Cooler externo para GPU blower, funciona ou é enganação?

rox11

Member
Registrado
Pessoal, vi um vídeo no canal do MW Informática sobre um "cooler" externo de AliExpress, que é colocado abaixo da GPU para soprar ar diretamente nela. Segue o vídeo:


No teste que ele fez com uma GTX 1080, as temperaturas pioraram com o cooler. Porém fico pensando se isso não aconteceu pela própria característica da placa, que por ser modelo custom, muito provavelmente tem os fans jogando ar pra baixo e também tem exaustão pela parte traseira. Penso se ficaria melhor com uma GPU blower, que de forma contrária, puxa o ar de baixo para cima no seu único fan, e tem exaustão pela parte traseira. Alguém já fez esse teste pra comparar?

Segue foto do produto do vídeo:
JONSBO-VF-1-Graphics-Card-Heatsink-Aluminum-magnesium-housing-support-AURA-Motherboard-RGB-light-effect-strip.jpg_Q90.jpg_.webp


Meu gabinete tem a seguinte configuração de airflow, com uma Vega 64 modelo blower no lugar da GPU.
negative.png
 
Não vi nenhum teste sobre algo nesse sentido, mas tenho quase certeza que deve seguir a mesma lógica do vídeo do Miguel.
Os fans da GPU são projetados pra trabalharem da melhor forma possível, então alterar a forma que o ar entra, sem dúvidas vai alterar a refrigeração da placa.
Se vai ser pra melhor? Acho pouco provável.
Na minha opinião ao invés de "gastar" dinheiro com uma gambiarra dessas, seria mais decente investir numa melhor refrigeração do gabinete, e se necessário, uma pasta térmica de melhor qualidade pra GPU.
 
Não vi nenhum teste sobre algo nesse sentido, mas tenho quase certeza que deve seguir a mesma lógica do vídeo do Miguel.
Os fans da GPU são projetados pra trabalharem da melhor forma possível, então alterar a forma que o ar entra, sem dúvidas vai alterar a refrigeração da placa.
Se vai ser pra melhor? Acho pouco provável.
Na minha opinião ao invés de "gastar" dinheiro com uma gambiarra dessas, seria mais decente investir numa melhor refrigeração do gabinete, e se necessário, uma pasta térmica de melhor qualidade pra GPU.
Então, eu meio que já fiz isso...

A pasta térmica da GPU foi trocada recentemente, é uma Gelid GC Extreme. Ajudou a baixar um pouco as temperaturas, coisa de alguns graus C. O gabinete tem 5 fans, sendo dois na frente, dois no topo (do watercooler) e um traseiro. Não tem espaço pra colocar no fundo do gabinete, e a tela frontal já é mesh.

A outra alternativa seria gastar uns 5k+ em uma placa com desempenho superior + boa refrigeração, mas aí já mata o orçamento atual kk
 
Até seria fácil entender o motivo de ser bastante provável que não dê certo.
Um "cooler" personalizado dessa forma, com 3 fans, iria jogar ar por toda extensão da placa, porém, na placa modelo blower, o ar só entra pelo local do cooler mesmo. O resto do ar, iria bater pela estrutura externa da placa, e tem grande chance de até estar dificultando a entrada de ar no blower, o que iria acarretar em uma temperatura ainda maior...

Infelizmente não há muitas alternativas.

Qual o modelo da sua placa, e quantos graus está batendo?
 
É uma Vega
Até seria fácil entender o motivo de ser bastante provável que não dê certo.
Um "cooler" personalizado dessa forma, com 3 fans, iria jogar ar por toda extensão da placa, porém, na placa modelo blower, o ar só entra pelo local do cooler mesmo. O resto do ar, iria bater pela estrutura externa da placa, e tem grande chance de até estar dificultando a entrada de ar no blower, o que iria acarretar em uma temperatura ainda maior...

Infelizmente não há muitas alternativas.

Qual o modelo da sua placa, e quantos graus está batendo?
É uma Vega 64, modelo blower. Vai fácil aos 80 C mesmo com undervolt.
 
É uma Vega

É uma Vega 64, modelo blower. Vai fácil aos 80 C mesmo com undervolt.
Infelizmente não tem muito o que fazer.
Talvez a única opção pra ter uma real melhora de temperatura, seja trocar todo o sistema de refrigeração dela, encontrando algum cooler after market, ou blocando ela.
 
É uma Vega

É uma Vega 64, modelo blower. Vai fácil aos 80 C mesmo com undervolt.

É melhor tentar usar Conductonaut, ou um Kraken se não der vazão. Ou pros corajosos tem um terceiro caminho kkkkk. Eu tenho uma RX 470 aqui que é blower e pegava fogo, além de fazier um barulho de jato de guerra da porr@. Resolvi comprando o AIO 120mm mais barato que encontrei e fixei nela com presilha de nylon mesmo, do jeito que o Linus fez no vídeo dele, ficou bem firme. Além disso colei uns dissipadores sem vergonha no VRM e VRAM, e no VRM também prendi uma fan 70mm de um cooler box antigo da AMD, fixei ela no espelho traseiro da placa, é fácil e fica firme, liguei em 5V só pra fazer uma brisa mesmo, tá inaudível. Enfim, a placa tá lá há quase 2 anos kkkk, nunca mais mexi nem pra trocar a pasta, não passa de 60 nem em dias quentes.
 
É melhor tentar usar Conductonaut, ou um Kraken se não der vazão. Ou pros corajosos tem um terceiro caminho kkkkk. Eu tenho uma RX 470 aqui que é blower e pegava fogo, além de fazier um barulho de jato de guerra da porr@. Resolvi comprando o AIO 120mm mais barato que encontrei e fixei nela com presilha de nylon mesmo, do jeito que o Linus fez no vídeo dele, ficou bem firme. Além disso colei uns dissipadores sem vergonha no VRM e VRAM, e no VRM também prendi uma fan 70mm de um cooler box antigo da AMD, fixei ela no espelho traseiro da placa, é fácil e fica firme, liguei em 5V só pra fazer uma brisa mesmo, tá inaudível. Enfim, a placa tá lá há quase 2 anos kkkk, nunca mais mexi nem pra trocar a pasta, não passa de 60 nem em dias quentes.
gambiarra.com.br kkk
Mas, funciona...
A estética se der uma caprichada até que fica boa.
 
Além de uma pasta térmica melhor (essa gelid é boa mas tem algumas melhores como a kryonaut ou a mastergel maker que tem uns 50% a mais de condutividade), outra coisa que poderia tentar são thermal pads melhores, já que os VRMS também esquentam bastante.

Quando tinha uma Vega56 comprei pads de 1mm da Artic no Mercado Livre pra substituir os originais que estavam ressecados, não lembro exato de quanto foi a melhora mas foi algo razoável até.

Fora isso acho que não valeria investir em alguma outra solução.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo