Computadores antigos - Jogos Win9x/DOS

Corredor

Member
Registrado
Nos últimos tempos, tornou-se bastante comum colecionar e preservar consoles (e seus jogos) antigos. Apesar de existirem emuladores quase perfeitos para alguns video-games, nada equivale à experiência de ligar o tubão, colocar o cartucho (ou CD/DVD, afinal a 6ª geração começou há quase 20 anos), apertar o botão Power e jogar como se a gente ainda estivesse nas décadas de 70, 80, 90 ou 2000. Bom, e os computadores? Existem, obviamente, admiradores de computadores realmente antigos e muito diferentes dos PCs modernos, como Apple-II e MSX. Em computadores mais recentes, de arquitetura x86 e capazes de rodar sistemas DOS e Win9x, há menos interessados.

Como alguns de vocês, eu passei parte da minha infância e adolescência jogando aquelas obras de arte feitas para DOS e Windows 9x. O meu primeiro computador não é tão antigo: um competente Compaq Presario 7476, equipado com o processador K6-2, 64 MB de RAM, HD de 10 GB com Windows 98SE, leitor de CD-ROM e drive de disquete. Ele recebeu um ótimo upgrade algum tempo depois: uma Voodoo 3 3000, da lendária 3dfx, para substituir a fraquinha Trident Blade onboard. Usei-o por muito tempo, até ficar obsoleto (e dar lugar a um Athlon XP) e lento demais para as tarefas mais simples. Há algum tempo, percebi que aquele computador pesado (pesa uma tonelada o gabinete da Compaq!) poderia ainda ser útil. Muitos jogos que foram lançados antes do ano 2000 rodam com dificuldade em computadores mais recentes. Existem, é claro, versões atualizadas de certos jogos, como as vendidas pela GOG, e jogos que rodam nativamente no Windows 10, mas nem todos os casos são assim. Além disso, como acontece com os consoles antigos, nada se compara à experiência de usar o hardware da época. Resolvi, então, aproveitar o meu primeiro computador para reviver jogos incríveis que joguei (como Unreal, Quake 2, Grim Fandango, Forsaken, Starcraft, Driver, Need for Speed 2 SE, Warcraft 2, dentre tantos outros) e ter a chance de experimentar os que só vi em revistas da época ou ouvi falar de nome. Ainda tenho que trabalhar no gabinete, que está com um amarelado bem feio, fazer um upgrade de RAM e comprar uma placa de som. Felizmente, tudo ainda funciona como novo, o que é impressionante!

aRpLFy.jpg

Eu gostaria de saber de vocês. Vocês têm um computador antigo para rodar jogos de DOS e Win 9x? Têm interesse nisso? Pensam em revitalizar aquele PC que deu muitas alegrias há muitos anos atrás? É algo que exige tempo, espaço e paciência (quem não se lembra das telas azuis? hehe) Existem canais estrangeiros no YouTube, como PhilsComputerLab e Victor Bart, que falam de hardware dessa época e fazem montagem de computadores, mas não vejo muito disso aqui no Brasil. Acredito que o tópico deva ficar aqui na área retrô, porque a ideia não é falar simplesmente de hardware, mas do conjunto de hardware e jogos do fim dos anos 80 até o início dos anos 2000.

 
Meu primeiro PC foi um Celeron 333Mhz (Slot A) com 32MB de memória e HD de 4GB. Como era criança não tinha condições de dar upgrade nele, e meu pai não tinha interesse, únicas coisas que consegui fazer foi comprar um Drive de CD pra ele, e muito tempo depois, mais um módulo de 32mb de memória. Sempre quis ter um Pentium III, depois desencanei e fui trocar de PC só anos mais tarde, acabei já pegando um Sempron 3000+ com uma FX5200. Logo depois já troquei novamente, e foi indo, até de uns anos pra cá eu ter desencanado e comprado um notebook mesmo. Meu último PC, que ainda tá na casa dos meus pais, é um com i5 750, GTS 250 e 4GB de ram.

Joguei muito Pharaoh + Cleopatra, F-22 Lightining 2 e 3, Homeworld 1 e Cataclysm, Sim City 3000, The Sims 1, StreetWars, Heroes of Might and Magic 3, e Age of Empires 1 e 2, no Celeron.
Sinto muita falta de jogos da mesma qualidade, principalmente os builders e jogo no estilo de Homeworld. A maioria deles eu conhecia nas demos daquelas revistas de PC e acabava comprando o piratão dos que gostava por 10 pila, novamente, não tinha a menor possibilidade dos meus pais comprarem os originais pra mim, a não ser aqueles que vinham em revistas de PC gamer, custavam 9,90. Consegui o F22 e o AoE assim.
Lembro que meu irmão jogava bastante um Prince of Persia que tinha num disquete, era 2D.
 
Meu primeiro PC foi um Celeron 333Mhz (Slot A) com 32MB de memória e HD de 4GB. Como era criança não tinha condições de dar upgrade nele, e meu pai não tinha interesse, únicas coisas que consegui fazer foi comprar um Drive de CD pra ele, e muito tempo depois, mais um módulo de 32mb de memória. Sempre quis ter um Pentium III, depois desencanei e fui trocar de PC só anos mais tarde, acabei já pegando um Sempron 3000+ com uma FX5200. Logo depois já troquei novamente, e foi indo, até de uns anos pra cá eu ter desencanado e comprado um notebook mesmo. Meu último PC, que ainda tá na casa dos meus pais, é um com i5 750, GTS 250 e 4GB de ram.

Joguei muito Pharaoh + Cleopatra, F-22 Lightining 2 e 3, Homeworld 1 e Cataclysm, Sim City 3000, The Sims 1, StreetWars, Heroes of Might and Magic 3, e Age of Empires 1 e 2, no Celeron.
Sinto muita falta de jogos da mesma qualidade, principalmente os builders e jogo no estilo de Homeworld. A maioria deles eu conhecia nas demos daquelas revistas de PC e acabava comprando o piratão dos que gostava por 10 pila, novamente, não tinha a menor possibilidade dos meus pais comprarem os originais pra mim, a não ser aqueles que vinham em revistas de PC gamer, custavam 9,90. Consegui o F22 e o AoE assim.
Lembro que meu irmão jogava bastante um Prince of Persia que tinha num disquete, era 2D.

Com o meu K6-2, eu também sonhava ter um Pentium III. hehe Felizmente, dava para segurar algumas coisas com ele e a Voodoo 3 3000. Eu também tive uma FX 5200. Placa ruim. A minha ainda deu defeito no cooler e começaram a surgir artefatos.

Esses jogos são muito bons. Há 20 anos atrás, existiam jogos de PC muito diferentes do que se encontrava nos consoles. Homeworld era fantástico. Apanhei um pouco para pegar o jeito no começo, mas depois não parei mais de jogar. Pharaoh eu peguei emprestado de um amigo, mas acabei ficando pouco com ele. Uma pena. Era um jogo bem legal. Já os da série Caesar eu joguei muito mais. Lembro que a minha versão do Caesar II era de DOS, então o Windows reiniciava e abria o jogo diretamente em DOS. Da série Sim City, joguei mais o 2. Age of Empires e Heroes of Might and Magic não tem nem o que dizer; com certeza, foram alguns dos jogos que mais joguei, ao lado de Starcraft e Unreal Tournament.

As revistas da CD Expert ajudavam muito quem não tinha grana para comprar os jogos originais, que eram vendidos naquelas caixas grandes e bonitas (que saudade!). Lembro que algumas revistas da CD Expert traziam um jogo completo e um CD-ROM de demos. Sempre publicavam os "walkthroughs" dos jogos da edição anterior, e as revistas até tinham um conteúdo bacana. Tinha muito jogo completo bom, como Unreal + expansão, Driver, Soul Reaver, Oddworld Abe's Exoddus, King's Quest, Commandos (eu tenho que jogar este jogo de novo!), Diablo, Outcast etc. Guardei algumas delas. Nessa época, não tinha Steam, GOG etc. e, às vezes, era mais fácil achar o jogo pirata do que o original. Eu comprei vários. Certa época, dei todos eles para os meus amigos e fiquei só com os originais.
 
Com o meu K6-2, eu também sonhava ter um Pentium III. hehe Felizmente, dava para segurar algumas coisas com ele e a Voodoo 3 3000. Eu também tive uma FX 5200. Placa ruim. A minha ainda deu defeito no cooler e começaram a surgir artefatos.

Esses jogos são muito bons. Há 20 anos atrás, existiam jogos de PC muito diferentes do que se encontrava nos consoles. Homeworld era fantástico. Apanhei um pouco para pegar o jeito no começo, mas depois não parei mais de jogar. Pharaoh eu peguei emprestado de um amigo, mas acabei ficando pouco com ele. Uma pena. Era um jogo bem legal. Já os da série Caesar eu joguei muito mais. Lembro que a minha versão do Caesar II era de DOS, então o Windows reiniciava e abria o jogo diretamente em DOS. Da série Sim City, joguei mais o 2. Age of Empires e Heroes of Might and Magic não tem nem o que dizer; com certeza, foram alguns dos jogos que mais joguei, ao lado de Starcraft e Unreal Tournament.

As revistas da CD Expert ajudavam muito quem não tinha grana para comprar os jogos originais, que eram vendidos naquelas caixas grandes e bonitas (que saudade!). Lembro que algumas revistas da CD Expert traziam um jogo completo e um CD-ROM de demos. Sempre publicavam os "walkthroughs" dos jogos da edição anterior, e as revistas até tinham um conteúdo bacana. Tinha muito jogo completo bom, como Unreal + expansão, Driver, Soul Reaver, Oddworld Abe's Exoddus, King's Quest, Commandos (eu tenho que jogar este jogo de novo!), Diablo, Outcast etc. Guardei algumas delas. Nessa época, não tinha Steam, GOG etc. e, às vezes, era mais fácil achar o jogo pirata do que o original. Eu comprei vários. Certa época, dei todos eles para os meus amigos e fiquei só com os originais.

Pharaoh acredito que tenham usado a mesma engine do Caesar e Zeus (esse veio depois), é a mesma coisa pelo que vi em imagens, mas a temática do egito sempre me atraiu mais. Os jogos de tiro eu confesso que não conhecia muito, sou de cidade do interior, então nem tinha locais com jogos originais pra vender, o que tinha eram essas da CD Expert mesmo, eu ainda tenho todas as revistas e CDs guardados aqui, tenho algumas PC games(gamer) também (numa dessas que vi uma reportagem sobre o Homeworld e StreetWars), fiquei meses babando até ter acesso ao piratão...hahaha
Não tinha muita gente com PC pra jogar também, a maioria era SNES e PSONE, então não tinha muito de quem emprestar também. Você me lembrou do Commandos, joguei muito também, se não me engano era o "Behind Enemy Lines", jogo difícil pra caramba, demorei semanas pra passar o mapa do farol, depois consegui avançar mais de boa, tinha pegado o jeito.
A FX5200 era horrível, mas me quebrou um bom galho, nessa época eu jogava só "CS: Condition Zero" praticamente, acho que ela era o que a 1030 é hoje, se não me engano joguei o Homeworld 2 nela também. Algum tempo depois eu fiz um up no PC e peguei um Core 2 Quad Q6600 (Acho que era isso) e uma 9600GT, era a época do Crysis já.
Steam até tinha, mas era bem diferente da plataforma de hoje, era só pra rodar CS praticamente, minha conta é muito antiga, tenho desde que comprei o CD original do CS: Condition Zero por 25,99...hahaha
Acho que foi em 2006/2007.
 
Pharaoh acredito que tenham usado a mesma engine do Caesar e Zeus (esse veio depois), é a mesma coisa pelo que vi em imagens, mas a temática do egito sempre me atraiu mais. Os jogos de tiro eu confesso que não conhecia muito, sou de cidade do interior, então nem tinha locais com jogos originais pra vender, o que tinha eram essas da CD Expert mesmo, eu ainda tenho todas as revistas e CDs guardados aqui, tenho algumas PC games(gamer) também (numa dessas que vi uma reportagem sobre o Homeworld e StreetWars), fiquei meses babando até ter acesso ao piratão...hahaha
Não tinha muita gente com PC pra jogar também, a maioria era SNES e PSONE, então não tinha muito de quem emprestar também. Você me lembrou do Commandos, joguei muito também, se não me engano era o "Behind Enemy Lines", jogo difícil pra caramba, demorei semanas pra passar o mapa do farol, depois consegui avançar mais de boa, tinha pegado o jeito.
A FX5200 era horrível, mas me quebrou um bom galho, nessa época eu jogava só "CS: Condition Zero" praticamente, acho que ela era o que a 1030 é hoje, se não me engano joguei o Homeworld 2 nela também. Algum tempo depois eu fiz um up no PC e peguei um Core 2 Quad Q6600 (Acho que era isso) e uma 9600GT, era a época do Crysis já.
Steam até tinha, mas era bem diferente da plataforma de hoje, era só pra rodar CS praticamente, minha conta é muito antiga, tenho desde que comprei o CD original do CS: Condition Zero por 25,99...hahaha
Acho que foi em 2006/2007.

Sim. Eram jogos parecidos, todos da saudosa Sierra. Isso mesmo: Commandos - Behind Enemy Lines, o primeiro da série: jogaço, fazia quebrar a cabeça. A série FX da NVIDIA era decepcionante e, além de tudo, a 5200 era a mais fraquinha, mesmo. Nessa época, a ATi tinha opções muito melhores. Quando falei da STEAM, me referi a um período anterior a 2007. De qualquer maneira, eu tinha uma internet sofrível, então não faria a menor diferença. hehe CS eu não joguei tanto, porque preferia os FPS de arena, principalmente Quake e UT. Quando acabou a era UT (99/2004), passei a jogar menos FPS multiplayer. Na verdade, passei a jogar menos em geral.
 
Computador antigo eu não tenho, mas de vez em quando me da saudade de jogar Outlive. É um excelente jogo de RTS totalmente brasileiro!
 
Bom galera meu nome e alexandre estou a qui no fórum para pedir uma ajuda a vocês vou dizer os componentes do pc : Placa mãe uma Foxconn M61 PMV , / Processador : AMD Athlon (tm) 64 processor 3000+ 1.80ghz / Memoria RAM : 4gbs kingstom 2 gbs cada / Sistema Operacional : windows 8.1 core 32 bits / Fonte : Uma atx 230w não sei o modelo me desculpe por isso , Bom queria umas dicas dar um upground no meu pc para rodar jogos desses anos que mencionei , fico grato por responder , pessoal estou a qui para pedir uma ajuda a vcs queria montar um pc gamer mais que rodam jogos dos anos 2000 a 2012 encima esta os componentes do meu pc
 
Acho que vc vai ter que colocar uma VGA e possivelmente trocar a fonte, acredito que qualquer placa de vídeo da série 4xx da Nvidia pra cima vai te atender, as Radeon desconheço.
Talvez valha a pena vc pegar uma 1030 até, ou uma RX450/550, não sei se tem alguma limitação a placa mãe, mas como ela é PCI-E já...
A fonte acho que uma de 300-350W já dá conta, Arrisca essa fonte já dr conta da 1030, não sei dizer...
 
Jogava Poker Strip, era o unico que tinha no Windows 3,11, huauhahuahuauhahuauhauhahuhu
Depois joguei Prince of Persia acho que para o Windows 95 ou 98.
 
La nos primórdios dos anos 95 ganhei meu primeiro PC ( 486 DX 2 66Mhz / 2Mb Ram / 300mb HD) joguei muito nele os jogos classicos do DOS.
Prince Of persia(que fui de fato zerar o mesmo depois de décadas pois nunca consegui sair da maldita fase da torre da solidão.
Maddog Mcree poxa joguei muito isso, até hoje lembro do recorde de tempo que consegui fazer pra zerar o jogo, se me lembro bem zerei em 15 minutos.
Fifa , Crystal Caves , BlackThorne, Dangerous Dave, e outros jogos DOS, nossa era muito bom, alias parte deles ainda jogo em DoxBox 0.74 devidamente ajustado roda lindamente.
Nos computadores sequentes não cheguei a jogar muitos jogos antigos, acabei deixando de lado voltei posteriormente usando emulador do DOS.
 
Joguei muito Pitfall 2, Metal Gear, He-man e Penguim Adventure no meu MSX. Tudo, lógico, na Fita K-7.

Dava o load no BASIC, fita no ponto e esperava carregar... barulho era uma delícia.

Depois fui pra um aptiva, depois um MMX, depois um Pentium 3. Nessa época meu target era jogar Unreal, então troquei minha Vodoo 5 5000 por um TI 4200 e depois uma FX 5900.

Excelentes games...
 
Joguei muito Pitfall 2, Metal Gear, He-man e Penguim Adventure no meu MSX. Tudo, lógico, na Fita K-7.

Dava o load no BASIC, fita no ponto e esperava carregar... barulho era uma delícia.

Depois fui pra um aptiva, depois um MMX, depois um Pentium 3. Nessa época meu target era jogar Unreal, então troquei minha Vodoo 5 5000 por um TI 4200 e depois uma FX 5900.

Excelentes games...
No início, eu jogava na K7. Depois, cartucho (pouquíssimos; só lembro de jogar xadrez e usar o Logo) e, principalmente, floppies de 5¼.

Goonies, Castle, Penguin Adventure, Pinball, Tetris, Zanac II, Knightmare, jogos espanhóis, franceses, alemães…

Que pais excelentes nós tivemos.
 
O que peguei da fase do DOS era o Liero (que o Worms se inspirou) e Blood (Inspirado no duke nukem, mesma engine).
Depois o pau pegava em Populous, Dark Colony, Commandos e etc...

Depois disso tudo vinha o Battlefield 1942 (já em 2004).
Fico feliz em saber que joguei jogos de 2000 :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo