• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Deepmax Maelstrom 240T + ASUS Prime B350M-A

twisterbr

Hungry Member
Registrado
Galera, tentei instalar o cooler deepmax maelstrom 240T na asus prime B350M-A, mas não vai, a chapa que deveria segurar o cooler fica 'bamba'.

Esse cooler, apesar de ser de fabricação original antiga (antes dos AM4 chegarem), veio com o bracket pra am4 (foto abaixo).
bqiBUgk.jpg


O que fiz foi desparafusar as 2 peças que vem acopladas na área de cooler da placa mãe, manter a chapa traseira dela e fixar parafusando esses 4 parafusos acima que vieram no kit. Quando faço isso, parafusando até o máximo, fica tudo 'frouxo'.

Já estou em contato com a deepcool, me responderam falando pra usar uma peça que veio, pra colocar ela embaixo da placa, no lugar da chapa que veio da mobo, mas os buracos não são os mesmos, então imagino que essa peça seja só no máximo pra AM3+. Respondi eles e estou aguardando retorno.

Enquanto isso estou aqui. Alguma ideia?

Fotos pra ilustrar o que estou falando:
Olha o espaço que fica. Aqui eu to 'forçando' a chapa de baixo pra cima, pra mostrar o espaço que fica entre a placa e o parafuso.
IIEqJgm.jpg


O suporte que a deepcool falou pra usar. Os buracos da placa ficam longe do suporte.
h9p2dQw.jpg
 
O backplate tem duas faces, Intel e AMD.

Vire para o lado AMD e veja se não resolveria.
 
Sim, já tentei, infelizmente o espaço entre os buracos nunca encaixam de nenhuma forma. Pela foto dá pra ver a distância entre eles.
 
O kit veio com algum manual para o AM4?

Veja se a instalação não usa o próprio suporte do socket.

Qualquer coisa, tem um colega que instalou no AM4 aqui.
 
O kit veio com algum manual para o AM4?

Veja se a instalação não usa o próprio suporte do socket.

Qualquer coisa, tem um colega que instalou no AM4 aqui.
O manual para am4 orienta a tirar as duas peças que vêm em cima na mobo (as aue expliquei no topico) e como não fala nada da parte de baixo supus que era pra usar a chapa que vem... e isso tudo eu fiz..
 
Não seria para manter e usar chapa da própria placa?
Mas foi exatamente isso que fiz. Haha acho que me expressei mal.
Mantive a chapa inferior da placa só tirei as peças de cima. Vou ver se pego uma foto pra te mostrar o que tirei e o que mantive
 
Veja se o colega do tópico que postei não poderia aparecer e ajudar.

Acho que a instalação deva ser simples, só o manual que ficou confuso. :haha:
 
Estou EXATAMENTE com o mesmo problema. Já pesquisei muito e parece que nós dois somos os primeiros doidos do Brasil a utilizar este Maelstrom 240 num Ryzen. Estou aqui com a montagem parada esperando uma resposta... ansioso...
 
Rapaaaz... eu INVERTI o backplate original e firmou... mas agora estou com pulga atrás da orelha se isso está certo. Fiquei porque os parafusos que vem com o bracket AM4 são de metal (ou material similar) e encostam na placa e tal... sei lá, curti não... alguém me confirmaria se isso está certo?

NÃO ESTÁ CERTO, NÃO FAÇA ISSO!!! SÓ EDITANDO PARA OS QUE FUTURAMENTE LEREM E NÃO SEGUIREM ABAIXO.
 
Última edição:
Estou EXATAMENTE com o mesmo problema. Já pesquisei muito e parece que nós dois somos os primeiros doidos do Brasil a utilizar este Maelstrom 240 num Ryzen. Estou aqui com a montagem parada esperando uma resposta... ansioso...
 
Rapaaaz... eu INVERTI o backplate original e firmou... mas agora estou com pulga atrás da orelha se isso está certo. Fiquei porque os parafusos que vem com o bracket AM4 são de metal (ou material similar) e encostam na placa e tal... sei lá, curti não... alguém me confirmaria se isso está certo?
Pode mandar uma foto pra eu ver??
Ate onde sei o parafuso não pode encostar na placa.. pode dar curto circuito e queimar a placa..
Você tá nessa saga tem muito tempo amigo? A minha saga começou ontem de noite.. ainda nak tive tempo de mexer de novo


Edit
Você chegou a colocar o cooler todo e tentou parafusar? Porque eu não cheguei a fazer isso pq parecia aue não ia firmar... mas pensando aqui, pode ser que quando colocar o cooler e parafusar, ele vai "puxar" a chapa e firmar tudo.. ainda vou tentar isso..
 
Não tem nada na internet mesmo! Bizarro. Nem vídeo internacional nem nada.

Na Waz me falaram que era só parafusar o cooler que a chapa subia e firmava.
 
Subiu, mas não firmou. Só invertendo... e o medo de ligar agora?
 
Pode mandar uma foto pra eu ver??
Ate onde sei o parafuso não pode encostar na placa.. pode dar curto circuito e queimar a placa..
Você tá nessa saga tem muito tempo amigo? A minha saga começou ontem de noite.. ainda nak tive tempo de mexer de novo


Edit
Você chegou a colocar o cooler todo e tentou parafusar? Porque eu não cheguei a fazer isso pq parecia aue não ia firmar... mas pensando aqui, pode ser que quando colocar o cooler e parafusar, ele vai "puxar" a chapa e firmar tudo.. ainda vou tentar isso..

Então, não fiz isso porque pra mim não faz o menor sentido. O problema não é puxar, porque o que vai no backplate é aquele outro parafuso duplo. Não importa o que tem em cima, não vai modificar a parte de baixo, já parafusada.
 
Subiu, mas não firmou. Só invertendo... e o medo de ligar agora?
 


Então, não fiz isso porque pra mim não faz o menor sentido. O problema não é puxar, porque o que vai no backplate é aquele outro parafuso duplo. Não importa o que tem em cima, não vai modificar a parte de baixo, já parafusada.

Pois é.. a não ser que a peça do cooler onde vc vai parafusar fique mais pra cima.. aí ao parafusar ela vai puxar tudo que tá embaixo
 
Pelo manual, parece que a instalação está correta.
Mesmo fixando o bloco sob o processador, a instalação apresentaria alguma folga?

cfan_mael_am4clip_1.jpg

Olha o espaço que fica. Aqui eu to 'forçando' a chapa de baixo pra cima, pra mostrar o espaço que fica entre a placa e o parafuso.
IIEqJgm.jpg
 
MEU AMIGO... instalei segundo o manual, mesmo com as folgas. E deu certooooo... você estava completamente certo, no momento que apertamos a parte de cima, a doida da física faz sua mágica e a folga não existe mais, fica tudo bem preso e firme. Está firmão. Pode meter bronca, e não inverta o backplate, kkkkk... é só fazer como manda o manual. Grande abraço.
 
Acabei de fazer isso também é deu certissimo .. me sinto estúpido kkkkkk
É só seguir manual e parafusar o cooler que a chapa sobe
Valeu galera !
 
Cara, já deixo uma dica importante: aquela pasta térmica que vem de fábrica no WC é uma COLA! Se botar uma vez no processador aquela bosta só sai arrancando o processador junto. Eu queria ter lido isso antes. Tira isso e bota uma pasta térmica decente.
 
Pera lá, vcs estão fazendo errado, aqui não precisa dessa placa traseira, detalhe, tem que ser a versão "AM4 Ready"
 
Cara, já deixo uma dica importante: aquela pasta térmica que vem de fábrica no WC é uma COLA! Se botar uma vez no processador aquela bosta só sai arrancando o processador junto. Eu queria ter lido isso antes. Tira isso e bota uma pasta térmica decente.

A pasta que vem parece ser boa, além de cobrir bem o processador.
osGE9Ll.jpg


IGlILHK.jpg

No caso das placas AMD, acho que qualquer pasta que seja, precisaria ter cuidado para não arrancar o processador junto com o bloco.

Pera lá, vcs estão fazendo errado, aqui não precisa dessa placa traseira, detalhe, tem que ser a versão "AM4 Ready"

Tem lotes que estão vindo com o kit AM4 incluído dentro da caixa, mesmo não tendo o selo AM4 Ready impresso.
Na dúvida o ideal é confirmar com a loja.
 
A pasta que vem parece ser boa, além de cobrir bem o processador.
osGE9Ll.jpg


IGlILHK.jpg

No caso das placas AMD, acho que qualquer pasta que seja, precisaria ter cuidado para não arrancar o processador junto com o bloco.



Tem lotes que estão vindo com o kit AM4 incluído dentro da caixa, mesmo não tendo o selo AM4 Ready impresso.
Na dúvida o ideal é confirmar com a loja.

Quanto a pasta, não e qualquer uma que da esse problema não, só acontece isso com esses elastomeros ai que já vem em alguns coolers e nos processadores AMD pelo fato do socket não segurar o processador como nos intel. Quando fui trocar meu box o processador saiu no cooler, depois foi um parto tirar o processador da base do cooler. Pra AMD eu recomendo fortemente nunca usar esses elastomeros e sempre trocar por qlq pasta que seja só para evitar essa dor de cabeça.

Galera, tentei instalar o cooler deepmax maelstrom 240T na asus prime B350M-A, mas não vai, a chapa que deveria segurar o cooler fica 'bamba'.

Esse cooler, apesar de ser de fabricação original antiga (antes dos AM4 chegarem), veio com o bracket pra am4 (foto abaixo).
bqiBUgk.jpg


O que fiz foi desparafusar as 2 peças que vem acopladas na área de cooler da placa mãe, manter a chapa traseira dela e fixar parafusando esses 4 parafusos acima que vieram no kit. Quando faço isso, parafusando até o máximo, fica tudo 'frouxo'.

Já estou em contato com a deepcool, me responderam falando pra usar uma peça que veio, pra colocar ela embaixo da placa, no lugar da chapa que veio da mobo, mas os buracos não são os mesmos, então imagino que essa peça seja só no máximo pra AM3+. Respondi eles e estou aguardando retorno.

Enquanto isso estou aqui. Alguma ideia?

Fotos pra ilustrar o que estou falando:
Olha o espaço que fica. Aqui eu to 'forçando' a chapa de baixo pra cima, pra mostrar o espaço que fica entre a placa e o parafuso.
IIEqJgm.jpg


O suporte que a deepcool falou pra usar. Os buracos da placa ficam longe do suporte.
h9p2dQw.jpg

Pra usar no AMD vc usa o backplate que vem com a mobo e sim depois que vc coloca os parafusos que vão prender o backplate a mobo fica um espaço. Só vai ficar certinho quando vc parafusar o block sobre o processador. PS: uso um 240t aqui no meu.`
Ahh e como falei acima, se usou a pasta que ja vem nele, troque o mais rápido possível antes que ela vire uma cola e seu processador saia junto com o block na próxima vez que vc for tirar.
 
Última edição:
Quanto a pasta, não e qualquer uma que da esse problema não, só acontece isso com esses elastomeros ai que já vem em alguns coolers e nos processadores AMD pelo fato do socket não segurar o processador como nos intel. Quando fui trocar meu box o processador saiu no cooler, depois foi um parto tirar o processador da base do cooler. Pra AMD eu recomendo fortemente nunca usar esses elastomeros e sempre trocar por qlq pasta que seja só para evitar essa dor de cabeça.

Valeu pela dica.

Concordo que no caso da AMD existe o cuidado e jeito certo para o retirar o cooler.

Mas de qualquer forma, o bloco do wc ou o cooler box, não costumam trazer maiores dificuldades para remoção, ainda mais por serem compactos.
A dica seria deslizar o dissipador para os lados como foi feito nesse vídeo aqui.
 
Para quem tiver interesse, vou deixar aqui uma comparação entre a pasta de fábrica e o MX-4 do espalhamento depois de retirar o bloco:
ZMwQnTv.jpg


The dispersion is fairly good, especially in the TIM reference where we controlled the quantity.
The factory paste showed very good behavior as we will see on the measurements as the difference from the MX-4 was very small.
Of course - and we will say it here - it would be good to have a small quantity still in the packaging for a second installation.
 
O kit veio com algum manual para o AM4?

Veja se a instalação não usa o próprio suporte do socket.

Qualquer coisa, tem um colega que instalou no AM4 aqui.

É assim mesmo. Fica com folga. Depois que você instala a bomba fica tudo firme!
 
Desculpa ressuscitar este tópico mas estou com o mesmo problema! Mesmo depois de parafusar ainda existe uma folga gigante. Impressão que tenho é que só existe contato por conta da pasta térmica que coloquei...vou colocar o cooler box ate achar uma solução. Alguém consegue tirar uma foto pfvr de como ficou?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo