[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Pessoal, bom dia.
Estou com problemas ao abrir o Alienware Command Center, ele fica somente carregando as opções "térmico e overlock", e também o aplicativo fica carregando.
Aparece também a notificação do windows: "O serviço tem que estar sendo executado - O serviço Alienware Command Center está sendo carregado e pode demorar até 30 segundos".

Alguém sabe como posso resolver?
 
Pessoal, bom dia.
Estou com problemas ao abrir o Alienware Command Center, ele fica somente carregando as opções "térmico e overlock", e também o aplicativo fica carregando.
Aparece também a notificação do windows: "O serviço tem que estar sendo executado - O serviço Alienware Command Center está sendo carregado e pode demorar até 30 segundos".

Alguém sabe como posso resolver?
Aconteceu isso comigo ontem. No dia anterior, apareceu uma mensagem para mim da dell dizendo que eu precisava atualizar alguma coisa lá e disse que não. Mesmo assim eu vi que abriu uma tela na barra de ferramentas de instalação do próprio alienware center, porém não me apareceu nada, como se tivesse feito uma atualização as escondidas. Ontem, eu estava tentando abrir a parte de configurar o perfil de energia do alienware e ficava carregando direto. Baixei o alienware center completo do site da dell, o que tem mais de 1gb, instalei ele e resolveu.
Agora notei uma coisa diferente após o note ter feito aquela instalação as escondidas. Parece que meu note abaixou as temperaturas drasticamente, mesmo as fans estando quase que sem girar. To achando até que a dell fez alguma configuração nas voltagens do processador e gpu, hehe.
 
Pessoal, chegou minha base de refrigeração, estou testando agora em alta performance e estou observando que mesmo a cpu batendo as vezes 107 graus, a ventoinha da cpu chega no maximo a 81% e a gpu batendo 87 graus chega no maximo 91%. A temperatura é acompanhando pelo hwinfo64 e a velocidade da ventoinha é pela alienware center. Será que 1 dos dois programas as medições de temperatura e velocidade da ventoinha não são reais? Será que a ventoinha está com algum problema? tem muitos mistérios aqui.
 
Pessoal, chegou minha base de refrigeração, estou testando agora em alta performance e estou observando que mesmo a cpu batendo as vezes 107 graus, a ventoinha da cpu chega no maximo a 81% e a gpu batendo 87 graus chega no maximo 91%. A temperatura é acompanhando pelo hwinfo64 e a velocidade da ventoinha é pela alienware center. Será que 1 dos dois programas as medições de temperatura e velocidade da ventoinha não são reais? Será que a ventoinha está com algum problema? tem muitos mistérios aqui.

107 graus? Preocupante demais isso, ou a medição está meio off, tenta o Aida64, o Hwinfo64 as vezes dá uns bugs com plataformas Dell pelo que tenho observado ultimamente.
 
Alguém tem tido problemas com o notebook plugado na tomada/na bateria?

Explico..
Nas últimas atualizações de BIOS, sempre quando estou na tomada e tiro e uso o note na bateria parece que buga os presets que fiz no Ryzen Controller e o note fica travando em coisas super simples (trocar abas no Chrome por ex) e o pior é que se volto com ele na tomada, continua com o mesmo comportamento.

Eu suspeito que tenha sido as atualizações na BIOS (estou na penúltima) pois não lembro de ter mexido no RC (e nem atualizado).

Nos meus testes, isso acontecia quando eu baixava MUITO o TDP do processador (10-13w) e ai sim o note ficava uma carroça. Agora mesmo no preset normal (45w TDP) o note fica "engasgando" em algumas situações.

Uma coisa besta mas que tá me irritando toda hora..
Antes, lembro estar na v1.6 ou 1.7 da BIOS (G15 Ryzen)

Sabem se dá pra fazer downgrade simplesmente baixando a versão antiga? Se der vou tentar pq tá chatão já
 
Última edição:
Alguém tem tido problemas com o notebook plugado na tomada/na bateria?

Explico..
Nas últimas atualizações de BIOS, sempre quando estou na tomada e tiro e uso o note na bateria parece que buga os presets que fiz no Ryzen Controller e o note fica travando em coisas super simples (trocar abas no Chrome por ex) e o pior é que se volto com ele na tomada, continua com o mesmo comportamento.

Eu suspeito que tenha sido as atualizações na BIOS (estou na penúltima) pois não lembro de ter mexido no RC (e nem atualizado).

Nos meus testes, isso acontecia quando eu baixava MUITO o TDP do processador (10-13w) e ai sim o note ficava uma carroça. Agora mesmo no preset normal (45w TDP) o note fica "engasgando" em algumas situações.

Uma coisa besta mas que tá me irritando toda hora..
Antes, lembro estar na v1.6 ou 1.7 da BIOS (G15 Ryzen)

Sabem se dá pra fazer downgrade simplesmente baixando a versão antiga? Se der vou tentar pq tá chatão já
Tenho o Dell G15 2021 Ryzen 5800h RTX 3060. Eu estava tendo um probleminha de ligar o notebook mesmo na tomada ele manda apenas 30w para a GPU, resolvia retirando o plug do carregador do notebook e conectando de novo. Estou com a penúltima BIOS, na bateria ele limita bastante! Uso Linux e Windows, deve ser algo no Windows pq fiz um teste no Linux limitei ele em 10w o processador e ficou uma carroça! Agora para ver problemas do windows 11 e esses softwares da Dell instalei o Windows 10 sem eles para testar e por enquanto TD normal!
 
Tenho o Dell G15 2021 Ryzen 5800h RTX 3060. Eu estava tendo um probleminha de ligar o notebook mesmo na tomada ele manda apenas 30w para a GPU, resolvia retirando o plug do carregador do notebook e conectando de novo. Estou com a penúltima BIOS, na bateria ele limita bastante! Uso Linux e Windows, deve ser algo no Windows pq fiz um teste no Linux limitei ele em 10w o processador e ficou uma carroça! Agora para ver problemas do windows 11 e esses softwares da Dell instalei o Windows 10 sem eles para testar e por enquanto TD normal!
Mlehor coisa é abandonar o software da Dell e usar o Alienfx-Tools.
 
Tenho o Dell G15 2021 Ryzen 5800h RTX 3060. Eu estava tendo um probleminha de ligar o notebook mesmo na tomada ele manda apenas 30w para a GPU, resolvia retirando o plug do carregador do notebook e conectando de novo. Estou com a penúltima BIOS, na bateria ele limita bastante! Uso Linux e Windows, deve ser algo no Windows pq fiz um teste no Linux limitei ele em 10w o processador e ficou uma carroça! Agora para ver problemas do windows 11 e esses softwares da Dell instalei o Windows 10 sem eles para testar e por enquanto TD normal!

Problema que já estou no Win10 - nem atualizei pro 11 pra não ter dor de cabeça.

Fiz o downgrade da BIOS, vou testar e se não funcionar tentar remover os últimos updates instalados. Vamos ver...

Edit: sem RC instalado parece que tudo funciona normal (estava usando a v2.6.0). Vou reinstalar a antiga e ver como fica.
 
Última edição:
107 graus? Preocupante demais isso, ou a medição está meio off, tenta o Aida64, o Hwinfo64 as vezes dá uns bugs com plataformas Dell pelo que tenho observado ultimamente.
No alienware center não bate isso, chega no maximo a 100. Deve ser bug sim do hwinfo64, vou usar o aida64.

Com relação as ventoinhas. Elas só batem 100%, as duas, se eu apertar o G mode. Fora isso, testei de tudo e elas não saem de 81 no cpu e 92 na gpu (velocidade da ventoinha)

É muito loko como esses notes esquentam, ta doido, dá muita aflição para quem está entrando nesse mundo agora. Imaginem como fica os componentes em volta do processador, meu deus !!!

Logicamente, comprei aquela base da china, que dizem ser a melhor para o g15 que tem 6 fans. Não notei muita diferença, mas deixo no talo mesmo assim para tentar refrigerar um pouco a carcaça e os componentes. (https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.11.66b7caa4u7S6Ej&gatewayAdapt=glo2bra)
 
Fiz a troca da pasta térmica do meu Dell M15 R6 por aquela PTM7950 e consegui diminuir em até 18C na GPU e CPU. Nunca mais tive throttling.
 
Diminuí o turbo da CPU pelo throttle stop e caiu bastante as temperaturas, vocês acham que até 80ºC tá tranquilo pra CPU durante os jogos?
 
Última edição:
Diminuí o turbo da CPU pelo throttle stop e caiu bastante as temperaturas, vocês acham que até 80ºC tá tranquilo pra CPU durante os jogos?
Eu acredito que sim.
 
Boa tarde, galera!

Alguem poderia me recomendar um SSD de 1TB para usar no meu Dell g15 5520 2022, meu uso atual é para estudo(faço contabilidade) e jogos como league of legends, steam(de metal slug até cyberpunk 2077), gamepass...

Eu estava de olho nesses:

SSD WD Black SN770 1 TB, M.2, PCIe GEN4X4, NVMe, Leitura 5150MB/s Gravação 4900MB/s

SSD 1 TB XPG S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 NVMe, Leitura: 7400MB/s e Gravação: 5500MB/s, 3D NAND - AGAMMIXS70B-1T-CS

Eu não entendo muito bem desses numeros de leitura, gravação e componentes, queria algo que não esquente muito e tenha garantia além de que provavelmente não vou precisar de algo muito robusto, posso estar errado. O atual do notebook é o BC711 NVMe SK hynix 256GB e eu achei uma maravilha e foi o meu primeiro contato com SSD. Então se alguem puder me recomendar um SSD de 1TB eu agradeço.
 
No alienware center não bate isso, chega no maximo a 100. Deve ser bug sim do hwinfo64, vou usar o aida64.

Com relação as ventoinhas. Elas só batem 100%, as duas, se eu apertar o G mode. Fora isso, testei de tudo e elas não saem de 81 no cpu e 92 na gpu (velocidade da ventoinha)

É muito loko como esses notes esquentam, ta doido, dá muita aflição para quem está entrando nesse mundo agora. Imaginem como fica os componentes em volta do processador, meu deus !!!

Logicamente, comprei aquela base da china, que dizem ser a melhor para o g15 que tem 6 fans. Não notei muita diferença, mas deixo no talo mesmo assim para tentar refrigerar um pouco a carcaça e os componentes. (https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.11.66b7caa4u7S6Ej&gatewayAdapt=glo2bra)

Demais, te dizer que só para quem tem a necessidade de algo móvel, pois senão não vale a pena.

Só lembrando algumas dicas para ajudar a esfriar o note

* Desabilitar o turbo boost se não puder fazer undervolt
* Travar FPS em 60
* Undervolt da Placa de video com msi afterburner, como o heatpipe da CPU é conectado ao da GPU se um esquenta o outro também.
* Quando for jogar já colocar os coolers em 100% dependendo do game, eu uso a opção compensação no AWCC, já coloco o valor fixo, curva não adianta porque o sistema vai esquentar depois até chegar nos pontos colocados na curva de temperatura então é melhor já tocar o rpm necessário.

Aqui eu tenho alguns perfis personalizados, um com coolers em 85% para games como Apex, Overwatch 2 etc, e outro já em 100% para games como Battlefield 2042.

Quanto a base, só base com cooler de 12v para ver realmente mais diferença, mas sempre ajuda, pelo menos a manter os componentes mais frios.
 
Demais, te dizer que só para quem tem a necessidade de algo móvel, pois senão não vale a pena.

Só lembrando algumas dicas para ajudar a esfriar o note

* Desabilitar o turbo boost se não puder fazer undervolt
* Travar FPS em 60
* Undervolt da Placa de video com msi afterburner, como o heatpipe da CPU é conectado ao da GPU se um esquenta o outro também.
* Quando for jogar já colocar os coolers em 100% dependendo do game, eu uso a opção compensação no AWCC, já coloco o valor fixo, curva não adianta porque o sistema vai esquentar depois até chegar nos pontos colocados na curva de temperatura então é melhor já tocar o rpm necessário.

Aqui eu tenho alguns perfis personalizados, um com coolers em 85% para games como Apex, Overwatch 2 etc, e outro já em 100% para games como Battlefield 2042.

Quanto a base, só base com cooler de 12v para ver realmente mais diferença, mas sempre ajuda, pelo menos a manter os componentes mais frios.
Desde quando eu tinha pc com placa top eu setava os jogos para 60fps, sempre faço isso.
Comprei um note mas foi apenas para substituir meu antigo pc, não carrego ele para lugar algum, fica aqui no quarto paradão, hehe.
Enjoei de ter os trambolho gigante na minha mesa, queria algo mais compacto e prático, apesar de não precisar da praticidade. Já estou até pensando em um Alienware no futuro hehe. Mas sei lá, vamos ver.
Em termos de performance de máquina, esse i7 3060 já me atende muito bem, não preciso de nada mais forte que isso, não jogo jogos pesados, e também quase não jogo.
O que vou mais jogar mesmo é o diablo 4 quando sair. O que tenho jogado ultimamente é só o world of warcraft para passar o tempo.

Com relação ao undervolt da placa de vídeo no afterburner, não sei mexer nisso, dai nem vou tentar. Só vou manter o turbo da cpu desligado mesmo.
 
Novas GPUs mobile anunciadas oficialmente pela Nvidia

DLSS 3, 4nm TSMC. Se esquentarem menos que as RTX 30, vou trocar assim que lançarem notebooks no Brasil com a RTX 4060. Pena que a Nvidia continua sendo miserável, era para a 4070 ser 12GB e a 4060 10GB.

LfYcvZ4.png
 
Novas GPUs mobile anunciadas oficialmente pela Nvidia

DLSS 3, 4nm TSMC. Se esquentarem menos que as RTX 30, vou trocar assim que lançarem notebooks no Brasil com a RTX 4060. Pena que a Nvidia continua sendo miserável, era para a 4070 ser 12GB e a 4060 10GB.

LfYcvZ4.png
Abaixou o que? 15w ? deve ficar a mesma coisa.
 
Fui jogar Assassins Creed Odysse, que jogo bugado, aqui no Dell g15 Ryzen 5800h RTX 3060 Full HD e TD no máximo pega mais de 60fps o processador vai a 100% e trava muito, tentei de TD. Só ficou mais estável limitando a 50fps!!! Alguém sabe uma solução?? Tentei de TD modo G e limitar a temperatura a 95 °c se o problema fosse processador.
 
Novas GPUs mobile anunciadas oficialmente pela Nvidia

DLSS 3, 4nm TSMC. Se esquentarem menos que as RTX 30, vou trocar assim que lançarem notebooks no Brasil com a RTX 4060. Pena que a Nvidia continua sendo miserável, era para a 4070 ser 12GB e a 4060 10GB.

LfYcvZ4.png
Se essa 4050 conseguir o desempenho da 3060, vai ser interessante, visto que se n me engano o G15 com 3050 e I5 12ht, chegou a aparecer por volta de 4K na blackfraude!
 
Se seguir na mesma linha de preços que a Nvidia está fazendo pras placas 40xx desktop, notebooks com a 4050 vai ser o preço das 3060 kkkk
 
Aqui reduzir a voltagem da 3060 pra 850mv ajudou bem na temperatura.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo