uma qualidade legal, q não va perder sinal e talz.

e pra se legalizar como é? sai muito caro?

e quanto custa em media uma torre com ~20mts? aquelas estruturas de ferro..


edit: andei pesquisando alguns equipamentos, e vejam se isso aqui serviria: ap MercadoLivre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99484088-ap-edimax-7209-54-mbps-400-mw-licenca-aprouter-61-_JM e + 3 desse painel setorial http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98207612-antena-painel-setorial-21dbi-120-horizontal-ou-vertical-_JM

pretendo ter algo em torno de 40 clientes, com a devida banda necessaria (pelo menos 4mb)

seria uma boa escolha??, pq os custos ficariam legal para mim, e como eu controlo o ap? ligo ele no computador? então terei q ter um pc sempre ligado nele? e pode ser no windows mesmo? ou eu coloco o ubuntu server, estou baixando ele para testar, mas não sei se vou saber configurar ele, mas acho q só a WEP ja ia dar uma proteção legal né?

desculpa o monte de perguntas, mas é q tenho varias duvidas mesmo, abraços.
 
WEP não dá proteção nenhuma;
WPA2 dá segurança mas deixa a rede um pouco mais lenta;
Usar Mikrotik para gerenciar o provedor, com ele você pode juntar IP + MAC + Login;
É obrigatório você ter um link dedicado, porque revender links de planos ADSL residenciais é ilegal, ou seja, um link dedicado de 4MB passa dos 1500 reais mensais;
Na minha opinião, esse tipo de coisa é muito estressante, visto que provedor a rádio pra dar lucro tem quase sempre problemas de lentidão, mas enfim, isso é apenas minha opinião. :)
 
cara!
pra ti motnar um provedor, é interessante tu estudar um pouco as teorias de radiotransmissão e de antenas, porque tem um monte de frescuras por trás disso.
e quanto a equipamento, nao tenho experiencia nisso, mas acho que com um desses APzinhos aí nao vais tr muito sucesso cara, um AP bom para wi-fi mais profissional ta na casa de 1k pra cima
 
WEP não dá proteção nenhuma;
WPA2 dá segurança mas deixa a rede um pouco mais lenta;
Usar Mikrotik para gerenciar o provedor, com ele você pode juntar IP + MAC + Login;
É obrigatório você ter um link dedicado, porque revender links de planos ADSL residenciais é ilegal, ou seja, um link dedicado de 4MB passa dos 1500 reais mensais;
Na minha opinião, esse tipo de coisa é muito estressante, visto que provedor a rádio pra dar lucro tem quase sempre problemas de lentidão, mas enfim, isso é apenas minha opinião. :)
bem, na minha cidade tem varias redes sem nenhuma proteção, eu mesmo consigo acessalas, e eu conheço 2 redes com wep e 2 com sitema linux (baixei o ubuntu server ja e vou ver se consigo utilizalo para mais proteção)

e acho q não vou legalizar, na minha cidade tem mais de 25 provedores e nenhum é legalizado.

e uma net com 4mb pra ~40 clientes não vai ter lentidão, ja q a maioria dos clientes estão acostumado com cerca de 100kbps mesmo, e ainda sim nunca todos estarão conectados simultaneamente.

e se der certo vai dar um lucro legal sim.
cara!
pra ti motnar um provedor, é interessante tu estudar um pouco as teorias de radiotransmissão e de antenas, porque tem um monte de frescuras por trás disso.
e quanto a equipamento, nao tenho experiencia nisso, mas acho que com um desses APzinhos aí nao vais tr muito sucesso cara, um AP bom para wi-fi mais profissional ta na casa de 1k pra cima

eu estou estudando sim, todo dia eu pesquiso mais um pouco de como funciona e talz.

cara não tenho conhecimento de alguem q tenha ap profissional, mas tem muitos q usam até aqueles kits prontos do ml, por menos de R$400, e eu com uma antena com painel setorial terei vantagem (pq tem bem poucos provedores q utilizam paineis setoriais).

e como não vai ser uma quantia grende de clientes acho q um ap mais simples ja da conta.

as minhas duvidas são em relação aos equipamentos necessarios e como montar.


e qualquer besteira q eu falei é culta da skol, ja q arrecem chegeui de uma balada..... :whistle:
 
Mas tu já viu os preços de link dedicado?

40 clientes a 50 reais por 128kb daria 2000 reais, um link dedicado de 4MB é mais caro que isso, cara...

E se tu cobrar bem mais de 50 reais, duvido que tu consiga 40 clientes. :(
 
Mas tu já viu os preços de link dedicado?

40 clientes a 50 reais por 128kb daria 2000 reais, um link dedicado de 4MB é mais caro que isso, cara...

E se tu cobrar bem mais de 50 reais, duvido que tu consiga 40 clientes. :(

cara mas vc não entendeu, eu não vou colocar link dedicado, vais ser adsl normal.

ninguem usa link dedicado aqui... pq como vc disse não daria lucro.

e penso em cobrar R$30 por cliente, 40 x 30 = 1200, ainda não vi o preço de uma adsl da oi aqui (essa semana ja vou ver), mas vai dar pra pagar a despesa com a adsl e vai sobrar uma graninha legal.

de inicio se eu conseguir fazer isso ja esta bom pra mim, depois se pensa em equipamentos profissionais para atender uma maior quantia de clientes.


e falando mais sobre os equipamentos, os paineis setoriais acho q deve ficar bom, ter uma alcance legal e tomara q fique sem interferencia (fortes).

ja o ap"zinho", eu vejo muita gente usando esse tipo de aparelho para pequenos provedores (q é o meu caso) e parace q pra isso ele serve bem, eu não tenho como pagar por um ap profissinal agora, visto q estou começando, e não pretendo ter uma quantidade grande de clientes tbm, então um apzinho deve segura 40 clientes de boa, visto q nunca todos estaram conectados.
 
a parte de ser 'ilegal' usar link residencial, eu acho frescura, e dane-se quem diz isso

POREM

vamo pega ae um link de 4mega residencial, por aqui o upload disso sao 600k
vc precisa dar pra daca cliente NO MINIMO 100k upload, menos q isso ja eh sacanagem
como vc lucrar? taca 6 clientes em cada adsl e assinar 'quarenta e dez' linhas telefonicas com adsl pra vender?

sendo ilegal ou nao, usar ADSL residencial nao tem condiçao alguma, vai ficar UM LIXO
 
a parte de ser 'ilegal' usar link residencial, eu acho frescura, e dane-se quem diz isso

POREM

vamo pega ae um link de 4mega residencial, por aqui o upload disso sao 600k
vc precisa dar pra daca cliente NO MINIMO 100k upload, menos q isso ja eh sacanagem
como vc lucrar? taca 6 clientes em cada adsl e assinar 'quarenta e dez' linhas telefonicas com adsl pra vender?

sendo ilegal ou nao, usar ADSL residencial nao tem condiçao alguma, vai ficar UM LIXO

aqui da oi, 4mb vai dar uns 450~500kbps no maximo...

mas tem q ver o publico q vou atender, nós q estamos acostumados a baixar coisas grandes (de 3~4gb pra cima) tem q ser uma net q baixe a 100kbps no minimo mesmo, masssss, ninguem assina esse tipo de net para baixar, é no maximo musica, e liberando 20~30kbps ja esta de bom tamanho, a modinha aqui na minha cidade é compra um pc "casas bahia" e toca net via radio pra entra no msn e orkut, fazendo isso ja esta bom pra maioria das pessoas.

e vender como net de ~1mb, teria q ser mais doq R$30, uns 60, visto q na minha cidade uma adsl desse porte custa ~R$100.

mas claro ai o lucro seria muito baixo, na vale apena isso, oq da dinheiro é vender sinal de baixa velocidade mesmo, em quantia maior.

mas realmente, é um saco a baixar a 20~30kbps rsrs, mas é oq o povo daqui ta acostumado com esse tipo de internet. ninguem usa o pc para baixar, e como nós q deixamos o pc ligado diretão fazendo downloads.

quanto a isso eu não me preocupo, sei q 4mb para 40 clientes vai ficar rapido (para eles).

depois de pesquisar bastante, agora eu só tenho duvidas quanto a instalação e configuração, mas isso acho mais facil de aprender na pratica, acredito q final desse mes ja vou começar a comprar os equipamentos e essa semana estarei fazendo o pedido da adsl da oi.
 
bom, vc soh vait er dor cabeça, pensa bem =]
 
bom, vc soh vait er dor cabeça, pensa bem =]

pq todo mundo só ve o lado ruim da coisa, parecem q querem me desanimar rsrs

e pq dor de cabeça? vai ser um trabalho, e trabalho sempre tem dor de cabeça. ainda mais quando vc tem um chefe chato, mas no caso o chefe serei eu, gente boa pacas :fun:
 
bom cara.. pelo que to vendo aqui.. falei besteira então, foi mal
e... quanto a parte do projeto aí e tal, to lendo um livro chamado "Projetando redes WLAN: conceits e práticas" muito bom cara... da uma explicada legal.
e terias que ter um servidorzinho pra controlar a banda né... nao sei se esses AP mais domesticos fazem isso
 
bom cara.. pelo que to vendo aqui.. falei besteira então, foi mal
e... quanto a parte do projeto aí e tal, to lendo um livro chamado "Projetando redes WLAN: conceits e práticas" muito bom cara... da uma explicada legal.
e terias que ter um servidorzinho pra controlar a banda né... nao sei se esses AP mais domesticos fazem isso

tranquilo cara, sem estress :p

cara, todo dia eu pesquizo e leio algum tuturial, sobre montar redes e talz, mas sempre fica aquela duvidazinha q só falando com uma pessoa pra tirar.

agora mesmo, a maioria das duvidas do 1° post eu ja tirei sozinho, mas ainda fica a duvida quanto aos equipamentos q pretendo usar.

será q esse ap edimax aguenta 40 clientes cadastrados de boa? senão teria como eu usar 2 ap lincados ou sei la rsrs, ja q vai ser painel setorial, ai botava 2 painel q pega menos clientes em 1 ap, e outro painel mais cheio no outro ap...

ahh sim, vou usar esse pc aqui como servidor, pra fazer o controle e talz.

só q não sei qual SO uso, windows mesmo? qual windows? sei q linux é melhor, mas muito complexo pra mim rsrs, tentei usar o ubuntu server, mas desisti uhsuahs


e teria como usar o pc ainda, pro basico, acessar internet e msn, ao mesmo tempo q ele ta de servidor? pq vai demora um tempo até eu me estabilizar$ e compra outro pc pra mim, um melhorzinho claro hehe.
 
eh soh usar o mikrotik, uma licença original custa uns 300reais
instala num pc, configura web-cache, controle de banda, balanceamento, etc

soh queria saber qtos clientes vc pretende pendurar num link residencial q ja eh RUIM pra um pc soh, imagina vender x.x'
 
eh soh usar o mikrotik, uma licença original custa uns 300reais
instala num pc, configura web-cache, controle de banda, balanceamento, etc

soh queria saber qtos clientes vc pretende pendurar num link residencial q ja eh RUIM pra um pc soh, imagina vender x.x'

hum, tem a vantagem de usar o web cache, pq o resto o ap ja faz hehe.

mas ai com 300 + 150 do ap, ja é de se pensar em pegar um ap profissional com mikrotik, e ainda nem preciso usar um pc como servidor..

mas no windows não é possivel usar o web cache?

como ja falei um monte de vez rsrsrs, pretendo cadastrar 40 clientes numa net de 4mb, como nunca vai ta todos conectados ao mesmo tempo, vai ficar links de ~128kbps. cara como ja falei, os clientes não são tão exigentes, ficando um link de 100kbps ja ta bom, da pra entra no msn e orkut rsrs, ninguem vai baixar nada maior doq musica, e tbm ninguem precisa de um ping bom pra jogar online.
 
tipo, qdo eu falei pc, eu nao quis dizer uma super maquina, pode ser ateh um 386 e um hd com 40gb, ja eh o suficiente... (?!?!!)...
ok, placas de 386 nao suportam as placas wifi.... mas eh a ideia eh essa, pode ser um pc razoavelmente antigo

e bom, pelo q sei, os provedores qvendiam planos de 128k, davam pelo menos de 100k de upload, ou seja, a pessoas baxa arquivos a 12,8k/s e upava a 10k/s

oq to tentando entender, eh como vc vai dividir 600k de upload pra 40 CLIENTES
se vc fizer algum tipo de balanceamento no mikrotik priorizando q clientes q esteja consumindo mais, ou sei la,... ainda fico imaginando qdo esses 40 clientes usarem tudo AO MESMO TEMPO, o tombo q vai ser


Servidor mikrotik - LINK AQUI
('puxei' as fotos dos links originais, sao grandes mesmo)


Mk12.JPG


Mk28.JPG


Mk38.JPG
 
IxI provedor de internet a radio não da mais dinheiro ai na sua cidade não!

motivos:

1 no maximo o "pessoal" vai utilizar internet wifi em santa vitoria por mais 1 ano, pois com a chegada da 3G e com a futura queda nos preços da banda larga normal, vai ser dificil o pessoal continuar usando a lentidão da wifi.

2 a oi comprou a antiga brasil telecom, e pode ser que haja uma troca do técnico responsável pela internet banda larga aqui em svp, assim saindo o "gordinho da brt", vai saber se o próximo técnico não vai denunciar todos os provedores que distribuem adsl ilegalmente

3 o preço da internet já esta la em baixo, tem provedores vendendo sinal a R$ 20,00 reias

4 aqui em svp existem muitas pessoas que "usam" wifi Gratis ....

5 o provedor do "Fa....." dificilmente vai ser batido por um novo servidor, ele esta com uma infra-estrutura muito grande.

tem mais alguns motivos, que se vc pensar bem, já não vale muito a pena montar um provedor, se fosse a 2 anos atras, esta idéia lê traria muita grana, mas agora, não creio muito não.

abraço
 
tipo, qdo eu falei pc, eu nao quis dizer uma super maquina, pode ser ateh um 386 e um hd com 40gb, ja eh o suficiente... (?!?!!)...
ok, placas de 386 nao suportam as placas wifi.... mas eh a ideia eh essa, pode ser um pc razoavelmente antigo

e bom, pelo q sei, os provedores qvendiam planos de 128k, davam pelo menos de 100k de upload, ou seja, a pessoas baxa arquivos a 12,8k/s e upava a 10k/s

oq to tentando entender, eh como vc vai dividir 600k de upload pra 40 CLIENTES
se vc fizer algum tipo de balanceamento no mikrotik priorizando q clientes q esteja consumindo mais, ou sei la,... ainda fico imaginando qdo esses 40 clientes usarem tudo AO MESMO TEMPO, o tombo q vai ser
]

bem, um servidor assim é mais caro, e é para bastantes clientes.

eu sei q um pc bem mais simples faz o serviço, mas como ja tenho esse aqui rsrs, e se os 40clientes usarem ao mesmo tempo (coisa q nunca vai acontecer) acredito q se o ap suportar, não ira ficar tão lerdo assim. e vai ser por ai q vai baixar mesmo.

IxI provedor de internet a radio não da mais dinheiro ai na sua cidade não!

motivos:

1 no maximo o "pessoal" vai utilizar internet wifi em santa vitoria por mais 1 ano, pois com a chegada da 3G e com a futura queda nos preços da banda larga normal, vai ser dificil o pessoal continuar usando a lentidão da wifi.

2 a oi comprou a antiga brasil telecom, e pode ser que haja uma troca do técnico responsável pela internet banda larga aqui em svp, assim saindo o "gordinho da brt", vai saber se o próximo técnico não vai denunciar todos os provedores que distribuem adsl ilegalmente

3 o preço da internet já esta la em baixo, tem provedores vendendo sinal a R$ 20,00 reias

4 aqui em svp existem muitas pessoas que "usam" wifi Gratis ....

5 o provedor do "Fa....." dificilmente vai ser batido por um novo servidor, ele esta com uma infra-estrutura muito grande.

tem mais alguns motivos, que se vc pensar bem, já não vale muito a pena montar um provedor, se fosse a 2 anos atras, esta idéia lê traria muita grana, mas agora, não creio muito não.

abraço

vixi q mundinho pequeno rsrs, bem:

1, pode ser q daqui um ano ja esteja a 3g a todo vapor aqui, mas ela por inquanto é ruim (tirando a da vido q parece q é boa, mas custa R$120) e com um preço bem alto pela sua velocidade.

2, sim eu sei q é a oi comprou, e se realmente isso acontecer, vai acabar com todos os provedores daqui rsrs, talvez ela até poderia fazer isso, tipo pra obriga a ter a adsl delas.. mas o preço não vai baixar, pq é só ela q tem adsl, não tem concorrencia.

3, bah os caras se rebaixam tanto rsrs

4, é nem sabia :p

5, não quero bater provedor de ninguem, só quero ganha uns troco tbm rsrs

é realmente hj aqui tem muitos provedores, antes tinha bem menos, iria dar certo com mais facilidade. mas valew o toque :thumbs_up
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo