Configurando a sua TV em 6 passos, para iniciantes.

Segui os passos certinhos.. a imagem melhorou mtoooooooooooooo (pq estava hiper psicodélica..HUASHUASUH)..

Vou postar no tópico das SS e você da uma olhada lá se ficou bom Proper por gentileza..

Abraços!
 
Última edição:
acrescentando ao tópico, possuo uma tv 3d plasma e com certeza a imagem melhora se fizer configurações certas, fiz vários testes e inclusive encontrei "setups" para minha tv feita por quem entende mais que eu, que utilizou até equipamentos tipo colorímetro para chegar no padrão ideal... outra coisa que existe nas plasmas (não sei se abrange LCD e LED, penso que não) é que depois de várias horas de uso, a imagem tende a melhorar, como se fosse um amaciamento.


Não obtive sucesso com uma LED 3D, já acho a imagem dela linda, acredito que não tem como melhorar o_O
tarcio, tudo bom?

com certeza tem como melhorar a imagem sim, principalmente de TV's de LED, onde a luminosidade é tão grande, que fica totalmente fora do real, tem pessoas de filme que parecem radioativas de tão brilhantes, e com certeza não é isso que é o REAL...
uma das coisas que não pode deixar ligado é o contraste dinâmico, pois isso faz as pessoas ficarem mais radioativas ainda, por mais que dizem que modo filme fica mais escuro, deixa mais próximo a realidade!

abraço.
 
Fiz os testes na minha Philips LED 40pol , porem as cores ficaram bonitas, más ficou muito palido e tipo o preto ficou cinzentado , com aquela configuração manual que se faz com o software da tv, mostrando fotos e talz, não fica cinzentado onde é preto, o preto fica preto mesmo, pra tvs de led tem algum macete em especifico????

Pálido? Preto acizentado? Das duas uma, ou sua TV não suporta Full RGB e não usou o outro arquivo que postei (o que acho difícil, pois o efeito seria contrário) ou já está diretamente ligado a qualidade do painel.

Temos que ter em mente que nem todo painel é igual ao outro, é um erro achar por exemplo que o LED por si só é melhor que o LCD. Na verdade paineis de LED não passam de um LCD iluminado com diodos LED, isso em teoria traria uma melhor luminosidade (o que melhora o contraste, brilho e cores de modo geral) e menor consumo de energia, mas existem TV's e TV's. Uma coisa ambas são semelhantes: o preto nunca é exatamente preto (ainda que as melhores LED's, com Local Dimming e Full-Array, possuem um nível de preto próximo a de uma boa Plasma).

Tem a questão da percepção também, se seus olhos estavam acostumados com as configurações antigas e as novas foram drásticas, obviamente isso vai lhe dar uma sensação totalmente diferente. Se você ajustou corretamente o brilho, o nível de preto pode ser melhorado não usando valores altos de gamma e luz de célula (backlight).

Segui os passos certinhos.. a imagem melhorou mtoooooooooooooo (pq estava hiper psicodélica..HUASHUASUH)..

Vou postar no tópico das SS e você da uma olhada lá se ficou bom Proper por gentileza..

Abraços!

Posta lá para nós atestarmos a melhora, pois as suas antigas estavam realmente "psicodélicas". :D


uma das coisas que não pode deixar ligado é o contraste dinâmico, pois isso faz as pessoas ficarem mais radioativas ainda, por mais que dizem que modo filme fica mais escuro, deixa mais próximo a realidade!

abraço.

Por isso que coloquei para desativar configurações avançadas (não foi eu quem inventei isso) pois no final elas só atrapalham para quem quer fazer um ajuste fino. Os fabricantes começam a embutir estes recursos para ajudar o pessoal mais leigo que não tem conhecimento e/ou paciência para ficar ajustando, mas o ajuste fino eu julgo ser sempre o melhor para qualidade da imagem.
 
Última edição:
Proper o gamma nao mexi em nada, essa luz de célula pode existir com outros nomes??? pode citar algum nome que se enquadra pra esta função em outros modelos pra achar algo parecido lá???
 
Acho que isso de configuração padrão uma besteira foda, cada pessoa tem seu gosto pessoal, e cada TV é diferente de uma para outra...
 
Proper o gamma nao mexi em nada, essa luz de célula pode existir com outros nomes??? pode citar algum nome que se enquadra pra esta função em outros modelos pra achar algo parecido lá???

Luz de célular é a luz de fundo, este termo é usado nas TV's Samsung, aqui na Bravia o nome é Backligh. É o nível de intensidade do LED que ilumina o painel (no seu caso). Como lhe disse, se o brilho estive numa margem razoável de configuração o nível de preto vai variar com a iluminação do ambiente, backlight e ajuste de gamma. Lembre-se que ao ajustar a TV novamente as configurações que por ventura você tenha feito nos jogos também terão que ser refeitas.

Como mencionei no tutorial, alguns jogos possuem apenas ajuste de gamma (que eu julgo ideal), outros possuem só brilho (que eu aconselho deixar sempre na metade), outros contraste e brilho (deixe na metade) e por último aqueles que possuem todos estes ajustes (mas aconselho sempre a mexer apenas no gamma para compensar). O nível de preto também nunca será perfeitamente satisfatório em paineis de LCD e LED, isso é natural devido ao fato que eles não se iluminar "sozinhos", onde a luz de fundo pode incidir em certas áreas (pois não é uniforme, com exceção das LED com Local Dimming) e atrapalhar o nível de preto. Experimente por exemplo apagar totalmente a luz do ambiente (se intereferência de outras fontes de iluminação) e colocar uma imagem totalmente preta na TV. Você perceberá áreas que não são totalmente pretas, mesmo que você diminuia totalmente a luz de fundo e o gamma (já considerando que o brilho esteja na margem considerada ideal), isso ainda é pior em paineis de baixa qualidade como os TN (presentes geralmente em monitores e em TV's de entrada).

images


Acho que isso de configuração padrão uma besteira foda, cada pessoa tem seu gosto pessoal, e cada TV é diferente de uma para outra...

Não existe configuração padrão para todas as TV's, o que existe é nível de referência e para isso que existe o tutorial. Os níveis de referência serão descobertos por você na sua TV usando a teoria que é universal. O preto e o branco, para você e para o Joãozinho é o mesmo, mas para a sua TV e para dele podem ser diferentes em termos de níveis de configuração. Aqui tem uma LCD e uma Plasma, os valores de configuração entre elas é bem diferentes devido a concepções diferentes na tecnologia e nos materiais utilizados (por isso não aconselho usar valores de outras pessoas), mas para chegar a uma configuração que considero ideal utilizei a mesma percepção do que é preto, branco e azul.

Você pode naturalmente desejar uma imagem mais clara, mais escura, com cores mais intensas, etc. Mas não existe gosto pessoal do que é realidade, preto é preto, branco é branco, azul é azul, etc.
 
Última edição:
Proper, acabei esquecendo de agradecer pelo topico

Como te disse, aqui em 1360x768 as configurações que eu posso mexer são contraste, nitidez, cor, brilho, matiz.

Se eu colocar em 720p, abre outras configurações, tipo Nivel de Preto, Gama, redução de ruido e outras.

Minhas tv é uma samsung.

Comparando imagens monitor no pc e a tv ligada no pc, deixando em quente, as cores ficam meio verdes. diferente das cores do monitor
 
Proper, acabei esquecendo de agradecer pelo topico

Como te disse, aqui em 1360x768 as configurações que eu posso mexer são contraste, nitidez, cor, brilho, matiz.

Se eu colocar em 720p, abre outras configurações, tipo Nivel de Preto, Gama, redução de ruido e outras.

Minhas tv é uma samsung.

Comparando imagens monitor no pc e a tv ligada no pc, deixando em quente, as cores ficam meio verdes. diferente das cores do monitor

Hum, nem todas as TV's permitem ajustes na nativa (que geralmente é o modo PC), bom pra você, deixe na nativa (1360x768) e faça os ajustes. Quanta a temperatura de cor eu recomendo o quente, mas isso é pessoal, para o ajuste de gradiente entre o contraste e o brilho você pode usar o modo normal ou frio (mas isso é apenas uma percepção visual de que o branco é branco, apesar de você saber que a paleta 255 é branca mesmo com uma temperatura mais baixa). Mas se você não está achando as cores naturais nestes modo então use fria ou normal, senão você terá que mexer na matiz.
 
Aparentemente você gosta da imagem mais clara que o habitual, isto não é nenhum problema quando naturalmente você não consegue enxergar detalhes que a liminosidade da cena lhe permitia fazer como no mundo real, isso na minha opinião tira a naturalidade, mas cada um tem uma percepção diferente. Você pode balancear isto, como já tinha dito antes, aumentando a luz de célular e/ou gamma. Contraste alto demais estoura o branco, clareando a cena como um todo (inclusive de objetos que não deveriam ter uma tonalidade tão alta), isso é muito ruim no contexto geral, assim como o aumento excessivo do brilho causa o aparecimento de imperfeições em cenas escuras, atrapalho inclusive as sombras, que são as mais afetadas.
É, parece que eu sou mais chegado numa imagem mais clara mesmo. De outra forma, eu fico com a impressão de que as cores estão "bufadas", mortas. Você assiste animes? Quando se trata de cores e brilho, eu gosto de uma imagem como a dos animes.

Agora, falando sobre essa Samsung, por que todas as configurações de fábrica que vem nela utilizam nitidez na casa dos 50%? E o contraste então? O valor mais baixo que a TV seta, quando utilizando as configurações de fábrica, é 95.
 
É, parece que eu sou mais chegado numa imagem mais clara mesmo. De outra forma, eu fico com a impressão de que as cores estão "bufadas", mortas. Você assiste animes? Quando se trata de cores e brilho, eu gosto de uma imagem como a dos animes.

Agora, falando sobre essa Samsung, por que todas as configurações de fábrica que vem nela utilizam nitidez na casa dos 50%? E o contraste então? O valor mais baixo que a TV seta, quando utilizando as configurações de fábrica, é 95.

Os valores de fábrica servem para tentar adaptar a imagem a qualquer tipo de ambiente (luminosidade), nas Plasma então isto é mais complicado devido a refração mais acentuada. A configuração de nitidez pode agradar ou dependendo da cena, assim como as cores. Os animes que você gosta tem muitas cores para chamar mais atenção mesmo, não a toa meu filho de 7 meses se sente bem atraído por eles. :D

Eu particulamente não gosto de nada que tire a naturalidade da cena, é com acontece com cores intensas demais (estouradas) e contraste muito elevado (o que dá a sensação de um "vazamento" do nível de branco), assim como a nitidez que causa o aparecimento de artefatos. Veja estes sintomas por exemplo nas screens do bruno no tópico de screenshots (ainda que as deles estivessem exageradas demais).

E não esquecendo sempre: Plasma reflete demais a luz. Talvez as Panasonic tenham um filtro melhor contra isto (já ouvi dizer, mas ainda não vi), mas tenho esta Samsung aqui e estas configurações que lhe passei ficam ótimas sem qualquer fonte de iluminação atrapalhando, mas durante o dia (com o sol entrando pela janela, mesmo com elas fechadas e uma cortina) ou com a luz acesa durante a noite (em menor escala) realmente eu sou obrigado a aumenta a luz de célula e/ou gamma.
 
Última edição:
Aqui eu tenho uma LG 32LC3R e apesar de ela ter 4 anos de uso eu acho a imagem dela linda, aqui uso uma configuração automatica dela (nitidez), fica que uma beleza, as cores o nivel de preto tudo fica lindo, CRYSIS 2 com aquela iluminação meia amarelada do pôr do sol é de babar.
 
Aqui eu tenho uma LG 32LC3R e apesar de ela ter 4 anos de uso eu acho a imagem dela linda, aqui uso uma configuração automatica dela (nitidez), fica que uma beleza, as cores o nivel de preto tudo fica lindo, CRYSIS 2 com aquela iluminação meia amarelada do pôr do sol é de babar.

A minha Sony também é bem antiga (o modelo é de 2007). Postei algumas screens no tópico de screenshots, inclusive de Crysis 2.
 
Pra falar a verdade eu nunca configurei a imagem de uma TV, comprei recentemente uma Samsung LedTV 3D, uso as configurações de fábrica, acho muito complexo mecher nessas configurações todas.

Achei muito interessante o seu tutorial e pode ter certeza assim que tiver um tempo aqui vou tentar configurar aqui.

Valeu muito obrigado pelo o tutorial....
 
Dando um UP..

Pois pra mim foi de grande valiaa!! :)
 
Bom eu fiz essa calibração na minha plasma:

MODO: Padrão
Luz de célula: 15
Contrastre: 90
Brilho: 51
Nitidez: 20
Cor: 33 (quando estava configurando achei um número super baixo, mas quando fui fogar me agradou muito).
Matiz (vd/vm): 50/50
Solução ecológica: Tudo desligado

Configurações avançadas

Tom de preto: escuro
Contraste dinâmico: Desligado
Gamma: 0
Espaço de cores: nativo
Estabilidade de Branco: Não mexi em nada
Tom de pele: 0
Aprimoramento de imagem: ligado (não vi diferença, mas resolvi deixar ligado)


Opções de imagens
Tonalidade de cor: Normal
Filtro ruído digital: auto (não vi diferença)
Filtro ruído mpeg: auto (também não vi diferença)
Nível de preto HDMI: Normal.


Observação: No PS3 e X360 tem configurações que também afetam na hora de você calibrar a tv.
Os meus estão assim:

PS3
RGB gama completo (HDMI): Completo
Super branco HDMI: ligado
Saída de cor HDMI: automático

X360
Níveis de referência: Expandido

Creditos a um user do HTForum que eu não lembro qual :/

Gostei muito dessa config e estava perfeita até começar a jogar o Dead Space 2, o que acontece é em algumas partes escuras ter faixa de transição de preto... tipo um circulo, dentro claro, uma faixa cinza ao redor e preto depois... eu acho que isso é limitação do jogo ou da TV, eu vou testar essa config do proper depois de estudar, mas alguém pode me dar um palpite com essa descrição se realmente e o jogo assim mesmo ou a TV?

tentei alterar algumas coisas e tudo que eu conseguia era deixar pior... ficar tudo preto, inclusive o que era para aparecer e aparecia adequadamente.
 
Última edição:
Bom eu fiz essa calibração na minha plasma:



Creditos a um user do HTForum que eu não lembro qual :/

Gostei muito dessa config e estava perfeita até começar a jogar o Dead Space 2, o que acontece é em algumas partes escuras ter faixa de transição de preto... tipo um circulo, dentro claro, uma faixa cinza ao redor e preto depois... eu acho que isso é limitação do jogo ou da TV, eu vou testar essa config do proper depois de estudar, mas alguém pode me dar um palpite com essa descrição se realmente e o jogo assim mesmo ou a TV?

tentei alterar algumas coisas e tudo que eu conseguia era deixar pior... ficar tudo preto, inclusive o que era para aparecer e aparecia adequadamente.

Bom, "sumir" com detalhes do preto talvez seja porque seu PS3 deve estar configurado com o RGB em completo (RGB Full) e sua TV não suporta. Observe as opções da apresentação na XMB e verifique se está em completo ou limitado (se for o X360 as opções são Standard e Expandido). Por isso que eu postei duas imagens, para RGB completo e limitado, pois jamais aconselho a usar configurações de outros, porque o ambiente nunca é igual, siga o tutorial a risca e faça sua própria configuração.
 
Última edição:
Proper, como identificar na hora de comprar se uma TV tem ou não Full RGB?

A minha LCD é antiga e estou pensando em migrar pra uma atual (LCD, LED ou plasma), vou estudar qual vou me dar melhor.

Mas pra saber que ele é Full RGB tem como?
 
Bom, "sumir" com detalhes do preto talvez seja porque seu PS3 deve estar configurado com o RGB em completo (RGB Full) e sua TV não suporta. Observe as opções da apresentação na XMB e verifique se está em completo ou limitado (se for o X360 as opções são Standard e Expandido). Por isso que eu postei duas imagens, para RGB completo e limitado, pois jamais aconselho a usar configurações de outros, porque o ambiente nunca é igual, siga o tutorial a risca e faça sua própria configuração.

sim, mas é que a TV é a mesma da calibração que o cara postou... obvio que eu não ia usar a calibração de outro modelo, vou la botar de LCD na minha plasma...
 
To com um problema que acredito que seja simples, mas não resolvi ainda. A imagem postada para calibração do RGB parece estar em 16:10, e minha TV é 16:9, então os valores 0 e 255 não aparecem nela, a imagem começa do 8 e termina no 248. Tem uma imagem menor para calibrar a TV? não quero redimensionar a imagem pra não perder a coloração real dela.
 
Show de suporte, positivado.
 
Proper, como identificar na hora de comprar se uma TV tem ou não Full RGB?

A minha LCD é antiga e estou pensando em migrar pra uma atual (LCD, LED ou plasma), vou estudar qual vou me dar melhor.

Mas pra saber que ele é Full RGB tem como?

Não tem como, mas imagino que os modelos atuais todas sejam.

To com um problema que acredito que seja simples, mas não resolvi ainda. A imagem postada para calibração do RGB parece estar em 16:10, e minha TV é 16:9, então os valores 0 e 255 não aparecem nela, a imagem começa do 8 e termina no 248. Tem uma imagem menor para calibrar a TV? não quero redimensionar a imagem pra não perder a coloração real dela.

Tentar diminuir a área útil da imagem pela própria TV (a minha tem esta configuração) ou mudar a resolução para 720p. Aqui acontece a mesma coisa na minha Sony (na Plasma aparece normalmente), mas aí eu uso a opção de overscan do próprio multiMan (para quem não tem PS3 e muito menos desbloqueado tem que tentar as opções que falei no início).
 
Aproveitando que eu vi a tua assinatura, podia postar os valores de calibração que tu usa nos teus modelos, assim quem tem igual só copia.
 
Aproveitando que eu vi a tua assinatura, podia postar os valores de calibração que tu usa nos teus modelos, assim quem tem igual só copia.

Não adianta, pq depende da iluminação do ambiente.
 
ae no fds vou testar na minha lcd SAMSUNG hdtv, apesar que ja axo a imagem dela espetacular

e valeu pela iniciativa proper!!!

[]´s
 
Não adianta, pq depende da iluminação do ambiente.

adianta se ele disser que joga no escuro e a pessoa que copiar a calibração também.
alias, quem aqui joga e assiste filme em ambientes iluminados?

de qualquer forma, segui o tutorial, consegui arrumar as sombras e a cor eu aumentei um pouco, o resto esta igual a config que eu tinha postado.

outra, eu to xaropeando pra ele postar a calibração dele pq eu tenho a msm tv samsung que ele. quero comparar a calibração dele... eu não consegui deixar o branco na parte RGB muito bom.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo