Computador desliga e religa do nada aleatoriamente (não dá tela azul ou algum erro)

vivacewhistle32

Hungry Member
Registrado
Recentemente eu mudei várias peças do meu computador e começou a ocorrer um fenômeno estranho, o computador aleatoriamente REINICIA do nada, é instantâneo, ele desliga completamente e depois de meio segundo ele já religa e tudo funciona normalmente, deixei os logs do windows abaixo mas não tenho ideia do que pode ser o problema. O problema ocorre tanto na área de trabalho quanto em jogos, eu posso estar jogando a muito tempo e não acontecer, mas posso estar na área de trabalho por uma meia hora e acontecer, no momento já me ocorreu umas 7 vezes em dias diferentes.
0JLIzsZ.png
 
Pode ser várias coisas. Talvez fonte.

Qual a configuração completa do PC?
 
aqui aconteceu com win11 2506 nao ta usando ele né
 
Última edição:
Tô na versão mais atualizada do win10


Essas são as configurações do meu PC, se fosse a fonte não iria cair só ao entrar em um jogo? Aconteceu na área de trabalho também ou enquanto pesquisava no google, em horários diferentes.
Poste as configurações completas. Marca, modelo, potência da fonte? Marca e modelo das memórias? Marca e modelo do SSD/HDD?

Não necessariamente.
 
Poste as configurações completas. Marca, modelo, potência da fonte? Marca e modelo das memórias? Marca e modelo do SSD/HDD?

Não necessariamente.
Fonte EVGA 600w
RAM Kllisre 16GB 3200
RAM BALLISTIX 16GB 3200
CPU AMD Ryzen 5 2600
GPU Asus Dual RX 6700 XT
Placa Mãe B450 AORUS ELITE (rev. 1.x)
SSD M.2 2TB XG7000 PRO (Windows Instalado)
SSD M.2 256GB XPG SX8200PNP
SSD SATA 960GB SU630
HDD 1TB SEAGATE ST1000DM010-2EP

Tenho conectado pelas portas USB:
Teclado
Mouse
Adaptador pra controle de Xbox 360
Adaptador pra mesa digitalizadora
Adaptador bluetooth (esse apareceu como amarelo ali, resolvi tirar pra testar)

Desde que eu fiz o post o pc eu tirei esse adaptador e não desligou mais, mas como eu falei, é aleatório. Então não tem como eu garantir que era isso.
 
Fonte EVGA 600w
RAM Kllisre 16GB 3200
RAM BALLISTIX 16GB 3200
CPU AMD Ryzen 5 2600
GPU Asus Dual RX 6700 XT
Placa Mãe B450 AORUS ELITE (rev. 1.x)
SSD M.2 2TB XG7000 PRO (Windows Instalado)
SSD M.2 256GB XPG SX8200PNP
SSD SATA 960GB SU630
HDD 1TB SEAGATE ST1000DM010-2EP

Tenho conectado pelas portas USB:
Teclado
Mouse
Adaptador pra controle de Xbox 360
Adaptador pra mesa digitalizadora
Adaptador bluetooth (esse apareceu como amarelo ali, resolvi tirar pra testar)

Desde que eu fiz o post o pc eu tirei esse adaptador e não desligou mais, mas como eu falei, é aleatório. Então não tem como eu garantir que era isso.
Esse tipo de problema é chato de resolver. Vai ter que ir testando uma coisa de cada vez mesmo.

É possível que algum driver ou hardware esteja corrompido e causando isso. Se certifique de ter tudo atualizado. Atualize a BIOS também.

Uma coisa importante é que tu tá usando 2 RAMs diferentes e isso não é recomendado. Provavelmente elas possuem specs diferentes (timings, voltagem, PCB, etc.). Acredito que isso é a causa mais provável do problema. Experimente usar somente um dos pentes.
 
Esse tipo de problema é chato de resolver. Vai ter que ir testando uma coisa de cada vez mesmo.

É possível que algum driver ou hardware esteja corrompido e causando isso. Se certifique de ter tudo atualizado. Atualize a BIOS também.

Uma coisa importante é que tu tá usando 2 RAMs diferentes e isso não é recomendado. Provavelmente elas possuem specs diferentes (timings, voltagem, PCB, etc.). Acredito que isso é a causa mais provável do problema. Experimente usar somente um dos pentes.
O pc acabou de desligar aqui no meio de um trabalho que eu estava fazendo e não salvou, restou realmente pvto com o que tá acontecendo. Vou tentar deixar só uma das RAMS pra ver se resolve, talvez eu só entre em contato amanhã pois como eu disse é meio aleatório.
 
Deixei o PC ligado durante a noite na área de trabalho, quando fui olhar hoje de manhã percebi que estava no desbloqueio (meu pc é setado pra não reiniciar nunca) pelo que vi o pc nos eventos do windows ele reiniciou 2x, a primeira foi a 1 da manhã e depois as 3:45, depois não reiniciou mais, tô até agora usando ele, vale dizer que tirei o botão power do painel frontal e liguei com uma chave por que pensei que poderia ser ele, mas pelo visto não resolveu.
 
Deixei o PC ligado durante a noite na área de trabalho, quando fui olhar hoje de manhã percebi que estava no desbloqueio (meu pc é setado pra não reiniciar nunca) pelo que vi o pc nos eventos do windows ele reiniciou 2x, a primeira foi a 1 da manhã e depois as 3:45, depois não reiniciou mais, tô até agora usando ele, vale dizer que tirei o botão power do painel frontal e liguei com uma chave por que pensei que poderia ser ele, mas pelo visto não resolveu.
Testou com apenas 1 pente de RAM? Testou ambas (separadamente)? Pode ser que uma delas esteja com problema.
 
Testou com apenas 1 pente de RAM? Testou ambas (separadamente)? Pode ser que uma delas esteja com problema.
Testei, fiz o mesmo teste e deixei o pc ligado a noite toda, ele parece ter reiniciado durante a noite e as 6 da manhã, vale dizer também que em um dos eventos aparece o horário como se a bios tivesse sido resetada.

N9OEq60.png
 
Testei, fiz o mesmo teste e deixei o pc ligado a noite toda, ele parece ter reiniciado durante a noite e as 6 da manhã, vale dizer também que em um dos eventos aparece o horário como se a bios tivesse sido resetada.

N9OEq60.png
Eita. A questão do horário ter mudado, isoladamente, indicaria problema na bateria da BIOS. Porém, considerando todo o contexto, provavelmente tua mobo tá com problema e vai precisar ser substituída. Tente testar com outra mobo. Ah, isso levando em conta que tu já atualizou seus drivers, formatou o PC, atualizou a BIOS e deu clear CMOS e nada disso resolveu.
 
Eita. A questão do horário ter mudado, isoladamente, indicaria problema na bateria da BIOS. Porém, considerando todo o contexto, provavelmente tua mobo tá com problema e vai precisar ser substituída. Tente testar com outra mobo. Ah, isso levando em conta que tu já atualizou seus drivers, formatou o PC, atualizou a BIOS e deu clear CMOS e nada disso resolveu.
Porra eu acabei de comprar ela KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não tem galantia complei polque quis, acabou de desligar aqui de novo. Não tava fazendo nada de pesado. Prefiro tentar achar outra solução do que acreditar que é a mobo. Dessa vez desligou e ficou uns 20 segundos desligado antes de ligar de novo. Não pode ser a fonte mesmo?
YXf0Uik.png
 
Porra eu acabei de comprar ela KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não tem galantia complei polque quis, acabou de desligar aqui de novo. Não tava fazendo nada de pesado. Prefiro tentar achar outra solução do que acreditar que é a mobo. Dessa vez desligou e ficou uns 20 segundos desligado antes de ligar de novo. Não pode ser a fonte mesmo?
YXf0Uik.png
Pode ser também. Nesse caso tu pode monitorar as linhas 12V, 5V, 3.3V. Usa o HWINFO64 e veja tem alguma alteração.

Essa coisa de desligar e demorar a ligar pode ser algum capacitor com problema (da mobo ou fonte).

Usa filtro de linha ou algo semelhante? Se sim, já tentou tirar? Já testou em outra tomada (de cômodo diferente)?
 
Pode ser também. Nesse caso tu pode monitorar as linhas 12V, 5V, 3.3V. Usa o HWINFO64 e veja tem alguma alteração.

Essa coisa de desligar e demorar a ligar pode ser algum capacitor com problema (da mobo ou fonte).

Usa filtro de linha ou algo semelhante? Se sim, já tentou tirar? Já testou em outra tomada (de cômodo diferente)?
Ele demora pra ligar mas liga sozinha, normalmente ela não demora mas religa sozinha também. Troquei a fonte e até agora nada de reiniciar, mas é completamente aleatório então vou fazer o mesmo teste de deixar ligado durante a noite.
Fiz uma lista de testes pra tentar resolver. Não testei em outro cômodo, caso continue vou testar, vale ressaltar que as luzes da minha casa parecem variar iluminação as vezes, ficando mais fracas que o normal e oscilando entre forte e fraca por um tempo, mas o PC não desliga nesses momentos, na verdade até eu precisar mudar de PC por que minha placa mãe antiga perdeu pra oxidação eu nunca tive esses problemas, a única coisa original desse primeiro pc é o gabinete e o processador, por isso não quero acreditar que seja a placa mãe.
No fundo eu também acho que seja a placa mãe e se for eu vou ficar bem triste, estou em estado de negação ainda kkkkkkkkkkkkk a pessoa que me vendeu falou que estava funcionando normal, triste confiar em outro Brasileiro quando se trata de dinheiro...

Esses testes eu tirei de fóruns que tinham problemas parecidos, alguns foram fonte, outros placa mãe, outros foram o slot das memórias, outros foram processador com pino torto e outros foram até algo simples como o cabo de energia mal encaixado no pc.
KYcL7GE.png
 
Atualização: Troquei a fonte e mesmo assim desligou, troquei a placa de vídeo e mesmo assim desligou. Estou ficando sem opções, vai ver é a placa mãe mesmo. O que me deixa pto é que ela não deu problema nos primeiros dias enquanto eu estava testando ela.
 
Última edição:
Pode ser também. Nesse caso tu pode monitorar as linhas 12V, 5V, 3.3V. Usa o HWINFO64 e veja tem alguma alteração.

Essa coisa de desligar e demorar a ligar pode ser algum capacitor com problema (da mobo ou fonte).

Usa filtro de linha ou algo semelhante? Se sim, já tentou tirar? Já testou em outra tomada (de cômodo diferente)?
Era a placa mãe mesmo, depois de esgotar tudo que eu tinha pra fazer resolvi colocar a minha antiga (que também tá com problema, mas é outra coisa) e percebi que realmente é coisa da placa mãe. Chegou a um extremo de desligar depois de 5 minutos de uso. Não sei o que fazer pra resolver e não sei o que pode estar causando, eu comprei usada mas ela não deu nenhum problema nos primeiros dias onde eu poderia pedir reembolso. Que azar.
 
Era a placa mãe mesmo, depois de esgotar tudo que eu tinha pra fazer resolvi colocar a minha antiga (que também tá com problema, mas é outra coisa) e percebi que realmente é coisa da placa mãe. Chegou a um extremo de desligar depois de 5 minutos de uso. Não sei o que fazer pra resolver e não sei o que pode estar causando, eu comprei usada mas ela não deu nenhum problema nos primeiros dias onde eu poderia pedir reembolso. Que azar.
Que azar, hein.

Placa mãe é uma coisa que eu particularmente não compraria usado. A não ser que seja de uma pessoa conhecida e muito confiável.

Tu até pode tentar levar numa assistência técnica pra tentarem indentificar o problema. Se for algo relativamente simples, pode custar pouco. Mas, quase sempre compensa mais comprar outra mesmo.
 
Que azar, hein.

Placa mãe é uma coisa que eu particularmente não compraria usado. A não ser que seja de uma pessoa conhecida e muito confiável.

Tu até pode tentar levar numa assistência técnica pra tentarem indentificar o problema. Se for algo relativamente simples, pode custar pouco. Mas, quase sempre compensa mais comprar outra mesmo.
Triste é que eu fiquei com ela 9 dias da garantia sem dar problema, deu um pouco depois. Deveria ter devolvido sei lá.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo