Consumismo: Gastos desnecessarios!

Swelow

Pew! Pew! Pew!
Registrado
Estou criando este topico pra galera expressar sua opiniao a respeito do consumismo, que hoje eu vejo em toda parte inclusive na area de informatica
bom, vamos lah...

Eu vejo mt gente por ai com PC's absurdos... SLI de placas de video TOP, fazer QUESTÃO de comprar a nova peça no mesmo dia em que ela eh lançada... e tudo isso pra jogar jogos que muitas das vezes nem precisam de tanto gasto... conheço um cara q deu um up no pc pra um core i7, GTX 570, 8GB de ram... e ele soh joga WOW... mais nada
consumismo puro... assim como aquelas pessoas que fazem questao de comprar o produto top de linha no dia do lançamento somente pra falar que tem antes de todo mundo sabendo que no mes seguinte aquele mesmo produto vai estar custando beeem mais barato...
Assim tambem como aquelas pessoas que já tem um excelente computador, joga tudo que quer sem problemas e ainda sim faz questao de pagar 1500 reais em uma peça nova, na minha opiniao um gasto completamente desnecessario

pra ser bem sincero, nao tenho nem planos pra pagar um preço super salgado pra colocar por exemplo um core i7 e uma vga top, pelomenos por agora com o custo de tais produtos usaria o dinheiro para outros fins sem pensar duas vezes, afinal oq eu tenho jah me atende mt bem...

E pra vc? apartir de quando vc já acha que aquilo eh um gasto totalmente desnecessario, puro consumismo?

edit: oq to dizendo eh q eu por agora nao compraria um i7 pq eu n preciso de um... mas quem tem tb n tem nd a ver com consumismo, afinal vai da necessidade de cada um... se eu precisar de um i7 eu tb vou comprar um... aquestao aqui eh se vc nao precisa de 3 placas de video top pq vc soh joga tibia, esse gasto eh completamente desnecessario entende? ou entao se vc tem um pc q roda tudo com 100 de fps e faz um up carissimo pra jogar com 110 de fps q nem vao fazer diferenca, somente para ter o modelo + top de placa d video, msm vc nem usando ela...
 
Última edição:
Eu concordo com tudo que você disse, quer um exemplo?

Lançam a GTX 570, ai o rapaz vai lá no dia do lançamento e compra 3, vai poder jogar tudo que der vontade sem problema nenhum, ai sai a GTX 590 pouco tempo depois, ele então vende as GTX 570 dele novinhas e pouco usadas por um preço bem abaixo do que ele pagou no lançamento, intera mais uma fortuna e pega 3 GTX 590, agora me diga, PRA QUE ISSO? CONSUMISMO PURO!
 
Cara, eu penso o seguinte: dinheiro cada um faz o que quer com o seu.
As vezes, esse cara que compra 3 vgas, i7 e tal, também faz ótimas ações voluntárias, é um destaque no trabalho, enquanto muita gente pensa que o cara é um *** consumista.
 
Cara não apenas na compra de um item novo, muitas vezes por não resistir a uma oferta a pessoa compra uma TV nova.
Hoje assistindo o Shoptime vi uma TV LED 40" por 1.999,00 em 12x sem Juros e quase comprei, porém antes pensei o que iria me agregar a "Nova TV" pois não tenho nenhum video game, nem BD e nem canais em HD apenas uma Sky e um DVD. E pensando vi que minha CRT 29" ainda dá conta do recado de boa =D !!!!
Fora outras "megas ofertas" que são 12 parcelas de R$20,00,R$30,00,R$40,00 ou mais por várias coisas que compramos até mesmo por comprar ou a trocamos sem a menor necessidade!
Devido a esses fatos que nunca compro as coisas no impulso =D
 
Última edição:
Cara, eu penso o seguinte: dinheiro cada um faz o que quer com o seu.
As vezes, esse cara que compra 3 vgas, i7 e tal, também faz ótimas ações voluntárias, é um destaque no trabalho, enquanto muita gente pensa que o cara é um *** consumista.

Concordo com vc, porém hoje somos muito influenciados pela mídia para comprar muitas coisas veja a garotada hoje que ter IPHONE4, IPAD, Roupas das melhores marcas e muitas vezes esquecem que nem sempre podem comprar isso. É comum vc ver pessoas de classe baixa com celular de R$1000,00 e as vezes faltar comida em casa para poder manter o celular...
 
para muitas pessoas comprar se torna mais do que uma simples necessidade, se torna até mesmo uma obrigação, um hobby, a pessoa não vive sem isso, muitas vezes é para se mostrar mesmo, monta uma config de 10,000 , dai vem outro e monta uma de 11,000, vira competição, quantos fps vc consegue,eu consigo tantos,entendem? eu por exemplo,não uso nem 50% da minha config, mas não me acho consumista,compro o que acho necessário, fora que esses pcs tops só servem para engrandecer a vaidade de quem tem,por que eu não acho graça nenhuma em ter uma config que "queima" 1000/1200w de energia,enquanto tem gente que se diverte igual com muito menos.
 
Sempre tem gente que acaba exagerando...
Mas o $$ é dele e ele torra onde quiser!
Tem gente que gasta uma fortuna com carro (roda cromada, escapamento boca larga, sub-woofer 1000W, banco aquecido pra bunda, etc...), o meu Palio 1.0 sem frescuras me leva ao destino igualmente...
Outro curti roupa de marca, tenis de R$500... tem aqueles com celular de R$1500 e que não usar 10% do aparelho.... e por aí vai.
 
para muitas pessoas comprar se torna mais do que uma simples necessidade, se torna até mesmo uma obrigação, um hobby, a pessoa não vive sem isso, muitas vezes é para se mostrar mesmo, monta uma config de 10,000 , dai vem outro e monta uma de 11,000, vira competição, quantos fps vc consegue,eu consigo tantos,entendem? eu por exemplo,não uso nem 50% da minha config, mas não me acho consumista,compro o que acho necessário, fora que esses pcs tops só servem para engrandecer a vaidade de quem tem,por que eu não acho graça nenhuma em ter uma config que "queima" 1000/1200w de energia,enquanto tem gente que se diverte igual com muito menos.
É ai que entra a questão cara, pra mim, pra voce, um phenom x4 e uma hd 48xx basta, mas pra outros, ja nao serve,e se eesses tiverem o dinheiro pra comprar o i7 uma gtx 570, eles vão comprar, e nao tem o que recriminar. Celular é uma coisa que minha familia e eu nao gastamos, sempre resgatamos os modelos novos de graça atraves do sistema de pontos da vivo. Fora que minha mãe é cliente a uns 15 anos sem nunca ter trocado e somos 5 numa conta só, ou seja, a conta vem alta e somamos muitos pontos.
 
Um exemplo que eu vejo são pessoas que tem uma tv led 42", mas mora num barraco.A pessoa gasta tudo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca.
 
Eu acho tudo muito complexo. Gostaria de perguntar aqueles que criticam a compra de placas de vídeo caras, por exemplo, se quisessem poderiam comprar também que o dinheiro não faria falta?
Eu mesmo não gosto destas coisas e tenho um pc que não é voltado para trabalho.
 
O problema é nego gastar dinheiro numa coisa e não usar direito ou se individar. :x

Por exemplo, eu não preciso dum iPhone ou Milestone porque não tenho condições de pagar 3G, já que é um smartphone claramente para acesso à internet, por exemplo. Ganhei um Motorola touchscreen da minha mãe que já é de geração velha, coloquei minhas músicas lá e pronto, quando não estou no PC estou ouvindo. Meu Sony basicão fazia a mesma coisa e eu nunca reclamei.

Se o cara vai gastar num i7 e VGA top mas é pra aplicação pesada, aí tudo bem. Se o cara tem dinheiro pra gastar e jogar Crysis com tudo no máximo em FullHD, tudo bem também.
Mas vejo famílias que dão o rabo pra pagar um carro 0km em 999 prestações. Ou uma TV.

Meu pai anda dizendo que QUANDO PUDER (e quando comprarmos nossa casa, claro) vai comprar uma TV "daquelas bem grandes, de 40 polegadas, pra deixar na sala". Eu não vejo necessidade disso, pois mal assisto televisão. Agora, se eu tivesse um console atual, um player de blu-ray, e home theater, pô, daria maior força pro meu pai.
 
Existe pessoas que gastam com seus hobby`s uma fortuna, porém é uma coisa que dá "prazer" para ela.
Ex. Meu pai gastou com TV, Home, BD, sofá e bla bla bla uns R$20.000,00, porém a diversão dele é chegar no FDS e ver filmes e ele curte que isso sempre!
Eu tenho um aeromodelo e quando começei gastei uns R$1.700,00 é fui muito criticado por um colega pois para ele era muito caro, porém no mesmo período ele gastou mais de R$3.000,00 no som do carro isso que ele era meu subordinado na empresa, eu era o gerente ele era um técnico de Info, ele gastou o valor de quase 03 meses de trabalho...
Desde que isso não comprometa as necessidades básicas da pessoa e seus dependentes todos tem o direito do seu luxo!
 
O problema é nego gastar dinheiro numa coisa e não usar direito ou se individar. :x

Por exemplo, eu não preciso dum iPhone ou Milestone porque não tenho condições de pagar 3G, já que é um smartphone claramente para acesso à internet, por exemplo. Ganhei um Motorola touchscreen da minha mãe que já é de geração velha, coloquei minhas músicas lá e pronto, quando não estou no PC estou ouvindo. Meu Sony basicão fazia a mesma coisa e eu nunca reclamei.

Se o cara vai gastar num i7 e VGA top mas é pra aplicação pesada, aí tudo bem. Se o cara tem dinheiro pra gastar e jogar Crysis com tudo no máximo em FullHD, tudo bem também.
Mas vejo famílias que dão o rabo pra pagar um carro 0km em 999 prestações. Ou uma TV.

Meu pai anda dizendo que QUANDO PUDER (e quando comprarmos nossa casa, claro) vai comprar uma TV "daquelas bem grandes, de 40 polegadas, pra deixar na sala". Eu não vejo necessidade disso, pois mal assisto televisão. Agora, se eu tivesse um console atual, um player de blu-ray, e home theater, pô, daria maior força pro meu pai.
E tem o contrário, eu por exemplo tenho um X360 e minha mãe não pode pagar uma TV de 26" Full HD que seja. O meu PC montei com meu dinheiro e com minha mesada, a unica coisa que ganhei dela da minha assinatura foi meu X360 pois eu queria muito e meu Notebook porque estava precisando para a escola, o resto tudo eu que comprei. Acho que a pessoa compra PC top para falar para o outro "Mimimimim tenho PC top me chupa MIMIMIMIM", o que eu mais vejo é nego com iPhone/iPad/iPod Toutch (tudo a mesma coisa) se mostrando só porque tem uma coisa cara da apple.
 
To feliz com a minha config, rodo quase tudo no máx em 1080p, meu Motorola W180 que não vale nem R$50, tênis velho
só faço questão de comprar roupa de marca porque ela realmente dura mais, são mais bonitas, e vale o preço, tenho agasalho quiksilver que já tá comigo há 5 anos. Não fico comprando Oakley, Ecko...
Tenho vontade de comprar coisas top? Tenho
Vou comprar? Só quando tiver uma árvore de dinheiro em casa :D

Não precisamos consumir tanto, isso é só jogada da mídia pra fazer pessoas comprarem cada vez mais, e tem gente que cai :yucky:
 
Última edição:
Olha, duas respostas, pois vc questionou uma coisa e usou como exemplo algo que também gera uma longa discussão.

Hoje eu sou muito consumista. Demais. Ainda mais depois de começar a ganhar razoavelmente bem para quem ainda mora com a mamãe (mas ano que vem isso muda). Então eu ainda posso gsatar bastante com besteiras (apesar de pagar contas em casa e planos de sá;úde, etc).

Meus cartões de créditos basicamente tem parcelas que parecem nunca acabar. Quando tem uma promoção, eu simplesmente vou lá e compro. Mesmo sem precisar DE VERDADE. Tenho ciência e estou já botando limites, tentando diminuir.

Hoje a sociedade é asism, e estamos no topo (e muitos ainda entrarão na brincadeira) no que diz respeito ao consumo aqui no país.

Quanto ao exemplo em particular, eu já coloquei um freio em mim. Como eu basicamente trabalho e jogo no PC. Eu vendi todas as peças high-end e botei as peças que realmente iriam rodar tudo que jogo e curto (vide assinatura) e vou fazendo a manutenção dessas peças. Vendendo peças mid-end e investindo muito pouco em novas. Gasto sempre mínimo.

Nunca que compraria o processador top e a VGA top pq simplesmente não é necessário para 99% do fórum. Isso é fato. Mas tbm não atiro pedras em quem quer gastar. Afinal, o cara trabalhou pelo dinheiro e gasta da melhor forma possível. No mínimo, faz o mercado funcionar e isso é bom.

Então, hoje eu sou de um consumismo absurdo (com todas as coisas) e estou colocando freios. No que tange hardware, apesar de ter gastar bem com um mouse bom, um teclado bom, um som bom, um computador bom, eles custaram o valor que achei que deviam custar entregando uma qualidade e benefício realmente bom.

Exemplo: um mouse razer bom. Sempre precisar gastar 300 conto num logitech. Um teclado razer bom, sempre precisar gastar 500 num logitech.

É por aí...
 
Depende... e muito.

Pra mim comprar um parada de 1k reais no maximo 1vez por ano no meu aniversario. Entao se eu força a barra e compra 5x por ano é consumismo com certeza. Mas tem gente rica, e muito por aqui no forum que gastar uma nota de peças do PC nao representa um quantia substancial no orçamento dele ou dos pais. Entao ele nao da valor aquilo como eu pobre que sofro pra compra uma parada de 1 mil reais por ano. Logo as vezes nao é espirito consumista, mas uma bricadeira hobby.
 
Pois é, ja vi cara com iphone e que se que nunca comprou um aplicativo
Tbm ja vi gente aqui do fórum com um CF de duas placas top da amd, trocar por duas placas novas da nvidia sem saber se o rendimento das duas novas vgas ser
da pra imaginar?
:slap:
 
Esse negócio de consumismo é relativo demais. Por exemplo, o cara trabalha duro todo o dia, muitas vezes se incomoda muito no trabalho aí chega no final do mês quando recebe o salário dele e ele não vai gastar em algo que ele gosta porque alguém julga ser desnecessário. Fala serio, isso é ridículo! Criticar esse tipo de coisa ta mais pra inveja de quem quer e não pode.
 
A galera com 2 placas TOPs e eu aki com um 9500gt e o pior com 1 gb de RAM no pc. :cry:


@tipoc

Comprar por gosta e usufruir do produto é uma coisa. Agora vamos levar em consideração que tem muita gente , nosso colega de forum Chico deu o próprio exemplo, que acaba comprando por impulso.

Isso não é nenhuma novidade que é uma doença e que se a pessoa não procurar se tratar (de alguma forma), vai acaba trazendo sérios danos a vida da pessoa.

Sem falar que todos somos 'bombardeados' diariamente pelo consumismo.

Eu, graças a Deus, tenho um bom controle sobre o impulso de comprar. :D

Não vou ser hipócrita de falar que tenho "não tenho vontade de comprar", mas consigo me controlar bem sempre pensando nos benefícios se é necessário e de olho para não se endividar.
 
consumismo é uma desgraça. agorinha mesmo eu tava com 2x2gb + hd de 1tera no carrinho da loja pra comprar mas lembrei que preciso comprar uma cama. se deixar eu gasto meu salario todo com bobagens, e pior, se nao comprar, acabo gastando sem ver =/
 
Então cara.. acho que quem tá com bufunfa pra comprar um PC Top.. não deve tar prescisando de outras coisas.. mais já gente fazer burrada com dinheiro.. isso sim... se quiser jogar dinheiro fora.. que doe pra alguma instituição que nescessite. eu Aqui Fiz um Up pra um pc que posso Dizer "TOP" mais por vários motivos... Um Deles o Folding@Home.
 
se a pessoa tem grana, por q n comprar oq quiser ? se eu fosse solteiro e tivesse melhor financeiramente eu compraria peças de pc a lote, pois eu gosto muito, mas sou o tipo do cara q n faz sacrificio pra n cumprir dps ... intao vai de cada um, quer comprar algo pra passar fome dps, compre e passe a fome feliz.
 
Concordo com vc, porém hoje somos muito influenciados pela mídia para comprar muitas coisas veja a garotada hoje que ter IPHONE4, IPAD, Roupas das melhores marcas e muitas vezes esquecem que nem sempre podem comprar isso. É comum vc ver pessoas de classe baixa com celular de R$1000,00 e as vezes faltar comida em casa para poder manter o celular...


acho que é essa a questão!

se o cara tem grana para comprar uma coisa "superflua" por R$ 3000 e não ficar sem comer porque tem que pagar os R$ 3000 que gastou, deixa ele...mas se as vezes aquele pai de familia compra um ipod touch pro filho em 24x e fica sem comer é algo a se preocupar...o problema é que ele fez isso de coração é quer que o filho fique feliz com isso, mesmo que ele tenha q passar fome para tal...

ano passado eu consegui uma bolsa na escola particular que estudava, intão negociei com meu pai para ele me dar uma parte do que ele pagaria para escola, para eu juntar e conseguir trocar meu pc (que foi comprado faz cerca de 9 anos) e ele topou...agora ele esta me dando R$ 350 todo mês e eu estou tentando juntar para comprar o pc até julho (meu aniversario) e pelo fato de querer montar um pc TOP acabo sendo criticado por alguns amigos que preferem gastar com outras coisas...posso dizer que é um exagero investir R$ 5000 em um pc para jogos, mas esse é meu sonho cara! e eu acho q é isso que tem que mover as pessoas...
 
E tem o contrário, eu por exemplo tenho um X360 e minha mãe não pode pagar uma TV de 26" Full HD que seja. O meu PC montei com meu dinheiro e com minha mesada, a unica coisa que ganhei dela da minha assinatura foi meu X360 pois eu queria muito e meu Notebook porque estava precisando para a escola, o resto tudo eu que comprei. Acho que a pessoa compra PC top para falar para o outro "Mimimimim tenho PC top me chupa MIMIMIMIM", o que eu mais vejo é nego com iPhone/iPad/iPod Toutch (tudo a mesma coisa) se mostrando só porque tem uma coisa cara da apple.

Mas que saco hein, todo tópico você critica algo da Apple. Eu tenho um Ipod e não tenho status nem nada por isso, eu comprei porque eu achei um ótimo aparelho. Adorei a Appstore, os jogos, a touchscreen, etc. Agora, se você não gosta, não fica criticando todo mundo que tem, porque TODO SANTO TÓPICO VC CRITICA A APPLE.

E pago com mesada, é? A mesada veio de onde, da fada da mesada? tsc tsc

E falar que Ipod "Toutch", Ipad e Iphone é a mesma coisa é de doer os olhos pra ler, hein.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo