Controlar velocidade de fan 3 pinos c/ Akasa Flexa FP5

William_bill

New Member
Registrado
Boa tarde amigos, estou com a seguinte duvida:

No adaptador Akasa Flexa FP5 AK-CBFA03-45 (imagem) eu consigo controlar a velocidade de Fan's 3 pinos ou somente Fan's 4 pinos PWM?

Pesquisei bastante a respeito mas não ficou clara essa questão. Minha placa mãe é uma Asus M5A78L-M LX/BR, ela tem apenas uma entrada PWM na qual eu tinha a intenção de fazer o controle de RPM's dos Fan's do gabinete com esse adaptador.

A Asus M5A78L-M LX/BR ja vem com o EPU-4 Engine e o Q-FAN, que pelo que entendi facilitam para que minha ideia de certo.

Não tenho interesse/condição de colocar um controlador de fan, minha ideia era simplificar com esse cabo mesmo.

Obrigado.


file_178_41.jpg
 
Se o cabo for exatamente esse, os dois pinos que estão conectados na fêmea de 4 pinos são os do tacômetro e o da modulação por largura de pulso, na teoria os fans de 4 pinos conectados nas extensões deverão obedecer esse valor, se os fans conectados forem de 3 pinos a única maneira de reduzir a velocidade é por limitação de voltagem, alguns fans vem com adaptadores que reduz a alimentação (e consequentemente a velocidade) dos mesmos, para fazer por sua conta vai precisar de entender um pouco de elétrica.
 
Atraves do flexa eu creio que não... Utilizo ele tambem, mas ligado direto na fonte, porem tem um dos conectores q tem 4 pinos, liga um dos fans nele e os outros normalmente. Tenta mudar pela bios a velocidade talvez de certo
 
Atraves do flexa eu creio que não... Utilizo ele tambem, mas ligado direto na fonte, porem tem um dos conectores q tem 4 pinos, liga um dos fans nele e os outros normalmente. Tenta mudar pela bios a velocidade talvez de certo

Certo, o que você diz amigo está batendo com o que vi em algumas fotos (imagem).

Dos 5 conectores, são 4x3 pinos e 1x4 pinos correto?

Será que compensa comprar Fan's de 4 pinos para ligar nesses conectores de 3 pinos do adaptador, pois Fan's de 4 pinos acabam sendo mais caros que de 3.

Será que ligando dessa forma (todos de 4 pinos) resolveria a questão do controle de rotação, ou seria desperdício?

Obrigado aos dois :joia:

AK-CBFA03-45_g02.jpg
 
Última edição:
Os 5 são cabeados como fans de 4 pinos, o motivo por só um ter 4 pinos é porque o terceiro pino é o de leitura de rotação, como todos eles vão em uma única interface na placa mãe não tem como ler as informações de velocidade de todos eles e alimentar a placa mãe, ela vai receber só a de um dos fans.

A curto modo, se você ligar fans de 4 pinos nesse adaptador, eles vão ser controláveis, se ligar de 3 pinos *provavelmente* não.
 
Otimo, então nesse caso farei com fan's de 4 pinos, muito obrigado a todos, me ajudaram muito :safadao:
Recomendo os akasa viper, melhor custo benefício e muito silenciosos e de 4 pinos e não são de rolamento sleeve o que aumenta em muito a vida útil dos fans.
 
Os 5 são cabeados como fans de 4 pinos, o motivo por só um ter 4 pinos é porque o terceiro pino é o de leitura de rotação, como todos eles vão em uma única interface na placa mãe não tem como ler as informações de velocidade de todos eles e alimentar a placa mãe, ela vai receber só a de um dos fans.

A curto modo, se você ligar fans de 4 pinos nesse adaptador, eles vão ser controláveis, se ligar de 3 pinos *provavelmente* não.

Mais aonde seria o lugar correto para conectar o cabo, SYS_FAN ou CPU_FAN ? As conexões PWM geralmente são as CPU_FAN. O certo seria coloca o cabo na CPU_FAN e todas as Fans no cabo ?
 
Mais aonde seria o lugar correto para conectar o cabo, SYS_FAN ou CPU_FAN ? As conexões PWM geralmente são as CPU_FAN. O certo seria coloca o cabo na CPU_FAN e todas as Fans no cabo ?

Depende. Quantas entradas CPU_FAN de 4 pinos voce tem na sua mobo? Se for sobrar uma delas e você conseguir controlar ela separado da outra, tudo bem. Agora se esse não for o caso você vai ter que ligar na SYS_FAN. Sua mobo não tem nenhuma SYS_FAN de 4 pinos?
 
Vixe, post antigo, tive que ler de novo pra lembrar do que se tratava.

Mais aonde seria o lugar correto para conectar o cabo, SYS_FAN ou CPU_FAN ? As conexões PWM geralmente são as CPU_FAN. O certo seria coloca o cabo na CPU_FAN e todas as Fans no cabo ?
Como o @juniordnz falou, meio que tanto faz, desde que você saiba o que tá fazendo. O ideal é deixar o header de CPU_Fan pro fan da CPU já que ele conta com medidas de segurança mais rígidas (algumas placas mãe nem deixam o sistema inicializar se o fan não estiver rodando, ou estiver abaixo de uma rotação mínima pré-configurada (e editável).

Se tiver seguro da configuração dá pra ligar todos os fans do case todo direto no header do CPU e aceitar que quando o CPU acelerar e ligar os fans dele, os fans do sistema todo vão subir junto, o que nem é uma má idéia.
 
Os fans de gabinete (CFM), principalmente se forem de 140mm, costumam ser tão silenciosos que nem compensa ficar controlando velocidade. Os meus de 140mm por exemplo ficam a 100% o tempo todo e não incomodam nem um pouco. Por isso indico sempre 140mm pra CFM no gabinete.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo