• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Configuração Raid 0 com SSD’s NVMe – Resultados preliminares

squawker

Hungry Member
Registrado
Os SSD’s que utilizam o protocolo NVME para utilização do barramento PCIe estão se tornando mais comuns, e muito provavelmente essa será a interface lógica mais usada em um futuro próximo.

Fisicamente esses drives podem ser dos seguintes tipos (fator de forma):
- 2,5 polegadas com conector U2 (por exemplo, o SSD Intel 750)
- Cartão para slot PCIe (o Intel 750 também é oferecido nesse formato)
- M.2 (Samsung SM951, 950 PRO, e outros)

Ao longo dos anos me acostumei a usar o modo raid0 para os computadores de meu uso pessoal, e dessa forma o lançamento dos processadores Skylake, utilizando o chipset Z170, e permitindo o estabelecimento de raid0 com drives NVMe, encontrou um freguês pronto para experimentar essa possibilidade.

Dessa forma fiz uns poucos testes enquanto me acostumo com uma placa mãe, e principalmente com o seu bios, de um fabricante diferente daquele que normalmente uso.

Foram feitos os seguintes benchs:

1. CrystalDiskMark

jOMVHaf.jpg


2. ATTO Disk Benchmark

wevDQdv.jpg





3. AS SSD Benchmark

lBwSq4s.jpg



Observações:


- Cada fabricante de placas mãe para processadores Skylake, quando oferece suporte para o raid de drives NVMe, e nem todas as placas tem esse suporte, o mesmo pode ser feito de formas diversas quanto aos tipos de drives suportados.
Por exemplo, uma placa mãe de determinado fabricante dá suporte ao raid de até 3 (três) drives M.2, com 3 sockets M.2 disponíveis.
Outra placa mãe pode dispor de apenas um socket M.2 e o outro socket disponível para o raid ser um slot PCIe, e nesse caso deverá ser usado um adaptador M.2/PCIe para que o segundo drive M.2 do raid possa ser usado nesse slot.

- Dessa forma, quem pretender configurar raid com drives NVMe deve se assegurar que a placa mãe ofereça esse suporte aos drives que serão usados.

Em meu caso em particular, confiei que determinada placa mãe oferecesse esse suporte, por ser uma das mais caras e de um dos mais conceituados fabricantes, e essa placa simplesmente não dá suporte a raid de drives NVMe, seja de qual fator de forma que for! Tive de usar uma placa mãe de um fabricante que nunca usei antes.

- Os SSD’s usados nos testes acima são os Samsung 950 PRO, 512 GB. Esses drives são bem “esquentadinhos” e devem receber boa ventilação quando submetidos aos testes, principalmente o CrystalDiskMark.

- Considero que os resultados acima podem ser melhorados com uma configuração mais apurada da plataforma, à qual ainda estou me acostumando, inclusive com relação ao tamanho dos blocos do raid (stripe size), tendo sido usado 16 kB, que é o valor indicado pela Intel para SSD’s SATA, mas tenho dúvidas se esse é o valor mais indicado para SSD’s NVMe.

- É interessante notar que a configuração raid de drives NVMe não usa os drivers específicos do fabricante, nem quando são Intel, mas sim os drivers Intel IRST da geração 14.x.x.x, que são os únicos no momento que oferecem suporte ao raid NVMe.

- Comentários e sugestões são bem vindos.
 
Última edição:
lol...lol... o inconveniente dessa configuração é o precinho dos drives... quase tive de vender um rim para fazer o raid e o natal já era... :money:

Agora, no meu post esqueci de ressaltar que o raid que a plataforma Z170 permite é inicializável (bootable), ao contrário do que as plataformas anteriores permitem com drives NVMe.

Assim, por exemplo, podemos fazer um raid com drives NVMe numa placa mãe X99 ou Z97, a partir do Windows ou Linux, mas é um software raid e não é inicializável.

Obrigado pelo comentário e de Snayperskaya.
[]’s
 
@squaker bacana o teste, a Asrock tem o teste de 2x Intel 750 e deu 3,5gb/s de write/red.

As Z97 / Z170 / X99 tem boot via Nvme, mas só compensa o RAID 0 na X99 pela diferenca de lanes PCIeX.

Enquanto a Z97/Z170 tem 20 a X99 tem 41, aí segura o Raid 0 + SLI / Cross caso contrário a GPU pode ser prejudicada ou roda single card.
 
Parabéns squawker pela aquisição, muito top.

O contra da plataforma Z170 é que possui muito poucas pci lanes, apenas 20.
Então qdo se usa as portas M.2, algumas portas satas são desativadas ou se for a Ultra M.2, o barramento pci-ex passa de 16 pra 8 na VGA, o que impossibilita uma crossfire/sli.

Dá pra melhorar ainda mais essas velocidades se usar alguma mobo com duas Ultra M.2 ou usar as PCI-EX.

Eu estava de olho nas 950 pro da blackfriday da Amazon, esperando por um preço mais convidativo, mas não saiu dos 349dollars.
 


Boa pergunta Snayperskaya, no teste do 950 PRO feito pelo mesmo AnandTech, ele se saiu em geral bem, embora mostrando alguns sinais de “thermal throttling” no teste de Consistência de Desempenho e em alguns outros testes.

Agora, o teste foi feito em drive único, não em raid, e usando os drivers específicos da Samsung para ele.

Suponho que um teste com o Destroyer na configuração raid, com os drivers da Intel que são necessários para essa configuração, e que muito provavelmente tenham um gerenciamento térmico pior do que os drivers específicos, poderá resultar em maior degradação dos resultados obtidos.

Em quase todos os testes efetuados, os 950 PRO (256 e 512 GB) foram os campeões de consumo, o que pode se traduzir em altas temperaturas e restrição de desempenho do drive.

Empiricamente verifiquei isso quando fiz o bench CrystalDiskMark, os 2 bichinhos ficaram muito quentes e preventivamente pus um ventilador apontado para eles.

Por outro lado, a Samsung diz que esse comportamento é normal, que o thermal throttling é intencional, e que é feito para proteger o drive de situações anormais que não são típicas do seu uso característico, do dia a dia.

Eu disponho de um termômetro infravermelho Fluke, e pretendo investigar melhor qual a temperatura externa a que eles chegam em várias situações.

[]’s
 
@squaker bacana o teste, a Asrock tem o teste de 2x Intel 750 e deu 3,5gb/s de write/red.

As Z97 / Z170 / X99 tem boot via Nvme, mas só compensa o RAID 0 na X99 pela diferenca de lanes PCIeX.

Enquanto a Z97/Z170 tem 20 a X99 tem 41, aí segura o Raid 0 + SLI / Cross caso contrário a GPU pode ser prejudicada ou roda single card.


Olá NeoConker, os drives Intel 750 são excepcionais, eles são descendentes diretos da linhagem DC P3x00 da Intel, que são drives empresariais de altíssimo desempenho, confiabilidade e durabilidade.

Eu ainda não vi esse teste da ASRock, mas vou procurar, pois estou com uma mobo dela, a Z170 Extreme7+, que estou gostando bastante, embora o seu comportamento, e em particular o bios, sejam bastante diferentes das mobos do fabricante com que tinha me acostumado.

Pelos reviews que vi dos 2 drives, cada um é superior ao outro em determinada característica, como leitura/escrita sequencial, leitura/escrita 4k aleatória, queue depth associada, etc, etc.

Agora, realmente acho que os resultados dos testes que fiz podem ser melhorados, e que estou comendo bola em alguma(s) configuração/ões da mobo. Como falei, ainda estou me acostumando com o jeitão dela.

No suporte a SSD’s NVMe existem diferenças fundamentais entre as mobos Z97, X99 e Z170:

- a principal diferença é que somente as Z170 permitem o raid inicializável (bootable) dos drives NVMe, isto é, fazer o boot do sist. operacional instalado em um raid formado por drives NVMe!!!

- quanto a questão das vias/lanes, a diferença entre as Z97 e Z170, é que as Z170 tem um maior quantidade disponível de lanes, em um total de 36 vias PCIe 3.0, contra somente 16 vias PCIe 3.0 das Z97. As Z97 ainda tem mais 8 vias, mas elas são PCIe 2.0!!

Do total das 36 vias PCIe 3.0 da Z170, 16 vias vão diretamente para as placas de vídeo e as outras 20 (PCIe 3.0) passam através do chipset e são exatamente essas vias que permitem fazer o raid bootável dos SSD’s NVMe, sem interferir com a configuração das placas de vídeo.

As Z170 são ainda superiores as Z97 na interligação do processador ao chipset (DMI): enquanto nas Z97 o DMI é versão 2.0 (2 GB/s), nas Z170 o DMI é versão 3.0 (aprox. 4 GB/s).

- Quanto a plataforma X99, ela dispõe de 40 vias PCIe 3.0 quando usada com os processadores 5960X e 5930K, mas somente de 28 vias com o processador 5820K.

A X99 não suporta nativamente o raid bootável de drives NVMe; talvez pudesse suportar se houvesse um real interesse dos fabricantes de mobos na atualização do UEFI delas, com atualização do IRST do bios para a versão 14.x.x.x, porém duvido que haja interesse dos fabricantes nessa atualização.

Em resumo: somente a plataforma Z170 permite a formação de raid bootável de SSD’s NVMe, e ao contrário do que pode parecer, o raid não interfere de nenhum modo com a configuração das placas de vídeo, seja SLI ou Crossfire.

Bem, desculpe a extensão do post e grato pelo interesse.

[]’s
 
Cara acho que você pesquisou um pouco sobre o assunto, queria fazer umas correções... e vamos continuar a desenvolver o assunto... Separei em partes...

Pelos reviews que vi dos 2 drives, cada um é superior ao outro em determinada característica, como leitura/escrita sequencial, leitura/escrita 4k aleatória, queue depth associada, etc, etc.

Eu ainda não vi esse teste da ASRock, mas vou procurar, pois estou com uma mobo dela, a Z170 Extreme7+, que estou gostando bastante, embora o seu comportamento, e em particular o bios, sejam bastante diferentes das mobos do fabricante com que tinha me acostumado.

Sim, ambos tem os prós e contras, mas o teste é do começo do ano, ainda não tinha 950 PRO... achei a imagem do teste!!!

100-TripleUltraM2-bg.jpg

- a principal diferença é que somente as Z170 permitem o raid inicializável (bootable) dos drives NVMe, isto é, fazer o boot do sist. operacional instalado em um raid formado por drives NVMe!!!
[...]
A X99 não suporta nativamente o raid bootável de drives NVMe; talvez pudesse suportar se houvesse um real interesse dos fabricantes de mobos na atualização do UEFI delas, com atualização do IRST do bios para a versão 14.x.x.x, porém duvido que haja interesse dos fabricantes nessa atualização.

Isso não confere cara... Antes do 950 PRO havia o SM951, que tem 2 versões a AHCI e NVMe.

Desde abril/15 a Asrock lançou a BIOS 1.20 da Asrock X99 Extreme11 com suporte NVMe inclusive para boot RAID, alias é a única placa X99 com 2x M.2 Ultra/4x.

- quanto a questão das vias/lanes, a diferença entre as Z97 e Z170, é que as Z170 tem um maior quantidade disponível de lanes, em um total de 36 vias PCIe 3.0, contra somente 16 vias PCIe 3.0 das Z97. As Z97 ainda tem mais 8 vias, mas elas são PCIe 2.0!!

Do total das 36 vias PCIe 3.0 da Z170, 16 vias vão diretamente para as placas de vídeo e as outras 20 (PCIe 3.0) passam através do chipset e são exatamente essas vias que permitem fazer o raid bootável dos SSD’s NVMe, sem interferir com a configuração das placas de vídeo.

Aqui é a parte mais complicada, misturou algumas coisas e tem informação errada...

Acho que você deve ter visto aquela imagem azul do chipset Intel que é mestre em colocar material que induz ao erro. Perceba que as configurações da VGA (1x16, 2x8, 1x8+2x4) tem um * asterisco...

1 - A exemplo da X99. O Processador pode ter uma quantidade igual ou inferior de PCIe ao suportado pelo Chipset.
2 - O chipset Z170 suporta até 20 PCIe, mas o processador 4790K/6700K só tem 16 PCIe (somente o futuro Skylake-E vai ter 20 PCIe).
3 - As lanes PCIe não são exclusivas ou reservadas são compartilhadas, caso contrário o SLI / Cross não seriam flexíveis, teria que ser uma placa mãe especifica para Two Way outra Tri-Way... etc etc
4 - Tanto que usando o slot m.2 na minha Z97 Extreme6 perco acesso a 2x portas SATA (consulta seu manual tambem), pois ambos que compartilham as mesmas lanes PCIe.

Se usar 2x 950 PRO (4 lanes x2 = 8 lanes) você já usou metade das lanes sobrando 8x para VGA que pode impactar sim a performance, tanto que o teste do 3x Intel 750 é feito com a VGA onbord...

Eu estou no meu segundo 950 PRO (peguei um no lançamento em nov/15 mas meu amigo levou graças a uma boa proposta) o jeito vai ser usar 1x 950 PRO + 1x VGA ou partir para outra plataforma.

Vamos nos falando, queria pedir pra você fazer os testes com 1x 950 PRO, pego o meu no sabado e a gente compara os resultados.

Abs!!
 
Parabéns squawker pela aquisição, muito top.

O contra da plataforma Z170 é que possui muito poucas pci lanes, apenas 20.
Então qdo se usa as portas M.2, algumas portas satas são desativadas ou se for a Ultra M.2, o barramento pci-ex passa de 16 pra 8 na VGA, o que impossibilita uma crossfire/sli.

Dá pra melhorar ainda mais essas velocidades se usar alguma mobo com duas Ultra M.2 ou usar as PCI-EX.

Eu estava de olho nas 950 pro da blackfriday da Amazon, esperando por um preço mais convidativo, mas não saiu dos 349dollars.


Olá Sh@dow, realmente os 950 PRO parecem ser muito bons, apesar do preço aqui no BR ser extremamente alto, mas com os impostos existentes aqui, até que com um pouco de boa vontade dá para entender ...
Como vc falou, nos EUA o preço do 950 de 512 GB se manteve firme na faixa dos 350, mesmo na semana do BF....

A quantidade de pistas PCIe 3.0 da plataforma Z170 é meio cabulosa, mas tem um diagrama que detalha muito bem:

uJfADz3.jpg


Como podemos ver, o total de lanes PCIe 3.0 da plataforma é 36, sendo 16 diretas do processador (PCIe 3.0 Graphics) para as placas de vídeo, e mais 20 através do chipset.

Essas 20 lanes que vão via chipset são compartilhadas entre as portas USB, portas SATA desse chipset e os sockets M.2 e dependem da configuração que o fabricante da mobo quer oferecer.

As lanes que vão para as placas de vídeo são completamente independentes das que passam pelo chipset, de forma que a config. dessas 20, que passam pelo chipset e que permitem o raid bootável, não interfere com as placas de vídeo.

Estou com a mobo ASRock Z170 Extreme7+, que possui 3 sockets ultra M.2 PCIe 3.0 x4, de forma que acho que ainda dá para melhorar o desempenho do raid, mas ainda preciso me acostumar com a configuração dessa mobo, que é bastante diferente daquela com que estava.

O ruim dessa mobo é que com os 3 sockets M.2 dá vontade de montar um raid com 3 x 950, mas para isso tenho de vender o meu 2º rim...lol... :money:

Grato pelos comentários,

[]’s
Edit: reinserir print deletado por descuido
 
Última edição:
Cara acho que você pesquisou um pouco sobre o assunto, queria fazer umas correções... e vamos continuar a desenvolver o assunto... Separei em partes...



Sim, ambos tem os prós e contras, mas o teste é do começo do ano, ainda não tinha 950 PRO... achei a imagem do teste!!!

100-TripleUltraM2-bg.jpg



Isso não confere cara... Antes do 950 PRO havia o SM951, que tem 2 versões a AHCI e NVMe.

Desde abril/15 a Asrock lançou a BIOS 1.20 da Asrock X99 Extreme11 com suporte NVMe inclusive para boot RAID, alias é a única placa X99 com 2x M.2 Ultra/4x.



Aqui é a parte mais complicada, misturou algumas coisas e tem informação errada...

Acho que você deve ter visto aquela imagem azul do chipset Intel que é mestre em colocar material que induz ao erro. Perceba que as configurações da VGA (1x16, 2x8, 1x8+2x4) tem um * asterisco...

1 - A exemplo da X99. O Processador pode ter uma quantidade igual ou inferior de PCIe ao suportado pelo Chipset.
2 - O chipset Z170 suporta até 20 PCIe, mas o processador 4790K/6700K só tem 16 PCIe (somente o futuro Skylake-E vai ter 20 PCIe).
3 - As lanes PCIe não são exclusivas ou reservadas são compartilhadas, caso contrário o SLI / Cross não seriam flexíveis, teria que ser uma placa mãe especifica para Two Way outra Tri-Way... etc etc
4 - Tanto que usando o slot m.2 na minha Z97 Extreme6 perco acesso a 2x portas SATA (consulta seu manual tambem), pois ambos que compartilham as mesmas lanes PCIe.

Se usar 2x 950 PRO (4 lanes x2 = 8 lanes) você já usou metade das lanes sobrando 8x para VGA que pode impactar sim a performance, tanto que o teste do 3x Intel 750 é feito com a VGA onbord...

Eu estou no meu segundo 950 PRO (peguei um no lançamento em nov/15 mas meu amigo levou graças a uma boa proposta) o jeito vai ser usar 1x 950 PRO + 1x VGA ou partir para outra plataforma.

Vamos nos falando, queria pedir pra você fazer os testes com 1x 950 PRO, pego o meu no sabado e a gente compara os resultados.

Abs!!




Olá NeoConquer,

Muito obrigado pelas suas interessantes observações, embora não concorde com grande parte delas...lol...lol (me perdoe pela brincadeira, mas a vida já é séria demais...).

Mas vamos lá, grato pela dica do teste em raid0; o teste completo está em: https://www.youtube.com/watch?v=Kp3eOrbQeiA&feature=youtu.be

1. A princípio o resultado me impressionou por causa da vel. sequencial Q32T1, mas analisando melhor todos os valores obtidos, e comparando com os que obtive, acho que não me sai tão mal assim, devido a:

- o resultado dos testes feitos pela ASRock é de um raid0 de 3 (três) SSD’s Intel 750 de capacidade 1.2 TB cada um!!! Coitado do meu raid de somente 2 SSD’s de 512 Gb...

- malandramente, os testes da ASRock foram feitos em um volume raid, indicado como F, sem que o sistema operacional estivesse instalado nele, como está indicado em F: 0% (0/3352GiB), o que favorece resultados bem melhores!!!

Pelos resultados obtidos, e como os drives 750 são de qualidade excepcional e muito rápidos, é bem possível que esteja ocorrendo saturação do enlace DMI entre o processador e o chipset, enlace que embora nessa plataforma seja de 3ª geração, tem os seus limites.


2. "Isso não confere cara... Antes do 950 PRO havia o SM951, que tem 2 versões a AHCI e NVMe.

Desde
abril/15 a Asrock lançou a BIOS 1.20 da Asrock X99 Extreme11 com suporte NVMe inclusive para boot RAID, alias é a única placa X99 com 2x M.2 Ultra/4x. "

Bem, NeoConquer, aqui vamos pôr as coisas em perspectiva: bem antes do SM951 NVMe (a versão AHCI saiu antes do que a versão NVMe), já existia o Intel DC P3700 (que a rigor é uma série composta de 3700, 3600 e 3500), drive empresarial, e que acredito que foi lançado em junho/2014 (é isso mesmo, 2014!) e do qual descende o Intel 750.

Eu fiz a loucura de comprar um desses (DC P3700, 400 GB, HHHL), e assim, em nov/2014 já estava com ele em mãos, fazendo uma série de testes, de forma que não sou exatamente um iniciante em drives NVMe, se me permite a imodéstia...lol :vinho:

Dessa forma, sei muito bem o que os fabricantes muito espertamente e genericamente chamam de “NVMe support”.

Ainda em nov/2014 instalei o DC P3700 na placa Rampage V Extreme e para minha surpresa o SSD foi detectado no bios, não como um SSD, mas sim como uma placa genérica, AIC, porém indicando uma conexão PCIe 3.0 X4 com ela!!!

Tendo em vista isso, arrisquei instalar o S.O. e para minha surpresa maior ainda, a instalação foi uma beleza, parecendo que estava instalando o S.O. em um 840!
Fiquei os meses seguintes observando o desempenho do drive, até que em março ou abril de 2015, com certo estardalhaço, a ASUS anunciou um novo bios que “suportava NVMe’’.

O que esse bios fez? Nada, a não ser identificar corretamente a “placa genérica com conexão PCIe 3.0 x4”, como um SSD NVMe!

E até hoje, após vários outros updates de bios, a RVE ainda não pode montar um raid bootável de drives NVME (evidentemente diretamente nos seus slots PCIe, ou através de cartão PCIe/M.2).

Portanto, me desculpe, não estou duvidando da sua palavra, mas sim da do fabricante da mobo, e não acredito que a ASRock Extreme11 permita montar um raid bootável de drives NVMe!!

Veja bem, estou falando bootável, e não via software dentro de um S.O. instalado!!

Se vc souber de um review ou teste que mostre qualquer mobo Z97 ou X99 que permita um raid de NVMe inicializável, por favor, me informe, e aí passarei a acreditar na possibilidade!!


"Aqui é a parte mais complicada, misturou algumas coisas e tem informação errada...”


lol... mais uma vez, me perdoe, mas não concordo com os itens 1,2 e 3, e o 4 é uma interpretação equivocada do que acontece no compartilhamento das vias PCIe que passam pelo chipset Z170.

Vamos lá:

Item 1: o exemplo do X99 não vale no presente caso, pois a família dos processadores Haswell-E para desktops apresentam 2 tipos de processadores, um com capacidade de 40 e outro de 28 vias gráficas PCIe 3.0, mais 8 vias PCIe 2.0 em ambos casos.

Já a família Skylake para desktops tem capacidade de 16 vias gráficas PCIe 3.0 diretas do processador, mais 20 vias PCIe 3.0 através do chipset.

Item 2: Na realidade, o suporte gráfico do processador 6700K é de 16 vias PCIe 3.0, que vem diretamente do processador, e mais 20 PCie 3.0 que passam pelo chipset para atender os sockets USB, SATA, WI-FI, Thunderbolt, etc.

Item 3: uma misturada, isso não tem nada a ver com o que estou argumentando; evidentemente as vias gráficas são moduladas de modo a atender as config. de placas gráficas estabelecidas pelo fabricante da mobo.

Agora, essas vias gráficas (16 vias) são independentes e não compartilhadas com as 20 outras vias que passam pelo chipset Z170!

Item 4: isso é absolutamente normal, pois nesse caso estamos falando das vias PCIe que passam pelo chipset, e nesse caso, como não poderia deixar de ser, elas compartilham, da maneira escolhida pelo fabricante da mobo, os vários sockets USB, SATA, WI-FI, etc.

No caso do chipset Z97 essas 8 vias são PCIe 2.0, ao contrário das 20 vias PCIe 3.0 do Z170!


Para provar que vc está equivocado, vai um print da minha placa gráfica operando em PCIe 3.0 X16, embora os 2 slots M.2 do raid estejam operando cada um em PCIe 3.0 x4!!

Ps4BEWj.jpg


Resumo: as vias gráficas PCIe (16 vias) e as que passam pelo chipset Z170 (20 vias) são independentes entre si.

E a provável razão dos testes da ASRock terem sido feitos com a VGA onboard, é que sem o ‘’peso” de um driver de mais de 300 MB o sist. operacional pode dedicar todo o seu desempenho para o raid de 3 x Intel 750, além da simplicidade de hardware.

Sugiro dar uma lida no artigo: http://www.techspot.com/news/61682-intel-z170-vs-z97-chipset-difference.html

Nesse artigo está muito bem explicada as diferenças entre os Z97 e o Z170, e repare que nos dois casos o autor chama as vias PCIe que passam pelo chipset de “Vias PCIe adicionais”.

Bem, deixando de lado a questão das vias (antes de partimos para as vias de fato... lol), vai ser muito interessante podermos comparar o desempenho dos 950 em duas plataformas diferentes.

Me mantenha, por favor, informado dos seus testes com o bichinho.

Por falar nisso, realmente me impressionou o desempenho de um drive que é de tamanho comparável a um tablete de chiclé!

Grato, um abraço e desculpe o post gigante

Edit: restaurar print deletado por descuido.
 
Última edição:
Olá NeoConquer,

1. A princípio o resultado me impressionou por causa da vel. sequencial Q32T1, mas analisando melhor todos os valores obtidos, e comparando com os que obtive, acho que não me sai tão mal assim, devido a:
- o resultado dos testes feitos pela ASRock é de um raid0 de 3 (três) SSD’s Intel 750 de capacidade 1.2 TB cada um!!! Coitado do meu raid de somente 2 SSD’s de 512 Gb...
- malandramente, os testes da ASRock foram feitos em um volume raid, indicado como F, sem que o sistema operacional estivesse instalado nele, como está indicado em F: 0% (0/3352GiB), o que favorece resultados bem melhores!!!
Pelos resultados obtidos, e como os drives 750 são de qualidade excepcional e muito rápidos, é bem possível que esteja ocorrendo saturação do enlace DMI entre o processador e o chipset, enlace que embora nessa plataforma seja de 3ª geração, tem os seus limites.

Bem melhores? Acha um teste que mostre isso... Não da diferença, é tão irrelevante que vários sites fazem o teste da mesma forma, colocam o SSD que vão testar no sistema e só roda o bench.

2. "Isso não confere cara... Antes do 950 PRO havia o SM951, que tem 2 versões a AHCI e NVMe.

Desde
abril/15 a Asrock lançou a BIOS 1.20 da Asrock X99 Extreme11 com suporte NVMe inclusive para boot RAID, alias é a única placa X99 com 2x M.2 Ultra/4x. "

Bem, NeoConquer, aqui vamos pôr as coisas em perspectiva: bem antes do SM951 NVMe (a versão AHCI saiu antes do que a versão NVMe), já existia o Intel DC P3700 (que a rigor é uma série composta de 3700, 3600 e 3500), drive empresarial, e que acredito que foi lançado em junho/2014 (é isso mesmo, 2014!) e do qual descende o Intel 750.

Eu fiz a loucura de comprar um desses (DC P3700, 400 GB, HHHL), e assim, em nov/2014 já estava com ele em mãos, fazendo uma série de testes, de forma que não sou exatamente um iniciante em drives NVMe, se me permite a imodéstia...lol :vinho:

Dessa forma, sei muito bem o que os fabricantes muito espertamente e genericamente chamam de “NVMe support”.

Ainda em nov/2014 instalei o DC P3700 na placa Rampage V Extreme e para minha surpresa o SSD foi detectado no bios, não como um SSD, mas sim como uma placa genérica, AIC, porém indicando uma conexão PCIe 3.0 X4 com ela!!!

Tendo em vista isso, arrisquei instalar o S.O. e para minha surpresa maior ainda, a instalação foi uma beleza, parecendo que estava instalando o S.O. em um 840!
Fiquei os meses seguintes observando o desempenho do drive, até que em março ou abril de 2015, com certo estardalhaço, a ASUS anunciou um novo bios que “suportava NVMe’’.

O que esse bios fez? Nada, a não ser identificar corretamente a “placa genérica com conexão PCIe 3.0 x4”, como um SSD NVMe!

E até hoje, após vários outros updates de bios, a RVE ainda não pode montar um raid bootável de drives NVME (evidentemente diretamente nos seus slots PCIe, ou através de cartão PCIe/M.2).

Portanto, me desculpe, não estou duvidando da sua palavra, mas sim da do fabricante da mobo, e não acredito que a ASRock Extreme11 permita montar um raid bootável de drives NVMe!!

Veja bem, estou falando bootável, e não via software dentro de um S.O. instalado!!

Se vc souber de um review ou teste que mostre qualquer mobo Z97 ou X99 que permita um raid de NVMe inicializável, por favor, me informe, e aí passarei a acreditar na possibilidade!!

O que determina se da Boot ou não com ou sem RAID é a mobo e não o SSD... Uma pena que a Asus não tenha feito o que a Asrock fez ... Confere o change notes da BIOS, eles não acertaram de primeira, teve correção.

lol... mais uma vez, me perdoe, mas não concordo com os itens 1,2 e 3, e o 4 é uma interpretação equivocada do que acontece no compartilhamento das vias PCIe que passam pelo chipset Z170.

Vamos lá:

Item 1: o exemplo do X99 não vale no presente caso, pois a família dos processadores Haswell-E para desktops apresentam 2 tipos de processadores, um com capacidade de 40 e outro de 28 vias gráficas PCIe 3.0, mais 8 vias PCIe 2.0 em ambos casos.

Já a família Skylake para desktops tem capacidade de 16 vias gráficas PCIe 3.0 diretas do processador, mais 20 vias PCIe 3.0 através do chipset.

Item 2: Na realidade, o suporte gráfico do processador 6700K é de 16 vias PCIe 3.0, que vem diretamente do processador, e mais 20 PCie 3.0 que passam pelo chipset para atender os sockets USB, SATA, WI-FI, Thunderbolt, etc.

Item 3: uma misturada, isso não tem nada a ver com o que estou argumentando; evidentemente as vias gráficas são moduladas de modo a atender as config. de placas gráficas estabelecidas pelo fabricante da mobo.

Agora, essas vias gráficas (16 vias) são independentes e não compartilhadas com as 20 outras vias que passam pelo chipset Z170!

Item 4: isso é absolutamente normal, pois nesse caso estamos falando das vias PCIe que passam pelo chipset, e nesse caso, como não poderia deixar de ser, elas compartilham, da maneira escolhida pelo fabricante da mobo, os vários sockets USB, SATA, WI-FI, etc.

No caso do chipset Z97 essas 8 vias são PCIe 2.0, ao contrário das 20 vias PCIe 3.0 do Z170!


Para provar que vc está equivocado, vai um print da minha placa gráfica operando em PCIe 3.0 X16, embora os 2 slots M.2 do raid estejam operando cada um em PCIe 3.0 x4!!

PCIe%20suporte%20graacutefico_zpseg0c00zh.jpg


Resumo: as vias gráficas PCIe (16 vias) e as que passam pelo chipset Z170 (20 vias) são independentes entre si.

E a provável razão dos testes da ASRock terem sido feitos com a VGA onboard, é que sem o ‘’peso” de um driver de mais de 300 MB o sist. operacional pode dedicar todo o seu desempenho para o raid de 3 x Intel 750, além da simplicidade de hardware.

Sugiro dar uma lida no artigo: http://www.techspot.com/news/61682-intel-z170-vs-z97-chipset-difference.html

Nesse artigo está muito bem explicada as diferenças entre os Z97 e o Z170, e repare que nos dois casos o autor chama as vias PCIe que passam pelo chipset de “Vias PCIe adicionais”.

Bem, deixando de lado a questão das vias (antes de partimos para as vias de fato... lol), vai ser muito interessante podermos comparar o desempenho dos 950 em duas plataformas diferentes.

Me mantenha, por favor, informado dos seus testes com o bichinho.

Por falar nisso, realmente me impressionou o desempenho de um drive que é de tamanho comparável a um tablete de chiclé!

Grato, um abraço e desculpe o post gigante

Caraca! Impressionante a insistência nos mesmos erros, é quase o @ARISTEU...

Aqui não da mais... o estomago já virou de tanta coisa fora do lugar...

Vamos fazer assim, traduz esse o seu post para inglês e a gente posta isso no Reddit e no Overclock.net, que são 2 fóruns bem técnicos e vamos ver as respostas...
 
Última edição:
Bem melhores? Acha um teste que mostre isso... Não da diferença, é tão irrelevante que vários sites fazem o teste da mesma forma, colocam o SSD que vão testar no sistema e só roda o bench.



O que determina se da Boot ou não com ou sem RAID é a mobo e não o SSD... Uma pena que a Asus não tenha feito o que a Asrock fez ... Confere o change notes da BIOS, eles não acertaram de primeira, teve correção.



Caraca! Impressionante a insistência nos mesmos erros, é quase o @ARISTEU...

Aqui não da mais... o estomago já virou de tanta coisa fora do lugar...

Vamos fazer assim, traduz esse o seu post para inglês e a gente posta isso no Reddit e no Overclock.net, que são 2 fóruns bem técnicos e vamos ver as respostas...
diz ai o erro q eu insisto
 
Galera eu comprei um alienware ontem, que vem só com um HD de 1 tera normal 7200rpm, intencionalmente, pq upgrade direto na dell n compensa.
já vou comprar um ssd m2, a principio um evo 960.
Agora o note tem 2 entradas m2, não sei se boto 1 de 258gb pro sistema, ou coloco 1 de 128gb em cada fazendo raid !
Alguém saberia de ante mão se tem suporte para raid ?
valeu.
 
Galera eu comprei um alienware ontem, que vem só com um HD de 1 tera normal 7200rpm, intencionalmente, pq upgrade direto na dell n compensa.
já vou comprar um ssd m2, a principio um evo 960.
Agora o note tem 2 entradas m2, não sei se boto 1 de 258gb pro sistema, ou coloco 1 de 128gb em cada fazendo raid !
Alguém saberia de ante mão se tem suporte para raid ?
valeu.

Coveiro, se vc postasse o modelo do note talvez fosse possível saber.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo