• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Desabafo - Qualidade de teclados e mouses Logitech

Pico

know-it-all Member
Registrado
Deixo aqui minha decepção com a qualidade dos teclados e mouses Logitech.

Além dos teclados e mouses já tive 2 webcams que vendi, volante G27 que tenho há anos e um par de caixas de som G560.

No geral têm boa qualidade exceto pelos teclados e mouses que constantemente apresentam defeito.

Meu histórico:

Mouses:
G403 (1)- problema crônico do scroll, acionei garantia, recebi outro novo.
G403 (2) - novo da garantia - está com o scroll apresentando o mesmo problema só que em menor frequência.
G603 (1) - comprei para substituir o G403(2) mesmo antes de dar problema de novo. Começou a falhar o botão esquerdo ao clicar segurar e mover o mouse. Uso o botão para andar em jogos, e as vezes o personagem parava de andar por falhar o botão.
G603(2) - comprei um novo, em menos de 4 meses o scroll quebrou, acionei a garantia. Vou receber outro novo.
G603(3) - a receber da garantia

Teclados:
G810 - começou a dar duplo clique na letra "o", e parecia falhar umas teclas de função F as vezes. O RGB estava 100%. Tinha passado o tempo da garantia. Vendi.
G513 (1) - começou a queimar uns leds azuis (3 teclas), acionei a garantia e recebi outro teclado.
G513 (2) - novo da garantia - menos de 5 meses e começou a dar duplo clique na letra "c".

A garantia da Logitech é excelente, mas preferiria que os produtos não dessem problemas tão frequentemente.

Agora acho que é partir pra outra marca de teclado/mouse.
 
Eu sei exatamente o que você está sentindo, eu tive que fazer RMA do G403 por duas vezes (todos após 2019, dizem que a logitech melhorou algo, sei lá), só não fiz a terceira porque a garantia tinha acabado. Todos os três duraram menos que a garantia, (1o -> 1 ano, 2o -> 1 mês e meio e 3o uns 1 ano e meio), mas esperava que um produto da logitech durasse bem mais do que a garantia. Cheguei a relatar isso aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-25k-r-159-90-a-vista.689796/#post-1075829283

Enfim, eu concordo com você. Não tenho o que reclamar da garantia, mas eu também esperava muito mais em relação a qualidade do mouse.
 
O que eu mais vejo de reclamações sobre mouses logitech é duplo clique (além do scroll desse G403). Parece, aliás parece não, já é fato, que os switches omron pioraram muito e chegaram ao nível tranqueira chinesa barata. No reddit dizem que apenas os omron japoneses prestam, os fabricados na china são lixo.

Tenho um G305 (omron 10m) que começou a querer dar duplo clique com 4 meses de uso, o RMA me mandou um novo mas não pediu pra quebrar o antigo, guardei o novo e reparei o antigo usando switches himake de um outro mouse baratinho da logitech, resultado: ainda estão perfeitos com 2 anos de uso. Em outro caso, um G300s (omron 5m se não me engano) começou a falhar o clique com uns 6 meses de uso, também consertei com switches himake, e também seguem perfeitos com um pouco mais de 2 anos de uso.
 
É a marca deu uma vacilada nos últimos anos na tentativa de fazer parcerias pra fabricar componentes próprios e reduzir os custos. O G403 se não me engano foi o primeiro a usar codificadores kailh, e provavelmente cometeram algum erro no projeto, já que outros mouses com esse switch não apresentaram tantos problemas.

Esses teclados aí usam switches romer-g, que foi outro fiasco da empresa. Hoje em dia mudaram pra switches kailh e parecem bem mais confiáveis.

Já o scroll do G603 se quebrou a peça de plástico do scroll mesmo, tipo o pino, provavelmente é porque usaram algum plástico mais vagabundo. A Razer costumava fazer isso com os Deathadder até o 2013 até que decidiram criar vergonha na cara pra melhorar isso.

Essas marcas populares fazem projetos bacanas e até usam componentes bons, mas economizam na qualidade do material e onde dá.

Quanto ao double click ou falhas no mouse aí já é mais azar mesmo. Switches Omron chineses já são conhecidos pelo double-click desde sempre, acontece com qualquer marca e com certa frequência se pegar uma amostragem grande.

Basicamente eles fazem o metal com certa maleabilidade porque os usuários leigos preferem um clique mais macio do que um clique mais duro, e como o metal vibra mais ou sai mais fácil da forma original, aumenta as chances de dar problemas. Aí se você fizer o switch mais duro pra evitar isso o pessoal vai reclamar do clique, ou se você adiciona uma latência maior na ativação do switch, o pessoal também vai reclamar.

As poucas soluções são switches Huano ou Omron japoneses usados por poucas marcas e que são mais rígidos, ou switches ópticos que vários mouses já têm e eliminam a vibração da peça que ativa e não precisa de uma latência de segurança igual os switches mecânicos, mas a durabilidade do led é um mistério ainda. Eu lembro que no começo dos Omron 50m eles eram pra ser mais rígidos, mas em alguns lotes fizeram mais maleáveis ainda do que o comum e foi um festival de double-click, não sei se resolveram depois.
 
Esse é problema de toda empresa que cresce rápido demais e sai comprando outras, a Logitech só comprou:
  • Ultimate Ears
  • Saitek (que fabrica o HOTAS pra avião e dona da MadCatz)
  • Jaybird
  • Astro Gaming
  • Blue Microphones
  • Streamlabs
Sem falas nas menos conhecidas e mais técnicas. E na negociação da Plantronics que miou.

Mas na linha Pro X eles não pisam na bola, o headset Pro X Wireless e o mouse SuperLight são top demais.
 
Pessoal compra mouse logitech e já deixa o ferro de solda esquentando pra trocar os switchs, vejo isso a anos.
Já tive os mouses:
Microsoft 1.1A (duplo clique)
Microsoft intellimouse Blue (4 anos de uso e doei)
Logitech MX310 (duplo clique)
A7tech X710BK (vendi)
CM Spawn (quebrou com 6 meses, caiu de uma altura de 20cm em cima de um tapete e parou de funcionar)
Steelseries XAI (Minha filha deixou cair leite, durou 3 anos)
Motospeed V30 (funcionando perfeito)
Microsoft Comfort Optical Mouse 3000 (Ultimo intellimouse) (Ainda tenho, >6 anos de uso e funcionando perfeito)
fantech helios xd3 (Atual)

Não entra na minha cabeça um mouse chines igual o V30 e o X710BK ficar anos funcionando sem duplo clique e um logitech ocorrer isso em massa em vários modelos, pra min logitech é igual monitor LG. Não compro nem ferrando.
 
Tenho o mouse MX Anywhere 2S já há alguns meses e simplesmente é espetacular, nunca deu galho, além da bateria durar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito. Recomendo. Comprei há pouco o teclado MK 540 (combo, mas não uso o mouse) e para trabalhar e escrever textos, é perfeito. Já tive um combo (MK 235) da logi que parou, simplesmente do nada, de funcionar, ou seja, acredito que os produtos da marca, mais de entrada, estão deixando a desejar e os mais, high end, continuam com a qualidade de sempre...
 
Logitech virou uma merda, eu só consegui ter a garantia do g29 com processo e ainda ganhei 22 mil de indenização. lixo demais essa empresa.
 
Pessoal, vocês conseguem recomendar local para comprar esses switches de qualidade, originais? Ebay / mercadolivre esquece, 99,99% deve ser chines ou falso.

Estou com dois mouses da logitech com o mesmo problema também e quero muito consertá-los. São mouses excelentes, excepcionais mesmo, garantia também fantástica. Apenas a durabilidade do switch que deixa a desejar mesmo (não menos importante).
 
Também tive um G203 Prodigy que começou a dar double-click depois de 2 anos (justamente após a garantia acabar). A causa desses problemas de double-click tão frequentes com a Logitech também pode ser pelo fato de usarem tensão e corrente incorretas.

Aí o cara diz que o switch deveria trabalhar em 5v/100mA e provavelmente trabalham em 3,3v/1mA, isso certamente no caso de mouses com fio. Imagina então um mouse sem fio como o G305, que funciona com uma pilha de 1,2v e dura duas centena de horas.
 
Pessoal, vocês conseguem recomendar local para comprar esses switches de qualidade, originais? Ebay / mercadolivre esquece, 99,99% deve ser chines ou falso.

Estou com dois mouses da logitech com o mesmo problema também e quero muito consertá-los. São mouses excelentes, excepcionais mesmo, garantia também fantástica. Apenas a durabilidade do switch que deixa a desejar mesmo (não menos importante).
Respondendo minha própria pergunta, caso alguém se interesse no futuro, peguei o D2F-01F-T nesse link aqui:

também tem aqui, só que um pouco mais caro:

Ao que parece, a letra T no final indica apenas uma forma um pouco mais segura de prender no PCB antes da solda, só não comprei a versão D2F-01F (sem o T) porque estava sem estoque.

Quando chegarem aqui e eu for trocar, vou trocar o acionador do switch para ficar na altura correta, porque o japa é levemente maior. Já abri esses switches pra consertar meus mouses antigos tentando dar mais tensão na chapinha de cobre, é bem tranquilo.
 
impressionante esse relato!
Estou a anos sem me preocupar com a compra de periféricos. Hoje comecei a pesquisar por opiniões aleatórias sobre os mesmos e notei uma enorme quantidade de "problemas" simples que surgem poucos meses após o uso..
Eu tenho um mouse Cooler Master Inferno (comprado em 2012) que funciona PERFEITAMENTE até hoje! todos os botões e funções.
Um outro mouse que possuo desde 2016 que é o Corsair Sabre de 10k dpi que também funciona perfeitamente.
Um teclado da marca A4Tech de membrana com umas 20 teclas extras customizáveis também adquirido em 2012 (hoje guardado para uma eventual necessidade)
e um teclado da Motospeed.. CK104 com switchs outemo..que funciona sem problema nenhum (uso diário) sem duplo clicks e somente com UM led queimado da tecla "C".
penso em atualizar o setup de periféricos simplesmente por querer acesso a tecnologias melhores (sem fio sem delay) mas fico com uma duvida eterna.. ao ver esses relatos.
 
Tive problemas com um cm storm por duplo clique, mas como já tava fora da garantia e não manjava comprei outro. Parti pra logitech aí entrei com RMA da logitech por 2 mouses, g203 e 603 adivinhem o pq? duplo clique, detalhe que tudo isso foi no tempo de 2 anos.

Vi reviews que os top tier, GPRO não tem esses problemas, mas também um mouse de 1000 guedes tem que durar uma eternidade.

Teclados também vejo que o pessoal reclama, felizmente meu blackwidow com cherry mx blue tá firme e forte desde 2012, mouse to com um viper mini e espero que dure também alguns vários anos.
 
Comprei um g503 Hero mês passado, orem por mim.

Meu Redragon Cobra durou pouco mais de 1 ano e começou a apresentar duplo clique na rodinha :/

Alguma empresa produz mouse com switches de vdd sem cobrar o olho da cara?
 
Sempre gosto de ver nesse site os switches que o mouse usa: https://www.oficinadanet.com.br/mouses/comparacao-logitech-g403-prodigy,logitech-g603

O G403 e G603 usam os mesmos switches, não é a toa que teve os mesmos tipos de problemas! Foge desse OMRON China 20M porque logo está dando problema no clique e aparentemente o scroll Mecânico Kailh é uma bosta também. Hoje os mouses mais novos da logitech costumam usar scroll ótico de tecnologia própria deles e tem vários mouses que usam switches óticos como o Razer DeathAdder v2 e viper mini, teoricamente switches óticos duram mais, não tem possibilidade de dar double click e tem resposta mais rápida.
 
Switch ótico tem uma sensação horrível ! Soft ! Não atoa meu mm720 está encostado e certamente irá virar peça de coleção. O Delux M800 tem clicks muito, muito melhores, táteis e etc.
 
Também me decepcionei bastante
Tive aprox. 3 mouses da Logitech e todos (TODOS) deram problema... seja com double click, scroll...
Na busca de outro mouse, pensei em mouse silencioso... procurei e achei o M110 que é logitech, custa 33 reais, e é silencioso
Isso foi a 3 anos, uso até hoje, parentes e amigos também o compraram (4), e além de ser silencioso, ele nao deu problema até hoje
Custando 10% ou 5% do valor de mouses que havia comprado anteriormente.
 
Sempre gosto de ver nesse site os switches que o mouse usa: https://www.oficinadanet.com.br/mouses/comparacao-logitech-g403-prodigy,logitech-g603

O G403 e G603 usam os mesmos switches, não é a toa que teve os mesmos tipos de problemas! Foge desse OMRON China 20M porque logo está dando problema no clique e aparentemente o scroll Mecânico Kailh é uma bosta também. Hoje os mouses mais novos da logitech costumam usar scroll ótico de tecnologia própria deles e tem vários mouses que usam switches óticos como o Razer DeathAdder v2 e viper mini, teoricamente switches óticos duram mais, não tem possibilidade de dar double click e tem resposta mais rápida.
@BattleHawk e pessoal, aproveitando aqui apenas para não ter que criar um novo tópico: então, de fato, o G603 ainda continua com os mesmos problemas crônicos nos switchs e scroll? Justamente pelos switchs e scroll utilizados.

Eu estava cogitando comprar ele pelo fato de ter o modo de conexão dupla (receptor e bluetooth). 😥

Outra pergunta: o G305 não sofre dos mesmos problemas? Tenho um há anos e até agora está OK.
 
Última edição:
Já falei várias vezes aqui sobre isso kkkk, já tive muitos mouses Logitech, cheguei no ponto de trocar o switch do mouse antes mesmo de dar problema, quando eu gosto do modelo, pq o defeito é tão certo que é melhor vc fazer logo num dia que tá com paciência do que ter que fazer forçado quando der pau, ou mandar pra garantia e esperar 500 anos. Infelizmente tudo o que sobra de qualidade de construção geral nesses mouses, falta nos switches e na firmware, já que em grande parte essa putaria também tem a ver com a configuração de debounce deles.
 
@BattleHawk e pessoal, aproveitando aqui apenas para não ter que criar um novo tópico: então, de fato, o G603 ainda continua com os mesmos problemas crônicos nos switchs e scroll? Justamente pelos switchs e scroll utilizados.

Eu estava cogitando comprar ele pelo fato de ter o modo de conexão dupla (receptor e bluetooth). 😥

Outra pergunta: o G305 não sofre dos mesmos problemas? Tenho um há anos e até agora está OK.
G305 já usa o scroll ótico da Logitech. Quanto ao G603 é difícil dizer se melhoraram alguma coisa, só se a Kailh deu uma melhorada nos scrolls dela ou a logitech mudou ele, mas não achei nada em relação a isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Switch ótico tem uma sensação horrível ! Soft ! Não atoa meu mm720 está encostado e certamente irá virar peça de coleção. O Delux M800 tem clicks muito, muito melhores, táteis e etc.
Na verdade o click do switch ótico é mecânico também, o fato do click do mm720 ser soft deve ser uma particularidade dele e não quer dizer que todos os mouses com switches óticos são assim.
 
Última edição:
G305 já usa o scroll ótico da Logitech. Quanto ao G603 é difícil dizer se melhoraram alguma coisa, só se a Kailh deu uma melhorada nos scrolls dela ou a logitech mudou ele, mas não achei nada em relação a isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na verdade o click do switch ótico é mecânico também, o fato do click do mm720 ser soft deve ser uma particularidade dele e não quer dizer que todos os mouses com switches óticos são assim.
Não sabia disso ... Usei um Viper Mini e tive a mesma impressão... obrigado por esclarecer.
 
galera tenho um razer viper mini e ta com problema no scroll e botoes laterais depois de quase 2 anos de uso
quero um wireless, tava pensando no delux m800 mas um amigo meu disse que ele apresenta muito problema no wireless, é verdade isso? tem algum wireless custo beneficio ate 250 fora ele?
 
galera tenho um razer viper mini e ta com problema no scroll e botoes laterais depois de quase 2 anos de uso
quero um wireless, tava pensando no delux m800 mas um amigo meu disse que ele apresenta muito problema no wireless, é verdade isso? tem algum wireless custo beneficio ate 250 fora ele?
Cara o cabo do Viper Mini é praticamente um Wireless, pra mim não teve diferença usar ele e um mouse sem fio, além da estética... sem falar que é um saco ter de ficar carregando mouse.
Se eu fosse você comprava outro Viper Mini msm, tá 120 reais no Aliexpress.
Sem falar que Razer é Razer né, da aquela agregada no Setup... esses Mouse Xing Ling ai eu nunca gostei.
Pessoal compra mouse logitech e já deixa o ferro de solda esquentando pra trocar os switchs, vejo isso a anos.
Já tive os mouses:
Microsoft 1.1A (duplo clique)
Microsoft intellimouse Blue (4 anos de uso e doei)
Logitech MX310 (duplo clique)
A7tech X710BK (vendi)
CM Spawn (quebrou com 6 meses, caiu de uma altura de 20cm em cima de um tapete e parou de funcionar)
Steelseries XAI (Minha filha deixou cair leite, durou 3 anos)
Motospeed V30 (funcionando perfeito)
Microsoft Comfort Optical Mouse 3000 (Ultimo intellimouse) (Ainda tenho, >6 anos de uso e funcionando perfeito)
fantech helios xd3 (Atual)

Não entra na minha cabeça um mouse chines igual o V30 e o X710BK ficar anos funcionando sem duplo clique e um logitech ocorrer isso em massa em vários modelos, pra min logitech é igual monitor LG. Não compro nem ferrando.
Que doidera, que experiência foi essa sua com monitor LG ? todo mundo que vejo recomenda e dizem ser os melhores, e eu concordo... pra mim n tem igual olha que já tive Dell e Benq.
Sem falar que hj em dia são pouquissímas empresas que fabricam painéis, normalmente eles compram da própria LG, então até se vc tiver um monitor de marca X, tem LG nele.
 
Que doidera, que experiência foi essa sua com monitor LG ? todo mundo que vejo recomenda e dizem ser os melhores, e eu concordo... pra mim n tem igual olha que já tive Dell e Benq.
Sem falar que hj em dia são pouquissímas empresas que fabricam painéis, normalmente eles compram da própria LG, então até se vc tiver um monitor de marca X, tem LG nele.

Simples.
Dell se der UM dead pixel a garantia te cobre, LG considera alguns deadpixels como "caracteristica de fabricação".
Sinceramente não sei se mudou isso, mas até alguns anos atras era assim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo