• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Cursar Direito e a temível prova da OAB

jlcl

Buscando e compartilhando Informações e opiniões!
Registrado
Eu sou formado como bacharel em ciências contábeis, porém tenho interesse em começar minha segunda graduação no curso de Direito com intenção de me especializar na área trabalhista, pois a faculdade onde me formei, UNICID, na segunda graduação me oferece desconto de 30% nas mensalidades por ter concluído meu curso na mesma e o valor ficou muito bom pra mim.

Mas pelo que eu já vi, é um curso onde exige muita leitura, até aí tudo bem pois tenho paciência pra ler e até que me dou bem em, vamos dizer..., matérias decorativas, apesar que não é o intuito de só decorar e sim entender e compreender as matérias, porém o que me assusta é a bendita prova da OAB, conheço pessoas que são somente graduadas em Direito porém de tanto que prestaram pra essa prova, desistiram de prestar pela dificuldade que ela tem, pelo que me falaram a primeira prova consiste em 100 questões de múltipla escolha e o mínimo de acertos são 50 e a segunda prova (se passar da primeira) consiste em defender uma tese onde o candidato escolhe o ramo (trabalhista, criminal...), dizem que até o Celso Russomano não tem OAB por não ter conseguido passar nessa bendita prova, é péssimo vc se graduar em um curso e não conseguir passar em uma prova pra poder ter licença na profissão.

Se na prova pra tirar o CRC de contador, onde consiste de 50 questões foi pedreira passar, mesmo com 4 horas de prova não consegui fazer todas as questões com calma devido boa parte exigir cálculos, tive que sair lendo e chutando as que restaram devido o tempo estar se esgotando, fico imaginando fazer 2 provas da OAB, fora ter que pagar R$ 200,00 reais pra fazer a prova. Antes de prestar a prova do CRC me deram dica pra estudar as provas anteriores e isso me ajudou bastante, não sei se essa dica se aplica na prova da OAB.

Quem cursa Direito ou conhece o curso, se tem conhecidos que fazem ou já fizeram o curso, por favor quais dicas podem estar compartilhando pra me ajudar a começar com o pé direito no curso.

Obrigado!
 
Cara você é formado em ciências contábeis, pra Direito Aduaneiro e Direito Tributário é um pulo. Se você souber inglês ou outra língua você também pode fazer Direito Internacional, seria uma m ão na roda conhecer outra língua nesse caso.

Área trabalhista é tão ruim quanto a criminal.

Mas essa é minha opinião.
 
Sabe porque todo mundo tem medo da OAB? Porque ninguém estuda. É por isso que, também, a maioria diz que é uma prova difícil.

Não é uma prova difícil, nem muito fácil. Você só tem que acertar 41 questões... Sendo que 20 questões estatisticamente você já acerta só de chutar (80 questões com 4 alternativas cada = 20). Isso pra primeira fase, que elimina a maioria. Não deixe de estudar ética e estatuto da OAB quando tiver próximo à prova. Conteúdo pequeno e é 10% da 1ª fase.

Na segunda fase você vai estudar processo voltado para a matéria que você escolheu (+ direito material, que no seu caso seria direito do trabalho), mas aí é mais suave porque você já tem afinidade com a matéria. Eu fiz em tributário. Nessa fase recomendo um curso online, que me ensinou processo tributário em tempo recorde e com mais profundidade que vi em toda a faculdade (divida com algum colega os custos pra ficar suave).

Como você mesmo disse: resolva provas anteriores (eu peguei um livro só de questões com comentários sucintos. Fui bem com pouco estudo).

Dá pra passar tranquilo no último ano letivo (antes de se formar).

Dica: faça uma boa faculdade (que é diferente de uma faculdade boa). Se aprofunde naquilo que você tem afinidade (direito do trabalho - incluindo a parte constitucional -, processo do trabalho, além do imprescindível direito processual civil).
 
Conheço ao menos três pessoas que somente levaram a faculdade a sério e passaram na primeira prova da OAB, sem ter que fazer cursinho .

Quem tem mais dificuldade, na maioria das vezes, é o pessoal que só festa durante a faculdade.
 
Sabe porque todo mundo tem medo da OAB? Porque ninguém estuda. É por isso que, também, a maioria diz que é uma prova difícil.

Não é uma prova difícil, nem muito fácil. Você só tem que acertar 41 questões... Sendo que 20 questões estatisticamente você já acerta só de chutar (80 questões com 4 alternativas cada = 20). Isso pra primeira fase, que elimina a maioria. Não deixe de estudar ética e estatuto da OAB quando tiver próximo à prova. Conteúdo pequeno e é 10% da 1ª fase.

Na segunda fase você vai estudar processo voltado para a matéria que você escolheu (+ direito material, que no seu caso seria direito do trabalho), mas aí é mais suave porque você já tem afinidade com a matéria. Eu fiz em tributário. Nessa fase recomendo um curso online, que me ensinou processo tributário em tempo recorde e com mais profundidade que vi em toda a faculdade (divida com algum colega os custos pra ficar suave).

Como você mesmo disse: resolva provas anteriores (eu peguei um livro só de questões com comentários sucintos. Fui bem com pouco estudo).

Dá pra passar tranquilo no último ano letivo (antes de se formar).

Dica: faça uma boa faculdade (que é diferente de uma faculdade boa). Se aprofunde naquilo que você tem afinidade (direito do trabalho - incluindo a parte constitucional -, processo do trabalho, além do imprescindível direito processual civil).

Fico muito agradecido por essas dicas, realmente não há segredo pra se dar bem em qualquer área, somente se dedicar e estudar o quanto puder, no fundo eu já esperava que a resposta seria a boa e velha dedicação aos estudos e tbm ter interesse em aprender. Na prova do CRC que são 50 míseras questões (apesar de ter questões com cálculos que toma muito tempo), segui a dica dos professores de estudar as provas anteriores e fiz isso com um grupo de estudos, tinha ex alunos já formados que participavam com a gente e desses, tinha uns que estava entre a 2º e 3º tentativa de passar, teve até ex aluno que estava na 6º tentativa. Eu passei de primeira devido participar de estudo das provas anteriores nos fds na casa das minhas colegas e tbm participar desse grupo de estudo que os professores ofereciam na faculdade quando tinham tempo disponível.

Apesar desse pessoal que conheço e desistiram da OAB, eles tinham manchas em suas grades (DPs) e isso já levantava lebre que possa ter faltado dedicação no andamento do curso.

Já fiz minha inscrição e estou aguardando a análise da minha grade, dependendo já começo as aulas em fevereiro enquanto analisam a minha grade.
 
Conheço ao menos três pessoas que somente levaram a faculdade a sério e passaram na primeira prova da OAB, sem ter que fazer cursinho .

Quem tem mais dificuldade, na maioria das vezes, é o pessoal que só festa durante a faculdade.

Concordo, normal nos cursos sempre tem aquele pessoal que sai da sala pra ficar nos barzinhos, quando chega sexta-feira já viu... conforme outra resposta, desses conhecidos que desistiram da prova da OAB, uma delas é uma amiga que concluiu seu curso na UNIP, se formou mas com 6 DPs, me lembro que na primeira prova da OAB dela, só tinha acertado 36 questões e isso faz uns 4 anos, depois não sei mais quantas tentativas e quantos boletos de 200,00 reais foram pagos pra ser reprovada até desistir de vez.
 
Acho que você está colocando a carroça na frente dos bois. A OAB está no mínimo a 4 anos de distância, primeiro você tem que cursar 4 anos de direito para fazer a prova.
Sem falar que você pode trabalhar sem ter OAB, muitos escritórios tem bacharéis atuando como advogados (só não assinam).
Se é isso que quer, meta a cara e no momento não se preocupe com a OAB.

[]s
 
Para começar o curso com o pé direito, primeiro vão umas dicas genéricas:
- Você está na segunda graduação, vai ter muito mais facilidade com matérias que tem maior fundo filosófico (as introdutórias como teoria geral do estado, filosofia, estudo de hermeneutica etc...);
- Você já estará mais focado e sério, as pessoas tem mais dificuldade porque, como já falaram, não dão a devida importância à faculdade, principalmente nos primeiros semestres/anos.

Agora sobre a faculdade e a prova da ordem:
Durante a faculdade, por mais que existam matérias que você tenha menos afinidade, não deixa a sua cabeça te sabotar: todo conteúdo é importante e vai ser util, mais cedo ou mais tarde.
Tente adiantar a monografia/tcc, a partir do antes do 4o ano/8 semestre já procure saber quem são os orientadores, comece a buscar literatura para desenvolver um bom trabalho.
Estude pra adquirir conhecimento e fixá-lo, não só pra 'passar' (essa vai ser dificil se você tentar conciliar trabalho, familia e faculdade).
Não há mal nenhum em se divertir, mas disciplina e foco são os fatores que diferenciam as pessoas (principalmente se depois você for pra area de concursos).
Não saia comprando montes de livros que os professores 'recomendam' (doutrina no geral), muito menos um vade mecum logo no começo do curso (aproveite a biblioteca, compre códigos 'soltos' porque dificilmente vc vai usar toda a legislação do vade logo de cara. As leis vão ficar desatualizadas e vc com dor nas costas de tanto carregar aquele tijolo).
Não deixe pra cumprir as horas de atividade extra/créditos na última hora. Sempre que possível faça cursos de férias, frequente palestras e etc.

O exame da ordem não é nada demais, é um compilado de questoes que você provavelmente já respondeu durante seu curso.
Pode ser que a FGV (se ainda for a fgv hahahaha) esteja cobrando posicionamento do STF/STJ ou alguns julgados atuais, mas no geral não é nada demais.
Para a segunda fase, escolha algo que vc tenha mais afinidade e experiência prática.
É MUITO possível passar sem curso preparatório, mas ele facilita demais o caminho pois lá treinam de forma exaustiva as peças possíveis, bem como tratam de questões que provavelmente serao cobradas.

Espero ter ajudado, abraços
 
Ajudou sim e muito, fico agradecido pela ajuda, acredito que no começo do curso vai ser bem tranquilo pq estão analisando minha grade com conteúdo programático para dispensar matérias que eu já estudei ( vou ser o "turista", que só vai nas aulas focadas no curso), será um tempo a mais que vou poder usar pra estudar outras matérias ou adiantar algo no curso, meu primo está cursando o 5º semestre e vai me passar as matérias que ele já teve pra dar dar uma olhada e ter noção no que vou aprender, na prova da OAB no meio do curso vou adiantar os estudos nas provas anteriores igual eu fiz na prova do CRC pra passar logo de primeira, tomara que eu consiga tbm na OAB. Faculdade é igual o BBB, no começo aquele monte de gente e no andar do curso alguns vão desistindo até chegar no final e poucos se formarem, falta de dedicação e fraqueza em deixar se levar pelo bares perto da faculdade rs.
 
Acho que você está colocando a carroça na frente dos bois. A OAB está no mínimo a 4 anos de distância, primeiro você tem que cursar 4 anos de direito para fazer a prova.
Sem falar que você pode trabalhar sem ter OAB, muitos escritórios tem bacharéis atuando como advogados (só não assinam).
Se é isso que quer, meta a cara e no momento não se preocupe com a OAB.

[]s

Concordo, claro que no começo não é preciso ficar pensando só em prova da OAB, mas na metade do curso ou um pouco mais a frente da metade vou começar a dar umas lidas nas provas anteriores pra começar a ter uma ideia da prova, eu fiz isso com minhas colegas no curso de ciências contábeis pra estudar pra prova do CRC e passamos logo de primeira, isso pq teve uma colega e amiga que bateu o pé pra frequentarmos a casa dela e adiantarmos logo o estudo das provas anteriores e no começo ninguém do grupo queria até que acabamos concordando, agradeço principalmente a ela por ter feito essa iniciativa pq mesmo a prova do CRC tendo apenas 50 questões, a maioria encontra dificuldade de passar e geralmente em 4 horas de prova nunca dá tempo de fazer todas devido boa parte conter cálculos e balanços.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo