Controle sobre os fans do water cooler

Enrico Di Benedetti

Member
Registrado
Olá, boa noite a todos ! Recentemente, comprei um Water Cooler ML240L V2 ARGB da Cooler Master. Já o instalei e estou usando a mais ou menos duas semanas. É um produto realmente bom, que mantém as temperaturas do meu CPU baixas, porém, andei tendo um probleminha que anda me incomodando e gostaria que vocês pudessem me ajudar! O cabo que alimenta as ventoinhas (dois fans de 120mm) é de 4 pinos e está conectado na CPU FAN da minha placa mãe (B360M GAMING 3 - AORUS). Durante as jogatinas, as ventoinhas trabalham em alta velocidade, porém, quando estou apenas usando o navegador, por exemplo, elas continuam trabalhando em uma velocidade relativamente alta, gerando ruídos que incomodam. Já tentei conectar o cabo no SYS FAN (para poder controlar a velocidade pela BIOS) , porém o meu PC fica desligando sozinho às vezes. Vocês acreditam que eu deveria comprar uma controladora para fans ? Todas as sugestões são bem-vindas! Minha config : I5 - 9400F ; GTX 1060/6GB ; 16/GB RAM ; B360M AORUS GAMING 3 ; Fonte de 500 Watts.
 
Olá, boa noite a todos ! Recentemente, comprei um Water Cooler ML240L V2 ARGB da Cooler Master. Já o instalei e estou usando a mais ou menos duas semanas. É um produto realmente bom, que mantém as temperaturas do meu CPU baixas, porém, andei tendo um probleminha que anda me incomodando e gostaria que vocês pudessem me ajudar! O cabo que alimenta as ventoinhas (dois fans de 120mm) é de 4 pinos e está conectado na CPU FAN da minha placa mãe (B360M GAMING 3 - AORUS). Durante as jogatinas, as ventoinhas trabalham em alta velocidade, porém, quando estou apenas usando o navegador, por exemplo, elas continuam trabalhando em uma velocidade relativamente alta, gerando ruídos que incomodam. Já tentei conectar o cabo no SYS FAN (para poder controlar a velocidade pela BIOS) , porém o meu PC fica desligando sozinho às vezes. Vocês acreditam que eu deveria comprar uma controladora para fans ? Todas as sugestões são bem-vindas! Minha config : I5 - 9400F ; GTX 1060/6GB ; 16/GB RAM ; B360M AORUS GAMING 3 ; Fonte de 500 Watts.
Não ligue as fans em qualquer outro conector que não seja o CPU fan. O computador deve estar desligando por estar esquentando, o conector do CPU fan usa o sensor de temperatura da CPU como parâmetro, se ligar no sys_fan é possível que ele use outro sensor da mobo, o processador pode superaquecer e causar thermal throttling ou desligamentos em casos mais extremos.

Geralmente na BIOS existem modos tipo silent/quiet para os fans da CPU, eles têm uma curva de fans mais amena, pode ter leve piora na temperatura em jogos, mas melhorar o ruído em uso leve. As fans da coolermaster não são das mais silenciosas, mas dá para remediar fazendo uma curva de fans customizadas na bios.

Outra dica para reduzir ruído é ver se o gabinete tem um bom air flow e adicionar fans nele, é melhor várias fans trabalhando em baixas rotações do que poucas em alta rotação.
 
Não tem algum software da Gigabyte para controle de fans e temperatura?

Você pode desativar a opção do CPU_Fan na bios para que não haja problemas de identificar que nenhuma ventoinha esteja conectada e acontecer reinicialização.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo