• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Construindo rede wifi para minha casa

rmontroni

Hungry Member
Registrado
Bom dia a todos. Alguém com mais experiência poderia me ajudar a projetar uma rede wifi para meu apartamento?
Atualmente utilizo o modem/router sagemcom f@st3895.
Estou pensando em comprar produtos ubiquiti, mas são bem casos. Se tiver outras marcas mais custo beneficio, que sejam boas, e não deem dor de cabeça seria interessante.

Plantas (andar terreo e piso superior):
d17XBaO.jpg

00EQ3Rb.jpg


Plantas da rede (obs: os AP do piso superior serão ligados via cabo no switch, que não mostra na planta). Todos os cabos estou pensando em comprar CAT6.
wkyHa3K.jpg

9VeNn7v.jpg


Previsão de cobertura do wifi (2,4G e 5G):
12p6xHK.jpg

7wGr63g.jpg

IsT4RhS.jpg

Wvn2Fh9.jpg


Minhas duvidas:
1) a distribuição dos AP estão boas? Pensei em comprar 6 AP Ubiquiti UNIFI acess little. Poderia estudar outros, ate importando da aliexpress, mas teria que ser de teto (por isso descartei o deco M5, por incrível que pareça ele não vem com suporte de teto)
2) com relação ao switch lite 8 POE, para poder injetar a energia necessária para os AP atráves de POE e não precisar de uma tomada para eles, mas esse está difícil de encontrrar aqui no Brasil. Pelo que entendi o US-8-60W não suporta POE nas portas, somente o US-8-150W (que é bem mais caro), estou correto?
3) É necessário o router Ubiquiti Networks Unifi USG? Ou posso usar somente meuroteador que vem na net?
4) Alguma sugestão diferente do que estou fazendo? Ou deveria postar em algum forum mais especializado? Não sei qual.
 
Última edição:
Qual é o tamanho total da área?

Pergunto pois moro em um sobrado triplex de pouco mais de 200m² e um único Unifi UAP-AC-LR cobre a casa toda com rede 5Ghz há vários anos com zero problemas de desempenho e nenhuma instabilidade, inicialmente minha ideia era colocar 1 ou 2 por andar mas isso foi descartado assim que instalei o primeiro bem posicionado no meio da casa (pavimento intermediário)

Certamente não há problema em colocar vários APs, mas acho que você tá gastando um pouco além do necessário, nesse mapa do Design Center você pode usar as cores verde e amarela como referência de sinal, se ficar assim pode ficar tranquilo que o dispositivo terá estabilidade no Wi-Fi e ótima velocidade também.

Sobre o roteador, não há necessidade de 'casar' com a marca e nem de instalar agora, eu uso um Mikrotik mas você pode continuar até com o atual se não quiser gastar com isso no momento.
 
1- A primeira vista parece bom, mas para ter certeza só fazendo um site survey do ambiente, e isso exige profissional capacitado além de softwares e equipamentos específicos para executar a tarefa. Mas tudo tem seu preço...

Só lembrando que este simulador sempre considera que os ap's estão configurados em sua máxima potência de transmissão, então tenha em mente que na prática a intensidade do sinal não ficará tão forte como está nas fotos. pois isso costuma gerar mais problemas que benefícios dentro da rede. Quanto ao simulador, ele pode te dar uma boa ideia da projeção e penetração das ondas eletromagnéticas no ambiente, mas sobre a intensidade de sinal apenas com um bom site survey.

As paredes do seu imóvel são todas de alvenaria, drywall ou uma mescla de ambas ? Tudo isso precisa ser avaliado, inclusive posicionamento de alguns móveis, objetos de decoração etc.., Se não me engano a casa do @neo666 é feita com paredes de gesso, logo, isso favorece bastante a propagação do sinal, possibilitando a utilização de poucos equipamentos e ainda assim obter boa área de cobertura, mas pode ser que este não seja o seu cenário.

2- O US-8-60W suporta POE 802.3af em 4 de suas 8 portas disponíveis.

3- O neo já respondeu!

4- Tem o fórum da própria ubiquiti -> https://forum-pt.ui.com/

Mas caso você não tenha conhecimento ou domínio básico sobre o assunto, não queira ou não possa pagar por um serviço mais profissional, o jeito é você dar uma estudada e ir pedindo ajuda pra galera conforme for tendo dúvidas.


Quando tiver com tempo dá uma olhada, vai te ajudar a ter um entendimento geral de como as coisas funcionam e evitar que cometa erros primários em seu projeto.






 
Última edição:
Se não me engano a casa do @neo666 é feita com paredes de gesso
Só se eu morasse no exterior onde a galera faz casa de madeira e papel :bem:

Brincadeiras à parte, aqui todas as paredes e lajes são de alvenaria e há gesso no acabamento do teto em todos os cômodos. De ponto a favor há um vão livre com pé direito alto em parte da casa e que fica relativamente próximo ao AP, isso certamente deve dar uma contribuída na propagação do sinal entre ele e os dispositivos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo