• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Consigo mais fps com melhores latências nesse kit?

C.J

antigo f_junior
Registrado
Upei da 1070 pra 3060Ti e tenho percebido que o ganho de desempenho poderia ser maior

Uso um i5 10400f com uma Tuf B460 e 2x8GB 3200mhz da Adata, porém rodando a 2666mhz por limitação de overclock do chipset. Como não posso subir a frequência da RAM, pensei em dedicar um tempo pra apertar as latências e ajudar o 10400f a dar mais desempenho para a 3060Ti.
Vai funcionar ou é perda de tempo?
 
praticamente a 3060ti é 2x mais veloz q 1070 pelo menos no video aqui mostra isso em alguns jogos outros aumento de uns 30 40%
mas precisa de monitor 144 hz pra notar diferenca, se vc usa 60 hz nao muda nada a 1070 e a 3060 qual seu monitor?

 
praticamente a 3060ti é 2x mais veloz q 1070 pelo menos no video aqui mostra isso em alguns jogos outros aumento de uns 30 40%
mas precisa de monitor 144 hz pra notar diferenca, se vc usa 60 hz nao muda nada a 1070 e a 3060 qual seu monitor?


é 1440p / 75hz G-sync, mas eu desliguei o vs-ync pra deixar flutuando e ver onde ia dar. No God of War por exemplo não chega a 75fps, fica entre 63~68 e com a GPU com menos de 80% de uso.
 
é 1440p / 75hz G-sync, mas eu desliguei o vs-ync pra deixar flutuando e ver onde ia dar. No God of War por exemplo não chega a 75fps, fica entre 63~68 e com a GPU com menos de 80% de uso.
temos tb outra questao o S.O no 10 parece q god of war da mais fps q no win11, ta usando qual sistema aí?

 
Pode ser que tua CPU seja o gargalo, trocar s memória por uma de melhores latências deve te dar algum desempenho.

Mas tipo... eu tenho um 3600X com uma 3070 e jogando em 1440p o meu CPU não é o gargalo.

Seu 10400 é melhor que meu CPU, se vc está jogando em 1440p deveria gastar tudo o que da nessa VGA.

Se for em 1080p esse problema, sinto muito mas o seu CPU, dependendo do jogo, não vai empurrar a VGA.

 
Acho que sua hipótese da memoria esta correta sim. Se fizer uma tunagem nos timigs deve pode ganhar facil mais de 10% de fps mínimo
 
Pode ser que tua CPU seja o gargalo, trocar s memória por uma de melhores latências deve te dar algum desempenho.

Mas tipo... eu tenho um 3600X com uma 3070 e jogando em 1440p o meu CPU não é o gargalo.

Seu 10400 é melhor que meu CPU, se vc está jogando em 1440p deveria gastar tudo o que da nessa VGA.

Se for em 1080p esse problema, sinto muito mas o seu CPU, dependendo do jogo, não vai empurrar a VGA.


Tô ligado, eu não jogo em 1080p, jogo em 1440p/75hz. Eu falei do God of War mas no Guardiões da Galáxia também eu não consegui 75fps estáveis (sendo que ainda tinha gpu pra isso, pois ela tava na casa dos 80% de uso)
Eu não acredito que seja má programação dos jogos. Pode ser alguma coisa no meu Windows também, porque eu não formatei pra trocar de placa (mas pelo menos tive o cuidado de desinstalar os drivers com o DDU em modo seguro)
Porém também tem a hipótese do CPU com essas memórias esteja gargalando. Subir a frequência eu não posso porque a B460 não deixa. Só tem as latencias mesmo pra apertar. Mas não sei se só isso ajuda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que sua hipótese da memoria esta correta sim. Se fizer uma tunagem nos timigs deve pode ganhar facil mais de 10% de fps mínimo
Vou dedicar um tempo pra isso a noite. Se não tiver resultados a única coisa que vou perder é tempo mesmo...

Alguém indica uma RAM 2666mhz com latências rápidas pra mim ter um norte?
atualmente ta assim:

5KNQ3LU.jpg
 
Última edição:
Kit 2666MT/s geralmente é JEDEC, não existe kit marcado como 2666 que seja rápido, mas como o seu é 3200MT/s deve ter uma boa margem pra ganho, não sei dizer ao certo qual chip tem nessas suas memórias (use o taiphoon burner pra descobrir ai que vai facilitar bastante de ajudar) mas de antemão já da pra ver que o tRFC delas é absurdamente alto pra essa velocidade, provavelmente a combinação de diminuir esse tRFC e aumentar o tREFI já vai te dar uns bons ganhos, e é claro ainda da pra apertar todos os outros timings.
 
  • Curtir
Reações: C.J
Kit 2666MT/s geralmente é JEDEC, não existe kit marcado como 2666 que seja rápido, mas como o seu é 3200MT/s deve ter uma boa margem pra ganho, não sei dizer ao certo qual chip tem nessas suas memórias (use o taiphoon burner pra descobrir ai que vai facilitar bastante de ajudar) mas de antemão já da pra ver que o tRFC delas é absurdamente alto pra essa velocidade, provavelmente a combinação de diminuir esse tRFC e aumentar o tREFI já vai te dar uns bons ganhos, e é claro ainda da pra apertar todos os outros timings.
É Micron.
fiz uns testes aqui e por enquanto consegui CL14 18-18-35 aparentemente estáveis. Com isso o tRFC foi pra 734
Meu conhecimento no assunto é bem básico, se puder me ajudar a ir além agradeço!

De cara ja deu pra ver ganhos! o God of war rompeu a casa dos 70fps no mesmo trecho e praticamente estabiliza aí se eu travar. Frametime também ficou mais estável, não ta dando os spikes de antes. No Time Spy do 3D mark consegui uns 400pts a mais.
 
É Micron.
fiz uns testes aqui e por enquanto consegui CL14 18-18-35 aparentemente estáveis. Com isso o tRFC foi pra 734
Meu conhecimento no assunto é bem básico, se puder me ajudar a ir além agradeço!

De cara ja deu pra ver ganhos! o God of war rompeu a casa dos 70fps no mesmo trecho e praticamente estabiliza aí se eu travar. Frametime também ficou mais estável, não ta dando os spikes de antes. No Time Spy do 3D mark consegui uns 400pts a mais.
Micron Rev.E né?

Se for Rev.E dá pra testar com o tRFC sub 400 em 2666, comece com ~400 e vá dando uma testada, tREFI eu começaria com 40000 mas geralmente dá pra usar o max de 65534.

As primarias também tem margem pra ganho ainda, acredito que CL13 ainda é possível ai sem nem mexer na voltagem, o tRCD e o tRP (os 18-18) em micron são bem ligados a frequência então tem uma hard wall, só testando pra ver onde seria em 2666, geralmente quando vc passa do limite que elas aceitam nem da boot, o tRAS (35) coloque CL + tRP + 2.

Lembre de dar uma testada com o profile anta extreme/absolut no TM5 depois de configurar tudo pra validar a estabilidade.
 
Micron Rev.E né?

Se for Rev.E dá pra testar com o tRFC sub 400 em 2666, comece com ~400 e vá dando uma testada, tREFI eu começaria com 40000 mas geralmente dá pra usar o max de 65534.

As primarias também tem margem pra ganho ainda, acredito que CL13 ainda é possível ai sem nem mexer na voltagem, o tRCD e o tRP (os 18-18) em micron são bem ligados a frequência então tem uma hard wall, só testando pra ver onde seria em 2666, geralmente quando vc passa do limite que elas aceitam nem da boot, o tRAS (35) coloque CL + tRP + 2.

Lembre de dar uma testada com o profile anta extreme/absolut no TM5 depois de configurar tudo pra validar a estabilidade.
é possível alterar o tRFC diretamente? pergunto isso pois não achei ele na bios. Só sei o valor dele por causa do CPU-Z, valores que por sinal, diminuiram quando eu apertei o CL-tRCD-tRP- tRAS. O tREFI também não achei. A mobo é uma Asus Tuf B460


x8kWGNJ.jpg
 
Última edição:
Mande umas imagens da tela de latências da sua placa, asus costuma colocar os nomes de maneira diferente em algumas coisas.
 
Mande umas imagens da tela de latências da sua placa, asus costuma colocar os nomes de maneira diferente em algumas coisas.
vou fazer video porque é opção pra kcete
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
Abri alguns programas, testei em jogos e benchs e nada apresentou erro, mas ainda não passei em nenhum teste de burn pra confirmar tipo o Memtest. Vou fazer isso mais tarde

Por enquanto consegui:
CL 14
tRCD 18
tRP 18
tRAS 34
tRFC 450
tREFI 50000

Com isso a GPU ja saiu da casa dos 80% do uso no God of war e ta ultrapassando os 90%. Especificamente nesse jogo os FPS dificilmente rompiam a casa dos 70 em stock, agora ta passando dos 80 e fica acima de 75 na média. 3D Mark também subiu uns pontos. Então respondendo ao meu próprio tópico:
Sim, o 10400f com memórias em stock gargala bem a 3060TI até em 1440p. To conseguindo mais fps e melhor frametime só de mexer nas latências.

Ram stock:

cd7Excq.jpg


Ram com latencias mexidas
V0ESdCT.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo