• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

CPU renderiza com frequência em 50%

3uilD

Member
Registrado
Salve galera, trabalho com imagens em 3D Studio e trabalho com um I5 10210 que opera de 1.6ghz a 4.2ghz com quatro núcleos e oito threads.

Quando coloco uma imagem pra renderizar a utilização da CPU vai pra 100% mas a frequência estaciona em 2.1ghz. Se eu coloco a "Prioridade" em "tempo real" ele passa a renderizar com frequência em 4.2ghz mas trava qualquer outra operação, inclusive mouse e em poucos minutos dá um aviso de erro e reinicia.

Segunda tentativa foi deixar colocar a "Prioridade" novamente em tempo real mas a "Afinidade" de um dos threads tirar para o restante dos recursos e tentar que ele rode com 7 threads em Prioridade tempo real no render, nada. Roda com os mesmos 2,1ghz.

Alguma luz aí de como "forçar" a utilização de 100%?

Valeu!
 
Salve galera, trabalho com imagens em 3D Studio e trabalho com um I5 10210 que opera de 1.6ghz a 4.2ghz com quatro núcleos e oito threads.

Quando coloco uma imagem pra renderizar a utilização da CPU vai pra 100% mas a frequência estaciona em 2.1ghz. Se eu coloco a "Prioridade" em "tempo real" ele passa a renderizar com frequência em 4.2ghz mas trava qualquer outra operação, inclusive mouse e em poucos minutos dá um aviso de erro e reinicia.

Segunda tentativa foi deixar colocar a "Prioridade" novamente em tempo real mas a "Afinidade" de um dos threads tirar para o restante dos recursos e tentar que ele rode com 7 threads em Prioridade tempo real no render, nada. Roda com os mesmos 2,1ghz.

Alguma luz aí de como "forçar" a utilização de 100%?

Valeu!
muda plano de energia, e deixa prioridade normal senao vc nao consegue mexe no pc deixando em prioridade alta

SUvxCrY.png
 
muda plano de energia, e deixa prioridade normal senao vc nao consegue mexe no pc deixando em prioridade alta

SUvxCrY.png
Isso eu altero em todos meus notebooks de início. Não é esse o problema, e o outras pessoas relatam esse mesmo ciclo crash em desktop.
 
Isso eu altero em todos meus notebooks de início. Não é esse o problema, e o outras pessoas relatam esse mesmo ciclo crash em desktop.
sera entao a temperatura que cpu fica como ficam quando vc ta em carga 100%

BhV9k7P.png
 
Pode ser limitação de energia do processador, é muito provável que não seja possível operar por muito tempo na frequência turbo.

No site da Intel é especificado que a frequência base do processador é de 2,1 GHz com TDP no modo alto (25W), provavelmente essa é a frequência máxima para operação contínua...

Acredito que para o seu uso seria melhor um processador da série H, caso necessite mesmo utilizar a aplicação em portáteis.
 
A velocidade máxima do turbo declarada pela empresa nunca é alcançada com todos os cores em uso 100%. Quando se trata de notebook ainda tem a questão do limites de energia variáveis que o chip aceita, ajustes finos automáticos com base na temperatura do mesmo, etc.

Salvo raríssimas exceções não é necessário alterar as prioridades de tempo de CPU pra aplicativos. O Windows tem um scheduler que faz o controle de tempo de ciclos pra cada aplicação/thread que está sendo executada no sistema de forma automática e otimizada praquele modelo de CPU em questão.

Se a performance do seu sistema for insuficiente pro seu uso, sugiro que avalie um upgrade. O CPU em questão é feito pra cargas de trabalho cotidianas (15W de TDP). Avalie modelos com CPUs mais robustos.
 
Upgrades estão fora de questão no momento, quero entender o máximo rendimento possível para esse processador e a temperatura é um caminho que faz sentido mesmo. Pode haver uma limitação de segurança. No prepass do render ele vai em 4.2ghz, quando o render começa estabiliza em 2.1ghz.

O ideal seria eu ter maior controle sobre essa configuração e monitorar a temperatura. São situações de 10 a 15 minutos de uso, não deve ser muito crítico...
 
Dá pra tentar melhorar usando o ThrottleStop, mas aí precisa dar uma estudada antes e ver se vale a pena. Em alguns casos é possível chegar perto da frequência turbo em uso contínuo, mas é meio raro porque muitas vezes a limitação é de energia mesmo (projeto do fabricante).
 
O turbo de @4.20Ghz é somente para um núcleo. Com carga em vários núcleos o clock é reduzido.
 
Mas estou com ele aqui parado,
Dá pra tentar melhorar usando o ThrottleStop, mas aí precisa dar uma estudada antes e ver se vale a pena. Em alguns casos é possível chegar perto da frequência turbo em uso contínuo, mas é meio raro porque muitas vezes a limitação é de energia mesmo (projeto do fabricante).
Boa hein, parece o melhor jeito mesmo. Só entender ele direitinho e monitorar temps.
 
Nao é limitacao do software se renderizacao?
Pq eu usava um e achei que fosse o note; coloquei num desktop 8/16 e so usava cerca de 30% igual ao note...

Sugiro testar com um ventilador bem forte para ver se nao tem limitação de temperatura, monitorar hwmonitor pico de potencia (Watts).

Fazer undervolt nunca é ruim...

Tentou renderizar pelo gpu ae houver essa possibilidade pra ver se nao é mais vantagem? Quicksync habilita em alguns renders...
 
Fazer undervolt quase sempre é ruim, para fazer o processador trabalhar com mais frequencia, baixar a voltagem faz menos sentindo ainda. Trabalho com Corona Render que utiliza apenas CPU, não renderiza com GPU.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo