• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Cross HD 4890

ysbrigolino

God Bless You All!
Registrado
Gente Bom Dia!

Estou com a seguinte situação:

Meu micro comecou a ter "shutdowns" rep:no:entinos. Após uma varredura descobri que motivo era o pico de temperatura que a XFX HD 4890 "master" do meu cross estava apresentando (chegava a 115º com o fan a 100% rodando somente o windowns ) enquanto a "slave" mantia seus 63º com fan a 27%.
Inicialmente, inverti as placas no cross (não sabia se iria mudar alguma coisa ou não) e liguei para ver o resultado, onde a situação continuou a mesma.
Acompanhando o desempenho das placas pelo ATI overdriver, realizei o seguinte teste:
Reduzi os clocks da CPU e Memoria da placa problemática para 500 e 490 Mhz respectivamente e percebi que a temperatura diminuiu. Após alguns minutos voltei as configurações standart (850 GPU e 975 Memory) esperando que a temperatura voltasse a aumentar, porém para a minha surpresa ela se manteve estável .:slap:

A minha perguntar, vocês possuem alguma idéia do que possa estar acontecendo?
 
Faz o seguinte cara.
Tira a VGA que aparenta estar normal, e deixa só a problemática.
Liga o pc e testa ela, deixa o cooler em 100% e roda um furmark ou MSI Kombustor pra ver se ela vai fritar.
Se fritar, é batata. Pode estar muito suja ou com deifeito no cooler.
Qual o seu gabinete !? Precisa de um bom gabinete com um bom fluxo de ar pra refrigerar legal as VGA's.
Abraço !
 
Faz o seguinte cara.
Tira a VGA que aparenta estar normal, e deixa só a problemática.
Liga o pc e testa ela, deixa o cooler em 100% e roda um furmark ou MSI Kombustor pra ver se ela vai fritar.
Se fritar, é batata. Pode estar muito suja ou com deifeito no cooler.
Qual o seu gabinete !? Precisa de um bom gabinete com um bom fluxo de ar pra refrigerar legal as VGA's.
Abraço !

Estou com o mesmo tópico no Clube do hardware e me indicaram a mesma coisa exceto o lance do gabinete. Não posso negar, investi no config da máquina porém não me preocupei MUITO com o gabinete pois encontrava-se aberto. Alucardnf, baseado nesse meu config, qual gabinete voce me recomendaria?

Obs.: Estou percebendo pelo ATI overdrive que a placa "problemática" assim que estabiliza a 63-69º o fan fica a 73% do funcionamento, enquanto a da outra fica a 23%. To achando que seja zica no cooler da placa mesmo.
 
Ta com cara de catalyst problematico!
Qual versao voce esta usando?
 
10-9_vista64_win7_64_dd <-- Catalyst
10-9_ATICatalyst_AppProfiles <--- Atualizaçao para Cross

Atualizados a 4 dias a tras...

Outro teste, forcei manualmente o funcionamento do cooler de ambas as placas a 100%, resultados:
O cooler da placa boa, ao ser acionado 100% de sua função gera um aumento de ruído BEM considerável (o que era esperado, lógico), em compensaçao ao se aumentar a 100% o cooler da problemática o aumento do ruído não se percebe (ao me entender comprova que realmente o mesmo encontra-se com problema).

o que vocês achão?
 
O Povo que usa ou tem cross e eu tambem,use o Catalyst 10.4 ou 10.5a,é o melhor driver pra quem tem cross ou dual gpu.ate quem tem 5970 usam o 10.5a eo 10.4.
Faça um teste ai...

O Melhor driver pra minha X2 é o 10.4 e 10.5A..qualquer um que coloco o desempenho cai muitooooooo
 
Eu acho que vc pode ter descoberto o problema: cooler de uma danificado. Qual a temp das placas quando vc setou ambas em 100% os coolers? Rotação, quantos? Já desmontou a placa problemática para ver se não há acumulo de pó?


Boa sorte, abçs
 
Acho que o problema é de config de software, Catalyst ou o próprio Windows.

É normal a placa defalt ser a mais quente, mas nesse caso ai já passou do limite. Aqui meu Cross pegava 70º em full load.
 
Eu acho que vc pode ter descoberto o problema: cooler de uma danificado. Qual a temp das placas quando vc setou ambas em 100% os coolers? Rotação, quantos? Já desmontou a placa problemática para ver se não há acumulo de pó?


Boa sorte, abçs

Ainda nao desmontei a placa problemática.
Status da placas com os coolers a 100%:
Placa boa - 43º
Placa problemática - 54º

O interessante é que pelo hwinfo acusa que o cooler da placa boa fica a 5014 rpm, enquanto na placa ruim ele nao acusa a velocidade do fan.
 
problema resolvido, gracas ao Sr. Alucard!
Segundo ele, o fan estava travado de sujeira....lubrificou.... ficou show!


Muito obrigado maninho!
 
problema resolvido, gracas ao Sr. Alucard!
Segundo ele, o fan estava travado de sujeira....lubrificou.... ficou show!


Muito obrigado maninho!

Opa rapaiz, que isso, precisando estamos ae !
Abraço !
 
Última edição:
- Estou com exatamente o mesmo problema, porem são marcas diferentes, aqui o problema é na mais nova a sapphire, sempre 10 ou 13º a mais que a XFX

como vc lubrificou elas brother, WD no cooler ???
ou outro procedimento?

Agradecido.
 
Bom...

A muito tempo que tb tenho este mesmo problema... o engraçado que ele começou depois que adicionei uma segunda placa de vídeo pra fazer PHYSX... a 4890 em full batia 115c+ em 10 min de jogatina e chegava a travar o game!!

Fiz de tudo, até tirei a segunda placa pra ver se ia voltar ao que era mas não adiantou!! Solução? Meu gabinete está aberto até hj!! Com o gabinete aberto, dificilmente ela ultrapassava 70c em full e em IDLE 54c... agora, de um mes pra cá, ela voltou a esquentar não como antes mas tá esquentando sim, mesmo com gabinete aberto... tá dando 64c em IDLE e em full tá passando fácil dos 80c em qualquer joguinho que eu boto...

A VGA e o cooler eu tenho certeza que não estão danificados!! Mas não sei que mandinga é essa!!
 
exato, quem não tem cachorro caça com gato.... se não ta com grana pra pega um gabinete bom, abra ele ou monte o pc fora do gabinete, fica excelente as temperaturas!
 
exato, quem não tem cachorro caça com gato.... se não ta com grana pra pega um gabinete bom, abra ele ou monte o pc fora do gabinete, fica excelente as temperaturas!

Depois que postei aqui, resolvi tirar a placa de vídeo, limpar e trocar a pasta mas não adiantou... agora mesmo enquanto escrevo, está marcando 61c e isso com arcondicionado!

Tou começando a achar que é a temperatura ambiente que tá alta mesmo, afinal, estamos chegando no verão!! Pelo menos ela não tá como na primeira vez que isso aconteceu onde as temperaturas alcançavam 115c+ e travava os jogos... tá funcionando normal apesar de quente.
 
se ta usando gabinete?
experimenta tirar tudo pra fora e ver se melhora a temperatura.. qualquer coisa ja joga um fan 12cm em cima!
 
se ta usando gabinete?
experimenta tirar tudo pra fora e ver se melhora a temperatura.. qualquer coisa ja joga um fan 12cm em cima!

Nem vô cara... já me estressei demais com isso!! Tá funcionando mais quente mas tá funcionando direito então, que se dane ela :)...

Quando passar o verão eu vou comprovar se é a temperatura ambiente ou não ;)...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo