Controlador extra do Volcano 11+

LeoCrazy

MadDogUser
Registrado
Ae galera, comprei um Volcano 11+ Xazer Edition o qual vem com duas opções de controlador do fan: da para usar um controlador que vai na baia 5 1/4
OU um que vai num slot PCI. Ou seja, um deles sempre sobra. :neutral:
A questão é a seguinte: tem como eu utilizar o controlador que sobra para controlar os outros dois fans (ou apenas um) do meu gabinete, e como fazer isso?!?!
Os fans do meu gabinete são fans simples que têm apenas dois fios (vermelho e preto) para ligá-los, e estão ligados diretamente na fonte .
Acho que não deve ser muito difícil de fazer isso... Alguem sabe como???
Valew!!!
 
eh possivel sim... basta vc cortar os fios vermelhos no meio e ligar numa ponta do controlador e a outra ponta do controlador vc liga na outra metade dos fios...
 

Attachments

  • asd.JPG
    asd.JPG
    13 KB · Visitas: 281
filipeutzig | jw disse:
eh possivel sim... basta vc cortar os fios vermelhos no meio e ligar numa ponta do controlador e a outra ponta do controlador vc liga na outra metade dos fios...

Saquei!!!!
Simples mesmo!! :idea:
Valew!!
Mas será que funciona se eu colocar dois fans no mesmo controlador ou ele poderá estragar/queimar?!?!
 
testa ae e fala pra gente...
 
Vicious disse:
testa ae e fala pra gente... :confused: :confused: :confused:

Testar?!?! Não sei não... Fico meio cabrero de queimar o controlador....
Afinal é a potência de dois fans que vão passar pelo potenciômetro do controlador....
Será que não tem ninguém aí que manja de eletrétrica/eletrônica?!?!?
ValeW!!!!
 
LeoCrazy disse:
Testar?!?! Não sei não... Fico meio cabrero de queimar o controlador....
Afinal é a potência de dois fans que vão passar pelo potenciômetro do controlador....
Será que não tem ninguém aí que manja de eletrétrica/eletrônica?!?!?
ValeW!!!!

Ae, liguei os dois fans do meu gabinete (fan = 12v 0.15 amperes) em série (vermelho com vermelho e preto com preto) e funcionou beleza.
Só q o controlador tinha q ficar no máximo e mesmo assim os fans funcionavam com um pouco menos de rotação em comparação com eles ligados direto na fonte (mesmo ligando um fan somente tbm acontecia isso).
Se eu botasse o controlador na metade, o fan ja parava de rodar. Até ai tudo bem.
Devido a outros problemas, liguei e desliguei várias vezes o pc. Num certo ponto, quando eu liguei o pc, notei q os fans não estavam mais rodando. Testei os fans direto na fonte e eles ainda estão funcionando.
Mas se eu ligo no potenciômetro (controlador), eles não funcionam. :mad: Será que queimou o controlador???

PS: o fan do volcano 11+ é 12V 0,40 amperes.

PS: o mais estranho disso tudo é q o outro controlador q SÓ FOI USADO NO FAN DO CPU também parou de funcionar de uma hora pra outra!!! :mad:
Desse jeito eu vou ficar louco!!! É só o q me falatava ter queimado os dois controladores!!!!!
 
LeoCrazy disse:
PS: o mais estranho disso tudo é q o outro controlador q SÓ FOI USADO NO FAN DO CPU também parou de funcionar de uma hora pra outra!!! :mad:
Desse jeito eu vou ficar louco!!! É só o q me falatava ter queimado os dois controladores!!!!!

Resolvido! :)
Como eu ja imaginava, foi barberagem minha... :O Quando fui testar o controlador q poderia estar queimado, puxei demais o plug e o fio se soltou e eu não reparei. Por isso nenhum controlador estava funcionando no volcano. Consertado!!

Quanto aos fans do gabinete continua um mistério, pois fiz de novo exatamente como antes e agora está funcionando!! :eek:que: Porém, o problema deles não funcionarem na máxima rotação mesmo com o controlador no máximo, continua.

Depois posto fotos de como ficou o controlador para slot pci adaptado para baia de 5 1/4. Agora to sem a camera.

Só resta uma questão e essa vai para os felizardos proprietários da MoBo AN7:
Tem como desabilitar essa sirene infernal que começa a apitar assim que o CPU FAN baixa de 2500rpm?? Na BIOS só encontrei o CPU FAN FAILURE ALARM. Mas alarme é para quando o cpu fan pifa, o que não é o caso.
O FanEQ está desabilitado.
???? :confused:
 
Pode se... corta os fios e remenda em outro cooler :)
 
Diablo disse:
Pode se... corta os fios e remenda em outro cooler :)
Pode se oque??? Queimado não estão, ja resolvi. (ver post acima)

Segue as fotos da adaptação na baia 5 1/4:

O furo na tampinha da baia eu fiz com dremel.

Achei q ficou bom!!!
 

Attachments

  • DSC00083.JPG
    DSC00083.JPG
    38.8 KB · Visitas: 268
  • DSC00085.JPG
    DSC00085.JPG
    29 KB · Visitas: 80
  • DSC00086.JPG
    DSC00086.JPG
    37.2 KB · Visitas: 76
LeoCrazy disse:
Ae, liguei os dois fans do meu gabinete (fan = 12v 0.15 amperes) em série (vermelho com vermelho e preto com preto) e funcionou beleza.
Só q o controlador tinha q ficar no máximo e mesmo assim os fans funcionavam com um pouco menos de rotação em comparação com eles ligados direto na fonte (mesmo ligando um fan somente tbm acontecia isso).
Claro.. não tais jogando 12v certinho pro cooler....

Antigamente eu fazia 2 saidas de 12v pra 3 coolers... isso era bizzaro e dava medo :)

Mais tenho quase certeza que tem um geito de tu consegui coloca 12v pra cada cooler e controla todos com apenas 1 controlar... pergunta pro coiote... ele deve conhece alguma coisa sobre isso e talvez ele possa te ajuda melhor :)
 
Valeu, Diablo!!!
E aí?!?!
Gostou da adaptação na baia 5 1/4?!?!

Abraço!!
 
LeoCrazy , seguinte : mesmo o volcano 11+ consumindo 0,40 amperes :eek: , essa corrente não passa pelo "potenciômetro" de controle de rotação... esses fios do pot. controlam um circuito eletronico interno no fan, onde esse circuito consome do pot. pouquíssima corrente elétrica(menos que um led).
Pra você ter (fazer) um controlador de fan externo, ele tem que ter as seguintes etapas:
1-pré controlador manual de baixa corrente (esse simples POT. que vc tem),
2-circuito de potência (um transistor que use o sinal do POT., "ampliando" a corrente para alimentar os fans)

Teu pot. do bracket(espelho de baia) ainda está funcionando ? 2 coolers = 0,30A ... isso é uma carga alta pra um simples pot. ...

O Gnux montou um controlador de fan bom , facinho de montar e barato, e funciona razoavelmente bem, vou ver se ele ainda tem o esquema pra postar aqui. (eu tenho uma porrada de esquemas desse tipo de circuito, mas meu material já está encaixotado pra mudança) , mas qq coisa que eu puder ajudar, avise por MP que vejo o link.
 
Valew o tok, Coiote!!

Sim, o controlador do bracket está funcionado com os dois fans (ficou ligado ontem praticamente o dia inteiro!!). Eu baixo um pouco a potencia e logo os fans já param. :(

Acho que entendi o que falaste... Só que não tenho a mínima idéia de como fazê-lo.... hehehe

Postaí esses esquemas que tens aí pra ver se fica mais claro, e pra quem mais quizer fazer.

Mas olha só.... Queria aproveitar a adaptação que fiz do bracket na baia 5 1/4 e fazer o controlador utilizando este mesmo potenciômetro, e não fazer um controlador inteiro novo. Será que tem como???

[]'s
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo