• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Compra de imóvel - O que se atentar ?

Marcos1995

New Member
Registrado
Boa tarde.

Estou pensando em comprar um imóvel em breve e queria algumas dicas de como escolher, o que observar para não ter problema no futuro.

Coisas como visitar o imóvel em dias diferentes (manhã, noite, final de semana etc), verificar se bate sol no imóvel. O que vocês indicam?
 
A primeira coisa que fiz na primeira visita foi abrir o quadro de luz e ver a qualidade do material, disjuntores, organização do esquema elétrico, bitola dos fios... Diz muito sobre a qualidade do imóvel e investimento dos donos.
E já va com olhar para infiltrações, no banheiro, paredes que são divisas com areas molhadas, veja se não tem nenhuma pintura suspeita, se o azulejo não está com aparência de úmido (ele pode mudar de cor)....


Mas sim, vá em horários diferentes, passe na frente de noite para dar uma sacada na região, compre uns salgados na rua e converse com os vendedores, fale com o porteiro sobre como anda ali o bairro...
 
A primeira coisa que fiz na primeira visita foi abrir o quadro de luz e ver a qualidade do material, disjuntores, organização do esquema elétrico, bitola dos fios... Diz muito sobre a qualidade do imóvel e investimento dos donos.
E já va com olhar para infiltrações, no banheiro, paredes que são divisas com areas molhadas, veja se não tem nenhuma pintura suspeita, se o azulejo não está com aparência de úmido (ele pode mudar de cor)....


Mas sim, vá em horários diferentes, passe na frente de noite para dar uma sacada na região, compre uns salgados na rua e converse com os vendedores, fale com o porteiro sobre como anda ali o bairro...
Preciosas dicas
Se o imóvel for novo, verificar se a construtora existe ou não.

A minha casa é nova, mas a construtora entregou o condomínio e faliu, minha caixa d'água furou, tivesse empresa acionaria garantia, no meu caso, acionei meu bolso :pepe:
 
condições da propriedade como um todo, vigas, condição da laje/telhado, paredes e mais:
1- estrutura elétrica (inclusive aterramento pois muitas não tem)
2- estrutura hidraulica inclusive esgoto.
3- vazamentos e inflltrações
4- documentação em dia registrada em cartório
5- verifique se existem dívidas (se existirem e você não se atentar a isso elas serão suas de "presente" )

Além disso não compre ou alugue se a propriedade estiver próxima de córregos/rios (evite enchentes), bares/botecos/igrejas, terrenos baldios(evite ratos e cia) e favela (evite a zona) e, se puder, recomendo visitar várias vezes a propriedade, pra ver se os vizinhos são uns trastes, as vezes dá sorte de pegar no pulo e aí você decide se quer viver do lado deles ou não.
 
Se for comprar imóvel novo, avalie comprar um que ainda esteja em construção. Por que? Assim você consegue avaliar algumas coisas básicas, como impermeabilização do baldrame (o "desenho" da casa feito no chão). Já vi casa dentro de condomínio em pleno 2023 com essa parte fracamente impermeabilizada, ou seja, grandes chances de ter problema com infiltração. E também com um quadro de disjuntor que, se o dono quisesse por um ar condicionado na casa, iria ter que quebrar a parede e trocar o quadro tamanha porquisse que foi feita nesse dimensionamento.

Dependendo da topografia do lugar, é interessante ver se foi feita uma sondagem no terreno. Muitos dizem que não é necessário, mas evita problemas futuros depois.

Imóvel pronto, ainda mais novo, sempre vai estar bonitinho. Mas muitas vezes, foi feito só pra durar o período da garantia.
 
Se puder, fica um dia de final de semana no lugar (pega a chave na sexta e devolve na segunda, muitas imobiliárias permitem se o imóvel não tem móveis no lugar), pode ser que o vizinho de baixo é um drogado e tu não sabe...ou funkeiro...ou garota de programa...e isso só descobre ficando horas no local, não apenas olhando esporadicamente...

Apartamento do último andar sempre tem infiltração e do primeiro sempre tem cheiro de esgoto, então já vai se preparando para ver esses pontos críticos, se não tiver nada, já evitou enorme dor de cabeça...

Verifique também dívidas no registro de imóvel da cidade (precisa só da matrícula do mesmo e isso a imobiliária tem), se está com IPTU em dia (ai é outro código e isso se vê no site da prefeitura), se o imóvel realmente é no nome de quem quer te vender e não um que já morreu e vai ser uma burocracia para passar pro teu nome, se não tem alguma parte do meio ambiente condenando o local e tu não saber de nada (isso é mais para terrenos para venda do que imóveis em si)...Não esquece que na hora da compra tem taxas, então já reserva ai tranquilo uns 10 mil R$ para isso...

Eu prefiro imóveis antigos do que novos, já vi muitos novos pessoalmente e parece que as paredes são de papelão de tão finos (fora que galera tem mania de encher de gesso por tudo e eu acho isso uma frescura enorme)...imóvel antigo o maior problema vai ser encanamento de cobre (e ai ele tem ferrugem e por fim infiltração e é muito caro para resolver, então pegue "antigo" no sentido de 30 anos para cá e não de 1960) e também fiação antiga que pode estar em curto (esse é mais fácil de resolver até, fiação antigamente era por tubulações e um fio guia, alguns disjuntores e deixa tudo zerado...)...mas questão de estrutura, é algo que galera construía para durar mesmo, tu nota isso numa instalação simples de ar condicionado que o cara lá apanha para furar a parede...
 
Se puder, fica um dia de final de semana no lugar (pega a chave na sexta e devolve na segunda, muitas imobiliárias permitem se o imóvel não tem móveis no lugar), pode ser que o vizinho de baixo é um drogado e tu não sabe...ou funkeiro...ou garota de programa...e isso só descobre ficando horas no local, não apenas olhando esporadicamente...

Apartamento do último andar sempre tem infiltração e do primeiro sempre tem cheiro de esgoto, então já vai se preparando para ver esses pontos críticos, se não tiver nada, já evitou enorme dor de cabeça...

Verifique também dívidas no registro de imóvel da cidade (precisa só da matrícula do mesmo e isso a imobiliária tem), se está com IPTU em dia (ai é outro código e isso se vê no site da prefeitura), se o imóvel realmente é no nome de quem quer te vender e não um que já morreu e vai ser uma burocracia para passar pro teu nome, se não tem alguma parte do meio ambiente condenando o local e tu não saber de nada (isso é mais para terrenos para venda do que imóveis em si)...Não esquece que na hora da compra tem taxas, então já reserva ai tranquilo uns 10 mil R$ para isso...

Eu prefiro imóveis antigos do que novos, já vi muitos novos pessoalmente e parece que as paredes são de papelão de tão finos (fora que galera tem mania de encher de gesso por tudo e eu acho isso uma frescura enorme)...imóvel antigo o maior problema vai ser encanamento de cobre (e ai ele tem ferrugem e por fim infiltração e é muito caro para resolver, então pegue "antigo" no sentido de 30 anos para cá e não de 1960) e também fiação antiga que pode estar em curto (esse é mais fácil de resolver até, fiação antigamente era por tubulações e um fio guia, alguns disjuntores e deixa tudo zerado...)...mas questão de estrutura, é algo que galera construía para durar mesmo, tu nota isso numa instalação simples de ar condicionado que o cara lá apanha para furar a parede...
O lance da casa usada, seja mais antiga ou mais recente, é ter um $ reservado para reformas tbm. Não só coisas do tipo "vou derrubar essa parede aqui e fazer uma sala só gigante", mas também itens de manutenção que ficaram pendentes ao longo do tempo.
 
Ah e outra dica é, caso compre casa ao invés de apartamentos, veja como são as calhas e o desenho das telhas...os maiores problemas de infiltração são em calhas, se a casa é daquelas que duas telhas se encontram num lugar e fazem um V ou L no desenho, chances enormes de dar problemas ali (pode não dar nos primeiros anos, mas espera uns 10 anos pra ver...ainda mais que galera compra casa esperando morar uns 30 anos em média)....pra mim telha tem que ser no desenho A e todas seguindo o mesmo fluxo, se é qualquer outro tipo de desenho, vai dar problema...

Exemplo de desenho de telhado que a água terá caimento ótimo em dia de chuvarada (notar que todos apontam para o mesmo lugar e um não trava o fluxo do outro):
telha-francesa15.jpg


Exemplo de telhado que vai inundar a tua casa (pode ter a melhor calha ali, ela vai transbordar em dia de chuvarada e a água vai para algum lugar, será o teu forro), não sei quem foi o sem noção que inventou telhado em V, até em dia de vendaval aquele negócio ali vira um "freio" para o vento e tem grandes chances de destelhar:
DSC_10_compacta.jpg


Outro no mesmo estilo mais comum:
telhado-reformado-campo-belo-sete-aguas-3.jpeg


Também um exemplo ai de algo moderno que só serve para atrapalhar, a tal casa sem telhado...mesmo com impermeabilização ótima e uma calha em cada canto ali, a água acumula em dia de chuvarada e vai ter que ir pra algum lugar...
casa-sem-telhado-8.jpg


Melhor ter telhado assim do que esses tipos acima
chale_fundos_.jpg
 
Ah e outra dica é, caso compre casa ao invés de apartamentos, veja como são as calhas e o desenho das telhas...os maiores problemas de infiltração são em calhas, se a casa é daquelas que duas telhas se encontram num lugar e fazem um V ou L no desenho, chances enormes de dar problemas ali (pode não dar nos primeiros anos, mas espera uns 10 anos pra ver...ainda mais que galera compra casa esperando morar uns 30 anos em média)....pra mim telha tem que ser no desenho A e todas seguindo o mesmo fluxo, se é qualquer outro tipo de desenho, vai dar problema...

Exemplo de desenho de telhado que a água terá caimento ótimo em dia de chuvarada (notar que todos apontam para o mesmo lugar e um não trava o fluxo do outro):

DSC_10_compacta.jpg


A primeira coisa q me vem em mente é bater um vento e levantar tudo, pessoal deve ter fumado um bocado pra fazer um projeto desse.

casa-sem-telhado-8.jpg


Vizinho aqui de casa tem uma casa de laje ( sem nada por cima ), recentemente colocou telha, creio que tenha dado vazamento. mesmo impermeabilizando e colocando calha, corre o risco de infiltração ?
 
Aproveitando o gancho sobre aquisição de imoveis: espero um dia conseguir comprar nem que seja um conjugado - a duvida é: alem de todas essas dicas citadas, é bom ter um Advogado de confiança para analisar toda a papelada e burocracia de todo esse processo de aquisição ?
 
.contabil. disse:
Vizinho aqui de casa tem uma casa de laje ( sem nada por cima ), recentemente colocou telha, creio que tenha dado vazamento. mesmo impermeabilizando e colocando calha, corre o risco de infiltração ?

Grandes chances de dar com o tempo (vai ficar tranquilo por alguns anos se for bem feito)...claro, depende do fluxo de água e até da direção da chuva...tipo, uma chuva normal não vai dar nada, numa chuvarada tem grandes chances....eu mesmo raramente ouvia falar de infiltração em casas de parentes meus (mesmo da minha avó com 30+ anos de idade a casa), no máximo destelhava por causa de ventania (já que as telhas eram mais frágeis ou aquelas de barro individual, não tinha essas de lâminas com isopor atual), mas infiltração mesmo nunca acontecia porque nem existiam calhas nessas casas, chovia e caia água direto no pátio...já em apartamentos e casas novas compradas na planta, é raro eu não escutar alguém reclamando de infiltração (dai a regra de se for comprar algo no último andar, tem que ver numa chuvarada se não tem infiltração)...prédios estão fazendo caimento da telha direto nele mesmo hoje em dia (não sei se é legislação isso de não poder mais colocar telha caindo direto para a rua ou "porque fica bonito")...

XjN6L3oIqREG7Rn8YHOBicHOxYU2wxjBJmSw_uo3KaydRvlTYO3ovL5cpuDpk9IgB7mzrIjmQl6WkvbttGJ5zc6_k4KdeWDNbhfXKTpt_rOW6923uvmgW9O17Ci4P1DmaMYBKvijXVpj0WZyg4fnD6x8Oka7zTbz4_KFU6-Ov-R1kpdOrnTEiBOzl2M4jLZuSsT08HZ3GCZb


10-360x276.jpg


Ai dá uma chuvarada, aquilo ali vira uma poça de água (já que a vazão da calha não dá conta do fluxo de água) e fica acima da altura da telha, ai ela vai passar pela parte de baixo de telha e consequentemente cair no forro da casa....nem se colocar um desses na parte de baixo (ironicamente se chama passarinheiro para evitar entrada de bichos) irá segurar a água...

passarinheira_protecao_placa_fechada_telha_fibrocimento_amian_1567113937_25c1_300x300.png


A telha foi feita para a água escorrer, mas no momento que a água começa a subir nela (pois não deu conta do fluxo de água ou entupiu uma caída da calha), muda completamente a coisa...fora que nunca ouvi falar de alguém fazendo impermeabilização na parte de baixo da telha (colocar cola ali entre a parte branca e a telha), se precisar fazer, nunca use silicone, use uma cola veda-calha que aguenta mais o tranco...

Fora que esses lugares, se tiver árvore por perto, tem que sempre serem limpos para desentupir a calha, pois as folhas caem e novamente vão para algum lugar na chuva, que entope, e dai novamente volta a transbordar...

Se puder evitar ou escolher, nunca optaria por uma laje ou as telhas dos exemplos que dei...usa a telha clássica em A que sempre funcionou

Aproveitando o gancho sobre aquisição de imoveis: espero um dia conseguir comprar nem que seja um conjugado - a duvida é: alem de todas essas dicas citadas, é bom ter um Advogado de confiança para analisar toda a papelada e burocracia de todo esse processo de aquisição ?

Depende da imobiliária, aqui na minha região tem imobiliárias com mais de 40 anos de mercado, raramente vão se queimar por causa de algum imóvel...pode dar mais problema mesmo na questão de planta e não entregarem, não cumprirem prazo ou literalmente nunca entregarem o imóvel e tu ter que recorrer na justiça...mas isso é indiferente do que está escrito em contrato...

Agora se for direto com proprietário, caso não manje de contrato (tipo, tem que procurar no google o que é outorgante e outorgado) ai é bom ter advogado...
 
Aproveitando o gancho sobre aquisição de imoveis: espero um dia conseguir comprar nem que seja um conjugado - a duvida é: alem de todas essas dicas citadas, é bom ter um Advogado de confiança para analisar toda a papelada e burocracia de todo esse processo de aquisição ?

Se o vendedor usar alguma imobiliária, o corretor deve ver essas paradas, mas mesmo assim é importante você estar ciente do que precisa e ver (e ter também!) todos esses documentos. Mas de uma olhada na internet que tem listas de documentos que você precisa para ficar mais tranquilo. Tem documentos que você vai precisar do imóvel e outros dos vendedores - quitação de iptu, certidão de matrícula, certidões negativas de todos cartórios possíveis e imagináveis, certidão negativa da receita/INSS, de débitos, da justica, federal, estadual... Melhor pegar listas por aí com os links e trâmites certinho. Mesmo depois da compra, guarde TODOS esses documentos e certidões junto com a escritura e a matrícula atualizada em seu nome, por prazo indeterminado - sério, faça um dossiê e guarde com você.

E tem que ter esses documentos de TODOS os proprietários e cônjuges (não se esqueça dos cônjuges). Se o proprietário for solteiro, vê de pegar uma declaração de que o mesmo não possui união estável

Ah..... Se não souber o que está fazendo, fuja de imovel em inventário, partilha, com trocentos donos, leilão. Quanto menos gente envolvida melhor (o ideal é imóvel com um dono ou um casal, coisa mais de boa). Análise a matrícula muito bem para ver todo o histórico, se a pessoa de fato é dona da integralidade do imóvel, se não tem ação ou penhora.... A maioria das matrículas é super fácil de ler, mas tem alguns imóveis que rodaram tanto, desmembrou, unificou, passou por inventário, que só fazendo um fluxograma a parte para entender o que está acontecendo.


Quando peguei minha casa eu financiei um pedaço, aí quem teve que ver tudo isso foi o banco, eu só avisava o vendedor que o banco precisava do documento X e ele corria atras. Foi bem tranquilo nesse sentido. Acho que mesmo se eu tivesse a grana cheia para comprar, se fosse meu primeiro imovel eu iria financiar uma parte para ter toda essa análise documental e também não me descapitalizar por completo


Por último e mais importante: NÃO FAÇA CONTRATO DE GAVETA (particular). É escritura e registro na matrícula (precisa desses dois documentos, de cartórios diferentes). Quem não registra não é dono
 
Se o vendedor usar alguma imobiliária, o corretor deve ver essas paradas, mas mesmo assim é importante você estar ciente do que precisa e ver (e ter também!) todos esses documentos. Mas de uma olhada na internet que tem listas de documentos que você precisa para ficar mais tranquilo. Tem documentos que você vai precisar do imóvel e outros dos vendedores - quitação de iptu, certidão de matrícula, certidões negativas de todos cartórios possíveis e imagináveis, certidão negativa da receita/INSS, de débitos, da justica, federal, estadual... Melhor pegar listas por aí com os links e trâmites certinho. Mesmo depois da compra, guarde TODOS esses documentos e certidões junto com a escritura e a matrícula atualizada em seu nome, por prazo indeterminado - sério, faça um dossiê e guarde com você.

E tem que ter esses documentos de TODOS os proprietários e cônjuges (não se esqueça dos cônjuges). Se o proprietário for solteiro, vê de pegar uma declaração de que o mesmo não possui união estável

Ah..... Se não souber o que está fazendo, fuja de imovel em inventário, partilha, com trocentos donos, leilão. Quanto menos gente envolvida melhor (o ideal é imóvel com um dono ou um casal, coisa mais de boa). Análise a matrícula muito bem para ver todo o histórico, se a pessoa de fato é dona da integralidade do imóvel, se não tem ação ou penhora.... A maioria das matrículas é super fácil de ler, mas tem alguns imóveis que rodaram tanto, desmembrou, unificou, passou por inventário, que só fazendo um fluxograma a parte para entender o que está acontecendo.


Quando peguei minha casa eu financiei um pedaço, aí quem teve que ver tudo isso foi o banco, eu só avisava o vendedor que o banco precisava do documento X e ele corria atras. Foi bem tranquilo nesse sentido. Acho que mesmo se eu tivesse a grana cheia para comprar, se fosse meu primeiro imovel eu iria financiar uma parte para ter toda essa análise documental e também não me descapitalizar por completo


Por último e mais importante: NÃO FAÇA CONTRATO DE GAVETA (particular). É escritura e registro na matrícula (precisa desses dois documentos, de cartórios diferentes). Quem não registra não é dono
Muito obrigado pelas dicas: como não tenho experiencia nesse setor, certamente na epoca alem da pesquisa propria, irei contratar um Advogado perito nesse ramo - qualquer vacilo, é uma dor de cabeça sem limites pelo visto
 
Muito obrigado pelas dicas: como não tenho experiencia nesse setor, certamente na epoca alem da pesquisa propria, irei contratar um Advogado perito nesse ramo - qualquer vacilo, é uma dor de cabeça sem limites pelo visto
Contrate um engenheiro civil. Ele não vai conseguir ver todos os erros, mas vai ver os principais pra tu não ter dor de cabeça.

Não adianta contratar um recem formado, baratissimo,,, precisa de um experiente, e pague ele corretamente... nem tão absurdo nem como mendigo
 
Queria ter lido o post do @Deamon antes.

Além disso tudo, algo que talvez tenha passado desapercebido: hoje eu realmente procuraria um imóvel antigo, que foi construído para MORAR (e provisionaria os recursos para reformas/ajustes/vistoria mais profunda).

No geral, nestes imóveis novos, a lógica é o lucro/giro mais rápido possível, por isso os materiais são de péssima qualidade (um leigo geralmente não consegue identificar e quando tu tá naquela intenção de comprar acaba ignorando totalmente esse tipo de coisa) e o acabamento da obra em si geralmente é péssimo, é tudo meio maquiado pra te deslumbrar enquanto tá olhando.
 
Queria ter lido o post do @Deamon antes.

Além disso tudo, algo que talvez tenha passado desapercebido: hoje eu realmente procuraria um imóvel antigo, que foi construído para MORAR (e provisionaria os recursos para reformas/ajustes/vistoria mais profunda).

No geral, nestes imóveis novos, a lógica é o lucro/giro mais rápido possível, por isso os materiais são de péssima qualidade (um leigo geralmente não consegue identificar e quando tu tá naquela intenção de comprar acaba ignorando totalmente esse tipo de coisa) e o acabamento da obra em si geralmente é péssimo, é tudo meio maquiado pra te deslumbrar enquanto tá olhando.
depende, casas antigas (decada de 80 pra trás também são bem merda), tudo depende de quem construiu e da grana/vontade/conhecimento que tinha pra fazer na época mesmo que tenha sido casa feita por uma familia mesmo que comprou lá o terreno e construiu
 
Ótimo tópico.
 
Muito obrigado pelas dicas: como não tenho experiencia nesse setor, certamente na epoca alem da pesquisa propria, irei contratar um Advogado perito nesse ramo - qualquer vacilo, é uma dor de cabeça sem limites pelo visto

Faça isso, o advogado da imobiliária vai defender a situação da imobiliária, não a sua. Pelo menos uma consulta com o adv na hora de resolver a documentação.
 
quanto custa seguro de casa e carro?
Seguro de casa é muito barato, tem os simples na casa dos 15-20 reais ao mês que além das coberturas básicas como explosão, incendio e etc ainda contam com assistências como Chaveiro, eletricista, etc...não sei como todo mundo não tem, vale muito a pena! Ano passado mesmo acionei o chaveiro pra trocar 2 fechaduras que estavam ruins e então já sai no lucro.
 
Apenas reforçando:

1º Localização.
Fuja de locais que sejam em locais baixos, que fiquem abaixo do nível da rua e não tenham local que escoe a vazão d'agua, local baixo com encontro de de uma ou mais ruas, perto de córregos, morros que foram mexidos ou que tenham construções acima que realizaram alterações nesse morro. Fuja de locais que tenha perto contrções que fazem barulho.

2º Estrutura.
Fuja de imóveis que sejam perto de ruas movimentadas, que tenham infiltração, trincas nas paredes e/ou lajes, que passem veículos pesados a todo instante, que tenham telhados ou lajes que sejam feitos de qualquer jeito (as fotos dos exemplos acima ilustram bem), colunas de sustentação estufadas (geralmente erram feio ao fazerem colunas com o ferro na borda, sendo coberto por uns 2~3 cm de concreto, e com o tempo, a umidade penetra ali e enferruja o ferro, o mesmo estrutura e a mesma trinca, sempre a armação de ferro tem que ficar no meio da coluna/caixaria, nunca nas bordas), portas e janelas com dificuldade de abrir (paredes tortas ou com problemas estruturais), trincas no piso... Verifique se nas portas e janelas (ou em qualquer outra coisa que tenha madeira) não tem cupins. Verifique se o telhado ou laje não está afundando... Veja se as paredes não estão descancado...

3º Estrutura elétrica e hidráulica
Leve sempre um teste (ou multímetro, um de 20~30 conto serve), lanterna e uma chave para inspecionar caixinhas e quadros de distribuição. Já vi casas, onde no lugar do conduíte, tem mangueira de jardim nas paredes e no forro/laje, chegam canos de água com os fios dentro. Procure por isolação com poucas voltas (já vi isolação em jardim, onde o fio tinha duas voltas de fita, e o conduíte era para locais internos e cheio de água, e claro, o fase estava preto e ali ocorria fator joule, com uma bela fuga de energia, danificando todo o circuito), emendas nos fios mau feitas e com pouca isolação, disjuntores bagunçados ou com pouca capacidade, bitola dos fios fora das normas, fios fora das normas, tomadas com os fios sem estarem conectados nos seus respectivos bornes, mas a tomada estava no lugar, caixinhas de luz sem as "orelhas" para prenderem tomadas, conduítes com pedras dentro, ou muito fino, capacidade do quadro de força insuficiente, capacidade do padrão ser insuficiente... Verifique se o padrão está rodando mesmo sem consumo (pode ser problema em alguma parte), disjuntor desarmando, luz que fica "acessa" (ao desligar, ela fica acessa, mas mais fraca) depois de tomar um banho quente no banheiro ou em outro cômodo, ou que demora para apagar... São sinais de problemas na instalação. Verificar aterramento (fuja de instalações que aterram chuveiro elétrico ao terra do poste da companhia de energia = poste da rua), verifique se as tomadas são de 2 ou 3 pinos (mostram que teve ou não atualizações na instalação). Se os conduítes possibilitam melhorias na instalação (mais cabos ou de maior diâmetro) futuramente, sem ter que quebrar a casa inteira...
Já na parte hidráulica, fuja de tubulações de metal que tenham décadas de uso (pode estar com corrosões em vários pontos prestes a quebrarem), se existe coleta de esgoto ou fossa séptica (tem sistemas de fossa séptica que usam microrganismos), se as paredes ou azulejos aparentam estarem com manchas, ou frios em dias quentes, medidor de água girando sozinho sem consumo, se tem caixa d'agua de fibra ou de amianto, se o volume da caixa d'agua aguente suprir suas necessidades uns 2~4 dias (isso é bom, em regiões que tem problemas de abastecimento, como no litoral em época de verão), se usa caixa acoplada ou válvula hidra nos banheiros, se as torneiras estão pingando, se a tubulação das torneiras estão pingando ou escorrendo água...

Procure casas que vão propicirar o mínimo de esforço para morar.
Mas se o foco for comprar pra reformar, foque na parte estrutura, que precisa estar em boas condições, o resto com certeza, terá que mexer.

Boa sorte ai na procura ;)
 
Seguro de casa é muito barato, tem os simples na casa dos 15-20 reais ao mês que além das coberturas básicas como explosão, incendio e etc ainda contam com assistências como Chaveiro, eletricista, etc...não sei como todo mundo não tem, vale muito a pena! Ano passado mesmo acionei o chaveiro pra trocar 2 fechaduras que estavam ruins e então já sai no lucro.

Troca fechadura em outras ocasiões? Exemplo, caso eu queira instalar uma fechadura nova, o seguro cobre?
 
Troca fechadura em outras ocasiões? Exemplo, caso eu queira instalar uma fechadura nova, o seguro cobre?
Imagino que sim pois dizem que os eletricistas podem vir até para trocar o chuveiro kkkkk
 
O ideal é contratar um perito avaliador de imóveis
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Excelentes dicas foram compartilhadas aqui! Gostaria de acrescentar um ponto crucial na compra de imóveis que ainda não foi mencionado: a importância de contratar um perito avaliador de imóveis. Esse profissional não apenas avalia o valor de mercado do imóvel de forma objetiva e técnica, mas também pode oferecer uma visão aprofundada sobre aspectos muitas vezes negligenciados durante uma inspeção comum.

Por exemplo, um perito avaliador pode ajudar a identificar problemas estruturais que não são visíveis para leigos, como falhas na fundação ou problemas na estrutura do telhado que podem comprometer a segurança e o valor do imóvel a longo prazo. Além disso, eles estão equipados para analisar a conformidade do imóvel com as normas e regulamentações locais, o que é essencial para evitar problemas legais futuros.

Incluir a avaliação profissional no processo de compra não apenas proporciona tranquilidade, mas também fortalece sua posição de negociação, assegurando que você pague um preço justo pelo imóvel. Portanto, considerar o investimento em um perito avaliador de imóveis pode ser um diferencial significativo, evitando surpresas desagradáveis e custos adicionais após a compra.

Se a pessoa tem conhecimento pra isso, pagar alguém pra fazer o que ela mesmo pode, não seria algo inteligente!
Ou se ela tem alguém de confiança, que possa fazer isso é válido.

Mas se a pessoa não souber a diferença entre 110v pra 220v, não sabe o que é um quadro de distribuição, um disjuntos, o que eu é impermeabilização, laje, forro, telhado... Não sabe a diferença pra um parafuso philips e torx, e não conhecer ninguém de confiança que possa orientar ela, então, ai sim, seria interessante cogitar gastar com um perito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo