• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

lfaller

know-it-all Member
Registrado
Na verdade esse Tópico deveria se chamar: Mito da placas de Vídeo Devoradoras de Energia

Tenho visto equivocadas interpretações quando o assunto se trata da demanda de uma placa de vídeo frente ao dimensionamento da fonte de alimentação do PC.

De um lado não existe clareza de que a demanda citada pelo analista, ou site, ou fabricante se trata da demanda da placa em si ou do PC como um todo. Às vezes, por dificuldade de entendimento e/ou pelo não domínio da língua inglesa, o leitor tem parte da culpa. Outras vezes quem escreve não o faz de forma clara, piorando tudo.

Declarar a potência necessária para a placa de vídeo, de modo individual, apesar de parecer o mais correto, envolve dois problemas;
- A enorme maioria dos leitores não saberia o que fazer com esse dado por não saber dos dados de consumo de todos os demais componentes de seu PC, na hora de totalizar a demanda do mesmo, para bem dimensionar sua fonte de alimentação;
- A medida dessa potência demandada por uma placa de vídeo não é nada simples de ser levantada, em função dos diferentes caminhos de entrada de energia na placa de vídeo. Ou é suprida pelo slot da placa-mãe ou é pelo conector PCIe adicional na placa de vídeo. Tomar essas medidas de corrente exige adaptadores especialmente desenvolvidos para tal.

Declarar a potência de todo o seu sistema, incluindo a placa de vídeo, envolve outros dois problemas;
- Como saber o restante de seu sistema, qual a sua CPU, se haverá OC, se usas um ou cinco HD’s, se tens ou não fan’s no gabinete, e mais um monte de outros detalhes...
- A própria medida em si. Um modo bem simples de medir a demanda de toda uma config é através da inserção de medidor junto a tomada de rede, ao estilo do Kill-a-Watt, que mede a potência entregue a fonte de alimentação. Essa potência entretanto difere da potência consumida pelo PC pelo fator de eficiência da fonte.. A demanda na tomada sempre será bem maior que a real demanda do PC..

Nessa hora o fabricante, o analista, o que seja, de modo muito conservador, prefere "engordar" a indicação da demanda para tentar ser abrangente, se livrar de problemas, imaginando ter você uma CPU “power” um bom número de HD’s, fazer OC pesado, etc. Resultado disso é que a demanda declarada, na maioria das vezes, acaba superando o dobro do que realmente a sua configuração, mais simples, exige.

Tem também o fator mercadológico no meio. Se o concorrente declarar que a sua placa de vídeo necessita de digamos 26 Amperes (para toda a config) e não deixar isso muito claro, imagine o que aconteceria quando o fabricante concorrente declarasse a real demanda somente da placa digamos em torno de 7 Amperes. Os compradores iriam apostar naquela placa que só demanda 7 Amperes enquanto a outra, por pior que fosse, demanda 26 Amperes?? Deve ser muito mais “Power”, deduziriam eles, essa de maior demanda..

O que fazer então:
Como dica busque a real demanda da sua placa de vídeo e para tal é bom se saber que a única análise de mercado que vejo sendo feita desse modo é a da xBitLabs. Nessas análises, principalmente as mais atuais, são estratificadas as potências supridas à placa pelos seus muitos caminhos. Veja ai um exemplo com a placa 9800GTX+

9800GTX-2.jpg


Veja que ai por esse gráfico já dá para saber que essa placa daí se pode encontrar com duas GPU diferentes, uma com espessura de 55 nm e outra com espessura de 65 nm, e com diferentes demandas de potência.
Adiante ainda se pode ver, numa explosão de detalhamento, as diferentes demandas de energia supridas pelos diferentes caminhos a saber a linha de 12 Volts, via slot da placa-mãe, a potência suprida por cada um dos conectores PCIe da alimentação extra, também em 12 Volts, e finalmente a demanda suprida pela linha de 3,3 volts.
GeForce9800GTX.jpg


Todas essas demandas são individuais da placa de vídeo, pelos seus diferentes caminhos. O somatório das potências, pelos diferentes caminhos de 12 volts por exemplo, dará a demanda dessa saída de 12 volts, dessa placa em questão .. Impossível se querer maior detalhamento que esse daí.

Como se busca essa informação??
Fácil através do velho e bom Google..
Coloque com string de busca por exemplo para se chegar ai nesse caso mostrado:
9800GTX+ consumption xbitlabs
O resultado haverá de mostrar em um das primeiras linha o que buscas..
Problemas:
Pesquisar no Google é uma ciência, poucos a dominam.. Veja que 9800GTX+ pode ser diferente de 9800 GTX+ Na dúvida coloque 9800 consumption xbitlabs. E no visual, depois, selecione a placa desejada.
Exercite e nem sentirás que com o tempo estarás dominando. Sem isso no mundo atual, como sem saber datilografia nos anos 60, não se conseguia trabalho..

Resumindo:
- Busque a demanda da placa de vídeo para a qual queres dimensionar a fonte de preferência em análise da xBitLabs;
- Busque a demanda dos diferentes dispositivos de sua config. Generalizando para auxiliar;
- Placa-mãe com memórias: 40 a 55 Watts (simples 40 Watts – sofisticada 55 Watts)
- HD/CD/DVD: 10 Watts, cada um, em regime de uso;
- Fan de gabinete: 3 Watts;
- CPU: Google de novo. Busque pela demanda de cada uma delas. Como fuga use a TDP (Thermal Design Power) dessa CPU. Coloque então E9550 TDP por exemplo. No segundo título veio a seguinte página: http://ark.intel.com/products/33924...essor-Q9550-(12M-Cache-2_83-GHz-1333-MHz-FSB)
Abrindo mostra uma TDP de 95 Watts. Teoricamente nem usaria tudo isso. Dificilmente, muito dificilmente, uma CPU irá demandar toda a sua TDP. Pegue como dado prático 85% desse valor.
Some toda a potência requerida pela sua config, inclusive aquela da placa de vídeo e veja para que essa potência demandada de pico seja somente 70% da capacidade real da nova fonte por você dimensionada, ou seja.

Potência da nova fonte = Somatório da demanda da config / 0,70

Isso tudo acaba evitando que configurações com placas de vídeo novas e menos exigentes, acabem sendo equipadas com fontes de 600 Watts, que pela limitação de grana terminam sendo da pior qualidade, para baratear, quando uma excelente fonte de 350 Watts da melhor qualidade atenderia perfeitamente a demanda, saindo ainda mais barato...

Barbada não??

Luiz André Faller – Porto Alegre, 02/06/2009
 
Última edição:
belo tópico Ifaller

aqui por exempo em idle fica 12.10-12.03 e em full vai pra 11.97 mas dependendo do jogo e do overclock na placa de vídeo vai pra 11.9.

ou seja uma 4890 aqui essa linha deve baixar pra uns 11.7-11.6 em full o que ainda estaria dentro dos padrões.

antes dessa Huntkey eu tinha uma Vcom de potência real que aguentou uma 6800 e uma 7900 sendo que a linha 12V ficava incríveis 11.6 em full. Se baixasse mais isso aí eu trocava de fonte já que o mínimo é 11.4.
 
Mestre lfaller mais uma vez dando uma aula.

Parabéns, e muito obrigado.
 
lfaller eh o mestre
 
Bah, esse tópico vai ser de grande ajuda.

Vou organizar minhas dúvidas e volto a postar.

Já agradeço pelas informações contidas, lfaller. :yes:
 
poxa cara valeu mesmo por esse post tava precisand ode saber qual a melhor pv que meu pc aguentaria e usando esse topico deu pra ver que da tranquilo pra usar minha fonte com placas de video mais recentes.
 
Olá galera!
Ótimo topico cara!
Muito bom!
O Que quero saber é:

Tenho uma fonte de 450W reais (Extream superflower que no review do clube do hardware diz que tm na verdade 500W, 28A 12v).
Queria montar a seguinte configuração:
Q9550
4gb DDR2 800
HD 4890
1 HD 7200RPM
1 gravador de DVD
4 ou 2 fans de 120mm (as vezes ligo 2, as vezes os 4)

Queria saber se essa fonte aguentaria o tranco, pelo que eu vi nesse topico acho que sim, mas queria ter certeza...
Não pretendo fazer overclock

Agradeço atodos!
 
Última edição:
Olá galera!
Ótimo topico cara!
Muito bom!
O Que quero saber é:

Tenho uma fonte de 450W reais (Extream superflower que no review do clube do hardware diz que tm na verdade 500W, 28A 12v).
Queria montar a seguinte configuração:
Phenom II x4 955
4gb DDR3 1600
HD 5850
1 HD 7200RPM
1 gravador de DVD
4 ou 2 fans de 120mm (as vezes ligo 2, as vezes os 4)

Queria saber se essa fonte aguentaria o tranco, pelo que eu vi nesse topico acho que sim, mas queria ter certeza...
E essa HD 5850 é uma palca nova, mas que tem como fonte recomendada 500W, chegando até a gastar menos que a propria HD 4870.
Não pretendo fazer overclock

Agradeço atodos!
Algumas considerações:

Inicial sobre a sua fonte. Boa fonte sim, embora de uma linha de entrada, bastante simples, sem PFC ativo e como você disse, garantida pelo fabricante na oferta de uma corrente de 28 Amperes nas linhas de 12 Volts.
Justo essas linhas em que você vai exigir fortemente na hora de colocar ai uma placa de vídeo mais arrojada..
Tome como referência um outro tópico que fiz, justo relativo a real e principalmente útil capacidade de oferta de uma fonte, a uma config moderna, que é esse daqui: Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Segundo o que citei nesse tópico, melhor você encarar essa sua fonte como sendo uma fonte capaz de se comportar como uma fonte moderna com 28x12 + 60 = 396 Watts , diria 400 Watts para arredondar.. Geralmente o CdH faz esse teste de aplicar um overhead na potência demandada de uma fonte, mas te digo, isso pode não ser sustentável, por um período mais longo, uma temperatura mais alta ou alguma outra condição adversa. Prefiro manter a indicação do fabricante..

Quanto a poder te dizer algo mais afinado, mais sintonizado, relativo a composição envolvendo a placa HD 5850, lançada exatamente na data de ontem, 22/09, é muito cedo ainda para se ter um teste fidedigno da mesma, como o pessoal da xBitLabs faz, por exemplo. Terás que esperar um pouco mais, para que esses testes apareçam..

Fora disso passará a ser um exercício de achologia..

Abraço..
 
Tenho outra dúvida....
No site da xbitslabs diz:

The Radeon HD 4890 has rather ambiguous specified power requirements. On one hand, its peak power consumption has grown from 160 to 190W in 3D applications but on the other hand, its 2D consumption is lower than that of its predecessor

Ou seja, sua potência de pico é 190W, mas no grafico, logo abaixo, diz que Peak 3d é 120.3W....
qual devo levar em conta?

quando levo em conta 120.3W o calculo que vc sugeriu da 392,8W de potencia pra fonte, mas se levar em conta 190W o calculo da 492W...
e ai, na opinião de vocês da ou não pra rodar nessa fonte de 450W?
 
Última edição:
No caso ja até editei meu comentario passado, ja que não vou pegar a HD 5850 e sim a HD 4890...
Mas pelo que você falou então minha fonte so tem 400W?
então ela teoricamente aguentaria uma palca de video que consumisse no maximo por volta de 120W certo?
 
Última edição:
Fonte 450W reais (Extream superflower)

Tenho uma fonte de 450W reais Extream, queria saber se ela aguenta uma GTX 260 ou HD 4890. sem OC.
 
Tenho uma fonte de 450W reais Extream, queria saber se ela aguenta uma GTX 260 ou HD 4890. sem OC.
Essa fonte dai é uma fonte antiga, e não consegue entregar em regime 400 Watts a seu PC...

Isso não significa que ela não aguenta... Vai depender do restante de sua config, de todos os demais componentes que da fonte tiram alimentação.
Quanto às placas, ai está a demanda das mesmas, isoladamente..

GTX27528526048904870.jpg


Você pode emular sua config nessa calculadora de fontes para ter uma boa idéia de sua demanda: http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Abraço...
 
Amigo ifaller, tenho carregado uma duvida desgraçada aqui comigo e acredito que o você possa finalmente me ajudar

To querendo colocar uma HD4870 na minha maquina, mas não tenho certeza absoluta que ela segure minha configuração..

Meu PC é modesto, acredito que ele segure mas não com folga.

Minha fonte é uma CoolerMaster Extreme Power Plus de 460W (RS-460-PMSR-A3)

Restante da config conforme minha assinatura

Intel E5200 com Vcore stock
2x2gb DDR2 800
apenas 1 HD
1 leitor de DVD
3 coolers sem contar com o do processador
leitorzinho de cartão basico

Fiz uma pesquisa conforme o indicado mas não cheguei a um resultado concreto.

E ai, o que me diz?

Obrigado.
 
E ai, o que me diz?
Te digo que tua config deverá demandar pico de cerca de 270 Watts e que sua fonte é capaz de oferecer 380 Watts.
Desse modo, no pior caso a config estará pedindo 270/380 = 71% da capacidade de oferta dela..
Dá tranquilamente...
 
Te digo que tua config deverá demandar pico de cerca de 270 Watts e que sua fonte é capaz de oferecer 380 Watts.
Desse modo, no pior caso a config estará pedindo 270/380 = 71% da capacidade de oferta dela..
Dá tranquilamente...

Hum, valeu cara.. fico mais tranquilo :D

Vou providenciar a minha então :fun:
 
Nossa cara, estou postando só pra agradecer pelo EXCELENTE texto. Realmente me tornou mais esclarecido no mito das VGAs devoradoras de energia.
 
ifaller, me bateu uma dúvida aqui, e vc é o cara certo para responder uaheuhae

Já foi esclarecido que as fabricantes de VGA realmente superestimam o valor de consumo delas, no que se refere a potencia total, mas o mesmo se aplica à tensão? Por exemplo, uma GTX260 "pede" 36A na linha 12V. Esse valor também é superestimado? Uma fonte com 34A seria suficiente (considere um PC de configuração média)?
 
Também tinha essa duvida. Acho simplesmente rídicula uma corrente de, digamos, 60A passando por um filamento minusculo. Acredito q isso seja medido no pico do pico, pq se uma corrente dessas é demandada, no minimo, teu quarteirão fica sem luz ioaheaio
 
ifaller, me bateu uma dúvida aqui, e vc é o cara certo para responder uaheuhae

Já foi esclarecido que as fabricantes de VGA realmente superestimam o valor de consumo delas, no que se refere a potencia total, mas o mesmo se aplica à tensão? Por exemplo, uma GTX260 "pede" 36A na linha 12V. Esse valor também é superestimado? Uma fonte com 34A seria suficiente (considere um PC de configuração média)?

Também tinha essa duvida. Acho simplesmente rídicula uma corrente de, digamos, 60A passando por um filamento minusculo. Acredito q isso seja medido no pico do pico, pq se uma corrente dessas é demandada, no minimo, teu quarteirão fica sem luz ioaheaio
Na verdade a placa de vídeo GTX260, somente a placa, pede perto de 9 Amperes em 12 Volts.
A config toda é quem, segundo alguns fabricantes, é que demandaria os 34 Amperes. Como esses fabricantes não tem a menor idéia de qual é a sua config, para bem estimar a corrente, eles se vêem obrigados a chutar uma config extremamente "power" e, por segurança, e para melhor "aparecer na foto" estimam essas loucuras dai de perto de 36 Amperes ou mais. Veja ai, direto da xBitLabs, a demanda da placa GTX260... Aproximadamente 105 Watts (105/12= 8,75 Amperes)
GTX27528526048904870.jpg

Abraço...
 
Ola Faller!
QUeria que você verificasse se minhas contas estão corretas,e se é seguro usar essa fonte.
Fonte> Extream Superflower 450W (400W uteis)

Configuração que desejo>
E7400 TDP 65W (85% = 55W)
GA-G31M-S2l + 2 x 2gb RAM ( placa mãe apesar de boa, é simples. 40W)
1 HD (10w)
1 Gravador de DVD (10w)
HD 5850 ( TDP 107W segundo xbitlabs)
3 coolers 120mm R4-L2R-20CK-GP 4.2W (12,6W)

Nas minhas contas isso dividido por 0.7, daria 335W.
Colocando o processador para 100% e a placa mãe para 55W, só por segurança, daria 349W.

Estou certo?
A fonte aguenta ou não?
Futuramente vou trocar o processador, mas vou comprar uma fonte nova junto com ele...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo