Conector PCI-E

vrsbueno

New Nember, since 2008
Registrado
Boa noite caros amigos.

Eu fui surpreendido com um cheiro estranho ontem vindo do PC e logo tirei da tomada.
Ao verificar, vi que o conector do PCI-E (um extensor da TitanCase Labs) tinha derretido conforme imagem:

V3DQFs.jpg


Ao falar com a TitanCase Labs, disseram que vao me ajudar a obter um novo cabo, porém disseram também que não devo ligar os dois conectores PCI-E (um 8 pinos + 6 pinos) no mesmo cabo, como a imagem abaixo. Segundo ele, devo ligar cada conector em uma via PCI-E.

V3bKSj.md.jpg


Eu até entendo a preocupação dele, mas até que ponto isso é verdade e necessário? Minha VGA e Fonte estão na assinatura.
 
Segundo ele, devo ligar cada conector em uma via PCI-E.
Eu até entendo a preocupação dele, mas até que ponto isso é verdade e necessário? Minha VGA e Fonte estão na assinatura.
O consumo total de uma 2070 não chega perto do limite teórico de um cabo de 8 pinos que é de 288w, mesmo que o conector de 6 pinos consuma menos ele -teoricamente- pode 'puxar' outros 216w então isso só indica que o extensor não tem uma qualidade muito boa (o que não seria nenhuma novidade, e não me refiro especificamente à marca).

Na verdade você teve sorte da placa de video não ter ido para o espaço também, particularmente uso e recomendo cabos individuais sempre que possível e de preferência sem extensores e/ou divisores.
 
O consumo total de uma 2070 não chega perto do limite teórico de um cabo de 8 pinos que é de 288w, mesmo que o conector de 6 pinos consuma menos ele -teoricamente- pode 'puxar' outros 216w então isso só indica que o extensor não tem uma qualidade muito boa (o que não seria nenhuma novidade, e não me refiro especificamente à marca).

Na verdade você teve sorte da placa de video não ter ido para o espaço também, particularmente uso e recomendo cabos individuais sempre que possível e de preferência sem extensores e/ou divisores.
Obrigado pelas explicações. Acreditei que esse conector fosse de boa qualidade, já que a marca é bem conhecida e usada.

Então pelo o que você disse, usar da forma que postei no primeiro post não tem problema algum, já que a capacidade de uma "linha PCI-E" seja com 8+6 pinos não chega nem perto do seu limite teórico?

Mas recomenda usar desta forma abaixo? (olha a zona de cabos que fica :( )

V3yzVS.md.jpg


Descartei já os extensores, mas posso usar um único cabo PCI-E para conectar 8+6 pinos ou não?
 
Então pelo o que você disse, usar da forma que postei no primeiro post não tem problema algum, já que a capacidade de uma "linha PCI-E" seja com 8+6 pinos não chega nem perto do seu limite teórico?
Se a GPU consumir menos de ~300w teoricamente não deveria haver problema em usar 8+6 pinos vindo em um cabo único mas você é prova de que na prática a teoria pode ser outra.

Mas recomenda usar desta forma abaixo? (olha a zona de cabos que fica :( )
Para quem preza a estética realmente não fica legal, mas seria o mais sensato e seguro.

Descartei já os extensores, mas posso usar um único cabo PCI-E para conectar 8+6 pinos ou não?
Dois extensores individuais não seria uma opção? Assim 'por baixo dos panos' você usaria cabos individuais da fonte e ficaria melhor, mais seguro e esteticamente mais bonito.

Você pode compartilhar uma foto desse extensor de 8 pinos que vira 8+6 pinos na outra ponta? Seria um "Y"? Acho que nunca vi nenhum.
 
Eu já usava dois extensores, porém ligados na mesma via PCI-E.
O que eu fiz agora foi ligar o conector de 8 pinos em uma via (cabo), e outro cabo no de 6 pinos, porém sem extensor.

Seguem fotos do extensor:

VFHbHu.md.jpg
VFHpNj.md.jpg
 
Eu já usava dois extensores, porém ligados na mesma via PCI-E.
O que eu fiz agora foi ligar o conector de 8 pinos em uma via (cabo), e outro cabo no de 6 pinos, porém sem extensor.

Seguem fotos do extensor:

VFHbHu.md.jpg
VFHpNj.md.jpg
Ahh, agora entendi!

E a parte que derreteu (vou colocar a foto aqui embaixo novamente) é na ponta do extensor que vai encaixada na placa de vídeo, certo?

1649729529480.png


No meu entendimento isso que dizer que o extensor tem uma qualidade ruim ou não foi bem construído, e não é devido ao fato de você ter usado apenas uma "linha" de 8P da fonte, do contrário o derretimento teria ocorrido no cabo/conectores da fonte e não no extensor. Se tivesse usado conectores individuais (da fonte) provavelmente não teria evitado isso.

Fazia quanto tempo que você tinha esse cenário montado por aí?
 
Ahh, agora entendi!

E a parte que derreteu (vou colocar a foto aqui embaixo novamente) é na ponta do extensor que vai encaixada na placa de vídeo, certo?

Ver anexo 134447

No meu entendimento isso que dizer que o extensor tem uma qualidade ruim ou não foi bem construído, e não é devido ao fato de você ter usado apenas uma "linha" de 8P da fonte, do contrário o derretimento teria ocorrido no cabo/conectores da fonte e não no extensor. Se tivesse usado conectores individuais (da fonte) provavelmente não teria evitado isso.

Fazia quanto tempo que você tinha esse cenário montado por aí?
Isso mesmo!

Estava montado desde 2019 sem problema algum.

Porém o pc depois de instalar o win11 ficou estranho no inicio do ano, com crashes randomicos e tela preta (o som do PC continuava mas eu perdia o vídeo) em Idle. Achava que era algum driver, bios desatualizada ou instabilidade no oveeclock, então fiz todos os updates possíveis menos formatar o PC e voltar o Windows 10. Nesse intervalo eu também desmontei ele inteiro e limpei.

Até que sábado deu esse cheiro e constatei que era esse cabo de alimentação da VGA. O cabo derreteu em um teste de 5min no Pubg.

Depois que tirei o cabo, parou o problema (até então) e testei no pubg uns 10 min sem problemas. Como estou usando o pc para trabalhar somente, está sem problema algum mas depois testarei no jogo novamente.

Acredito que possa ser alguma deterioração do cabo ou ficou mal encaixado (que acho difícil) no processo de limpeza.
 
Também julgo ser um problema no extensor, mas também pode ser por ter sido mal encaixado ou mesmo folgado.
Quanto a titan, também escutava várias coisas boas, comprei extensores de 24pin, 8pin cpu e dois de 6+2pin pra vga. Comigo não ocorreu o que aconteceu com você, mas em pouco tempo o cabo saiu do pino conector, tanto no 24 pinos quanto em um dos da VGA, mandei e-mail para eles, mensagem no mercado livre no anuncio da época e nunca nem recebi resposta, isso que estava disposto a comprar um novo, caso não tivesse como reparar... e não são baratos. Desde então comprei cabos sleevados individualmente desde a fonte e também do próprio fabricante, corsair.

Eu fazia como o sugerido, usava duas linhas diferentes direto da fonte nos extensores da VGA e nunca tive problemas, é uma 1080TI. Acredito que o seu caso tenha sido má sorte mesmo, mas é bom tomar cuidado, verificar se está tudo bem encaixado e se os pinos não estão amassados ou algo que possa dificultar o contato e a transferência de energia.

Depois de um acontecimento como o seu eu usaria somente os cabos vindo direto da fonte, provavelmente, ou então pegaria cabos mais seguros e com qualidade garantida.
 
Também julgo ser um problema no extensor, mas também pode ser por ter sido mal encaixado ou mesmo folgado.
Quanto a titan, também escutava várias coisas boas, comprei extensores de 24pin, 8pin cpu e dois de 6+2pin pra vga. Comigo não ocorreu o que aconteceu com você, mas em pouco tempo o cabo saiu do pino conector, tanto no 24 pinos quanto em um dos da VGA, mandei e-mail para eles, mensagem no mercado livre no anuncio da época e nunca nem recebi resposta, isso que estava disposto a comprar um novo, caso não tivesse como reparar... e não são baratos. Desde então comprei cabos sleevados individualmente desde a fonte e também do próprio fabricante, corsair.

Eu fazia como o sugerido, usava duas linhas diferentes direto da fonte nos extensores da VGA e nunca tive problemas, é uma 1080TI. Acredito que o seu caso tenha sido má sorte mesmo, mas é bom tomar cuidado, verificar se está tudo bem encaixado e se os pinos não estão amassados ou algo que possa dificultar o contato e a transferência de energia.

Depois de um acontecimento como o seu eu usaria somente os cabos vindo direto da fonte, provavelmente, ou então pegaria cabos mais seguros e com qualidade garantida.
Bom, vou seguir desta forma mesmo.
Com os cabos originais da fonte, mesmo porque a pessoa da Titan Case Labs só disse que me ajudaria a obter os cabos mas depois deve ter sido abduzido porque nunca mais me respondeu no instagram.

E quando for usar cabos desta forma, irei fazer a compra de cabos que saem diretamente da fonte e não extensores!
Obrigado a todos pela ajuda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo