[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

as temps tao ok, iguais aos reviews da net... aprox 93 c boost ligado e entre 80-85 desligado no cyberpunk por exemplo...

oq eu deveria fazer em relacao ao direct x como teste? estou na versao 12. instalo a 11?


Testa o Windows Update , tem q puxar sozinho...até aonde eu sei
 
Boa tarde rapaziada,

o meu (ryzen 7 5800h + 3060) esta crashando em todos os jogos (cod, csgo, raft, cyberpunk) segundos apos iniciar.

depois q apareceu esse problema
fiz uma instalacao limpa do windows 11,
instalei tudo q esta definido como urgente no site da dell
bios 1.4
vbios atualizada
tentei com optimus ligado e desligado
tentei com monitor externo e tela integrada pelo hdmi
usei 4 drivers da NVIDIA(O ultimo e o penultimo do site da NVIDIA, o do site da dell e o WHQL)

formatei de novo fazendo downgrade pro windows 10
drivers da NVIDIA WHQL e o mais novo do site da dell

mesmo comportamento em todos os testes. crasha e aborta o game segundos apos iniciar.

entrei em contato com o suporte da dell, rodaram todos os checks e nenhum problema de hardware detectado.

Alguem passou por isso ou tem alguma ideia do que posso tentar?

Ah, nenhum upgrade de hardware, nunca nem abri o bixo.
Parece defeito na memoria
 
Pessoal, em relação ao i7 que vem com Thunderbolt... vou usar um único monitor externo, vale a pena comprar um cabo displayport usb-c ou posso usar um cabo HDMI normal, já que vai ser um único monitor?
 
intel sempre mais caro...rssrs



por causa do preço mesmo












7KUzAB1.png





briguem, briguem, briguem, briguem ahahaha

Aquecimento dizem que ta parelho intel e AMD, só o consumo menor no amd e isso ne
 
Parece defeito na memoria
eu mencionei pro atendente que parecia ser memoria tb, mas nos 2 scans que eles rodaram nao detectou nenhum problema nos hardwares. um teste foi aquele de ligar o computador com o fn ligado e o outro eh aquele do Dell SuportAssist.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Dell nao testou as memos no atendimento?
testou em 2 testes diferentes. todo o hardware foi validado nos 2.
 
Galera!!! Saiu BIOS 1.8.1 para os modelos Intel!

Correções e aprimoramentos​

Fixes:
- Firmware updates to address security vulnerabilities.
- Fixed the issue where the open applications on an external display are shown on the system display after the system resumes from Sleep state.
- Fixed the issue where the VPN stops working after the system resumes from Sleep state. This issue occurs when the system is connected to the Internet through an Ethernet cable that is connected to the Thunderbolt dock.
- Fixed the issue where the external monitor does not display anything after resuming from Sleep state.
- Fixed the issue where the system does not detect Micron 2300 solid state drives after resuming from Sleep state.
- Fixed the issue where the complete administrator and system passwords characters are not captured when using barcode scanner or the system keyboard.
- Fixed the issue where the Thunderbolt monitor displays black screen when you turn on the system after shutdown.

Enhancements:
- Enhanced the system stability in Hibernate mode.
- Enhanced the system BIOS recovery process.
 
Galera!!! Saiu BIOS 1.8.1 para os modelos Intel!

Correções e aprimoramentos​

Fixes:
- Firmware updates to address security vulnerabilities.
- Fixed the issue where the open applications on an external display are shown on the system display after the system resumes from Sleep state.
- Fixed the issue where the VPN stops working after the system resumes from Sleep state. This issue occurs when the system is connected to the Internet through an Ethernet cable that is connected to the Thunderbolt dock.
- Fixed the issue where the external monitor does not display anything after resuming from Sleep state.
- Fixed the issue where the system does not detect Micron 2300 solid state drives after resuming from Sleep state.
- Fixed the issue where the complete administrator and system passwords characters are not captured when using barcode scanner or the system keyboard.
- Fixed the issue where the Thunderbolt monitor displays black screen when you turn on the system after shutdown.

Enhancements:
- Enhanced the system stability in Hibernate mode.
- Enhanced the system BIOS recovery process.
Formatei minha maquina ontem kkk, já vou att
tks!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal que comprou o G15 com 11800H: como está a temperatura em Idle ou em uso de coisas básicas (navegador, email, etc..)? E em termos de bateria?

Utilizando o perfil quiet no software alienware, ventoinhas ficam em média 40% de uso e 57 graus CPU e 58 GPU.

Sobre o tempo de bateria, como estou usando o notebook em alto desempenho e desabilitei o optimus, tenho ridículos 2h de uso na bateria. kkkkkk
 
Última edição:
Ontem joguei The Witcher 3 por 2 horas. A maioria das opções de gráficos no ultra, com exceção do Hairworks que deixei desativado. Boost do Ryzen desativado e undervolt na GPU 1800@0,825 com temperaturas médias na CPU e GPU de 68 ºC e FPS limitado a 60.
Até o momento gostando bastante
Botei 1897 @0,900 se baixar mais, o note trava kkkkkkkkk 1935 @950 também funfou.
 
Chegou meu G15 versão Intel. Únicas coisas que eu fiz por enquanto foi instalar a última versão da Bios (1.8.1 eu acho), e fazer o procedimento de liberar o undervolting na bios. Setei -80mv no cpu core e cpu cache e rodei uma run do R23 pra testar e o processador cravou 4.2Ghz durante toda run e malemal deu um pequeno throttle no finalzinho mas quase não chega em 100 graus (temp do quarto em torno de 25 graus). O power fica praticamente cravado em 90w também.


Auk71AE.png


Isso que eu não formatei, não desinstalei nada ainda também, vou esperar meu sdd do aliexpress chegar pra fazer tudo isso. Out of the box sem mexer em nada de undervolting ele tava fazendo uns 12700 por aí. As memórias da minha vga também são samsung, e a tela é essa:

Monitor Name: BOE [Unknown Model: BOE0944]
Monitor Name (Manuf): NV15NY7 [DELL P/N: 2KX23]

Não faço ideia que tela é essa =(
 
Última edição:
Não sei se alguém teve esse problema após instalar a nova VBIOS, mas havia notado que o clock da 3060 ficava na média dos 800MHz com alguns pulos para 1000MHz.
Tive que desinstalar o driver com o DDU e instalar novamente para o clock voltar ao normal.
 
Chegou meu G15 versão Intel. Únicas coisas que eu fiz por enquanto foi instalar a última versão da Bios (1.8.1 eu acho), e fazer o procedimento de liberar o undervolting na bios. Setei -80mv no cpu core e cpu cache e rodei uma run do R23 pra testar e o processador cravou 4.2Ghz durante toda run e malemal deu um pequeno throttle no finalzinho mas quase não chega em 100 graus (temp do quarto em torno de 25 graus). O power fica praticamente cravado em 90w também.



Acho que a imagem ficou meio bosta, mas o score bateu 14048.

Isso que eu não formatei, não desinstalei nada ainda também, vou esperar meu sdd do aliexpress chegar pra fazer tudo isso. Out of the box sem mexer em nada de undervolting ele tava fazendo uns 12700 por aí. As memórias da minha vga também são samsung, e a tela é essa:

Monitor Name: BOE [Unknown Model: BOE0944]
Monitor Name (Manuf): NV15NY7 [DELL P/N: 2KX23]

Não faço ideia que tela é essa =(

A sua tela é chinesa. Não é Sharp, mas não é ruim não, viu. Fica bem perto da LG.
Eu li uma matéria do MacMagazine que essa BOE irá passar LG e Samsung, sem falar que poderá ser fornecedora dos iPhones.

Eu recomendo fazer uma instalação limpa (preferência use Windows 10) e atualiza tudo. Se suas cores estiverem quentes, é só atualizar o drive da placa gráfica Intel UHD e irá corrigir sozinho. Você pode fazer uma calibração manual usando o próprio calibrador de vídeo do Windows.
Outra dica é desativar o Optimus pela BIOS e colocar como preferência de cor sRGB IEC61996-2.1 (sRGB Color Space Profile.icm) deverá aparecer isso pra ti.
Olha direitinho se veio tudo certo hardware e software, e presta atenção se está marcando os 165Hz.
Você poderá dps calibrar pelo painel da NVIDIA, já que essa questão de cores é um olhar pessoal de cada um.
 
Chegou meu G15 versão Intel. Únicas coisas que eu fiz por enquanto foi instalar a última versão da Bios (1.8.1 eu acho), e fazer o procedimento de liberar o undervolting na bios. Setei -80mv no cpu core e cpu cache e rodei uma run do R23 pra testar e o processador cravou 4.2Ghz durante toda run e malemal deu um pequeno throttle no finalzinho mas quase não chega em 100 graus (temp do quarto em torno de 25 graus). O power fica praticamente cravado em 90w também.



Acho que a imagem ficou meio bosta, mas o score bateu 14048.

Isso que eu não formatei, não desinstalei nada ainda também, vou esperar meu sdd do aliexpress chegar pra fazer tudo isso. Out of the box sem mexer em nada de undervolting ele tava fazendo uns 12700 por aí. As memórias da minha vga também são samsung, e a tela é essa:

Monitor Name: BOE [Unknown Model: BOE0944]
Monitor Name (Manuf): NV15NY7 [DELL P/N: 2KX23]

Não faço ideia que tela é essa =(

Essa bios tá com undervolt liberado ou vc fez algum procedimento diferente? Usou ThrottleStop ou Inter XTU?
 
Chegou meu G15 versão Intel. Únicas coisas que eu fiz por enquanto foi instalar a última versão da Bios (1.8.1 eu acho), e fazer o procedimento de liberar o undervolting na bios. Setei -80mv no cpu core e cpu cache e rodei uma run do R23 pra testar e o processador cravou 4.2Ghz durante toda run e malemal deu um pequeno throttle no finalzinho mas quase não chega em 100 graus (temp do quarto em torno de 25 graus). O power fica praticamente cravado em 90w também.



Acho que a imagem ficou meio bosta, mas o score bateu 14048.

Isso que eu não formatei, não desinstalei nada ainda também, vou esperar meu sdd do aliexpress chegar pra fazer tudo isso. Out of the box sem mexer em nada de undervolting ele tava fazendo uns 12700 por aí. As memórias da minha vga também são samsung, e a tela é essa:

Monitor Name: BOE [Unknown Model: BOE0944]
Monitor Name (Manuf): NV15NY7 [DELL P/N: 2KX23]

Não faço ideia que tela é essa =(

O meu também veio com tela da BOE.
Não cheguei a verificar essa nova, mas como lançam att para a Bios do Intel, hein!? As últimas 3 foram em um espaço de tempo bem curto.
 
O meu também veio com tela da BOE.
Não cheguei a verificar essa nova, mas como lançam att para a Bios do Intel, hein!? As últimas 3 foram em um espaço de tempo bem curto.
A pergunta que fica no ar.. atualizações pq está pior que a versão Ryzen ou estão aperfeiçoando a versão Intel e colocando de escanteio as versões Ryzen? A única que poderá responder é a própria Dell.

(Seguindo o raciocínio dos boatos de favorecimento para um dos lados)
 
Chegou meu G15 versão Intel. Únicas coisas que eu fiz por enquanto foi instalar a última versão da Bios (1.8.1 eu acho), e fazer o procedimento de liberar o undervolting na bios. Setei -80mv no cpu core e cpu cache e rodei uma run do R23 pra testar e o processador cravou 4.2Ghz durante toda run e malemal deu um pequeno throttle no finalzinho mas quase não chega em 100 graus (temp do quarto em torno de 25 graus). O power fica praticamente cravado em 90w também.



Acho que a imagem ficou meio bosta, mas o score bateu 14048.

Isso que eu não formatei, não desinstalei nada ainda também, vou esperar meu sdd do aliexpress chegar pra fazer tudo isso. Out of the box sem mexer em nada de undervolting ele tava fazendo uns 12700 por aí. As memórias da minha vga também são samsung, e a tela é essa:

Monitor Name: BOE [Unknown Model: BOE0944]
Monitor Name (Manuf): NV15NY7 [DELL P/N: 2KX23]

Não faço ideia que tela é essa =(

Mesma tela que veio no meu e pra ser sincero gostei bastante.
 
Chegou meu G15 versão Intel. Únicas coisas que eu fiz por enquanto foi instalar a última versão da Bios (1.8.1 eu acho), e fazer o procedimento de liberar o undervolting na bios. Setei -80mv no cpu core e cpu cache e rodei uma run do R23 pra testar e o processador cravou 4.2Ghz durante toda run e malemal deu um pequeno throttle no finalzinho mas quase não chega em 100 graus (temp do quarto em torno de 25 graus). O power fica praticamente cravado em 90w também.



Acho que a imagem ficou meio bosta, mas o score bateu 14048.

Isso que eu não formatei, não desinstalei nada ainda também, vou esperar meu sdd do aliexpress chegar pra fazer tudo isso. Out of the box sem mexer em nada de undervolting ele tava fazendo uns 12700 por aí. As memórias da minha vga também são samsung, e a tela é essa:

Monitor Name: BOE [Unknown Model: BOE0944]
Monitor Name (Manuf): NV15NY7 [DELL P/N: 2KX23]

Não faço ideia que tela é essa =(

Qual a mágica de liberar o undervolting na BIOS? no G5 era mandar retornar default no modo BIOS, neste agora eu não tenho a mínima noção
 
Essa bios tá com undervolt liberado ou vc fez algum procedimento diferente? Usou ThrottleStop ou Inter XTU?

Qual a mágica de liberar o undervolting na BIOS? no G5 era mandar retornar default no modo BIOS, neste agora eu não tenho a mínima noção

Então manos, eu segui o tutorial que nosso amigo @Beowulf2050 mencionou lá no tópico do AW M15:


Eu fiz seguindo o tutorial acima, porque queria ter certeza que a variável da Bios que precisa ser alterada era a mesma tanto no M15 quanto no G15 Intel, portanto eu segui todos os passos acima pra ter certeza disso e realmente a variável é a mesma (0xDF para G15 intel, lembrando que para o Ryzen pode ser diferente, por isso recomendo fazer todos passo do tutorial acima quem tem a versão Ryzen).

Pra quem tem a versão Intel assim como eu, vou deixar aqui o tutorial mamão com açúcar que o mestre @Beowulf2050 postou lá no tópico do M15, portanto todos créditos à ele:


1- Atualize a sua BIOS para a última versão disponível no site do suporte.

2- Desativa na sua bios a opção do windows atualizar automaticamente a bios. Isso é só pesquisar como fazer mas tá bem clara e fácil de achar na bios a opção. Desativa a opção de secure boot também e salva tudo.

3- Baixa esse arquivo aqui e salva ele na sua área de trabalho:

https://github.com/XDleader555/grub_setup_var/releases/download/v1.0-alpha/grubx64.efi

4- Formata um pendrive FAT32 e cria nele uma pasta chamada EFI . Dentro da pasta EFI cria uma pasta chamada Boot . Pega o arquivo que você baixou e coloca dentro dessa pasta boot mas renomeia o nome dele para bootx64.efi

5- Desliga o notebook, coloca o pendrive nele. Liga e aperta F12 até aparecer a opção de escolher o boot e seleciona o pendrive. Vai aparecer uma tela preta de prompt.

6- Digita "setup_var CpuSetup 0xDF 0x0" nesse prompt sem as aspas tem que ser essas palavras exatas e diferenciando maiúscula de minúscula. Depois da enter. Digita exit depois da enter.

7- Vai para uma tela branca agora de bios e verificação isso é normal, espera o processo acabar todo e vai ter uma opção de Cancel ou Continue. Aperte cancel ou seja selecione CANCEL. Desliga o computador, tira o pendrive e liga ele de novo. Pronto você desbloqueou a sua bios.

8- Baixa o programa ThrottleStop
na versão 9.4 estável a que não seja o beta.


9. Cria uma pasta dentro da pasta arquivo de programas com o nome dele e extrai tudo para essa pasta e deixa lá.

10- Executa ele e segue isso aqui, não tem mistério algum, não tenho tempo de traduzir porém. Você só precisa ler e seguir o que está escrito a partir do tópico OPTIONS, pula todo o resto que é só explicação e enrolação. Eu só fiz um profile único porque só vou usar isso dentro da tomada e com o Mux sempre desativado, então já coloquei para ter a melhor performance possível para jogos já que o resto não me interessa e comprei para isso. Se você quiser outros profiles é só ler o tutorial com atenção que ele diz como fazer.

Não faça a parte da igpu que não precisa. Mexe só no CPU CORE e no CPU CACHE. Coloca valores de -80.1 em cada um deles que já está ótimo.

11- Depois de tudo trocado e salvo conforme tá falando lá no link que eu mandei, roda o stress teste do aida, o cinebench e o 3d Mark com a opção turbo e sem a opção turbo para ver se o seu sistema ficou estável. Se não ficou você muda os números de -80 para -75 ou -70 de 5 em 5 e faz os testes de novo. Mas sinceramente -80 deve funcionar para todo mundo e já está ótimo.

12- Depois de tudo salvo no TT vamos fazer com que ele inicie direito toda vez que você ligar o computador.

Segue o que está aqui bem mastigado também:

The end e seja feliz, não vai acabar com sua garantia, não vai danificar sua máquina, não vai ser rastreável por chip igual as vacinas também não são e nem vai afetar a esfericidade da terra, sem risco dela ficar plana seguindo isso aí.

Fiquem tranquilos. Sem chance da Dell não te atender por causa disso aí.

O tutorial pode parecer complexo ou trabalhoso numa primeira olhada mas não se assustem, é facinho de fazer e jogo rápido 30 minutinhos está feito, podem confiar que funciona 100%.
 
Última edição:
Sim, já esta quase 6 dias direto trabalhando lá enquanto não posso mexer nele.

edit: fazendo 49.5Mhs, consumindo 86W e a temp está em 65C
Pô ta mto bem!
Como colocou a configuração?
Melhor q conseguir foi 47mh consumindo 91w a temperatura sem ar na casa dos 68-69, com ar 64.
To indo pelo Nice hash.
 
Tinha comprado com cashback do Inter e estava bonitinho lá no extrato (junto com outros 2 itens).
Hoje fui consultar e sumiu tudo.

Aconteceu algo parecido com vocês?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo