Compra e venda de Casemod, Gabinetes especiais, etc... Pesquisa de opinião.

Fernandomoreiraa

Prime Сasual Dating - Legitimate Girls
Banido
Boa noite pessoal!

Quero saber a opinião de vocês sobre compra e venda de Casemods, gabinetes feitos "sob medida", peças exclusivas...
Você compraria? Já vendeu? Conhece alguém que trabalha com isso?

Sou estudante de design de produtos e já faz um tempo (antes de estudar) que eu gosto de fazer meus gabinetes, FAZER mesmo, do zero kk. São peças com um estilo bem diferente do padrão, bem "fora da caixinha". Com isso venho pensando na hipótese de comercializar algum dia.

Sou novo no fórum, não mandei nenhum projeto ainda mas pretendo logo logo.

Vamos conversar a respeito.
 
Opa, eu sou projetista de produto, trabalho a 12 anos com caldeiraria e usinagem eu outros processos de fabricação. Já desenvolvi alguns projetos de cases, mas o único que saiu do 3D foi um Suporte para VGA Vertical.
O que acontece é que para se fabricar um gabinete mais complexo você precisa desenvolver ferramentas especificas, usando as ferramentas convencionais, ou seja, que qualquer metalmecânica vai ter você fica muito limitado no design e soluções. Com o volume baixo, o preço sobe e fica um case rustico com o preço alto.
Para desenvolver as ferramentas você precisa de um volume muito grande para compensar.
Outra coisa é o mercado, eu estou tendo muita dor de cabeça com o Suporte que estou vendendo, o cliente compra sem saber o que é e detona o seu produto, devolve todo estragado, é muito complicado.
Eu e o @LeandroJVarini estamos desenvolvendo uma solução para as plataformas ITX e m-ATX, mas como eu estou cheio de projetos agora, então ta meio devagar.
 
Opa, eu sou projetista de produto, trabalho a 12 anos com caldeiraria e usinagem eu outros processos de fabricação. Já desenvolvi alguns projetos de cases, mas o único que saiu do 3D foi um Suporte para VGA Vertical.
O que acontece é que para se fabricar um gabinete mais complexo você precisa desenvolver ferramentas especificas, usando as ferramentas convencionais, ou seja, que qualquer metalmecânica vai ter você fica muito limitado no design e soluções. Com o volume baixo, o preço sobe e fica um case rustico com o preço alto.
Para desenvolver as ferramentas você precisa de um volume muito grande para compensar.
Outra coisa é o mercado, eu estou tendo muita dor de cabeça com o Suporte que estou vendendo, o cliente compra sem saber o que é e detona o seu produto, devolve todo estragado, é muito complicado.
Eu e o @LeandroJVarini estamos desenvolvendo uma solução para as plataformas ITX e m-ATX, mas como eu estou cheio de projetos agora, então ta meio devagar.

Muito bacana isso, uma pergunta, como vc chegou nesta área ? "projetista de produto" ? Acho legal, sou casemoder patrocinado pela Cougar e estou aprimorando minhas habilidades básicas com modelagem 3D especificamente para projetar meus mods, porem no momento são mods feito em cima de modelos de Gabinetes que são laçamentos da Cougar e não do zero.
 
Opa, foi meio por acaso, eu sou formado em Mecânica Industrial nível Técnico no Senai em 2005 ( faz tempo bagari) e em 2007 eu tive a oportunidade de subir para engenharia da empresa que eu trabalhava como Técnico de montagem. Aprendi muito nesta empresa e estou na área deste de então, já desenvolvi Raios-X de bagagem, Mamografias, duas vezes, Raios-X fixo o famoso para tirar chapa, esse produto eu já fiz 4 diferentes, tanto é que a chance de você usar o equipamento que tem minhas mãos é bem grande. Também fiz equipamento de Angiografia e Arco Cirúrgico para ortopedia. Já fiz equipamento para fisioterapia, duas vezes e por ae vai. Comecei a fazer Engenharia Mecânica, mas eu tive que trancar o curso.
 
Opa, eu sou projetista de produto, trabalho a 12 anos com caldeiraria e usinagem eu outros processos de fabricação. Já desenvolvi alguns projetos de cases, mas o único que saiu do 3D foi um Suporte para VGA Vertical.
O que acontece é que para se fabricar um gabinete mais complexo você precisa desenvolver ferramentas especificas, usando as ferramentas convencionais, ou seja, que qualquer metalmecânica vai ter você fica muito limitado no design e soluções. Com o volume baixo, o preço sobe e fica um case rustico com o preço alto.
Para desenvolver as ferramentas você precisa de um volume muito grande para compensar.
Outra coisa é o mercado, eu estou tendo muita dor de cabeça com o Suporte que estou vendendo, o cliente compra sem saber o que é e detona o seu produto, devolve todo estragado, é muito complicado.
Eu e o @LeandroJVarini estamos desenvolvendo uma solução para as plataformas ITX e m-ATX, mas como eu estou cheio de projetos agora, então ta meio devagar.

Boa noite,

Muito bom, gostei muito da sua opinião!!
Nunca parei para pensar nessa questão da "falta" de ferramentas para desenvolver um produto, em ter que desenvolver uma ferramenta especifica para produzir alguma peça... Talvez seja por conta do trabalho que eu desenvolvo no momento, gosto de trabalhar com madeira, MDF, chapas de alumínio e acrílico, e, ainda não fiz nada tão complexo que exigisse alguma ferramenta muito especifica. Enfim, ainda estou engatinhando nessa área, não passa de um hobby.

Sobre essa questão do mercado, da falta de conhecimento ou até mesmo ignorância dos usuários do produto, isso eu já pensei muito. As vezes eu faço uma peça para um uso especifico, exemplo: o local de fixação da placa mãe, nunca fiz uma peça dessa que possa receber outros padrões de placas além da utilizada por mim no momento. Já aconteceu de uma pessoal se interessar por algum gabinete meu e eu não vender na hora, eu sempre peço que compre ou traga suas peças e eu monto de acordo, ficando assim limitado aquilo, e a pessoal sempre precisa me procurar quando quer fazer alguma atualização nas peças... Isso demanda tempo e paciência.
São muitas questões para se pensar e estudar!

Você comercializa seu produto por onde? Quero conhecer.

Muito obrigado!
 
Eu compraria/contrataria, mas como tenho orçamento limitado o preço poderia ser um obstáculo.
Tenho uma ideia do que quero mas como tenho dificuldade em projetar, seria ótimo se tivesse uma empresa/profissional que eu pudesse passar a ideia e ele(a) com a visão técnica criasse um projeto viável e dependendo do preço também executasse o serviço.

Acredito que há mercado para projetista, o que talvez seja melhor para o profissional pois não teria que se preocupar em executar o projeto o que poderia encarecer o produto final, assim o cliente com o projeto em mãos poderia barganhar as peças o que ficaria mais barato e todos ganhariam.
 
Eu vou abrir um tópico mais para frente chamado ITX LAB, pretendo compartilhar a minha experiencia e apresentar os projetos que eu e o meu consultor @LeandroJVarini estamos conversando. Desta forma todo mundo que se interessar pode dar sua ideias e ou talvez mostrar interesse na compra de um dos modelos. Infelizmente isso vai demorar um pouco, estou trabalhando em 3 projetos atualmente e to totalmente sem tempo, até nos FDS.
 
Uma das coisas que mais conversamos eu e o @Rilkeis é justamente a questão de ferramental, o projeto que estamos estudando é um open case, o que será de fácil fabricação no processo fabril que o mesmo tem acesso, case fechados iguais vemos em comunidades gringas como smallformfactor ou chiphell é muito custoso, devido o fato de ter que desenvolver ferramental para fazer um case fechado.
 
Eu compraria/contrataria, mas como tenho orçamento limitado o preço poderia ser um obstáculo.
Tenho uma ideia do que quero mas como tenho dificuldade em projetar, seria ótimo se tivesse uma empresa/profissional que eu pudesse passar a ideia e ele(a) com a visão técnica criasse um projeto viável e dependendo do preço também executasse o serviço.

Acredito que há mercado para projetista, o que talvez seja melhor para o profissional pois não teria que se preocupar em executar o projeto o que poderia encarecer o produto final, assim o cliente com o projeto em mãos poderia barganhar as peças o que ficaria mais barato e todos ganhariam.
Bacana!! Já fiz alguns trabalhos dessa forma! Quem sabe um dia não desenvolvemos algo dessa forma...
 
Bacana!! Já fiz alguns trabalhos dessa forma! Quem sabe um dia não desenvolvemos algo dessa forma...

Olha podemos conversar, estou com uma ideia na cabeça que estou doido para executar, apesar de ser coisa simples não tenho criatividade e nem saco para ficar bolando o projeto, se te interessar me chama no inbox que te passo a ideia e você me passa o custo do seu trabalho, quem sabe não chegamos a um negócio?
 
que material(materiais) você estava pensando em utilizar?

qual o custo médio para produzir um gabinete?

----------
sempre gostei da ideia de gabinetes personalizados, ou feitos do zero ou modificados ao extremo
e fico pensando porque nao vemos isso no brasil, o pessoal paga 1500 reais num gabinete que é mais plástico que outra coisa, sera que pagariam R$ 1500 num gabinete feito sob medida?

penso que a falta de "grife" talvez dificulte a venda? pois me parece que para a maioria dos produtos a marca é mais importante que a qualidade ou funcionalidade....

nem ao menos gabinetes feitos de aluminio estrutural se popularizaram por aqui, e com o mesmo valor de um gabinete com chapa de papel que custa por volta de $400 a 500 da para fazer um gabinete com qualidade superior em estrutual, e mais que tudo de forma individualizada/específica ao uso e gosto da pessoa. Nunca vi um destes feito do zero em nenhum forum brasileiro?!
 
O grande problema que enfrentamos no brasil são que as empresas geralmente não tem o ferramental pois varias partes para corte em estamparia seja no alumínio ou no aço precisa de molde e ferramental para aquela peça especifica ou seja para empresa investir em uma ferramenta que dificilmente usará em outra coisa eles jogam o preço na altura ou declinam o trabalho logo de cara, o custo alto na produção de case artesanais afastam quem desenvolve e afastam possíveis empresa que poderiam querer investir em algo diferente no seu portfólio de produto.

Trabalhei em uma empresa que fabricava brinquedos as vezes o custo de desenvolver uma peça para molde de brinquedo custava o lucro de 8 meses que aquele brinquedo iria dar, não é uma base ideal, mas da para ter ideia que as vezes o ferramental é que desanima quem quer produzir case artesanal.
 
que material(materiais) você estava pensando em utilizar?

qual o custo médio para produzir um gabinete?

----------
sempre gostei da ideia de gabinetes personalizados, ou feitos do zero ou modificados ao extremo
e fico pensando porque nao vemos isso no brasil, o pessoal paga 1500 reais num gabinete que é mais plástico que outra coisa, sera que pagariam R$ 1500 num gabinete feito sob medida?

penso que a falta de "grife" talvez dificulte a venda? pois me parece que para a maioria dos produtos a marca é mais importante que a qualidade ou funcionalidade....

nem ao menos gabinetes feitos de aluminio estrutural se popularizaram por aqui, e com o mesmo valor de um gabinete com chapa de papel que custa por volta de $400 a 500 da para fazer um gabinete com qualidade superior em estrutual, e mais que tudo de forma individualizada/específica ao uso e gosto da pessoa. Nunca vi um destes feito do zero em nenhum forum brasileiro?!

Minha ideia se isso for para frente é justamente trabalhar com o alumínio em grande parte dos projetos. Acrílico e vidro também são matérias que estou estudando a respeito. E claro, já sou bem familiarizado com madeira, mas é um tipo de material bem diferente para se usar em um projeto desse tipo né, não sei se seria bem aceito...

Super concordo com essa questão das marcas, nosso mercado tem muito disso, o pessoal é muito ligado a nomes "famosos", ao que o "youtuber famosinho" "usa" e faz propagada, dai muitos produtos vão ficando de lado. Acho também que isso é algo que possa ser trabalhado e mudado com o tempo...

Em relação a custos, não tenho uma base ainda, sei que para desenvolver um trabalho desse tipo é necessário muito tempo de pesquisa e cotação de preços, inclusive estou entrando em um modulo do meu curso que trata justamente sobre esse assunto. Meu ultimo gabinete, que se o tempo me permitir, vou refazer corrigindo algumas imperfeições e documentar tudo aqui no fórum me custou em torno de uns 150 reais em material, foi feito em grande parte de MDF. Ele é bem exótico, bem fora da caixnha mesmo, exigiu bastante tempo e paciência coisas que ainda não sei contabilizar.

Fica de olho no fórum, logo mais vou me dedicar um tempo postando esse projeto que comentei anteriormente.

Obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O grande problema que enfrentamos no brasil são que as empresas geralmente não tem o ferramental pois varias partes para corte em estamparia seja no alumínio ou no aço precisa de molde e ferramental para aquela peça especifica ou seja para empresa investir em uma ferramenta que dificilmente usará em outra coisa eles jogam o preço na altura ou declinam o trabalho logo de cara, o custo alto na produção de case artesanais afastam quem desenvolve e afastam possíveis empresa que poderiam querer investir em algo diferente no seu portfólio de produto.

Trabalhei em uma empresa que fabricava brinquedos as vezes o custo de desenvolver uma peça para molde de brinquedo custava o lucro de 8 meses que aquele brinquedo iria dar, não é uma base ideal, mas da para ter ideia que as vezes o ferramental é que desanima quem quer produzir case artesanal.

Realmente, essa questão do ferramental corta a vontade de trabalhar com isso as vezes.
 
Compraria algo como os Mountain Mods Ascencion que infelizmente tem um custo de importação inviavel, porem se fosse fabricação nacional seria mais acessível
 
Compraria algo como os Mountain Mods Ascencion que infelizmente tem um custo de importação inviavel, porem se fosse fabricação nacional seria mais acessível
Esses cases da MM são um bom exemplo de como fazer um case se precisar de ferramentas especiais, o ruim é que pouquíssima gente custe este estilo mais "rustico"
 
eu estou louco pra dar um jeito de fazer um "gabinete" no estilo motif monument ou hydra mini. Posso pedir pro meu pai fazer algo em MDF, mas eu queria mesmo em metal. Já pensei que poderia ser feito com aqueles perfis de alumínio... Mas eu não tenho ferramenta nenhuma, tenho que ver com que fazer. Nem sei quem eu deveria procurar primeiro, o nome do profissional. O engraçado é que perto de onde eu to morando até que tem umas empresas que parece que fazem estrutura metálicas. vou ver de tirar dúvida casualmente com um quando sair do trabalho.
 
eu estou louco pra dar um jeito de fazer um "gabinete" no estilo motif monument ou hydra mini. Posso pedir pro meu pai fazer algo em MDF, mas eu queria mesmo em metal. Já pensei que poderia ser feito com aqueles perfis de alumínio... Mas eu não tenho ferramenta nenhuma, tenho que ver com que fazer. Nem sei quem eu deveria procurar primeiro, o nome do profissional. O engraçado é que perto de onde eu to morando até que tem umas empresas que parece que fazem estrutura metálicas. vou ver de tirar dúvida casualmente com um quando sair do trabalho.
Eu tenho um projeto no estilho Hydra mini pronto, só falta jogar para o 2D e fazer orçamento, vai ser feito em Chapa de Alumino de 3mm de espessura e pintura a pó preto, devo fazer isso até o final desta semana. Aguardem.
 
Eu tenho um projeto no estilho Hydra mini pronto, só falta jogar para o 2D e fazer orçamento, vai ser feito em Chapa de Alumino de 3mm de espessura e pintura a pó preto, devo fazer isso até o final desta semana. Aguardem.
Vou estar no aguardo. Quero muito saber quanto te custou pra dar cria de um. Jogar para o 2D é planificar?
 
Última edição:
Boys estar no aguardo. Quero muito saber quanto te custou pra dar cria de um. Jogar para o 2D é planificar?
Mais ou menos, jogar no 2D é fazer o detalhamento com as cotas para dobrar e codificação para material e pintura, planificar é só para o corte laser.
 
Como não vi esse tópico antes, kkkkk.

Eu sempre quis algo tipo makerbeam. Perfil de 10mm diminui muito o volume total num projeto reduzido tipo itx, comparando com perfis v-slot 20x20 que são umas das poucas coisas q temos acesso no BR.

Eu sonho com um case de perfil fino, e placas de bambu ou madeira nobre. Bambu é resistente e bonito (pra mim), e usando perfis para a estrutura principal do chassi, e trilhos móveis como os do streacom DA2 no interior, ficaria menos difícil a fabricação...


images


images



images
 
eu estou louco pra dar um jeito de fazer um "gabinete" no estilo motif monument ou hydra mini. Posso pedir pro meu pai fazer algo em MDF, mas eu queria mesmo em metal. Já pensei que poderia ser feito com aqueles perfis de alumínio... Mas eu não tenho ferramenta nenhuma, tenho que ver com que fazer. Nem sei quem eu deveria procurar primeiro, o nome do profissional. O engraçado é que perto de onde eu to morando até que tem umas empresas que parece que fazem estrutura metálicas. vou ver de tirar dúvida casualmente com um quando sair do trabalho.
Minha primeira "cria" foi algo bem parecido com o Hydra mini, fiz em MDF mesmo, ficou até bacana na época mas ficava exposto de mais o hard, acabei deixando de usar...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como não vi esse tópico antes, kkkkk.

Eu sempre quis algo tipo makerbeam. Perfil de 10mm diminui muito o volume total num projeto reduzido tipo itx, comparando com perfis v-slot 20x20 que são umas das poucas coisas q temos acesso no BR.

Eu sonho com um case de perfil fino, e placas de bambu ou madeira nobre. Bambu é resistente e bonito (pra mim), e usando perfis para a estrutura principal do chassi, e trilhos móveis como os do streacom DA2 no interior, ficaria menos difícil a fabricação...


images


images



images
Cara nem tinha pensado nesses perfis V slot antes, vou compra para testar. Foda que só acha de 20mm mesmo, to pesquisando aqui.
Já pensei em fazer algo tipo o da primeira foto, trocar as chapas de metal por madeira, mas sei lá, tó meio focado em peças mais fora do padrão, da uma olhada na minha postagem recente "PROJETO FORA DA CAIXA".
 
Última edição:
Minha primeira "cria" foi algo bem parecido com o Hydra mini, fiz em MDF mesmo, ficou até bacana na época mas ficava exposto de mais o hard, acabei deixando de usar...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara nem tinha pensado nesses perfis V slot antes, vou compra para testar. Foda que só acha de 20mm mesmo, to pesquisando aqui.
Já pensei em fazer algo tipo o da primeira foto, trocar as chapas de metal por madeira, mas sei lá, tó meio focado em peças mais fora do padrão, da uma olhada na minha postagem recente "PROJETO FORA DA CAIXA".
O hardware exposta tava te deixando muito ansioso? eu já há tempos gosto de usar meus PCs sempre com alguma tampa removida, basicamente pra poder olhar dentro ocasionalmente. Se eu for usar o PC assim eu pretendo deixar ele em uma prateleira específica pra ele, alto na parede, relativamente difícil acesso. Não acho que correria risco, e justamente por ser todo exposto seria fácil de tirar o pó de vez em quando. A temperatura e ruído seriam basicamente o melhor possível e eu poderia admirar como a arte que é a qualquer momento, ahaahh.

Poha como eu queria que esses perfis V slot de 10mm estivessem disponíveis por ai. Me desanimei com o preço e tamanho dos que vi pra vender. Talvez se eu visse a experiencia de outros usuários com o mesmo objetivo...
 
O hardware exposta tava te deixando muito ansioso? eu já há tempos gosto de usar meus PCs sempre com alguma tampa removida, basicamente pra poder olhar dentro ocasionalmente. Se eu for usar o PC assim eu pretendo deixar ele em uma prateleira específica pra ele, alto na parede, relativamente difícil acesso. Não acho que correria risco, e justamente por ser todo exposto seria fácil de tirar o pó de vez em quando. A temperatura e ruído seriam basicamente o melhor possível e eu poderia admirar como a arte que é a qualquer momento, ahaahh.

Poha como eu queria que esses perfis V slot de 10mm estivessem disponíveis por ai. Me desanimei com o preço e tamanho dos que vi pra vender. Talvez se eu visse a experiencia de outros usuários com o mesmo objetivo...
Aqui onde eu moro tem poeira de mais e outras coisas, tem indústrias por perto, então ficando tudo exposto era difícil manter limpo, por isso acabei parando de usar dessa forma, mas eu gostava bastante. Hoje em dia também tem crianças em casa então é perigoso deixar assim.

Vou buscar esses perfis de 10mm, se eu achar alguma coisa posto a respeito.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo