Company of Heroes 2 é um jogo de estratégia em tempo real, desenvolvido pela Relic e publicado pela Sega, sendo a continuação do jogo aclamado pela crítica Company of Heroes (2006), que contou com duas expansões, Opposing Fronts e Tales of Valor.
Assim como o primeiro jogo, CoH 2 será ambientado na Segunda Guerra Mundial, mas dessa vez as batalhas se passarão no sangrento Fronte Oriental, focado na guerra entre os alemães e soviéticos.
Bota sangrento nisso !
Antes de mais nada, confira se sua máquina pode rodar o novo Company of Heroes, retirados da página do Steam:
SO: Windows Vista ou Windows 7
Processador: Intel Core 2 Duo 2Ghz ou equivalente
Memória: 2GB RAM
Espaço em Disco: 20GB
Placa de Vídeo: Placa com 256MB e capacidade Direct3D (Geforce 8800 ou RadeonHD 2900)
CAMPANHA E CARACTERÍSTICAS GERAIS
A campanha de Company of Heroes 2 se passará em várias batalhas da Frente Oriental, onde você assume o controle do Exército Vermelho passando da Operação Barbarossa (codinome dado pelo exército alemão para a invasão da Rússia) até a tomada de Berlin pelos soviéticos.
De acordo com os desenvolvedores, a campanha será narrada por Lev Abramovich, Tenente do Exército Soviético, onde ele contará as terríveis experiências de guerra que passou, e como cada minuto vivo era uma vitória.
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"Nossos soldados não tiveram escolha, era lutar ou morrer"
"Nossos soldados não tiveram escolha, era lutar ou morrer"
A nova engine desenvolvida pela Relic, chamada Essence 3.0, trouxe várias novidades para a franquia Company of Heroes, um desse sendo a tecnologia True Sight (Visão verdadeira), que emula a visão de suas tropas em um combate real, em contraste com a visão tradicional de unidades em um RTS comum, True Sight representa mais precisamente a visão e alcance de uma unidade, onde você só poderá ver através da Fog of War o que os seus soldados estão vendo com seus próprios olhos, todos os objetos mais altos que seu soldado ou veículo (incluindo fumaça) afetarão a sua visão de batalha, ou seja, nada de bisbilhotar com sua câmera aérea o que tem atrás daquele prédio ou esquina sem ter que mandar alguém realmente ir até lá, o que na maioria das vezes acaba em uma surpresa bem desagradável.
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Mal sabem esses pobres soldados que atrás desta casinha há um trambolho de 45 toneladas armado com um canhão de 75mm.
A nova engine também incorpora um sistema que emula o clima russo nada agradável de - 40 graus Celsius, conhecido como ColdTech, onde suas unidades podem congelar até a morte caso você não esteja preparado para lidar com as nevascas constantes.
O idiota que disse que frio é psicológico devia dar uma passeada em Stalingrado
Você pode proteger suas tropas do General Frio-Pra-Caramba colocando-os dentro de prédios, veículos de transporte ou com fogueiras construídas pelos Pioneers/Engineers. Essas medidas só precisam ser tomadas em caso de nevasca, que também impedem o uso de habilidades aéreas.
Lagos congelados também estão presentes na ColdTech, e caso o gelo seja rompido por uma explosão ou peso de um tanque, qualquer unidade que caia no lago vai sofrer uma terrível morte hipotérmica.
Não é uma boa ideia passar com tanta coisa em cima de um lago tão rachado como esse
Por último ainda temos o caso de neve muito funda, que atrasa o movimento de veículos e tropas, além de deixar rastros para que seus inimigos possam ver por onde você passou.
Resumindo, o campo de batalha russo não é nada agradável, não só seu inimigo quer te ver morto, como também o próprio ambiente.
Fritz aprendeu isso da pior maneira possível
Não podemos esquecer que para o primeiro Company of Heroes ter se tornado o sucesso que é, ele apresentou características inovadoras para o gênero, características essas que foram passadas para sua continuação, entre elas estão o sistema de cobertura, flanqueamento, supressão de unidades, recuar, as comandantes e o bom e velho sistema de veteranos.
Cobertura muitas vezes significa a diferença entre a vitória ou derrota, ou como alguns preferem colocar: a diferença entrei "perdeu noobão, L2P" ou "esse cara só pode tá usando cheat", já que deixam suas tropas com mais resistência ao fogo inimigo, aumentando sua durabilidade no campo de batalha.
Quase todos os objetos, obstáculos e crateras espalhados pelo campo de batalha oferecem algum tipo de proteção, sendo a mais comum a cobertura direcional, que deve ficar entre suas tropas e o inimigo, onde uma parede de pedra oferece uma cobertura de melhor qualidade do que uma cerca de madeira.
Tomara que um tiro de artilharia não caia duas vezes no mesmo lugar
O simpático escudinho verde representa uma cobertura melhor do que o não tão simpático assim escudinho amarelo
A partir desse sistema de cobertura entra o sistema de flanqueamento, onde você pode comandar suas tropas para circular a cobertura do inimigo, fazendo com que os benefícios desta sejam nulificados, isto pode ser realizado pelo clássico "vou correr até lá e esperar que sobre mais tropas minhas que as dele" ou com algo mais elaborado, como fazer com que as unidades pulem um certo obstáculo para pegar o inimigo desprevenido atrás de sua confortável cobertura.
Agora contamos com a incrível tecnologia de pular cercas
Caso você não seja sortudo o suficiente para achar cobertura a tempo, suas unidades podem ser suprimidas por tiros de metralhadora, artilharia e explosões, quando isso acontece a moral baixa é quebrada, fazendo com que eles se joguem no chão procurando qualquer tipo de proteção possível, revidando pouco ou ás vezes nenhum fogo, esse efeito permanece até que você dê cabo da unidade que está fazendo todo esse estrago ou aperte o salvador botão "Recuar", que faz com que todas suas tropas voltem correndo com o rabo entre as pernas, porém com suas pernas intactas, até a base.
"Eu quero suporte de artilharia e uma cueca nova imediatamente !"
É claro que é extremamente importante manter seus esquadrões vivos, pois é muito mais barato comprar reforços para esses esquadrões do que produzir um completamente novo, além de que suas unidades ganham pontos de experiência conforme sobrevivem e matam inimigos, se tornando uma unidade Veterana (em um total de três níveis, demonstrados por pequenas estrelas acima do ícone da unidade) cada vez mais resistente e mortal.
Aparentemente ter medalinhas não te faz sentir menos frio
Por último, mas não menos importante, o game traz um sistema de comandantes, que assim como em seu antecessor, se trata de três árvores de habilidades, aonde você pode escolher uma delas a qualquer momento da batalha, sendo que elas vão sendo destravadas com o ganho de pontos de experiência, que são adquiridos da mesma forma que seus esquadrões ganham níveis de veterano.
Porém, a grande novidade no Company of Heroes 2, é que agora você pode escolher três comandantes de um grande leque disponível no menu principal do jogo, podendo alterar completamente o seu modo de jogo conforme você seleciona seus três preciosos comandantes, permitindo desde ataques aéreos até mesmo chamar aquele tanque pesado que pode salvar sua partida no último minuto.
Vale mencionar que o jogo também conta com um sistema de Bulletins (cartilhas informativas), que consistem em pequenos bônus aplicáveis a vários tipos de unidades, aonde você pode selecionar um total de cinco no menu principal para que seus soldados possam fazer o trabalho deles melhor, no caso, matar uns aos outros.
Dá pra perder umas horinhas escolhendo tudo isso, mas não é nada complicado
Só esqueceram de te falar que se você dura mais de um dia já é veterano
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De que lado você está? Conquistando ou defendendo?
Com uma visão geral sobre o jogo é hora de entrar na parte que realmente interessa, quando você comandou todos aqueles soviéticos pela campanha principal e acabou com o Terceiro Reich, chega a hora em que a verdadeira guerra começa: O Multiplayer !
Nesta guerra você poderá escolher seu lado, continuará lutando para defender a Pátria Mãe ou tentará conquista-lá ? Conte com todas as características descritas acima e enfrente o seu oponente, seja ele a CPU ou outro jogador através do sistema de procura automática (automatch) ou com um jogo customizado (custom match), escolha entre os modos Victory Point, onde o jogo acaba quando você esgota os pontos de vitória do oponente, ou Annihilate, onde o jogo acaba quando o todas as construções de seu oponente são destruídas.
"Eu luto esta guerra, eu comando estes homens, muitos dos meus soldados irão morrer..."
Os soviéticos contam com uma unidade construtora básica, chamada Engineer, que pode construir todos os prédios e defesas da facção, e uma unidade de combate básica, chamada Conscript.
Os Conscripts são esquadrões muito versáteis, contando com muitos upgrades para lidar contra vários tipos de ameaças, como o pacote de sub metralhadoras, molotovs, ou até mesmo granadas Anti Tanque.
Também temos o conhecido tanque soviético T-34, capaz de lidar com os tanques mais leves dos alemães, e quando não há solução, usar a infame habilidade chamada Ramming, onde o T-34 utiliza toda sua velocidade para se chocar contra o tanque inimigo, quebrando as esteiras e o canhão principal dos dois tanques, assim inutilizando ambos.
Ok, e agora?
Observando superficialmente, os soviéticos contam com seu grande número de unidades para dominar por completo o inimigo, onde quantidade supera a qualidade, claro que nem todas as unidades seguem esse princípio, como o IS-2 que é um dos tanques pesados utilizados pela facção vermelha, e um dos mais destruidores, podendo dar cabo até mesmo de um terrível Tiger.
Se esse monstrengo não parece assustador suficiente, você devia conhecer o primo feio dele, ISU-152
Os alemães, mais conhecidos como Ostheer (ou Exército do Leste) lutaram contra os soviéticos na frente oriental, no jogo, assim como os soviéticos, possuem uma unidade básica construtora chamada Pioneer, que também pode construir todas os prédios, defesas e armas fixas do exército, também contam com uma unidade de infantaria básica chamada Grenadier, que faz a maioria do trabalho sujo, e com o tanque médio mais conhecido, chamado Panzer 4.
No caso dos alemães, o custo das unidades geralmente supera as dos soviéticos, principalmente as unidades mais fortes que são destravadas com o desenrolar do jogo, porém, eles são mais poderosos e mais versáteis, por isso, a não ser que os soviéticos consigam superar os números dos alemães, estes terão uma vitória relativamente fácil.
Zoológico alemão, no jogo você poderá contar com os mais terríveis tanques utilizados pelos alemães, da esquerda para a direita: Panther, Tiger e Elephant
É claro que esse artigo não cobriu todas as unidades ou características do jogo, pois tem somente a função de apresentar o mesmo para todos os amantes de RTS ou iniciantes do gênero, os jogadores podem contar com muitas habilidades e combatentes dos diferentes comandantes oferecidos pelo jogo.
Inclusive vale notar que o jogo conta com o fantástico modo chamado Theater of War (teatro de guerra), aonde o jogador e mais alguns amigos tem de enfrentar diferentes desafios em um modo cooperativo nunca feito antes de forma oficial na franquia, para mais detalhes acesse o nosso tópico especial que cobre todo o assunto:
A poucos dias do lançamento do Company of Heroes 2 trazemos para você um pouco mais sobre o terceiro modo de jogo que foi adicionado ao Company of Heroes 2. Se trata do modo Theater of War (ToW), um modo que tem partes singleplayer e partes cooperativas. Esse modo adiciona ao jogo um conjunto de batalhas ambientadas no Front Europeu, diferentemente da campanha ele começa com os eventos da guerra a partir de 1941 para ambos os lados da guerra. Isso mesmo, enquanto a campanha aparenta ter missões apenas como russo, no modo Theater of War você terá a possibilidade de jogar batalhas históricas pelos dois lados.
Vamos aos detalhes desse novo modo de jogo, você terá três categorias - Co-op Scenarios, Solo Challenges e AI Battles.
Co-op Scenarios:
Como o próprio nome diz você será posto para jogar batalhas no modo cooperativo com seus amigos, e as batalhas serão batalhas historicamente recriadas. Você pode conferir isso nas imagens a seguir, ou ver pela lista de achievements do Steam que já diz o nome das missões:
Gosta de desafios? de realmente ser posto a prova pelo jogo? É o que promete as missões singleplayer, você será posto em condições adversas e com recursos limitados e terá que se virar no front. Que tal um pouco de emoção nessas disputas? Então veja os nomes das batalhas e vá se preparando:
Para terminar foram preparadas um conjunto de batalhas históricas aonde você enfrentará um conjunto de inimigos da IA com características bem particulares de gameplay. Todas as batalhas históricas que nos lemos sobre estarão lá e algumas mais virão por ai, confiram a lista:
Potencial:
Esta ai, um modo de jogo extra que tem grandes chances de entreter os jogadores de Company of Heroes por um bom tempo. Para os fãs de Compstomp nada melhor do que dar um contexto histórico as batalhas. Eles também adicionaram um modo co-operativo, o que permite a você literalmente brincar de marechal de campo com seus amigos (pronto para matar a saudade dos soldadinhos de plástico?).
Fora isso também podemos ver um grande potencial por parte da produtora, mais batalhas, mais exércitos, mais unidades, ou seja, há uma grande chance de vermos uma boa quantidade de DLCs relacionados ao modo ToW. A começar pelo fato de que os compradores da edição de colecionador digital terão "acesso direto a conteúdo focado no modo ToW lançado depois do dia 25"[referência].
Se a SEGA precisa de dinheiro para manter o CoH2 ela já conseguiu um bom modo, DLCs de skins, DLCs do ToW e por ai vai. Acredito que a franquia vá sobreviver bem com a venda desse material, uma vez que eles de nada afetam o multiplayer, mas deixam o jogo bem mais interessante.
Material de referência:[1][2][3][4]
Vamos aos detalhes desse novo modo de jogo, você terá três categorias - Co-op Scenarios, Solo Challenges e AI Battles.
Co-op Scenarios:
Como o próprio nome diz você será posto para jogar batalhas no modo cooperativo com seus amigos, e as batalhas serão batalhas historicamente recriadas. Você pode conferir isso nas imagens a seguir, ou ver pela lista de achievements do Steam que já diz o nome das missões:
- Encirclement at Smolensk --> Contexto Histórico: [LINK]
- Faceoff at Rostov --> Contexto Histórico: [LINK]
- Brody Tank War --> Contexto Histórico: [LINK]
- General Winter --> Contexto Histórico: [LINK]
Gosta de desafios? de realmente ser posto a prova pelo jogo? É o que promete as missões singleplayer, você será posto em condições adversas e com recursos limitados e terá que se virar no front. Que tal um pouco de emoção nessas disputas? Então veja os nomes das batalhas e vá se preparando:
- Blitzkrieg
- Officer Assassination
- Defense of Schildkröteberg
- Cold Weather
- Indirect Fire
- Winter Defense
Para terminar foram preparadas um conjunto de batalhas históricas aonde você enfrentará um conjunto de inimigos da IA com características bem particulares de gameplay. Todas as batalhas históricas que nos lemos sobre estarão lá e algumas mais virão por ai, confiram a lista:
- Leningrad Approach --> Contexto Histórico: [LINK]
- Battle of Crimea --> Contexto Histórico: [LINK]
- Battle of Oka River --> Contexto Histórico: [LINK] (Crl+F + Oka para achar)
- First Battle of Kharkov --> Contexto Histórico: [LINK]
- Moscow Lines --> Contexto Histórico: [LINK]
- Battle of Minsk --> Contexto Histórico: [LINK]
- Moscow Approach --> Contexto Histórico: [LINK]
- Battle of Pripyat River --> Contexto Histórico: [LINK]
Potencial:
Esta ai, um modo de jogo extra que tem grandes chances de entreter os jogadores de Company of Heroes por um bom tempo. Para os fãs de Compstomp nada melhor do que dar um contexto histórico as batalhas. Eles também adicionaram um modo co-operativo, o que permite a você literalmente brincar de marechal de campo com seus amigos (pronto para matar a saudade dos soldadinhos de plástico?).
Fora isso também podemos ver um grande potencial por parte da produtora, mais batalhas, mais exércitos, mais unidades, ou seja, há uma grande chance de vermos uma boa quantidade de DLCs relacionados ao modo ToW. A começar pelo fato de que os compradores da edição de colecionador digital terão "acesso direto a conteúdo focado no modo ToW lançado depois do dia 25"[referência].
Se a SEGA precisa de dinheiro para manter o CoH2 ela já conseguiu um bom modo, DLCs de skins, DLCs do ToW e por ai vai. Acredito que a franquia vá sobreviver bem com a venda desse material, uma vez que eles de nada afetam o multiplayer, mas deixam o jogo bem mais interessante.
Material de referência:[1][2][3][4]
Gostou do que viu, campeão? Confira algumas lojas virtuais que vendem o jogo:
STEAM: http://store.steampowered.com/app/231430/?snr=1_7_15__13
NUUVEM: http://www.nuuvem.com.br/produto/1117-company-of-heroes-2
Não esqueça de acessar o fórum BattleCentral, aonde se encontra a principal comunidade de CoH do Brasil, para saber as mais variadas estratégias e conferir altos replays, fique á vontade também para postar as suas próprias experiências e táticas !
http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/forumdisplay.php?233-COMPANY-OF-HEROES-BRASIL
Campanha detalhada: http://www.battlecentral.xpg.com.br...103248-Primeiros-detalhes-da-Campanha-do-CoH2
Área de Replays: http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/forumdisplay.php?367-Replays-CoH2
Área de Estratégias e dicas: http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/forumdisplay.php?368-Estrat%E9gias-e-Dicas-CoH2
Tutorial Broadcast: http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/showthread.php?103159-Tutorial-broadcast
Changelog dos patches: http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/showthread.php?103249-Changelog
Company of Heroes 2 na E3 de 2013: http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/showthread.php?103263-CoH-2-na-E3-Trailer-multiplayer
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Agradecimentos especiais:
by showtaro
Sinistro, pelos banners e por mandar muito em photoshop
Nigo, pela boa iniciativa e sugestões
Vitor P., por fornecer as screenshots in game.
Alcoolatra e Chacineiro, por realizarem Streams ao vivo de suas jogatinas
Camargo pela ajuda na moderação da área de CoH
S. Templar, é claro, sem um administrador não teríamos Battlecentral, muito menos nossa querida comunidade brasileira de Company of Heroes
A todos os usuários do nosso querido fórum
Espero que tenha sido tão divertido a leitura desse artigo como foi para mim escrevê-lo
Obrigado.
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