• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Como saber se minha tomada tem aterramento?

gabrieljesuseocara

Member
Registrado
Olá Pessoal.
Estou querendo comprar um filtro de linha da Clamper, eu descobri que pro filtro cumprir seu papel é necessário aterramento.
Não sei exatamente se as tomadas estão aterradas, mas todas da minha residência são 2P+T (padrão 3 pinos).
Pediram pra eu abrir as tomadas do meu quarto e conferir sem tinha ao menos os 3 fios conectados (neutro/fase/terra) e segue a foto logo abaixo:

Alguém poderia me dizer se estão aterradas?

Abs.
amarelo (lado esquerdo).jpg
azul (lado direito).jpg
ordem dos fios.jpg
representação.png
tomada.jpg
verde (meio).jpg
 
e segue a foto logo abaixo

Não carregou nenhuma foto, não dá para abrir.

A outra maneira de verificar se tem aterramento seria com um multímetro ou com uma lâmpada+soquete com fios, mas talvez isso seja complicado ou até perigoso para um leigo usar.
 
só abrir e verificar se tem 3 fios.
Olhando a tomada fechada de frente pra vc, o correto é:

Neutro (azul) na esquerda;
Terra (verde ou verde+amarelo) pra cima;
Fase (qualquer outra cor) na direita.

mas tem q testar a fase, pq tem muito pedreiricista q faz gambiarra invertendo a ordem e as cores.

de qualquer forma, o clamper funciona mesmo sem aterramento, em modo diferencial.
 
Última edição:
só abrir e verificar se tem 3 fios.
Olhando a tomada fechada de frente pra vc, o correto é:

Neutro (azul) na esquerda;
Terra (verde ou verde+amarelo) pra cima;
Fase (qualquer outra cor) na direita.

mas tem q testar a fase, pq tem muito pedreiricista q faz gambiarra invertendo a ordem e as cores.

de qualquer forma, o clamper funciona mesmo sem aterramento, em modo diferencial.
Tem 3 fios sim e estão nessa ordem:
Lado esquerdo: amarelo
Meio: verde
Direita: azul
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não carregou nenhuma foto, não dá para abrir.

A outra maneira de verificar se tem aterramento seria com um multímetro ou com uma lâmpada+soquete com fios, mas talvez isso seja complicado ou até perigoso para um leigo usar.
Pilot, tem as fotos nesse post:

Caso não consiga ver as fotos mostram a posição dos fios:
Lado esquerdo: amarelo
Meio está o verde
Direito está o azul
 
o buraco do Terra (do meio) tá numa linha acima ou abaixo dos outros 2 furos?

se tiver acima, os cabos de neutro e fase estão invertidos.

isso se o eletricista respeitou as cores respectivas.
 
o buraco do Terra (do meio) tá numa linha acima ou abaixo dos outros 2 furos?

se tiver acima, os cabos de neutro e fase estão invertidos.

isso se o eletricista respeitou as cores respectivas.
O buraco do terra (meio) está acima dos outros dois.
Dessa forma: . ° .

No post que fiz tem as fotos se quiser dar uma olhada:
 
O buraco do terra (meio) está acima dos outros dois.
Dessa forma: . ° .

No post que fiz tem as fotos se quiser dar uma olhada:
essas fotos estão muito mal tiradas. Não dá pra afirmar nada com precisão.
Teria q tirar uma foto da tomada de frente e outra com ela aberta, fora da caixa 4x2.
outra coisa seria tirar foto do quadro de luz aberto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo