Como mudar de área para TI?

Shark22h

Member
Registrado
Olá Amigos!!

Tenho 30 anos, tenho formação superior mas NÃO na área de informática. Foi um grande erro.
Hoje estou certo de que quero trabalhar na área de informática (programação, web, TV Digital,
conteúdos multimídia).

Possuo técnico em rede e em processamento de dados, e trabalho com manutenção básica de
micros (bico) e num estudio com produção audio visual.

Quero ingressar de vez na área de TI, por paixão mesmo, pois afinal dizem que tá pagando bem e tal,
mas a tendência é isso mudar visto que inúmeras pessoas ingressam nesta área e deve saturar
permanecendo apenas os que gostam mesmo.

Minha dúvida, vamos lá me ajudem:

O que devo fazer?

a) Uma graduação (4 anos ou + nessa altura do campeonato)?

b)um curso tecnólogo (de 2 ou 3 anos)?

c) um MBA?

d) ou um curso de extensão? Onde?

e) ainda pós graduação na área de informática, para ver o que dá?

f)Lembrando que uma faculdade presencial complicaria minha situação no trabalho de onde dependo
para até mesmo pagar esse curso, talvez algo on line seria melhor.........

galera o que vocês me sugerem???

Se tiverem cursos (EAD) ou presencial mesmo, para sugerir (algum que já tenham feito)
por favor informem...


g) E como ingressar no mercado sem experiência e sem diploma superior? COMO??????????

Me ajudem por favor, só quero uma direção.............

Vlw galera...........
Mto obrigado a todos que opinaram
 
Cuidado com a pegadinha do malandro...

Esse pagando bem voce vai precisar de bons anos de estudo e com alto valor investido pra conseguir. Não se iluda pelas cifras.

a) Uma graduação (4 anos ou + nessa altura do campeonato)?

Se quer trabalhar em uma empresa de grande porte, graduaçao é o minimo necessario.

b)um curso tecnólogo (de 2 ou 3 anos)?

Também serve, desde que seja bom e voce saiba qual seu foco no mercado.

c) um MBA?

Voce quer entrar como Supervisor, Consultor ou Gerente? Caso não, só quando for um ou estiver perto disso pense em fazer MBA.

d) ou um curso de extensão? Onde?

Como assim extensão? Posso considerar Pós graduação ou Curso normal?

e) ainda pós graduação na área de informática, para ver o que dá?

O mesmo pra letra C

f)Lembrando que uma faculdade presencial complicaria minha situação no trabalho de onde dependo
para até mesmo pagar esse curso, talvez algo on line seria melhor.........

Sinceramente? Não conheço uma pessoa que fez esses cursinhos vagabas online. Se quer aprender, vai ter que esquentar banco na faculdade.

g) E como ingressar no mercado sem experiência e sem diploma superior? COMO??????????

Ninguém tem essa resposta, disso tenho certeza! Você tem que seguir vários passos antes disso.

O que digo é: fazendo uma graduação existe a possibilidade de estágio. No mais... ja sabe.
 
Nunca é tarde, se você acredita que é realmente isso que quer. Vá em frente faça faculdade ou o que for necessário.
 
Hhuahuauhauhahuauhauhahuauhauh
Pior que teve uns tempos aí que eu conheci um velhinho de mais de 70 anos no terminal fazendo faculdade de Direito.
Só que ele já era formado em Jornalismo.

30 anos não é nem metade da altura do penhasco do campeonato. Faz uma faculdade e se chicoteia.
 
faça uma certificação boa, e se puder, um bacharelado em sistema de informação, depois uma pós
vc ainda ta novo cara :yes:
 
vc formou em que?
cuidado com a ilusão, tem muito profissional de TI que diz se pudesse tinha escolhido outra área, que desse mais dinheiro!!!
 
Bom entrar na area nem é tão dificil, se você for um bom técnico e tiver experiência você pode entrar como tecnico e dar suporte a usuário, mas o mercado ta muito chato quanto a isso vive exigindo um monte de coisas,outro meio é conseguir uma certificação, da sun se quiser programar java, da microsoft/linux se quiser gerenciar servidores e por ai vai... Tem empresa que contrata pessoas com certificação mesmo que não tenham experiência, as vezes é mais pra falar que tem uma equipe certificada e tal, dai dão uma chance para novatos, essa seria um bom meio de cortar caminho, mas ainda sim você iria passar um inferno pra mostrar que sabe e ganhar conhecimento, a exigência seria enorme.
Mas é complicado sua situação, o mais adequado é começar por baixo, estagio, passar para tecnico e dai em diante é ir investindo em cursos , certificações e a graduação, esta ultima se você for muito bom pode ate se sair bem sem ter se tiver boas certificações, mas sempre vai ser uma pedra no seu sapato...
 
Vamos lá;

1 - Você quer ingressar nessa área; qual o seu nível de conhecimento? Ponderar isso é a primeira coisa.

2 - Faculdade hoje em dia não qualifica profissional. Apenas dá o canudo. Canso, mas canso mesmo, de pegar gente "recém-formada" (que já formou-se a 3, 4 anos) batendo cabeça em coisa tecnicamente simples. Inclusive estágiarios, final de curso, que não sabem fazer uma sub query. Muito uso de ferramentas visuais = programadores preguiçosos. Não adianta saber usar a ferramenta; tem que entender o que está fazendo;

3 - Busque um curso específico, em um local bom, e faça a faculdade em paralelo. Mas o curso é muito importante. Ele que vai te dar a base, faculdade apenas vai fixar isso e enfiar conceitos malucos.

4 - FACULDADE HOJE NÃO FORMA PROFISSIONAL! Tenha isso em mente. Pegue o diploma no local mais barato que achar. Mas vai depender de você, exclusivamente, ser um bom profissional. Comprar alguns livros interessantes, estudar, testar, desenvolver. Caso contrário, vai ser mais um desses alucinados que acham Java, Postgree e MySQL a melhor coisa do mundo. E sabem apenas trabalhar visual.
 
Olá galera!!

Primeiramente gostaria de parabenizar ao fórum como um todo, ao meu ver um dos mais atuantes nos dias de hoje, mal postei ja tem diversas respostas......... LEGAL ISSO!

Respondendo ao colega, sou formado em Direito, tudo a ver né? Mas foi um erro e não adianta eu choramingar aqui rsrs

Penso em fazer exatamente o que o DCVitoria disse, "pegar" o diploma menos oneroso apenas para te-lo pois sei q não aprenderei grande coisa............e gosto muito de ler (livros técnicos), tenho isso em mente, investir em livros, e parar com os PDFs que tenho no pc (vários) mas que não são confortáveis de ler. Pensei que estivesse errado até, e achei interessante que alguém pense como eu, alguém da área e com uma visão bem mais profunda de mercado do que eu.

Certificações penso também....sem dúvida mas em muitos anúncios pedem SEMPRE faculdade na área. As certificações são apenas direrenciais ou desejáveis. São sempre 2 requisitos FACULDADE e EXPERIÊNCIA!

mas...onde devo fazer graduação com bom custo x beneficio?? alguma dica DCVitoria, ou amigos??
e quanto a empresas que pegam apenas certificados, vcs conhecem algumas?? Pois esse seria sem dúvida um caminho bem mais prazeroso e mais rápido.

Obrigado pelas considerações
Obrigado mesmo a todos vcs, e continuem postando....irei acompanhar esse tópico por um bom tempo............
 
Olá galera!!

Primeiramente gostaria de parabenizar ao fórum como um todo, ao meu ver um dos mais atuantes nos dias de hoje, mal postei ja tem diversas respostas......... LEGAL ISSO!

Respondendo ao colega, sou formado em Direito, tudo a ver né? Mas foi um erro e não adianta eu choramingar aqui rsrs

Penso em fazer exatamente o que o DCVitoria disse, "pegar" o diploma menos oneroso apenas para te-lo pois sei q não aprenderei grande coisa............e gosto muito de ler (livros técnicos), tenho isso em mente, investir em livros, e parar com os PDFs que tenho no pc (vários) mas que não são confortáveis de ler. Pensei que estivesse errado até, e achei interessante que alguém pense como eu, alguém da área e com uma visão bem mais profunda de mercado do que eu.

Certificações penso também....sem dúvida mas em muitos anúncios pedem SEMPRE faculdade na área. As certificações são apenas direrenciais ou desejáveis. São sempre 2 requisitos FACULDADE e EXPERIÊNCIA!

mas...onde devo fazer graduação com bom custo x beneficio?? alguma dica DCVitoria, ou amigos??
e quanto a empresas que pegam apenas certificados, vcs conhecem algumas?? Pois esse seria sem dúvida um caminho bem mais prazeroso e mais rápido.

Obrigado pelas considerações
Obrigado mesmo a todos vcs, e continuem postando....irei acompanhar esse tópico por um bom tempo............

Acho que não é necessário investir em outra graduação, pois você já tem estudo deste nível, o interessante seria ingressar numa pós a distancia ou semi-presencial, enganasse se acho que teu curso de direito não poder servir ou ter peso nesta área, ha sempre empresas especializadas em desenvolvimento de sistemas para o mercado de direito, é um ponto positivo conhecer o funcionamento desta área (suas regras de negocio, aplicadas no desenvolvimento do software), começar com uma pós ou outro curso com enfoque na área de T.I é importante para mostrar seu interesse por esta, posteriormente com um emprego nesta área poderia investir mais com certificações em um determinado filão.
 
Olá galera!!

Primeiramente gostaria de parabenizar ao fórum como um todo, ao meu ver um dos mais atuantes nos dias de hoje, mal postei ja tem diversas respostas......... LEGAL ISSO!

Respondendo ao colega, sou formado em Direito, tudo a ver né? Mas foi um erro e não adianta eu choramingar aqui rsrs

Penso em fazer exatamente o que o DCVitoria disse, "pegar" o diploma menos oneroso apenas para te-lo pois sei q não aprenderei grande coisa............e gosto muito de ler (livros técnicos), tenho isso em mente, investir em livros, e parar com os PDFs que tenho no pc (vários) mas que não são confortáveis de ler. Pensei que estivesse errado até, e achei interessante que alguém pense como eu, alguém da área e com uma visão bem mais profunda de mercado do que eu.

Certificações penso também....sem dúvida mas em muitos anúncios pedem SEMPRE faculdade na área. As certificações são apenas direrenciais ou desejáveis. São sempre 2 requisitos FACULDADE e EXPERIÊNCIA!

mas...onde devo fazer graduação com bom custo x beneficio?? alguma dica DCVitoria, ou amigos??
e quanto a empresas que pegam apenas certificados, vcs conhecem algumas?? Pois esse seria sem dúvida um caminho bem mais prazeroso e mais rápido.

Obrigado pelas considerações
Obrigado mesmo a todos vcs, e continuem postando....irei acompanhar esse tópico por um bom tempo............

Tem a Unip (Universidade Paulista). Não conheço lá, mas creio ser uma boa opção custo x benefício.

Como bem colocado pelo Rodrigo., o fato de ter cursado direito ajudará e muito. Normalmente, um projeto para uma empresa grande está embasado em áreas administrativas e jurídicas, sempre tendo, além do analista e equipe, claro, um administrador e um advogado.

Livros, muito bem pensado, mas nada de sede ao pote. Pode encontrar bons livros, usados, e baratos, em sebos. Mas sempre um livro de cada vez, crie um objetivo, e foque-se nele. Não que isso seja regra, ou que vá funcionar para você, mas para mim foi o caminho que mais me deu base (e longe de ser o mais fácil).

Qualquer dúvida estamos por aqui.
 
Galera, to pensando em fazer Unigran, alguem conhece? ou conhece alguem que estudou lá? o curso é semi presencial mas de 2,5 anos. Não há mais curso de 2 anos, o MEC ta acabando com tudo.............é de lascar!

Em relação a entrar na área fazendo parte de projetos open source, trabalhar inicialmente com documentação de projetos alguém tem alguma dica de como começar? do que eu precisaria saber?

Muito grato a todos que colaborarem........
e continuem postando
 
Cara, todos os meus professores até hoje concordaram em uma coisa comigo: "Lógica e Algoritmos não se aprendem em livros, e sim exercitando, errando e acertando..." , fuce, use o google, seja chato, pergunte para alguém que você conheça e saiba também, peca ajuda, não tenha vergonha, normalmente a galera na área de TI não tem muito problema em ensinar, ainda mais para quem realmente quer aprender, pelo menos eu sou assim :)

Em relação ao curso...recomendo a fazer TGTI, que é Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação...são 2 anos e meio e você realmente aprende o que interessa, sem muita matemática e cálculo, com muito desenvolvimento, banco de dados e afins...eu não conheço nenhum semi-presencial, ou a distância...e pelo o que eu vi você está em SP, o que tb faz com que eu não possa te ajudar muito :p

E graduação eu não sei se seria muito indicado pra você...tem muita matemática que você realmente não vai usar ou usar pouquíssimo no trabalho...eu mesmo to fazendo e as vezes penso se um tecnólogo não seria melhor, mas eu ainda acho que a graduação dá um peso maior ao currículo, sem contar que querendo ou não, você aprende mais em 4 anos do que em 2 :p
 
Salve salve, Renato..........

Vamos lá, eu pensei que TGTI era mais administração para área de TI, sem mta coisa do que gosto como (desenv. web, sites, programação banco de dados, UML) pelas grandes que andei vendo por isso pensei no Tecnologo em Analise Desenv. Sistemas, mas se está na área sabe o que pesa mais e que áreas realmente se precisa de profissionais......

Se tiver uma dica sobre isso, aliás quem mais quiser comentar,l por favorrrrrrrrrrrrrrr

Outra coisa, agradeço a disposição em ajudar em outras questões, realmente a galera de TI é mto unida, e este fórum mto atuante sempre que necessitei.

E quanto a projetos open source, ou trabalhos de freela como posso utilizar o conhecimento que já tenho (ainda pouco, mas sei algo) para dar um pontapé na área de TI, é possivel?


Vc tem msn? ou skype? para quem possamos trocar uma idéia?
Ah, realmente falo de SP, litoral de sp
VALEU a todos que já postaram.

Continuem postando...
 
essas disciplinas (desenv. web, sites, programação banco de dados, UML) são todas do ramo de engenharia de software, ou seja voce ja esta focando o que pretende fazer, (analise, desenvolvimento, adm de bd) e isso é muito importante, TI é muito abrangente, o ideal é ter um foco e se especializar nele.

o que eu posso te adiantar é faça faculdade ou um curso tecnico. pois isso vai lhe dar embasamento teorico no momento que voce pensar em software, definir escolhas de algoritmos visando performance e reuso.

sobre desenv. web. - voce precisa conhecer 4 coisas obrigatoriamente HTML e Javascript e CSS e uma linguagem de programação. nesta voce pode optar entre as mais comuns PHP, Java JEE, ou .NET C#, estas são as de maior abrangencia no mercado. o que vai te facilitar na hora de procurar um emprego. mas fica a dica de que o IDEAL é voce APRENDER 1 DELAS PROFUNDAMENTE. e muito melhro conhecer PHP afundo do que saber o basico de .NET ou Java. mas em questao de salario fica Java , .NET, PHP

Banco de dados: aprenda SQL que é a linguagem padrao de consulta(DML/DDL) aceita em todas as implementacoes.

UML é muito bom, mas é pouco usando no mercado, infelizmente. diagramas que voce deve conhecer obrigatoriamente é o de casos de uso, e de classes, talvez o de sequencia seja interessante. mas os 2 citados aqui é obrigação. pois eles sao a base de representação de qualquer sistema. e substituem no caso do de classe o antigos E/R.

outra coisa que é interessante saber pra ganhar um destaque, são processos de desenvolvento mais modernos, como RUP, AGILE, XP, SCRUM, MFC e tambem o antigo Waterfall pois voce pode cair em uma empresa que ainda usa esse modelo.
 
Valew wario!!!

Importante dica vc deu tbm, mto relevante mencionar o conteúdo em geral que o mercado exige pois assim estudo também por conta, até pq aprender mesmo acho q será por conta, pois as faculs hj em dia estão mtas vezes distantes das necessidades do mercado, me corrija se eu estiver enganado. Fico feliz pois percebo que estou no caminho certo, estudo java, porém to começando ver pouco de php pois é necessário pelo que tenho visto (mais usado até, de acordo com o que tenho visto).


Muito obrigado pelas informações e continuem postando sempre é válida uma informação de quem está na área.

Cara, mas RUP, AGILE, XP, SCRUM, MFC e tambem o antigo Waterfall nem sei do que se trata, to lascado, são frameworks ne?

mas....Valew pelas dicas!!! é só correr atras agora!
 
me corrija se eu estiver enganado

Esta enganado. normalmente as universidades e as empresas tem parcerias, entao o foco do curso e voltado para a necessidade da regiao, por exemplo aqui no SUL, a Unisinos voltou seu curso, em sistemas do tipo ERP, com a parceria da SAP que se instalou no proprio campus, a PUC tem um parque tecnologico voltado a engenharia de software para atender a HP e a Dell e criou um curso de desenvolvimento de jogos para atender a UBISOFT que tambem se instalou no campus, ou seja o mercado esta ou deveria estar bem proximo da universidade nao sei como esta em SP.

Cara, mas RUP, AGILE, XP, SCRUM, MFC e tambem o antigo Waterfall nem sei do que se trata, to lascado, são frameworks ne?
Sim, sao frameworks, mas nao frameworks de aplicacao(componente de software), eles definem metodologias e praticas para se levantar requisitos, construir, testar e gerenciar todo o ciclo de vida de desenvolvimento sacou.

**se esta com Java nao perca seu tempo com PHP, se aprofunde nela voce esta no caminho. java e uma linguagem muito mais robusta que PHP e serve nao apenas para fazer websites, mas sim aplicacoes complexas distribuidas e escalaveis, sem falar que voce pode programar para celular, fazer jogos e ate desenvolver em desktop como o antigo delphi faz. Java e a que eu mais conheco trabalho desde 2001 somente com ela.
 
Última edição:
Olá Amigos!!

a) Uma graduação (4 anos ou + nessa altura do campeonato)?

Você já tem o diploma, acho desnecessário.

b)um curso tecnólogo (de 2 ou 3 anos)?
Uma boa possibilidade, para você entender mtos conceitos da área que pretende trabalhar.

c) um MBA?
Não ainda, primeiro ingressar na área "técnica" de TI e depois partir para uma posição mais gerencial. A não ser que queira arriscar direto uma vaga na coordenação ou gerência.

d) ou um curso de extensão? Onde?
Curso de extensão é mto técnico na área, eu não aconselharia vc arriscar sem ter experiência na área que irá trabalhar
Por ex.: Não adianta fazer uma extensão em redes, sendo que o seu conhecimento é voltado a pequenas redes.


e) ainda pós graduação na área de informática, para ver o que dá?
Uma alternativa, alguma pós em gestão seria uma boa.

f)Lembrando que uma faculdade presencial complicaria minha situação no trabalho de onde dependo
para até mesmo pagar esse curso, talvez algo on line seria melhor.........

Existem EADs para a área de TI, se pesquisar no google irá encontrar.

g) E como ingressar no mercado sem experiência e sem diploma superior? COMO??????????
Com mta sorte


As minhas opiniões. Abs!
 
Um curso de tecnólogo seria a melhor opção para você, acredito. Você precisa passar pelas disciplinas primordiais, aprender mastigado. Acho difícil ter sucesso na área sem ter passado pelo aprendizado das etapas básicas(análise/projeto/desenvolvimento/ até Gerência, dependendo da especifidade) em sala de aula. É muito difícil desenvolver e praticar essas etapas básicas sozinho, coisa para poucos. Nada como um mestre e uma turma pra alavancar o seu conhecimento.

Com ou sem diploma, todos entram sem experiência. Mas a progressão de quem absorveu o conhecimento mastigado de uma sala de aula é muito superior. Um diploma não faz diferença.. Você pode trancar a faculdade no último momento antes de se formar! O que importa é aquela base de conhecimento que você leva. Na nossa área o que importa é o que você pode fazer, as suas ideias, adaptabilidade(Paguei três cadeiras de Java no meu curso, mas o mercado me trouxe outra coisa), o quanto você pode ser moldado, etc. De todo modo, é difícil ter isso sem ter passado por uma faculdade, apenas aprendendo no mercado. Para ser flexível é necessário ter a base firme, os princípios firmes.

ps: Faço Ciências da Computação no UNIPÊ, em João Pessoa. Se serve de motivação, estudo com um colega de 32 anos e meu curso é de 4 anos.
 
Última edição:
Na nossa área o que importa é o que você pode fazer, as suas ideias, adaptabilidade(Paguei três cadeiras de Java no meu curso, mas o mercado me trouxe outra coisa), o quanto você pode ser moldado, etc. De todo modo, é difícil ter isso sem ter passado por uma faculdade, apenas aprendendo no mercado. Para ser flexível é necessário ter a base firme, os princípios firmes.

Eu nao entendi muito o que voce quiz dizer, voce estudou 1 ano e meio de Java, mas o mercado te trouxe outra coisa??

voce aprendeu Java ou orientacao a objetos? normalmente na faculdade se aprende orientação a objetos usando como plataforma o java e só é apresentado o Java SE, e não EE que é a plataforma coorporativa da linguagem, (containers, rmis, servlets, ejb, jpa,jsf, ws, etc..) mas tem algumas cadeiras mais especificas que podem apresentar o JavaEE como: "sistemas distribuidos", "tecnicas de programacao", alguma cadeira de desenv de software aplicado a web por exemplo.
 
Eu nao entendi muito o que voce quiz dizer, voce estudou 1 ano e meio de Java, mas o mercado te trouxe outra coisa??

voce aprendeu Java ou orientacao a objetos? normalmente na faculdade se aprende orientação a objetos usando como plataforma o java e só é apresentado o Java SE, e não EE que é a plataforma coorporativa da linguagem, (containers, rmis, servlets, ejb, jpa,jsf, ws, etc..) mas tem algumas cadeiras mais especificas que podem apresentar o JavaEE como: "sistemas distribuidos", "tecnicas de programacao", alguma cadeira de desenv de software aplicado a web por exemplo.

Aprendi orientação a objetos para poder aprender Java. A minha faculdade não se limitou ao Java SE. Acredito que seja necessário pelo menos uma disciplina que ensine desenvolvimento web em qualquer grade curricular da nossa área. Uso o BD Pós-Relacional Caché(Modo de acesso relacional, orientado a objeto e dimensional), Javascript(que lembra C, não é?)+HTML+CSS e JasperReports(Para CSP(Caché Server Pages)) no meu estágio. A orientação a objeto me ajuda no trabalho sim, mas apenas os conceitos seriam suficientes, desde o banco até a aplicação.

Linguagens de Programação I: C
Linguagens de Programação II(Java Básico): Orientação a Objetos, Java SE.
Linguagens de Programação III(Java Avançado): Containers, RMI, JDBC, etc.
Tópicos Especiais em Computação I(Java para Web): servlets, jsp..
 
Última edição:
**Javascript é uma linguagem totalmente diferente de C, primeiro pq nao é nem tipada, muito menos compilada. e a interpretação dela se da somente sobre os elementos DOMS no teu browser, mas se voce esta se referindo sintaticamente ai eu concordo Java tb é sintaticamente parecida com C alias sao todas derivadas..nao conheço esse BD mas pelo jeito ele nao é relacional. Oracle tb suporta objetos desde o 8i mas 0,001% das pessoas conhecem/usam.
JasperReports eu uso para fazer Reports (Relatorios) acho muito bom.


bom com essas disciplinas que tu teve

Linguagens de Programação I: C
Linguagens de Programação II(Java Básico): Orientação a Objetos, Java SE.
Linguagens de Programação III(Java Avançado): Containers, RMI, JDBC, etc.
Tópicos Especiais em Computação I(Java para Web): servlets, jsp..

eu concluo que tua faculdade te mostrou a realidade do mercado, e nao diferente como voce havia falado. por isso nao tinha entendido sua questão. Bem legal a grade (y)
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo