• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

CPU Voltage batendo 1.5V

viktor-

New Member
Registrado
Olá, escrevo pois algo estranho me ocorreu hoje, monitoro meu pc constantemente. Tenho um CPU Ryzen 5 5500, fiz pbo, rodava tranquilo sistema a 1.2V a 4450MHz. Porém hoje, sem mexer em absolutamente da bios, ligo o pc e encontro meu cpu ESTOURANDO 1.5V e com temperaturas nas alturas, o que antes rodava a 62ºC está rodando a 75ºC. Como dou procedência? Alguem sabe oq pode ter acontecido?
 
Fez PBO? Pela curva? Fez do jeito certo, botando número negativo? E a BIOS? Está na última versão? Se a placa-mãe for Asus, desligou o fmax enhancer?
 
pc e encontro meu cpu ESTOURANDO 1.5V e com temperaturas nas alturas, o que antes rodava a 62ºC está rodando a 75ºC.

Se forem apenas valores máximos registrados pelo HWinfo64, por exemplo, nada a se preocupar.

Mesmo monitorando com log e comparando com todo cuidado contra a amostragem de controle, descarte o Vcore em 1.5V. Sobre as temperaturas, completamente normais para PBO sem nenhuma otimização. É necessário saber qual mobo, refrigeração e metodologia de teste que está usando.

Tenho um CPU Ryzen 5 5500, rodava tranquilo sistema a 1.2V a 4450MHz.

Como dito, não sei a mobo que está usando, mas não estranhe esse boost fora das especificações pro seu 5500, que é um Cezanne. Sem entrar nos pormenores, você tem duas opções pra OC em CPUs Cezanne:

1) PBO com CO (termo genérico pra simplificar) otimizado;

2) Maximizar IMC e RAM (fclk e mclk);

Dá pra otimizar bastante sem muito esforço, mas precisamos dos modelos da mobo, RAM e seu cooler, assim como o uso principal do PC. Caso tenha interesse, é claro.
 
É necessário saber qual mobo, refrigeração e metodologia de teste que está usando.
Estou com uma mobo asus b450m plus, meu water cooler, é um rise mode 120mm (com este eu pegava maximas de 62ºC quanto o pbo funcionava corretamente). Quanto a minha metodologia, é a mais simpes possivel: CPU-Z com HwInfo.
O que acho estranho é o fato de meu pbo estar com -20 pontos de vcore e mesmo assim pegar uma tensão alta, constantemente. E mais estranho que isso é o fato de rodar anteriormente no maximo a 1.2V e agora não sai dos 1.5V cravados.

OBS.: Ja tentei desativar o PBO e deixar em Auto, mas continua com vcore alto. Não me importaria, porém como as temperaturas chegam a valores muito altos, o barulho do cooler começa a me incomodar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo