Fala, pessoal! Boa noite! Sou novo aqui no fórum e é minha primeira postagem por aqui e já venho com bronca! rsrs
Sou um dos usuários do Dell G7 e tenho enfrentado dois problemas neste notebook e gostaria de saber dos colegas se já viram algo parecido para tentar me ajudar:
1°) Qual o modelo da placa de rede que veio instalado no notebook de vocês (só verificar lá em gerenciador de dispositivos)? O meu equipamento veio com a placa de rede da Qualcomm modelo QCA61x4A 802.11ac, o que para mim, infelizmente, é uma dor de cabeça... É o seguinte:
Ao conectar o Dell G7 na minha rede Wi-Fi, ele simplesmente derruba toda rede Wi-Fi. A conexão só normaliza após um reset no roteador. (Problema acontece desde a chegada do notebook).
Dando uma pesquisada, vi que isso tem a ver com uma possível incompatibilidade entre os notebooks da Dell, essa placa de rede e alguns modelos de roteadores da TP-Link. Existem vários relatos em fóruns de internet e em vídeos no YouTube que relatam este problema (justamente entre notebooks da Dell e esta placa de rede). Seguem alguns links:
https://www.dell.com/community/Insp...erie-7000-7559-derrubando-o-Wifi/td-p/5458603
https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1259867-dell-inspiron-15-7559-derruba-wifi/
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/dell-inspiron-7567-gaming.616412/page-134
Já atualizei BIOS e drivers, desinstalei uns programas que poderiam estar causando a falha (SmartByte), mas o defeito teima em persistir. Eu entrei em contato com o suporte da Dell, eles fizeram vários testes (aqueles velhos testes inúteis, por sinal) e resolveram substituir a placa de rede. Eu sugeri ao técnico do suporte técnico que me enviassem uma placa de rede de fabricante diferente da Qualcomm, justamente devido ao histórico que encontrei nas pesquisas, mas no final das contas, não fui ouvido e eles me enviaram uma nova placa de rede do mesmo fabricante e mesmo modelo... Resultado: o técnico efetuou a substituição e o defeito continua do mesmo jeitinho.
Dessa forma, solicitei nova substituição da placa de rede por uma que NÃO seja da Qualcomm e estou esperando uma resposta deles... Caso eles continuem insistindo em fornecer a placa de rede da Qualcomm, não irei mais autorizar a substituição da peça, bem como irei solicitar a devolução do equipamento...
OBS: Esse defeito ocorre devido à configuração da criptografia de segurança da rede wireless do roteador. Existem três opções: AES, TKIP e Automático. O meu roteador, por padrão, é Automático. O problema é resolvido ao selecionar a opção TKIP, porém, a qualidade da rede Wi-Fi cai drasticamente. Sem contar que isso é uma gambiarra, pois, na minha rede eu consigo resolver o problema, pois tenho acesso à configuração do roteador. Mas, e quando eu estiver acessando uma rede que possua um roteador da TP-Link e que eu não tenha acesso ao roteador?? Simplesmente não irei ter acesso à internet.
Estou aguardando uma posição por parte da Dell, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês pra saber se existe algum equipamento que está equipado com uma placa de rede diferente dessa da Qualcomm ou se alguém já passou por esse problema e conseguiu resolver.
____
2°) O touchpad (trackpad) de vocês tem uma certa dificuldade de reconhecer o "clique" mais forte (aquele clique que pressiona/afunda a base do touchpad, como um mouse de desktop)?? O meu funciona normalmente quando dou aqueles "pequenos cliques" (leves toques que não afundam o touchpad). Mas se eu der um clique mais forte, que "afunde" o touchpad, muitas vezes o computador não reconhece o clique. Seria um problema físico, um problema de driver ou é inerente ao periférico mesmo? Como desinstalar todos os drivers do touchpad e baixar o mais atualizado? (Não encontrei nada no site da Dell sobre os drivers do touchpad).
Segue o vídeo para demonstrar este segundo relato:
____
Bom, pessoal, é isso... Agradeço a atenção de todos e peço desculpa pelo "textão". Queria deixar bem claro o que estou passando.
Valeu!