[AJUDA] Computador nao quer ligar, mas qnd liga, funciona normalmente

DonkeyRJ

Member
Registrado
Fala, amigos. O texto ficou longo, porque tentei explicar tudo bem certinho. Espero ser a área correta do forum.
Então, comprei há 2 meses um Ryzen 3200g, placa mae Gigabyte B450-DS3H (bios atualizada), duas memorias Crucial Ballistix Sport de 3200mhz com 8 gigas cada e uso uma fonte Corsair CX550 com 2 anos de uso.

Desde que instalei tudo, assistindo youtube eu notava que de 3 em 3 minutos ele dava um pequeno "lag" no audio (somente no audio!) do video e nesse "lag" o som ficava metalizado por menos de um segundo e entao continuava. Parecendo um som de ZZZZzzz.. (dificil de explicar por palavras)
Notei com menos frequencia e mais rapidamente jogando league of legends o ocorrido tambem. Jogando outros jogos, nao notei ainda. Acompanhando pelo HWinfo, tudo normal em temperatura, tensoes, clocks... imaginei que isso pudesse estar ocorrendo pelo clock variavel da placa de video, quando fosse necessario aumentar o mhz, ela dava uma engasgada. Mas nao sei ao certo.

Até ai, tudo bem.. o problema foi que de um dia pro outro, o computador nao ligava mais! Peguei o gabinete e notei que todos os coolers giravam, o hd mecanico fazia som de inicializando, mas nao dava video... pensei "memoria ram ou fonte... ou mau contato naqueles pinos da fonte de alimentaçao extra do processador"

Limpei, mudei slots, encaixei novamente.. nada... tirei a bateria, clear cmos... nada.. desconectei todos os perifericos, nada... deixei horas sem ligar... nada.. lembrei que essa placa mae possui uma fina tirinha de led amarelo, puramente cosmetico, e essa luzinha nao estava acendendo. (procurem no google esse modelo que voces vao entender, fica abaixo dos conectores da caixa de som e ao lado da pci-e uma linha amarela que se acende)

Notei tambem que quando os fans rodam mas ele nao dá video, o botao de power nao o faz desligar, somente desligando da energia (pelo botao da fonte). E na primeira vez que isso aconteceu, bastava ligar a fonte que o sistema já rodava, nao precisando do botao de pwr ser acionado (isso parou de ocorrer nas outras vezes que o computador parou de funcionar).

A noite, já indo dormir, resolvi testar novamente e, com o quarto escuro, notei que essa linha de led deu umas leves piscadas! Mais uma ou duas tentativas, ela se acendeu totalmente! E lá pela terceira tentativa com ela acesa corretamente, o computador deu video!! Tudo normal! Joguei um LoL e fui dormir.. deixei ele em modo suspenso e dia seguinte ligou normalmente. Mas queria jogar um jogo mais pesado que essa Vega3 sofre pra empurrar (ARK o nome do jogo) e precisava reiniciar pra ativar os 3200mhz da memoria (como havia limpado o cmos, tava em 2400). Nao ligou mais!

Mesma coisa... tudo gira, o led apagado... varias tentativas, as vezes o led acende um pouquinho.. as vezes o led acende completamente mas nao liga e de repente o led se apaga de novo... fica nessa ate que uma hora funciona! E quando funciona, nao apresenta nenhum outro problema. Isso ja aconteceu umas 4 vezes, agora estou com o computador ligado há varios dias (consegui entrar na bios e setar o xmp pra 3200) e nao o desligo mais.

Minha duvida é, a garantia das lojas vai acabar daqui poucos dias (nem sei se estao abertas com o coronavirus), o que eu devo trocar? Será que é fonte? O que os senhores fariam?

Obrigado pela atenção!
 
Bom, nao obtive resposta, mas vou comprar uma fonte amanha e testar.. se nao resolver, vou tentar trocar a placa mae mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo