• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[COMPARATIVO] Adobe Lightroom vs Nikon Capture NX vs Nikon Picture Project

Smile=P

<- Te amo Pamela ->
Registrado
Como alguns devem saber não sou muito fã do photoshop, não gosto de edições elaboradas, gostaria muito de aprender a fazer, mas não usaria comercialmente, em trabalhos para clientes. Gosto de softwares rápidos e objetivos, onde posso fazer pequenos ajustes, tratar meus arquivos NEF (RAW das nikon) e converter para PB e Sépia quando necessário ou for dar um toque especial ao trabalho. Abaixo vou mostrar os programas que uso no dia a dia, Nikon Picture Project (versão 1.7.5) e Nikon Capture NX; além disso vou mostrar 2 telas do meu novo favorito, o Adobe Photoshop Lightroom ou Adobe Lightroom, na versão Beta 4.1 Beta.

Nikon Picture Project

Este software acompanha todas as cameras Nikon Coolpix e SLR (D Series), é um aplicativo simples, mas serve para os ajustes mais básicos, faz conversão de raw para JPEG mas não permite alteração na fotometria.

npp_175_about.JPG

Abaixo podemos ver a tela de explorer do NPP, nela são mostradas todas as fotos importadas, quando importamos diretamente do cartão de memória, o software organiza as fotos em pastas numeradas dentro da pasta Minhas Imagens do windows. Abaixo da caixa de edição é possível vizualisar parte do EXIF da imagem, mostrando além dos ajustes, a câmera e a objetiva utilizada.

npp_175_explorer (Medium).JPG

Na parte de edição podemos ver como é simples o software, ele nos mostra a foto na razão de zoom que acharmos conveniente, no lado esquerdo continuamos a ver as patas importadas, na direita temos caixas de informações que mostram as possíveis edições, brilho, cor (saturação), D-Light (que te permite ajustar digitalmente a luz, de forma a melhorar fotografias sub ou super expostas). Pode ser ajustado também o nível de nitidez no drop-down sharpening. O menu Photo Effects permite converter a imagem para PB ou Sépia.

npp_175_edit (Medium).JPG

O Nikon Picture Project 1.7.5 completo pode ser baixado no link http://nikoneurope-en.custhelp.com/...td_adp.php?p_faqid=20657&p_created=1169030846 , pode ser necessário criar um login no site da nikon, mas não é obrigatório registrar um produto.
 
Nikon Capture NX

Este é um editor um pouco mais avançado, permite ajustes finos de cor, brilho, balanço de branco. Pode-se também converter arquivos NEF de forma mais precisa, utilizando ajustes muito mais aprimorados.

nc_nx_about.JPG

O NX é bem mais complexo que o NPP, ele possíbilita recortes mais elaborados, permite mapeamento de cor atravez de pinos que marcam a região da imagem, dando inclusive a possibilidade de clonar um canal de cor para outra parte da imagem. Acredito que a grande maioria dos fotógrafos que utilizam raw utilizam o Capture NX para converter seus negativos digitais em arquivos JPEG pré-ajustados. A parte correspondente ao explorer do programa é básica e poderia ter sido melhor trabalhada, mas o importante fica sendo mesmo o resultado final nas imagens.

nc_nx_explorer (Medium).JPG

Podemos com este software eliminar cores presentes na imagem, como por exemplo uma faixa branca estourada no fundo de uma paisagem, ou mesmo mudar a cor, em poucos cliques. Tornando rápido o trabalho de edição.:

nc_nx_edit (Medium).JPG

O Nikon Capture NX pode ser baixado no site da nikon, mas em regime de demonstração, totalmente funcional por 30 dias:

http://support.nikontech.com/cgi-bi...dp.php?p_faqid=14058&p_sid=H1cXl4ui&p_lva=61#



Você também pode comprar o software no Nikon Mall por U$ 149,95: http://www.nikonmall.com/product.as...cat=Digital+Imaging+Products%3E&searchcatid=3
 
Adobe Lightroom

Este é meu novo queridinho, um software muito bem acabado e que me parece ser tão bom quanto os outros 2. Quando importa os arquivos, o lightroom te dá diversas opções, entre elas copiar os arquivos para uma nova pasta, manter na pasta original, mover para uma pasta, adicionar tags e descrições aos arquivos.

lightroom_41b_about.JPG

Além do visual muito mais polido (e algumas vezes poluído) o Lightroom é a tentativa da Adobe de consquistar fotógrafos que não gostam de manipular suas fotos a ponto de parecerem diferentes do momento da captura.
Alguns dos ajustes possíveis são parecidos com os dos outros softwares, mas a vantagem deste é possibilitar que você ajuste uma imagem, selecionar as similares na galeria e aplicar os mesmos ajustes através do botão SYNC. Alguns presets como filme positivo, sépia em vários tons, preto e branco envelhecido.

lightroom_41b_explorer (Medium).JPG

Neste software, as telas de explorer e edição são muito parecidas. O programa permite além de editar, que seja criada uma galeria HTML ou FLASH, após criar a galeria o usuário pode subir os arquivos para um servidor FTP préviamente configurado.

lightroom_41b_edit (Medium).JPG

O Adobe Lightroom Beta 4.1 pode ser baixado no site da Adobe, que também oferece um desconto de U$ 100,00 para o pre-order da versão final.

Para conhecer e comprar:
http://www.adobe.com/products/photoshoplightroom/

Para baixar o Beta:
https://www.adobe.com/cfusion/entitlement/index.cfm?e=labs_lightroom

Caso não tenha um account no site da adobe, basta criar, não é necessário registrar nenhum produto previamente adquirido. :D


Espero que gostem dos softwares, os 3 me ajudam muito no dia-a-dia e acho que vão ajudar muitos de vocês.

Os softwares da Nikon editam arquivos derivados de qualquer camera, mas o ajustes automático de saturação não fica disponível para capturas feitas com cameras de outros fabricantes. Algumas vezes pode ser que o D-Light também haja de forma não esperada quando utilizado em arquivos não provenientes de cameras ou scanners Nikon.

White Balance

Como lembrado pelo Bernardo, é interessante ver como os softwares interpretam o exif das imagens:

Como prometido ao Bernardo, fiz uma foto em raw com uma D200 e importei nos programas:

Nikon Picture Project

Mostra corretamente todas as informações do arquivo:

npp_nef_wb.JPG

Nikon Capture NX

Mostra corretamente as informações do arquivo:

ncnx_nef_wb.JPG

Adobe Lightroom

Quando visualizo o EXIF no LR, ele não mostra o White Balance, na aba de edição ele mostra "As Shot", ou seja, está como quando fotografado, forma tosca de mostrar isso, e quando alterei para FLASH a imagem ficou super-exposta, resumindo, o erro do PS permanece:

alr_nef_wb_edit.JPG

Adobe Photoshop CS2

Quando usando o Nikon NEF converter (instalado pelo picture project 1.7.5 na pasta plugins) a conversão do arquivo é muito mais simples, sem muitas opções, mas mostra corretamente o WB setado:

apscs2_nef_wb.JPG

Quando usei o Adobe Camera Raw, mostra como "As Shot", ou seja, ele te avisa que o white balance é aquele que você setou na hora da captura, mas se alterado para FLASH a imagem fica super-exposta:

adpscs2_cr_nef_wb.JPG

Performance

O Tiago (Rohr) lembrou um ponto interessante, com excessão ao Picture Project, os outros softwares exigem uma boa máquina, com o máximo de memória e processamento possível. :D

Eduardo Mendes (Smile=P)
Adrenaline.com.br
www.flickr.com/photos/smilemendeshttp://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?p=2148446#post2148446
 
Estava me perguntando pq o tópico estava fechado :p já entendi

belo comparativo smile.

eu uso o software da canon + photoshop. Mas esse adobe lightroom me pareceu bem simpático.
 
Capture

Concordo plenamente. Eu só uso o capture, só que o versão 4.4. Não gosto do Photoshop. Não uso aqueles efeitos todos que lá tem...
 
Smile, gostaria de te pedir para fazer um teste com o lightroom, especialmente se vocês já estiver com a D200 (Caso contrário eu te passo um NEF da minha D50).
O teste seria o seguinte: Abrir uma foto no NC (Nikon Capture) e outra no Lightroom e checar se o WB está igual em ambos.
Digo isso porque deixei de usar o Photoshop+Adobe Camera RAW para mexer nas minahs fotos porque o Camera RAW não conseguia captar corretamente o WB da D50 mesmo nas versões mais novas. Queria saber se o Lightroom "sofre" do mesmo mal!
Abraço!
 
Smile, gostaria de te pedir para fazer um teste com o lightroom, especialmente se vocês já estiver com a D200 (Caso contrário eu te passo um NEF da minha D50).
O teste seria o seguinte: Abrir uma foto no NC (Nikon Capture) e outra no Lightroom e checar se o WB está igual em ambos.
Digo isso porque deixei de usar o Photoshop+Adobe Camera RAW para mexer nas minahs fotos porque o Camera RAW não conseguia captar corretamente o WB da D50 mesmo nas versões mais novas. Queria saber se o Lightroom "sofre" do mesmo mal!
Abraço!

Vou fazer sim flash, quando chegar em casa verifico isso pra você. :D
 
Excelente matéria :D...me empolguei de instalar os 3 e testar, depois que eu fizer isso venho aqui dizer que achei :D...até hj sempre usei apenas o PS pra edição
 
Lembrando que todos exigem uma **** maquina (os que usei pelo menos), especialmente o Capture NX... que eh fodaaaaastico e pesadaaaaaaaaaasssssstico mais ainda hahahaha
abraco
 
Valeu pelo teste Smile!!
Só uma curiosidade.. abrindo a foto no ACR você de-selecionou aqueles auto-ajustes ou deixou eles ligados? A minha experiencia mostrou que eles também não são muito confiáveis. Quanto ao WB acho que isso é fruto da época que a Nikon não estava liberando o código para a Adobe e depois que liberou, deve ter escondido algum detalhe!
Agora vou tentar baixar o Lightroom para dar uma olhada nele!
 
Por nada flash, :D:D Agrupei com os primeiros tópicos pra ficar tudo junto e fácil de entender. :D
 
Aproveitando o tópico.. saiu a versão 1.1.0 do Nikon Capture NX! Estou baixando para testar se o ganho de performance anunciado é real ou não! ;)


Instalei a versão 1.1 do NX... e pelo pouco que mexi gostei muito da performance! Aparentemente o programa ficou bem mais "esperto"! :D
Vou fazer o teste definitivo depois com as fotos do casamento que vou clicar hoje a noite!
 
Já estou mexendo nas fotos que tirei ontem com o Nikon Capture NX 1.1.0.. realmente melhorou bastante. O programa parece estar bem mais "leve" que o 1.0!
Aprovado!!

PS: Smile, depois se puder baixa essa versão nova e veja o que acha também!
 
Alguém sabe por que q quando eu importo uma foto no Adobe Lightroom ela fica rosa?? Deve ter algo a ver com o monitor LCD não??

Uma vez aconteceu isso com o Photoshop, ae deletei os arquivos de preferencias que tinha nos Meus Documentos e voltou ao normal...
 
Alguém sabe por que q quando eu importo uma foto no Adobe Lightroom ela fica rosa?? Deve ter algo a ver com o monitor LCD não??

Uma vez aconteceu isso com o Photoshop, ae deletei os arquivos de preferencias que tinha nos Meus Documentos e voltou ao normal...

Algumas pessoas tiveram esse problema, desativa o adobe gamma loader na inicialização do WinXP ou Vista pra ver se melhora.
 
Será que esse problema do Baygon não está relacionado com o perfil de cores do windows X perfil de cores do PS??
 
Bom, resolvi ressucitar essa tópico. Nesse final de semana usei o Lightroom para converter os NEFs de um trabalho pela primeira vez, antes havia usado em 3 oportunidades para converter fotos pessoais.

Achei o Lightroom incrivelmente mais rápido para ajustar e converter do que no Nikon Capture, e melhor que o Camera RAW do Photoshop porque não carregar aqueles ajustes automáticos.

Quanto á minha briga com o WB, bom, o ganho de velocidade nos ajustes gerais compensa o tempo que eventualmente perco corrigindo o WB!

Adobe Lightroom está aprovadíssimo para mim!! :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo