[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Mesma coisa no G5, até uns 60° as ventoinhas ficam desligadas (!!!) e a partir daí ligam a 100%, não tem meio termo (no perfil desempenho). No AWCC dá pra criar um perfil personalizado e colocar pra girar a qualquer velocidade independente da temperatura. Posso deixar o tempo todo a 100%, ou qualquer outro valor também. Ainda não vi se tem como escalonar conforme a temperatura, quando estiver em casa vou dar mais uma fuçada.
Qual programa que usa para mexer nas rotações das ventoinhas? Você poderia me dizer se o seu tem vazamento de luz na tela e se em cima do teclado ali aonde apoia o braço fica muito quente a ponto de fritar
 
Qual programa que usa para mexer nas rotações das ventoinhas? Você poderia me dizer se o seu tem vazamento de luz na tela e se em cima do teclado ali aonde apoia o braço fica muito quente a ponto de fritar
AWCC - Alienware Comand Center, mesmo programa que usa pra mudar a cor do teclado. Vazamento de luz no meu não tem, quando vi seu vídeo do unboxing isso já tinha me chamado atenção. Bem nos 7:09 quando vc liga e aparece o "Dell" tem uma mancha na parte inferior esquerda, é disso que está falando? Eu pediria pra trocar. Sobre esquentar eu percebi que ele esquenta mais onde é black piano, bem em cima do teclado. Mas no teclado em si não chega a ser incômodo, pelo menos não pra mim. Ao lado do touchpad ele não esquenta quase nada, no máximo fica morno. Mas mesmo na parte mais quente eu não achei absurdo não, só é um pouco quente.
 
AWCC - Alienware Comand Center, mesmo programa que usa pra mudar a cor do teclado. Vazamento de luz no meu não tem, quando vi seu vídeo do unboxing isso já tinha me chamado atenção. Bem nos 7:09 quando vc liga e aparece o "Dell" tem uma mancha na parte inferior esquerda, é disso que está falando? Eu pediria pra trocar. Sobre esquentar eu percebi que ele esquenta mais onde é black piano, bem em cima do teclado. Mas no teclado em si não chega a ser incômodo, pelo menos não pra mim. Ao lado do touchpad ele não esquenta quase nada, no máximo fica morno. Mas mesmo na parte mais quente eu não achei absurdo não, só é um pouco quente.
Exatamente tem do lado esquerdo e direito. Em qual parte do AWCC você vai para configurar as ventoinhas?
 
Passando para deixar as primeiras impressões, baixei o programa já configurado do GeekZilla, estou usando o clock travado no perfil BF5 à 3.7, aumentei para -145 no core e no cache, está bem estável. Moro no litoral de sp e uso uma base simples com dois coolers e as temperaturas ficam entre 72 e 85, na média a 78. Joguei por horas Arma, BF1 e outros. Pelo mesmo tutorial do canal, minha vga está no limite, não tem como a princípio fazer undervolt, mas a parte boa é que varia entre 70 e 78 graus, na média 74. Vou testar mais e depois posto demais resultados. Gostei do note, preferia a tampa do meu antigo 7559 de borracha, fora isso sem nada para reclamar.
 
Última edição:
Meu G3 a maioria das vezes não reinicia. Quando coloco pra reiniciar, ele desliga. Alguém com esse tipo de problema por aí?

Aparentemente ele só reinicia quando está frio.
 
Última edição:
Breve tutorial de como ajustar as ventoinha do G5 5590 pelo Alienware Command Center:

- Abra seu AWCC e vá até a aba FUSÃO.
- No menu lateral dessa aba clique no símbolo de um termômetro.
- Crie um novo perfil e nomeie como quiser. No meu coloquei o nome "Game".
- Nessa tela temos o controle das 2 fans do sistema, na esquerda a Ventoinha do CPU e na direita a Ventoinha da GPU (ou como está escrito no programa, "Ventoinha do Sistema"). Vá na aba AVANÇADO de cada uma delas e marque a opção "Linha suave". (Se preferir deixar a velocidade fixa marque a opção "Fixo" e coloque a velocidade desejada na linha logo abaixo).
- Utilize as 3 bolinhas do gráfico para mexer a linha para cima e para baixo conforme preferir. Não precisam ser iguais, pode deixar a linha ventoinha da CPU mais agressiva que a da GPU ou vice-versa. Após cada alteração clique em Salvar. Tem que configurar uma ventoinha por vez.
0Vihwu8.png
ZkPNKbM.png


- No final volte na aba PÁGINA INICIAL e selecione o perfil que criou no canto inferior direito. Após, volte mais uma vez à aba FUSÃO e veja se a temperatura e a velocidade da ventoinha estão de acordo com o que você deixou no gráfico.

UhjXxeQ.png
WqJtVQp.png


Pronto! Agora só ir testando e ver quais são as melhores configurações para seu uso.
 
Última edição:
Fala galera meu G5 com Rtx e tela de 144hz chegou hoje já fiz Unboking. Estou mexendo nele com undervolt na cpu e na gpu o bicho esquenta que é uma beleza, mas com a comunidade aqui vamos resolver todos os problemas do G3 e G5.
Segue o link do meu Unboking depois vou fazer minhas impressões.

Unboking Dell 5590 com Rtx 2060

Cara teria como me passas o modelo do monitor, quero pesquisar para ver a qualidade de cores dele. Você consegue ver o código do modelo usando o everest ou o Aida 64. Valeu.
 
Chegou o disco voador rs.

Só liguei para ver se estava tudo ok.
À noite começo a mexer nele.

Abs,
Fernando.
 
Cara teria como me passas o modelo do monitor, quero pesquisar para ver a qualidade de cores dele. Você consegue ver o código do modelo usando o everest ou o Aida 64. Valeu.
Lá no meu vídeo eu respondi essa pergunta mas o meu monitor é LG Philips LP 156 WFG
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Breve tutorial de como ajustar as ventoinha do G5 5590 pelo Alienware Command Center:
- Abra seu AWCC e vá até a aba FUSÃO.
- No menu lateral dessa aba clique no símbolo de um termômetro.
- Crie um novo perfil e nomeie como quiser. No meu coloquei o nome "Game".
- Nessa tela temos o controle das 2 fans do sistema, na esquerda a Ventoinha do CPU e na direita a Ventoinha da GPU (ou como está escrito no programa, "Ventoinha do Sistema"). Vá na aba AVANÇADO de cada uma delas e marque a opção "Linha suave". (Se preferir deixar a velocidade fixa marque a opção "Fixo" e coloque a velocidade desejada na linha logo abaixo).
- Utilize as 3 bolinhas do gráfico para mexer a linha para cima e para baixo conforme preferir. Não precisam ser iguais, pode deixar a linha ventoinha da CPU mais agressiva que a da GPU ou vice-versa. Após cada alteração clique em Salvar. Tem que configurar uma ventoinha por vez.
0Vihwu8.png
ZkPNKbM.png


- No final volte na aba PÁGINA INICIAL e selecione o perfil que criou no canto inferior direito. Após, volte mais uma vez à aba FUSÃO e veja se a temperatura e a velocidade da ventoinha estão de acordo com o que você deixou no gráfico.

UhjXxeQ.png
WqJtVQp.png


Pronto! Agora só ir testando e ver quais são as melhores configurações para seu uso.

Cara 39° que frio em o meu em stock processador 60° e gpu 51° por isso falo que tem algo errado com meu note
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Chegou o disco voador rs.

Só liguei para ver se estava tudo ok.
À noite começo a mexer nele.

Abs,
Fernando.
Qual configuração?
 
Última edição:
Update- Depois de atualizar o bios pelo dell update, o clock da GPU voltou a aumentar normalmente mesmo sem o carregador conectado, porem agora a vram está limitada a 800Mhz quando usamos somente a bateria. :-(
Opa pessoal blz, mais uma atualização. Meu G3 3590 i7 com GTX 1660ti Max-q, estava com o seguinte problema:
Quando desconectado do carregado o clock da GPU e da VRAM estava limitado, a mais ou menos 300MHZ e não aumentava, só quando o carregador estava conectado.
Após vários testes, instalação e desinstalação de programa e drivers consegui corrigir o problema do clock da GPU com uma atualização de bios, que no caso foi a versão 1.6.0 porem o clock da VRAM continuava baixo no caso agora a 810Mhz quando sob stress.
Depois de inúmeras tentativas de corrigir o problema sozinho entrei em contato com o suporte da DELL Brasil, mostrei o problema ao atendente, ele tentou vários tipos de correção no S.O. que neste caso é o Windows 10, depois ele instalou uma nova bios versão 1.7.1 que foi disponibilizada hoje na data deste post, nada o problema persistia, desinstalou e reinstalou o drive da Nvidia. Como o problema não foi solucionado segundo o atendente me passou o problema é que quando conectado a bateria mesmo ela estando completamente carregada o clock da vram fica limitado mesmo para economizar bateria. Eu questionei pelo fato da GPU que funciona em seu clock máximo chegando a atingir 1800MHz consome muito mais que a vram e não fica limitado. Resumindo a história nada resolvido.
Pedido: Gostaria de pedir aos colegas que tem esse mesmo modelo de notebook mesmo que seja com outra gpu, que de uma verificada se com o carregador desconectado a vram fica limitada, se não, grava um vídeo e posta aqui porque ai eu tento argumentar com a dell.
 
Gostaria de pedir aos colegas que tem esse mesmo modelo de notebook mesmo que seja com outra gpu, que de uma verificada se com o carregador desconectado a vram fica limitada, se não, grava um vídeo e posta aqui porque ai eu tento argumentar com a dell.
Testei no G5, já sabia que não dava pra jogar na bateria, e é exatamente pelo mesmo motivo que o seu. Mas acho que isso acontece com qualquer notebook desse nível, não? A bateria não consegue mandar tanta energia, até por isso temos essa fonte do tamanho de um tijolo.

Na tomada:

9AC5pOP.png


Bateria:

P1rP4ik.png
 
Última edição:
Testei no G5, já sabia que não dava pra jogar na bateria, e é exatamente pelo mesmo motivo que o seu. Mas acho que isso acontece com qualquer notebook desse nível, não? A bateria não consegue mandar tanta energia, até por isso temos essa fonte do tamanho de um tijolo.

Na tomada:

9AC5pOP.png


Bateria:

P1rP4ik.png
1- Agora temos mais uma inconsistência aqui entre nossos aparelhos o meu na bateria não tem mais a limitação de clock de GPU, e o seu ainda tem provavelmente porque falta atualizar a bios ou a atualização não saiu ainda.

 
1- Agora temos mais uma inconsistência aqui entre nossos aparelhos o meu na bateria não tem mais a limitação de clock de GPU, e o seu ainda tem provavelmente porque falta atualizar a bios ou a atualização não saiu ainda.


Atualizei, estava na 1.6.0 (de fábrica) e instalei a 1.10.0 que saiu dia 06/09. Tudo igual por aqui. A única coisa que notei é que as ventoinhas estão demorando mais ainda pra ligar, antes era lá pelos 60 graus, agora é só nos 70 :mas: Ainda bem que dá pra configurar isso!
 
Galera, preciso de um help, troquei hoje o HD dele por um SSD da crucial de 1tb, porém ele já desligou sozinho duas vezes depois disso, antes de colocar o SSD tava tudo normal, o que pode ser?

Ele desliga sozinho conectado na energia e não liga, só liga se eu tirar o conector de energia, ligar só com a bateria, depois o conector de energia funciona normalmente.
 
Reparei isso no G5 também. O plástico parece que daqui um ou dois anos vai ficar "gasto", com pontos brilhosos, mas só o tempo dirá. E marca muito mesmo, se gosta de notebook limpo não vai poder nem encostar nele. Podiam ter caprichado mais no material, colocado alumínio talvez, mas acho que ia acabar ficando mais pesado ainda. E mais caro ainda também.
Curiosidade sobre o G5: A parte onde apoia a mão, ao redor do teclado e do touchpad, que vive sujando com qualquer toque, não é de plástico. É feita de uma liga de magnésio, segundo o notebookcheck. Desconfiei após perceber que essa parte é muito mais "fria" ao toque do que o restante da carcaça (enquanto o notebook está desligado pelo menos). Então ponto positivo pra Dell. Por isso talvez algumas pessoas ficam incomodadas com o calor dessa região, afinal o metal conduz melhor o calor.

O pior é que sempre esteve escrito na página do produto:
"Jogue com estilo: o Dell G5 15 vem com acabamento de metal no apoio para as mãos e opção de escolha entre um design preto ou branco."
 
Estou devolvendo o meu notebook. Já me ligaram hoje para fechar quando estornar o valor no meu cartão vejo o que faço, se monto uma máquina e compro um notebook mais fraco pelo menos com uma GTX 1050 ou se compro outro notebook mais top da Lenovo y540 ou os novos Acer que irão chegar.
 
Galera, preciso de um help, troquei hoje o HD dele por um SSD da crucial de 1tb, porém ele já desligou sozinho duas vezes depois disso, antes de colocar o SSD tava tudo normal, o que pode ser?

Ele desliga sozinho conectado na energia e não liga, só liga se eu tirar o conector de energia, ligar só com a bateria, depois o conector de energia funciona normalmente.

Faz o teste. Recoloca o antigo HD e vê se ele vai continuar desligando.
E outra, esse Hd crucial você já utilizou em alguma outra maquina (ele já apresentou algum problema)?
 
Estou devolvendo o meu notebook. Já me ligaram hoje para fechar quando estornar o valor no meu cartão vejo o que faço, se monto uma máquina e compro um notebook mais fraco pelo menos com uma GTX 1050 ou se compro outro notebook mais top da Lenovo y540 ou os novos Acer que irão chegar.
Mas qual foi o problema ?
 
E eis que chegou... Dell G3 3590 i7 9750H + GTX 1660 Ti Max-Q

É um modelo branco, que estava em promoção no Sub, gostei bastante, é mais bonito que o meu Inspiron Gaming.

Não gostei muito de alguns detalhes no primeiro contato. A luz do botão power não existe. O cabo da fonte não vem com a luz azul indicando que está na tomada. A caixa de envio e os manuais diminuíram bastante em qualidade.
Detalhes positivos: logo Dell abaixo da tela e na tampa traseira são metálicos, reflexivos, dá um efeito bonito. O fundo personalizado, o material branco (externo) e toda construção passam sensação superior e mais segurança na qualidade em comparação ao Inspiron Gaming. A textura me agradou bem mais que a emborrachada, aparenta ficar com menos marcas de uso.

Não terei tempo de testar esses dias. Apenas quinta ou sexta devo começar a fazer testes nele. Primeiro sempre formato e instalo um Windows e então instalo os softwares da Dell e os que utilizo.

Seguem algumas fotos. Aproveito pra deixar a comparação com o Inspiron Gaming de primeira geração (7559).

y4m_jKkSqqOxAer4allhWOOYhRDe2kYeeMduXAya-iRFWKurgabAIYW-RmftMkttoVd4A8Ph5q7MptiWLUrDe6KDlXR1JEvi34ua--0IYUrJf79u2xPZ37nPOEfV0Fh4l9KQg6SygBv1wtXuUdsRjvyBpoLr4xbxZtqWhcvcEai2OriX5DyZ8p45LCglkYTpvcSxwOadAhzZJYeTJNasCVp_g


y4mUTXgkYVuofCzDQYfKTlpgIAUFl-2wDUPZ6THkapifB_CGMLW9dzYci6Lnv24A3dvp8meYBHp478_bLz09LG9oX7VYIiYQaiWHWqgImq-qCG2wCgni55y--3sgB7z8EgVYsPTu1h5m2rGFSCJdg4tzlnX_zeCl2sszYj1VopGD1X1scQz0XyloL6UA3Ae3pDECoXWryMyu-fMY1P_CZFPaw


y4m6YJgjfhMfCxevmDF8p24ESWBtRNYy2ffu-5viA463W2eUgiqBcnRYlovbappQUni9dogkkAxvdkMpald9P25PdrZCo25fLk_qG3ApWL6IOd9NQmhWuq6rnrWhyTtBS6UrocgB4RO_Zn0Fuf3spCny1a_sYecyV12W5udwkdUoRTbbEqG4Kj-rUbzm0aC-N9rLpAWRcj7SbaS8OVHS-F4GQ


y4m4PQRFxW-3PammiDrWY76OaOCpQIQRN6eWNgtcPP8a1H4bxu1ZIXzy7z2zVFRAXAucUWAY_aysMkGpvxoDhBnkyHxmgjoL5rQL-CRdYuBDKhMGp_55B7b7vrvny-iiwJzYcV3NwPKGUC8BP0F-oQSvYNS-LO1MiYR5WiMehvDf2fCGY5aDWaH79OzxMFXYlbQBcU5VaRXVqRar8I93TkVlg



y4mnuJFeuLS9sXmgHggZJbM37qFe-CrVQDFQrNIbhcpUpNKoS0gIcEtNTjtkbRgTbkjdvhicBDivMv2p5oaAS0NQOcvm92P-iuRkPxbQmmqo0rakRoGGK5M8hPtsHcX5aE2upsFx2Q7uQSvW7p2hJhvhLemXKtlFP7T0z5xMJ82bYlGwXhcGe2BsmW8Xb8h2NXgzAZmpAqL28XjCk_0X4pxsg
y4mA_Zk5bSfhcmVT3Rk6pyIHftKXzEdM10mA7qpG3u0W2G5f4oqeEz1-KURM1_FnzByu29h5tyv_OEaqtXCfirlaEQrFP0AzsaYftSrDVARYkN5b6ndCIX4yw0C5B5MLoadLNOiO88EF7UsVQ_Om51O3uGd3T21cACP7A-c53Om36qPssUe-vQnn23tIueCGjRRB9zlb-rYw-O37eJH80akiw
 
Faz o teste. Recoloca o antigo HD e vê se ele vai continuar desligando.
E outra, esse Hd crucial você já utilizou em alguma outra maquina (ele já apresentou algum problema)?
Não, o SSD da crucial é novo.

Testei sem o SSD que vem nele, só com o que eu comprei da crucial, formatei de novo e deu o mesmo problema.

Ontem antes de dormir eu recoloquei o SSD e HD que vieram com ele, mas como tava muito tarde tive que dormir, assim que chegar faço os testes, achei tudo muito estranho.
 
Estou devolvendo o meu notebook. Já me ligaram hoje para fechar quando estornar o valor no meu cartão vejo o que faço, se monto uma máquina e compro um notebook mais fraco pelo menos com uma GTX 1050 ou se compro outro notebook mais top da Lenovo y540 ou os novos Acer que irão chegar.

PUTZ q ruim... Vc acha que o problema é cronico do modelo ou vc deu azar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo