Custos mensais de alimentação/mercado

Fico abismado com relatos de familias que gastam R$800 por mês de mercado. Eu sozinho utilizo o VR da empresa de R$360 e mais o mesmo tanto de complemento mensal. Detalhe: sem luxos.
 
Fico abismado com relatos de familias que gastam R$800 por mês de mercado. Eu sozinho utilizo o VR da empresa de R$360 e mais o mesmo tanto de complemento mensal. Detalhe: sem luxos.
Pois é. Como eu falei, pra mim são R$1200 só o básico pra 2 pessoas, se for considerar suplementação e coisas à mais chega tranquilamente a R$1800.
 
Fico abismado com relatos de familias que gastam R$800 por mês de mercado. Eu sozinho utilizo o VR da empresa de R$360 e mais o mesmo tanto de complemento mensal. Detalhe: sem luxos.

Depende a região que você mora e o mercado que vai. Fui pra SP por ex. e achei muito caro, disparidade bem grande em relação a aqui SC.
 
Depende a região que você mora e o mercado que vai. Fui pra SP por ex. e achei muito caro, disparidade bem grande em relação a aqui SC.

Boa

Nem todo mundo coloca de onda fala no perfil, podia citar pelo menos aqui no tópico.

Moro sozinho, não costumo comer "ifood" mas nunca parei pra ver quanto gasto de mercado. Como minhas idas ao mercado incluem itens como "um fardo de cigarro e cachaça" não tenho certeza do que gasto com alimentação/limpeza/etc...

É raro eu comprar porcarias alimentícias, gosto de fazer minha comida e a sensação é de que gasto pouco com isso mesmo frequentando mercados pequenos onde os preços são maiores.

Enrolando mas vou tentar planilhar para separar os vícios do mercado.

Papo interessante, acompanhando.
 
Eu sozinho: 5kg de Arroz + 4KG de macarrão + 8KG 12-15kg Sobrecoxa de Frango + algumas outras coisas básicas = 200/250 reais por mês. Moro no interior de SP e geralmente compro só o básico.

Edit: lembrando que arroz e macarrão se multiplica por três devido a adição de água a panela, portanto 5kg de arroz equivale a 15kg cozidos e 4kg de macarrão são 12kg cozidos.
 
Última edição:
Isso depende muito da cidade. Eu moro em um lugar turístico, só me lasco...1200 reais pra 2 pessoas, isso sem comprar besteiras.

Alimentação + Limpeza + Higiene

Deve tá comprando em mercado gourmet, moro em lugar turístico e tem opção.
 
Eu sozinho: 5kg de Arroz + 4KG de macarrão + 8KG Sobrecoxa de Frango + algumas outras coisas básicas = 200/250 reais por mês. Moro no interior de SP e geralmente compro só o básico.
@l_x esse é teu fake?
 
Eu sozinho: 5kg de Arroz + 4KG de macarrão + 8KG Sobrecoxa de Frango + algumas outras coisas básicas = 200/250 reais por mês. Moro no interior de SP e geralmente compro só o básico.
8kg de frango = 8000/30 = 266g de frango por dia, mas coxa tem osso então é menos.
5kg de arroz = 5000/30 = 166g de arroz por dia.
4kg de macarrão = 133g de macarrão por dia.

Tá fraca sua dieta em.
 
Entre alimentos, itens de limpeza, higiene... gasto entre 1400 a 1800 reais por mês no mercado. Tem mês que gasto mais uns 600... 800 reais para levar o pessoal para ir em lanchonete, restaurante, pizzaria, etc...

Somos 4 pessoas em casa... minha esposa e dois filhos.
 
@l_x esse é teu fake?
E tu acha que se eu fosse os modera ia deixar passar kkkk, nada a ver Caçador de Fakes.

8kg de frango = 8000/30 = 266g de frango por dia, mas coxa tem osso então é menos.
5kg de arroz = 5000/30 = 166g de arroz por dia.
4kg de macarrão = 133g de macarrão por dia.

Tá fraca sua dieta em.
Dúvida muito comum. O arroz e macarrão se multiplica por 3x com adição de água no cozimento ou você acha que como grão (kkkk), portanto:

5kg de arroz (equivale a 15kg cozidos) = 15000/30 = 500g por dia
4kg de macarrão (equivale a 12kg cozidos) = 12000/30 = 400g por dia

Quanto a frango realmente eu errei, deve ficar em torno de 12-15kg e não 8kg.
 
8kg de frango = 8000/30 = 266g de frango por dia, mas coxa tem osso então é menos.
5kg de arroz = 5000/30 = 166g de arroz por dia.
4kg de macarrão = 133g de macarrão por dia.

Tá fraca sua dieta em.
Só algumas observações;

1kg de frango feito se torna um pouco menos de 800 gramas (depende da forma de preparo), tudo por conta da água contida nas proteínas.

Já os carbos duplicam/triplicam.

1 kg de arroz geralmente usamos 1:3 de proporção, macarrão usamos 1:5.

Anos de dieta pesando comida até que tem seus benefícios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E tu acha que se eu fosse os modera ia deixar passar kkkk, nada a ver Caçador de Fakes.


Dúvida muito comum. O arroz e macarrão se multiplica por 3x com adição de água ou você acha que como grão (kkkk), portanto:

5kg de arroz (equivale a 15kg cozidos) = 15000/30 = 500g por dia
4kg de macarrão (equivale a 12kg cozidos) = 12000/30 = 400g por dia

Quanto a frango realmente eu errei, deve ficar em torno de 12-15kg e não 8kg.

:rub3:

Tava acabando de escrever :soclose:
 
E tu acha que se eu fosse os modera ia deixar passar kkkk, nada a ver Caçador de Fakes.


Dúvida muito comum. O arroz e macarrão se multiplica por 3x com adição de água no cozimento ou você acha que como grão (kkkk), portanto:

5kg de arroz (equivale a 15kg cozidos) = 15000/30 = 500g por dia
4kg de macarrão (equivale a 12kg cozidos) = 12000/30 = 400g por dia

Quanto a frango realmente eu errei, deve ficar em torno de 12-15kg e não 8kg.
Rapaz, até um tempo atrás 500g de macarrão (pacote) ia no máximo em 2 dias aqui.

Agora arroz realmente ele duplica ou triplica.

Só algumas observações;

1kg de frango feito se torna um pouco menos de 800 gramas (depende da forma de preparo), tudo por conta da água contida nas proteínas.

Já os carbos duplicam/triplicam.

1 kg de arroz geralmente usamos 1:3 de proporção, macarrão usamos 1:5.

Anos de dieta pesando comida até que tem seus benefícios.

Agora frango depende muito do preparo tbm, se fizer na Airfryer 1kg de coxa vira nada.
 
Eu e a patroa moramos só nós dois, por mês vai uns 3k entre mercado, alimentação em restaurantes e ifodd.
 
Eu sozinho: 5kg de Arroz + 4KG de macarrão + 8KG 12-15kg Sobrecoxa de Frango + algumas outras coisas básicas = 200/250 reais por mês. Moro no interior de SP e geralmente compro só o básico.

Edit: lembrando que arroz e macarrão se multiplica por três devido a adição de água a panela, portanto 5kg de arroz equivale a 15kg cozidos e 4kg de macarrão são 12kg cozidos.
não enjoa comendo só isso?
 
Deve tá comprando em mercado gourmet, moro em lugar turístico e tem opção.
Compro no super atacado. Claro que gosto de coisa boa, mesmo comprando o básico.
O problema é que pras compras pequenas sou obrigado a ir nos supermercados do centro, é violento. Sem contar que não vou à feira por questões de tempo, como expliquei no primeiro post.
 
Eu dou os R$ 1000 do VA, completo com + R$ 500 em cash e meu pai adiciona mais R$ 1000-1100. Aqui em casa são 5 pessoas.
 
Rapaz, até um tempo atrás 500g de macarrão (pacote) ia no máximo em 2 dias aqui.

Agora arroz realmente ele duplica ou triplica.



Agora frango depende muito do preparo tbm, se fizer na Airfryer 1kg de coxa vira nada.
Espaguete aqui eu faço um pacote de 400g vira fácil 2kg de macarrão, massa pesa bastante, como é um cabo bem mais calórico uso mais arroz, não sei o que é coxa de frango há anos, mas peito de frango no air fryer tem que por no max, 15 min, senão some mesmo, 1kg vira 400 gramas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Compro no super atacado. Claro que gosto de coisa boa, mesmo comprando o básico.
O problema é que pras compras pequenas sou obrigado a ir nos supermercados do centro, é violento. Sem contar que não vou à feira por questões de tempo, como expliquei no primeiro post.
Entendi, daí realmente, aqui pra economizar eu vou sempre no início do mês quando ocorre dia F no Fort Atacadista e promoção no atacado do Angeloni, é umas 3 horas de mercado, mas a economia é grande, dá uns 20-30% pelas minhas contas. Fruta e vegetais tem que comprar toda semana então não tem como fugir mesmo.
 
não enjoa comendo só isso?
Não, pois coloco temperos, como sal, tomate, azeite e mortadela picada. Gasto bastante energia com exercícios e pulo 1 café da manhã e 1 janta por semana para fazer jejum, então dificilmente vou enjoar, principalmente porque como pouco no café da manhã e chego com fome no almoço. Também é questão de mentalidade, eu acredito que comida é para saciar a fome, não satisfazer o desejo, crença minha, então sigo um padrão alimentar e peso a comida todos os dias, como sempre as mesmas quantidades.
 
Moro sozinho desde janeiro/2022.

Como não cozinho e como mais fora/peço marmita no almoço, o gasto aqui é mais alto - média 14 ~ 19 reais por dia = R$570,00 (30 dias x R$19,00)
Compras em mercado (pelo fato de não cozinhar, compro somente produtos de limpeza/higiene, biscoitos, sucos, leite etc.) = média de R$500,00 mensais
Saídas para comer de vez em quando ou pedir algum lanche/janta à noite = R$500,00 mensais (variável, pois há meses em que saio e/ou peço iFood poucas vezes)
Total = R$1.570,00
 
Última edição:
Também é questão de mentalidade, eu acredito que comida é para saciar a fome, não satisfazer o desejo, crença minha, então sigo um padrão alimentar e peso a comida todos os dias, como sempre as mesmas quantidades
Sigo o mesmo raciocínio, comer não me dá prazer é apenas uma coisa que preciso fazer para me manter vivo.
 
Aqui família de dois adultos e uma criança, em São Paulo. Pela média das minhas planilhas de gasto, cerca de R$ 3000 de "mantimentos" por mês (incluindo mercado, padaria, feira, açougue, produtos de limpeza etc.).
 
Espaguete aqui eu faço um pacote de 400g vira fácil 2kg de macarrão, massa pesa bastante, como é um cabo bem mais calórico uso mais arroz, não sei o que é coxa de frango há anos, mas peito de frango no air fryer tem que por no max, 15 min, senão some mesmo, 1kg vira 400 gramas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Entendi, daí realmente, aqui pra economizar eu vou sempre no início do mês quando ocorre dia F no Fort Atacadista e promoção no atacado do Angeloni, é umas 3 horas de mercado, mas a economia é grande, dá uns 20-30% pelas minhas contas. Fruta e vegetais tem que comprar toda semana então não tem como fugir mesmo.
quais os dias geralmente que tem promoção em atacado? vi que é geralmente no final do mês...
 
quais os dias geralmente que tem promoção em atacado? vi que é geralmente no final do mês...
Aqui é no início do mês, primeiro sábado/fim de semana do mês
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo