Comprovei videos consome mais energia elet que jogos

Vinicius.31

Member
Registrado
Comecei a desconfiar disso em abril de 2016(ainda é né ashuhuaa)
Eu quase não tava jogando, porque o teclado tava com problema na teclas, e ai fiquei vendo videos com muita mais frenquecia e a conta aumentou bastante, uns 40 reais.
E pelo que percebi na epoca, meu irmãos e meus pais não aumentaram seu consumo, usando as coisas deles do mesmo jeito.
E nisso meu pai, achando que não tinha como videos consumir energia mais que games, chamou um eletricista e até trocou boa parte da fiação da casa.
Como fiquei intrigado, continua vendos os videos do mesmo jeito e jogando pouco
A conta não abaixou.
Nós diminuamos uso do chuveiro e ferro de passar, televisão.
Mas tudo indicava ser o que eu falei no inicio.
Então depois de tres meses voltei a jogar mesmo, com jogos parrudos, e assitindo poucos os videos. E fatura reduziu que pra mim foi bem razoável uns 17 18 reais, e note que eu jogando quase direto

Me perdõem o texto
 
Última edição:
Bom amigo, vai depender bastante da configuração, jogos, qualidade gráfica, navegador, etc.
Caso você esteja jogando algo como BF1, GTA, Witcher, etc que são jogos que puxam bastante processador e placa de video não tenha dúvidas que o consumo de energia será muito superior.
Caso esteja falando de jogos mais leves que puxam muito pouco do processador/placa de video e esteja rodando videos em alta qualidade e/ou várias streamings ao mesmo tempo isso vai puxar bastante o processador e nesse caso o consumo seria superior.
 
É como o amigo falou acima, depende do que você estava jogando e o que estava assistindo.
 
Se você assiste vídeos em 4K com frequência é normal mesmo o uso alto de CPU e GPU, e o consumo elétrico subir bastante.

Mas não se engane: terás um consumo baixo com jogos mais simples e mais antigos... roda GTA V ou BF1 aí no máximo pra ti ver tua conta subir uns 20 reais... vai usar 100% ou próximo disso de CPU e GPU.

Tudo é relativo nessa questão de consumo elétrico... até os componentes, uns são mais eficientes em termos energéticos (como os processadores Intel 6ª geração e as Nvidia série 10) do que outros e tal.
 
perai amigo, eu consigo assistir videos em 4k na boa com intel 2500... o cpu mal trabalha.. não é por isso que vai gastar tanta energia.. a questão é você mediu diretamente o consumo do PC?(com kill a watt por ex) você pensou em outras possibilidades como bugs no navegador, sistema operacional? entre outros inconvenientes? que jogos você anda jogando?

se ver vídeo gastasse tanta energia coitados dos celulares, tablets, notebooks.... eles iriam sofrer, além disso pra montar um PC só pra ver vídeo e usar a net precisaria de uma fonte muito parruda mas mesmo assim tem gente usando Wiselixo de 200w nos PCs positivos...

além disso qual é a sua bendita fonte? se não sabes uma fonte de baixa qualidade e baixa eficiência podem jogar rios de energia fora além do perigo ao PC.. e também qual é a sua configuração?
 
perai amigo, eu consigo assistir videos em 4k na boa com intel 2500... o cpu mal trabalha.. não é por isso que vai gastar tanta energia.. a questão é você mediu diretamente o consumo do PC?(com kill a watt por ex) você pensou em outras possibilidades como bugs no navegador, sistema operacional? entre outros inconvenientes? que jogos você anda jogando?

se ver vídeo gastasse tanta energia coitados dos celulares, tablets, notebooks.... eles iriam sofrer, além disso pra montar um PC só pra ver vídeo e usar a net precisaria de uma fonte muito parruda mas mesmo assim tem gente usando Wiselixo de 200w nos PCs positivos...

além disso qual é a sua bendita fonte? se não sabes uma fonte de baixa qualidade e baixa eficiência podem jogar rios de energia fora além do perigo ao PC.. e também qual é a sua configuração?

Sem placa de vídeo vc consegue ver videos em 4K??

minha fonte é uma EVGA 500W
 
Pessoal desculpe a demora. Estava viajando e acho ruim navegar nesse forum por celular ruizinho que eu tenho kk
alguns jogos, é o BF4, AC 4, GTA 5, Mortak Kombat 10
 
E leiam. Foram Vários MESES testando
 
Vc falou com base em achismos. Teria que ser feitos vários testes pra poder comprovar sua teoria.
 
Reconheço que o titulo não ficou muito adequado ou certo
É pq vc usou a palavra "Comprovei". Aí li o que vc escreveu não não concordei. Mas de boa. Seria interessante ver o real consumo de um pc vendo vídeos. Deve haver algum consumo a mais sim, mas não dá pra ter ideia de quanto.
 
Reconheço que o titulo não ficou muito adequado ou certo
É pq vc usou a palavra "Comprovei". Aí li o que vc escreveu não não concordei. Mas de boa. Seria interessante ver o real consumo de um pc vendo vídeos. Deve haver algum consumo a mais sim, mas não dá pra ter ideia de quanto.
 
É pq vc usou a palavra "Comprovei". Aí li o que vc escreveu não não concordei. Mas de boa. Seria interessante ver o real consumo de um pc vendo vídeos. Deve haver algum consumo a mais sim, mas não dá pra ter ideia de quanto.
 

É pq vc usou a palavra "Comprovei". Aí li o que vc escreveu não não concordei. Mas de boa. Seria interessante ver o real consumo de um pc vendo vídeos. Deve haver algum consumo a mais sim, mas não dá pra ter ideia de quanto.

Mas pra ver consumo mesmo, precisa utilizar multimetro só assim né
 
Mas pra ver consumo mesmo, precisa utilizar multimetro só assim né
Só acho que não é boa ideia usar um multímetro:idosay:. Você teria que medir a corrente de entrada, e corrente não se faz medição em paralelo, então você ia ter que dar um jeito (gabiarra) pra passar a corrente de entrada pelo multímetro, pra assim saber a corrente e multiplicar pela tensão de entrada e saber a potência. Se eu estiver errado alguém me corrija. O melhor era você ter um equipamento que vai na tomada e você conecta o seu pc nele, não lembro o nome, mas o google deve descobrir.
 
Só acho que não é boa ideia usar um multímetro:idosay:. Você teria que medir a corrente de entrada, e corrente não se faz medição em paralelo, então você ia ter que dar um jeito (gabiarra) pra passar a corrente de entrada pelo multímetro, pra assim saber a corrente e multiplicar pela tensão de entrada e saber a potência. Se eu estiver errado alguém me corrija. O melhor era você ter um equipamento que vai na tomada e você conecta o seu pc nele, não lembro o nome, mas o google deve descobrir.
O ideal e mais prático é usar um aparelhinho "Kill a Watt" entre o cabo de energia do PC e a tomada, se está for 110V (não tenho conhecimento de algum Kill a Watt 220V).

Aqui mesmo queria comprar um certa vez para ver o meu consumo do PC com exatidão, para ver o que economiza mais energia, mas como aqui é 220V, teria que usar um transformador forte para o PC e tal, então desisti.

Mas se sua casa é 110~127V e quiser uma medição correta em tempo real do consumo da máquina, compre um kill a watt. No Mercado livre tem, é bem baratinho e confiável.
 
O ideal e mais prático é usar um aparelhinho "Kill a Watt" entre o cabo de energia do PC e a tomada, se está for 110V (não tenho conhecimento de algum Kill a Watt 220V).

Aqui mesmo queria comprar um certa vez para ver o meu consumo do PC com exatidão, para ver o que economiza mais energia, mas como aqui é 220V, teria que usar um transformador forte para o PC e tal, então desisti.

Mas se sua casa é 110~127V e quiser uma medição correta em tempo real do consumo da máquina, compre um kill a watt. No Mercado livre tem, é bem baratinho e confiável.
É isso mesmo, kill a watt, estava esquecido do nome:melior:
 
Mas alguem sabe de tópico ou artigo que aborda a fundo sobre isso???
Não encontrei, pode ser em outro idioma
 
Só acho que não é boa ideia usar um multímetro:idosay:. Você teria que medir a corrente de entrada, e corrente não se faz medição em paralelo, então você ia ter que dar um jeito (gabiarra) pra passar a corrente de entrada pelo multímetro, pra assim saber a corrente e multiplicar pela tensão de entrada e saber a potência. Se eu estiver errado alguém me corrija. O melhor era você ter um equipamento que vai na tomada e você conecta o seu pc nele, não lembro o nome, mas o google deve descobrir.

Dá pra medir sim com o multímetro, mas tem que interromper a corrente, então rolaria essa gambiarra aí.
O melhor seria um alicate amperímetro, aí é sussa.
 
Tem wattímetro de R$ 57 bivolt no mercado livre que mede até 2 kW. Já pensei em comprar, mas ia usar 1x e esquecer ele na gaveta!? (no meu caso)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo