Desabafo: Depressão+Desemprego+Fracasso como proceder ?

Knight 3000

Presidente e Fundador do Grupo Esner
Registrado
Boa tarde, postei aqui pq no geral o povo ia zoar e fazer piadinhas de esner.
Mas vamos aos fatos, completei 18 anos faz cerca de 1 mes, e ainda não sou nada além de um fracassado. Já rodei a cidade inteira atrás de emprego entregando currículo. E até agora não recebi nenhuma ligação sequer, tenho pouca experiencia e nada além de uma certificação na Microsoft MTA. Já tentei varias vezes me virar por conta própria, fazendo anuncios de técnico em informatica. Já tentei e-commerce vendo importados, também não deu certo, talvez pela falta de capital de giro. O maximo que consigo é tirar renda vendendo coisa usada no ML, e fazer poucos bicos que arrumo numa empresa de TI.
Moro com meus pais, porem minha convivencia aqui com eles anda uma bosta e tá sendo mais um dos motivos que preciso urgentemente uma renda, minha namorada tambem, já tá perdendo as esperanças comigo e me achando um vagabundo da vida pelo jeito. Enfim, alguém me dá alguma dica ?
 
Boa noite colega. Veja só, vamos com calma: Você a recém completou 18 anos. Há necessidade de se preocupar logo agora com tanta pressão? Ou alguém está impondo ela pra você? Se não for seus pais, relaxa. Não sei do seu convívio com eles, mas tenho brothers que com 34 anos de idade ainda moram com os pais e fazem bicos que não rendem um sustento de vida próprio.
Dicas: Existe a possibilidade aí de você começar a estudar pra concurso pra nivel médio em informatica ou outros, enquanto tenta emprego.
Existe a possibilidade de vc tentar uma faculdade? Você pode tentar um cursinho tecnico. Enfim, com 18 anos a coisa é dificil mesmo colega, não desanime, é só o começo. A situação atual do país contribui em muito pra isso.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Você apenas está vivendo uma vida normal de alguém com 18 anos. A minha vida também era assim, consegui o primeiro emprego apenas aos 19 anos. Vai correndo atrás, você não tem problemas, isso é normal dessa idade.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Nem sempre está no dinheiro as soluções para nossos problemas. Começar no ramo que gosta não significa que de imediato será efetivado. Procure estágios, faça cursos, curta os feriados, namore mais trabalhe menos.
 
Cara, sinceramente? Todo mundo com 17~18 ainda é um fracassado.

Como disseram acima, foque em estudar, trabalhe com o que aparecer, vá ganhando experiência de vida. Começar não é fácil mesmo, mas é um processo natural.
 
cara, tu tem 18 anos. :facepalm:
Tua vida mal começou e tu já ta nessa vala, relaxa, vai estudar mais, o crescimento profissional e pessoal virão com o tempo.
 
Com 18 eu tava terminando meu técnico em automação industrial.

Comecei a trabalhar em um comércio de metais, no administrativo. Quando o movimento era muito grande eu ia pro depósito carregar ferro.

Fiquei um ano lá e decidi sair fora pra procurar algo na minha área de formação. Não achei bosta nenhuma! :ohgod:

Arrumei outro trampo de administrativo e fui levando assim, esperando uma boa oportunidade pra mudar de área.

Depois de pouco mais de um ano nessa empresa, anunciaram pelo rádio um curso gratuito de programação com possibilidade de ser contratado como estagiário. Fiz o curso, virei estag. e mantive assim por um 1 ano e 9 meses. Só então fui contratado. Continuo na mesma empresa como efetivo desde junho de 2014. Tenho 25 anos.

Então, de maneira alguma você é fracassado. Você está no começo da vida adulta, cara! Não desista. Procure qualquer coisa, trampos de auxiliar administrativo são bastante puxados, mas te dão bastante experiência. Procure cursos online, algum curso gratuito ou bem barato na sua região e faça. Mesmo que não seja da sua área.

Foi só nos últimos 3 anos que eu consegui me estabilizar no mercado, começar uma carreira e decidir a direção na qual vou seguir.

Se a sua namorada já dá sinais de achar que você é um fracassado, mande ela a merda! Ninguém merece e nem é obrigado ficar com alguém que só te deixa pra baixo. E aliás, na sua idade, a melhor coisa a se fazer é ficar solteiro. Namoro só faz gastar dinheiro.

Se seus pais ficam te pressionando, pede pra eles listarem a quantidade de jovens de 18 anos que tem empregos bons e ganham bem. A maioria dos jovens está desempregado, o mercado está ruim, você está na média.

:bat:
 
Emprego tem, pergunta no McDonalds ai da sua cidade ou Casas Bahia para ver se não te empregam em 1 semana com salário de 900 R$ (e pior que você nem precisa mentir no curriculum que tem experiência em vendas e atendimento ao público como 99% das pessoas com 18 anos precisam mentir)...agora emprego de status, ai você precisa de diploma, cursos, inglês fluente, um carro próprio, experiência no exterior, etc...ou seja, gasta 200k em tudo para conseguir emprego de 1,2k por mês...vai de sua escolha...

Meu primeiro emprego foi vendendo celular para você ter idéia (e tinha 19 anos), depois vendi computadores e ai sim consegui estágio na minha área da faculdade (depois de 3 anos de estudo e um estágio de 400 R$ por mês), depois consegui outro emprego fixo e é o que estou desde então.

E desencana dessa de se mudar dos pais ou de querer vida própria com 18 anos...você vai viver com seus pais até os 30 ainda como 90% das pessoas hoje em dia, pois custa caro morar sozinho, só de aluguel com condomínio já gasta 600 R$ no mínimo, mais comida, contas de água, luz...fique com seus pais...E se sua namorada acha que é um vagabundo não faz nada, isso é simples, troque de namorada...
 
concordo com o que disseram anteriormente, cara vc tem 18 anos, tem MUITO chão pela frente, mantenha seu foco naquilo que quer, e vai a luta, não tem receita, não tem esqueminha, aqui é brasil, já se nasce no nivel hard e a tendencia é ficar no hardest quando vc menos esperar.
A unica coisa que te digo é manter foco, foca no que vc realmente quer e foda-se namorada, familia não, familia é sagrado, escute seus pais sempre, pois a experiencia que eles tem sobressai a tua, de resto, foco, força, fé, cafe e de vez em quando um foda-se também resolve.
 
Cara a vida não só no Brasil, mas no resto do mundo é essa bost@ mesmo.

Eu preferia viver no tempo medieval, ter minha noiva e minha fazenda para plantar e colher as coisas para a minha familia. Aquilo sim era vida !!


Essa bost@ de sociedade para cada 100 pessoas procurando emprego, somente 15 vão encontrar !!




Na época dos nossos pais, bastava vc saber as letras do alfabeto e fazer conta de +-, que você conseguia emprego para sustentar 3 filhos, carro, mulher e seus hobbies


Hoje em dia temos 1000x mais conhecimento que nossos pais, mas não adianta nada, porque não tem emprego.

Meu pai que é nordestino agiota, ficou milionário e não gosta de mim porque eu não fiquei rico conquistando as coisas sozinho. Ele nunca me deu nada e fala que só ia me ajudar se eu tivesse sucesso na vida WTF ??

Porque ele fala que quem quer emprego acha HUDASHUASDUHUHAD

ele mora numa casa de 2milhões e eu na COHAB de SP com minha mãe sem perspectiva.

25 anos aqui, mas trabalhei somente 2,5 anos da minha vida, isso pq possuo faculdade !
 
com 18 anos eu tive minha primeira namorada, que causou minha desistência da faculdade federal depois me traiu com uns 3 caras e eu perdoei, e depois ela me chutou porque eu não tinha mais dinheiro pra sair e ela encontrou um cara que trabalhava e eu não.

Depois fui trabalhar em um lava rápido ganhando de 5 a 20 reais por dia dependendo do movimento até conseguir meu primeiro emprego no final dos meus 19 anos.

Lembro dessa desgraça de vida hoje e me da saudades, tempos bons. Aproveite essa época que no futuro dará muita risada.
 
Cara a Sua vida mau começou
e tu ja esta pensando nisso ????????


VAI VIVER SUA VIDA VAI ESTUDAR E TUDO ACONTECE ;)
 
Po, ce ta no lucro. Ainda tem uma namoradinha. :notbad:

Completo 19 daqui a dois meses. Na cidade que eu moro as possibilidades são bem escassas. Emprego é bem dificil aqui, não tem nenhuma federal pra entrar, e a faculdade privada é bem carinha. To em casa fazem uns 6 meses, sem fazer nada além de estudar matemática e aprendendo a programar. Vou tentar algum desconto ano que vem nos cursos de eng. civil e ciencia da computação. No mais, não tenho muitos amigos, posso contar nos dedos da mão eles, e mesmo assim, eles são nerdões igual a mim e não saem de casa pra nada.
Poderia até falar que tenho uma certa depressão, mas acho que eu sou muito orgulhoso pra admitir.

A gente ta numa crise fodida, e ter 18 anos no meio desse mar de merda é foda. O que eu quero te recomendar é: Ce não ta sozinho, e a unica coisa que você pode fazer é dar tempo ao tempo. Estudar é sempre bom. Eu odiava estudar na escola, agora to assistindo videos de cálculo como passatempo no youtube. Ficar ocioso é a pior coisa que você pode fazer.

Boa sorte.:thatfeel:
 
Com 18 anos, ainda mais no Brasil, onde o pessoal corta o cordão umbilical dos mimadinhos (favor ler: filhos) BEEEEEEM tarde (lá pros 23-25), é algo normal.
Depressão tá um pouco longe do seu caso, pelo menos pelo que relatou.

DICA: Sente a bunda, estude, passe numa universidade boa e siga seus sonhos.

O mercado tá péssimo, ou seja, é um período ainda melhor pra se meter no meio acadêmico, ainda mais que o brasileiro mediana é muito ignorante.

Sucesso e boa sorte.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Vc é muito novo e o país tá passando pela sua pior crise de todos os tempos. Então não há motivos para se considerar um fracassado. Também passei por muitos problemas até arranjar um primeiro emprego razoável com carteira. Na verdade, razoável mesmo só consegui quando passei no primeiro concurso público no BB, era uma ralação danada mas pelo menos dava um salário para sobreviver. Antes tive que fazer muitos bicos, trabalhar em micro-empresa que não pagava direito e ainda atrasava além de te explorar com horário.
Em suma, se na época que eu tinha sua idade era difícil, imagino como vc deve estar agora. Até pq a sociedade fica numa pressão consumista danada hoje em dia só que há pouquíssimas vagas para a maioria das pessoas. Procure opções de cursos gratuitos ou baratos para se aperfeiçoar mais, hoje com internet é fácil de encontrar muita coisa, até para apoio enquanto estiver estudando ou para caso de fazer prova para ter bolsa ou desconto.
Se esse sentimento de desânimo persistir procure ajuda médica pq pode ter um componente de doença aí, procure também ajuda religiosa e espiritual pois sempre ajuda a levantar o ânimo. Fora isso, tente se distrair e manter a fé, ouça músicas alegres que goste (nada de música depressiva), vá dançar e namorar, procure seus amigos de verdade e não aqueles que só nos procuram quando estamos bem.

Felicidades.
 
Eu tenho mais do que o dobro da sua idade. Melhor "conselho" que eu posso te dar:

Vai embora daqui! Pra EUROPA. Comece por Portugal que fala a nossa língua e acolhe bem os brasileiros.

Quem sabe no futuro você não estará casado com uma Sueca loira de olhos azuis que te dê a cidadania.

Eu faria isso sem pensar se pudesse voltar aos meus 19 anos!!

Futuro promissor no Brasil? Chances cada vez menores....
 
Arrumei meu primeiro emprego de carteira assinada aos 25 anos de idade. O ideal é começar cedo, aos 18 ou até antes, sinto falta dessa experiência de trabalho. No entanto você não pode parar de se aperfeiçoar. Hoje pessoas com pós-graduação saem no tapa por salários de R$ 2.000,00. Isso é muito pouco para quem tem uma família.
 
Com 18 anos eu também tinha esse pensamento, a diferença é que eu não tinha namorada e a convivência com os pais não era tão ruim, cursando faculdade particular, estudei a vida inteira em colégio particular, inglês fluente, me candidatei a tudo que desse para imaginar no CIEE, jornal, sites, tudo, o dia que eu cheguei a conclusão de que eu era um lixo e não servia pra nada foi quando eu achei uma vaga de repositor de tonner de impressora em uma empresa, 400 reais para 6 horas de trabalho, não tinha como não ser contratado, nem me chamaram pra entrevista. Um dia apareceu uma oportunidade e outra e outra e outra, se sua namorada bota pressão para você trabalhar e ganhar dinheiro sinto muito, mas não é com 18 que vai rolar e também se você quer morar sozinho com o mínimo de qualidade de vida sinto muito também, mas não é com 18 que vai rolar, dê tempo ao tempo.
 
Cara 18 anos, se preocupe em manter um relacionamento no minimo saudável com seus pais (sim, eu sei que nem sempre é possível porém tente), busque qualificação e estude.
 
Boa tarde, postei aqui pq no geral o povo ia zoar e fazer piadinhas de esner.
Mas vamos aos fatos, completei 18 anos faz cerca de 1 mes, e ainda não sou nada além de um fracassado. Já rodei a cidade inteira atrás de emprego entregando currículo. E até agora não recebi nenhuma ligação sequer, tenho pouca experiencia e nada além de uma certificação na Microsoft MTA. Já tentei varias vezes me virar por conta própria, fazendo anuncios de técnico em informatica. Já tentei e-commerce vendo importados, também não deu certo, talvez pela falta de capital de giro. O maximo que consigo é tirar renda vendendo coisa usada no ML, e fazer poucos bicos que arrumo numa empresa de TI.
Moro com meus pais, porem minha convivencia aqui com eles anda uma bosta e tá sendo mais um dos motivos que preciso urgentemente uma renda, minha namorada tambem, já tá perdendo as esperanças comigo e me achando um vagabundo da vida pelo jeito. Enfim, alguém me dá alguma dica ?

Vc so tem 18 anos e acha que deveria ter emprego pra se sustentar sozinho? Po, meu jovem, vai estudar. Tenta fazer enem pra entrar pra uma faculdade. Até pra cargos basicos de TI, tipo suporte ao usuário, tem mta empresa q ta querendo curso superior. Hj ta ruim pra todo mundo. Não sei se vc conhece a "rede social" chamada Linkedin, que é uma rede profissional. La todo dia vejo pelo menos 2 pessoas chorando magoas e pedindo ajuda pra arrumar emprego. Gente com experiência e boa formação.
Se seus pais tem uma situação financeira ruim e não podem pagar uma faculdade, estude mais ainda pro enem e tente uma bolsa.
Por mais q a vida seja dificil, e com 18 anos, vc ainda não viu absolutamente nada, vc ainda ta no começo dela. 18 anos é tempo de estudar. Ja conheci outros q achavam que não precisavam de curso superior, e se achavam fodões (não to dizendo q é seu caso), mas no final, sempre se davam mal.

Resumo: vai estudar, melhore seu relacionamento com seus pais, e se sua namorada quer q vc se sustente aos 18 anos, desiste dela, pq provavelmente ela quer q vc a sustente tb.

Alias, até os 23 anos vc pode ser jovem aprendiz. Paga pouco, mas pelo menos é algo.
 
Discordando um pouco do que falaram aqui. Você tem 18, é novo ainda, há muito pela frente, mas é nessa idade que você tem que plantar, pra colher no futuro.
Independente da área de atuação que escolher se você não tiver 3 coisas simples, não ira para frente nunca. Tenha sempre: meta, foco e disciplina. Pode parecer balela, papo batido, mas acredite, o quanto antes você se focar e traçar uma meta com disciplina, mais cedo serão suas chances de alcançar essa meta. Ou você poderá passar o resto da vida andando em círculos e reclamando da sorte.
Já tive sua idade, sei bem o que você esta passando. Acredito que grande parte do pessoal mais velho aqui já passou por isso. Mas não faca isso de muleta.
E uma dica que posso dar. Sou formado em analista de sistemas, e vi que você já faz bicos nessa área (ti). A menos que almeje concurso publico, acho faculdade na área de TI desnecessário. Em grande parte do mundo, inclusive no Brasil, não é uma área regulamentada, então não há exigência de diploma para trabalhar. Vale muito mais investir em boas certificações, que inclusive são reconhecidas no exterior, que diploma (que no exterior não lhe serve de nada). Em minha humilde opinião, vale muito a pena ser autodidata.
 
Amigo,

Possui ensino médio completo? De que cidade você é? Se for SP-Capital me mande inbox.
 
O fracasso é a base do sucesso - Massaharu Taniguchi (É errando que se aprende. Só aprende quem tenta e está disposto a errar.)

Você nasceu pro mercado agora e já quer ser o próximo Bill Gates? Vai com calma e seja menos ansioso. As possibilidades são infinitas e, por isso - e como o colega @omag0_ falou -, você precisa definir o que quer fazer primeiro (meta), se centrar no que você quer (foco) e ter disciplina para alcançar seu objetivo e ficar em paz com as adversidades e o inesperado que serão seus maiores professores durante a vida. Assimile as lições duras sem se abalar.

Eu te entendo. Ficar desempregado e dependente dos outros é terrível e, acredite, você já está numa boa posição mental pois quer ter a sua independência (na minha visão você já é independente e não é vagabundo, basta dar tempo ao tempo). Trabalhe em qualquer lugar: padaria, lojinha de bairro, mercearia, papelaria, loja de bike, supermercado, hotel, aeroporto, etc. tudo é válido como experiência mesmo que não seja na área que você tem especialização. Ao estar dentro você passa a ter contato com pessoas que podem lhe abrir outras portas ou serem as pontes para as portas futuras.

Todas as experiências que tu tiveres somar-te-ão e auxiliar-te-ão nas vossas escolhas futuras e nos vossos próximos passos.

Fica na paz.


Edit: Quanto à depressão converse com seus pais e busque tratamento psquiátrico antes da bomba estourar.

Boa tarde, postei aqui pq no geral o povo ia zoar e fazer piadinhas de esner.

Mas vamos aos fatos, completei 18 anos faz cerca de 1 mes, e ainda não sou nada além de um fracassado. Já rodei a cidade inteira atrás de emprego entregando currículo. E até agora não recebi nenhuma ligação sequer, tenho pouca experiencia e nada além de uma certificação na Microsoft MTA. Já tentei varias vezes me virar por conta própria, fazendo anuncios de técnico em informatica. Já tentei e-commerce vendo importados, também não deu certo, talvez pela falta de capital de giro. O maximo que consigo é tirar renda vendendo coisa usada no ML, e fazer poucos bicos que arrumo numa empresa de TI.

Moro com meus pais, porem minha convivencia aqui com eles anda uma bosta e tá sendo mais um dos motivos que preciso urgentemente uma renda, minha namorada tambem, já tá perdendo as esperanças comigo e me achando um vagabundo da vida pelo jeito. Enfim, alguém me dá alguma dica ?
 
Última edição:
Quando dizem pra gente que depois dos 18 o tempo passa muito rápido acredite, não é mentira.

Conviver com os pais nunca é fácil, sempre tem altos e baixos e infelizmente a gente só dá o devido valor depois que eles se vão.

O amanhã sempre pode ser melhor que hoje e grande parte disso depende de você mesmo. Se não arruma emprego e tem condições, estude (mesmo que seja por conta própria), se especialize, leia. Lá na frente isso certamente terá alguma serventia, se não for no bolso será na mente.

Hoje tenho emprego, casa, carro, mulher e alguns trocadinhos mas a saudade dos 17~18 anos vez ou outra ainda aparece, das preocupações bobas, de não ter contas pra pagar.

No meu caso o ponta pé (que muito marmanjo torce o nariz) foi o Exército, ele me tirou de casa e me deu grande parte da maturidade que tenho hoje, valeu muito a pena. Mesmo depois dos 18 anos ainda existem inúmeras formas de entrar (se tiver interesse, claro).

Meu primeiro emprego "sério" mesmo só veio bem depois e a faculdade nem se fala, me formei com quase 30.

Aproveite :)

[]'s!
 
  • Curtir
Reações: wmh

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo