Como remover ferrugem?

Ter um alicate de rebites é muito bom. Rebites servem pra muitas, mas muitas coisas. Uns tempos atrás eu queria limpar o gabinete que eu tinha comprado (aqueles gabinetes tosquíssimos de 2 baias, paguei 25 reais nele)... Acabou que eu tirei todos os rebites, limpei TUDO (fiquei com preguiça de lixar e pintar), desfiz uns amassados que tinha nele (por 25 reais, não deva pra esperar muito né?) e montei de volta. Só digo uma coisa: tome cuidado com os rebites que você for comprar. Se eles forem muito longos (tipo esse:http://benitezeramos.com.br/produtos/imagens/189187), pode ser que atrapalhe na hora de colocar algum componente (no meu caso, atrapalhou na fonte). Sugiro que compre rebites curtos, igual o que está a direita nessa foto: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Blindnieten.JPG Esses não devem te dar dor de cabeça. Não se esqueça de medir a bitola também, se comprar grosso demais, não entra no furo original xD
 
Sim, estava vendo, parece que rebites 305 ou 308 devem dar para esse gabinete, certo?
Estou realmente pensando em comprar esse alicate.. fica guardado, se precisar, ta na mão hehe
 
Uma dúvida me atacou agora.. Posso pintar as grades do gabinete normalmente com a tinta spray? Não vai ficar "tampões" entre os furinhos?
 
Sim, estava vendo, parece que rebites 305 ou 308 devem dar para esse gabinete, certo?
Estou realmente pensando em comprar esse alicate.. fica guardado, se precisar, ta na mão hehe
 
Uma dúvida me atacou agora.. Posso pintar as grades do gabinete normalmente com a tinta spray? Não vai ficar "tampões" entre os furinhos?
O 308 parece uma boa. Só vai ficar um tampão se você usar tinta demais.
 
O 308 parece uma boa. Só vai ficar um tampão se você usar tinta demais.
Que alívio. Sei lá, do nada comecei a pensar que as gotículas podiam tampar os furos da grade na primeira passada... Não ia ficar bom, de modo algum..
Os rebites quando se coloca, ficam com um "pino" para trás. Tem como remover esse pininho? Não cheguei a verificar se algum pegaria em algum componente, mas já quero prevenir
 
Que alívio. Sei lá, do nada comecei a pensar que as gotículas podiam tampar os furos da grade na primeira passada... Não ia ficar bom, de modo algum..
Os rebites quando se coloca, ficam com um "pino" para trás. Tem como remover esse pininho? Não cheguei a verificar se algum pegaria em algum componente, mas já quero prevenir
Justamente por isso eu sugeri de você pegar rebites curtos :) Se você remover esse pino, você remove o rebite. Quanto mais curto for esse pino, menos chance tem de interferir.

Editzinho rápido: Esses rebites normalmente ficam posicionados em lugares que tem chance mínima de interferir, portanto a não ser que você use rebites imensos (iguais os que eu usei), a chance de atrapalhar é nula.
 
Última edição:
Justamente por isso eu sugeri de você pegar rebites curtos :) Se você remover esse pino, você remove o rebite. Quanto mais curto for esse pino, menos chance tem de interferir.

Editzinho rápido: Esses rebites normalmente ficam posicionados em lugares que tem chance mínima de interferir, portanto a não ser que você use rebites imensos (iguais os que eu usei), a chance de atrapalhar é nula.
OK então :D
Pretendo comprar os menores rebites que puder, quero deixar imperceptível.
Valeu aí!
 
OK então :D
Pretendo comprar os menores rebites que puder, quero deixar imperceptível.
Valeu aí!
Uma dica é ver os rebites originais. Apesar de eles ficarem deformados depois de utilizados (aquele pino que você se referiu antes), dá pra ter uma ideia do comprimento deles com base nos que já estão no gabinete. Qualquer coisa dá um grito que a gente ajuda =)
 
Pode deixar! Tava pensando em tirar umas fotos pra ter base depois que remover, além de levar os restos mortais de uns 2 na loja de ferragens aqui perto pra pedir algum igual ou parecido
E eu tô numa dúvida cruel. Minha furadeira, uma B&D antiga (1995),ja tá sem carvão e toda arrebentada, além de que, quando gira, da um tranco forte demais. Vale a pena comprar uma Parafusadeira pra remover os rebites? Se sim, qual? Numa faixa de preço de no máximo uns 250 reais
Valeu!
 
Pode deixar! Tava pensando em tirar umas fotos pra ter base depois que remover, além de levar os restos mortais de uns 2 na loja de ferragens aqui perto pra pedir algum igual ou parecido
E eu tô numa dúvida cruel. Minha furadeira, uma B&D antiga (1995),ja tá sem carvão e toda arrebentada, além de que, quando gira, da um tranco forte demais. Vale a pena comprar uma Parafusadeira pra remover os rebites? Se sim, qual? Numa faixa de preço de no máximo uns 250 reais
Valeu!
Bom, se a sua não dá mais conta de tirar rebites (os que eu tenho aqui creio que são de alumínio, muito fáceis de remover), eu recomendo essa: https://www.walmart.com.br/furadeir...tas/eletricas/furadeiras-eletricas/4191764/pr É igual a minha, que eu ganhei numa festa de fim de ano de um dos lugares onde trabalhei. Apesar de não ser vendida como parafusadeira, como ela é reversível, dá pra usar para esse fim. Já fiz várias coisas com ela e não tenho do que reclamar, me atende muito bem.
 
Muito interessante esse tópico. Fiquei com uma dúvida, a sua CPU enferrujando desse jeito e os componentes? Não danifica a MB, VGA, Fonte etc??
 
Muito interessante esse tópico. Fiquei com uma dúvida, a sua CPU enferrujando desse jeito e os componentes? Não danifica a MB, VGA, Fonte etc??
Então, por enquanto ainda não enferrujou. Os componentes estão intactos. Porém. Antes que a ferrugem se alastre para eles farei o serviço para evitar prejuízos com o hardware
 
Certo. Desculpe a burrice mas, se eu chegar em qualquer loja que mexa com rebites e coisa do tipo e pedir rebites 304, 306 ou 308 eles vão saber de bate pronto qual é né?
Se eu tiver que explicar qual é to ferradinho haha
 
Galera, estou passando aqui apenas pra avisar que não abandonei o tópico. Estou apenas pesquisando preços (ser pobre é uma delícia!) e esperando algumas outras coisas chegarem.
Hoje recebi o alicate rebitador, os rebites, a parafusadeira (comprei pois minha velha furadeira não dá mais para o trabalho) e algumas outras "tranqueiras".
Estou no aguardo das tintas e do PCF para então começar o serviço..
fyATLrr.jpg
 
Apesar, gostaria de tirar uma última dúvida antes de partir pro trabalho (em breve)
As grades do gabinete, como já comentado, estão enferrujadas também. Passo o PCF e pinto depois ou devo remover a tinta nelas existente antes de aplicar o produto?
Obrigado!
 
Apesar, gostaria de tirar uma última dúvida antes de partir pro trabalho (em breve)
As grades do gabinete, como já comentado, estão enferrujadas também. Passo o PCF e pinto depois ou devo remover a tinta nelas existente antes de aplicar o produto?
Obrigado!
Como assim? tu queria pintar mas somente retirando a ferrugem e ja passar a tinta? Se for isso esta errado, como ai pega bastante marecia, o certo seria fazer um jateamente de areia inteiro nas partes que seria pintadas, e fazer uma pintura eletrostática, fazendo todos os procedimentos corretos, como limpeza, lixamento, primer, selante, uma boa catalizaçao da tinta, e uma laca ao invez de verniz. Bom creio que tudo isso se mandar fazer sairia na faixa de R$50, eu mandaria fazer isso agora se tu quiser fazer voce mesmo, tire toda a tinta e ferrugem, limpe bem com acetona, e manda bala na pintura, e finaliza com laca
 
Como assim? tu queria pintar mas somente retirando a ferrugem e ja passar a tinta? Se for isso esta errado, como ai pega bastante marecia, o certo seria fazer um jateamente de areia inteiro nas partes que seria pintadas, e fazer uma pintura eletrostática, fazendo todos os procedimentos corretos, como limpeza, lixamento, primer, selante, uma boa catalizaçao da tinta, e uma laca ao invez de verniz. Bom creio que tudo isso se mandar fazer sairia na faixa de R$50, eu mandaria fazer isso agora se tu quiser fazer voce mesmo, tire toda a tinta e ferrugem, limpe bem com acetona, e manda bala na pintura, e finaliza com laca
Vou estar usando o PCF. Por aqui não tem quem faça. Já levei em várias oficinas automotivas e todos se recusaram, mesmo pagando. Vai entender... Já tenho todo o esquema para fazer a pintura da parte interna, porém as grades estão enferrujando por cima da tinta, não sei se devo só raspar e aplicar o PCF ou remover toda a tinta antes de aplicá-lo.
 
Vou estar usando o PCF. Por aqui não tem quem faça. Já levei em várias oficinas automotivas e todos se recusaram, mesmo pagando. Vai entender... Já tenho todo o esquema para fazer a pintura da parte interna, porém as grades estão enferrujando por cima da tinta, não sei se devo só raspar e aplicar o PCF ou remover toda a tinta antes de aplicá-lo.
Compra um removedor de tinta, e passa, vai sair 70% da ferrugem junto com a tinta, e o que sobrar tu tira na lixa.
 
Bom, como prometido, lá vão os primeiros trabalhos.
Ontem tive vários imprevistos que acabaram com meu tempo hoje, então não deu para fazer muita coisa. Removi as duas tampas laterais, apliquei o PCF e pintei. Nesse exato momento estão penduradas para secar na janela do 12º andar, só espero que nenhum vento as derrube.
Aproveitei que abri o gabinete para dar uma olhada com mais cuidado na ferrugem existente. Estava bem pior do que da última vez que abri, porém não está tão horrível quanto imaginava que estaria.
Vão ai umas fotos e prometo, amanhã acordo cedo pra fazer a maior parte do serviço!
https://drive.google.com/folderview?id=0B3U7FlhBl01CQUU2TUdORkh5Mlk&usp=sharing
 
Isso que eu chamo de gostar MESMO de um gabinete ein? Só essa chapa sólida atrás da MB já teria feito de desistir do gabinete, além de praticamente nada de espaço pra passar cabos... tu é guerreiro, admiro isso xD To ficando curioso pra ver como vai ficar tudo pronto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo