Desbloquear Dolby Digital Live e DTS Interactive Nas REALTEK HD Audio Onboard

Pelo que eu pesquisei, The Witcher 3 por exemplo roda com áudio 5.1, porém é preciso usar um fix, e creio que o mesmo fix sirva para outros jogos com problemas de 5.1.
Aqui vai a página pra solucionar o problema.

***E atenção pessoal, acabei de atualizar o Windows Creators Update aqui pra última versão e o 5.1 voltou a funcionar, podem atualizar sem medo e seguir o tutorial que postei anteriormente.***
Cara, o trabalho que vc faz para ajudar os outros usuários...meus mais sinceros parabéns! The Witcher 3 com 5.1 estralando aqui, logo mais testo outros! Valeu!
 
Olá,
Eu utilizo a ligação 5.1, e tenho um sistema de som com dolby digital. Contudo na minha placa de som realtek, não aparece a opção dolby digital, nem dts decoder.
Se utilizar este sistema aqui sugerido, consigo utilizar a ligação 5.1 com dolby digital?
 
Olá,
Eu utilizo a ligação 5.1, e tenho um sistema de som com dolby digital. Contudo na minha placa de som realtek, não aparece a opção dolby digital, nem dts decoder.
Se utilizar este sistema aqui sugerido, consigo utilizar a ligação 5.1 com dolby digital?
 
Olá,
Eu utilizo a ligação 5.1, e tenho um sistema de som com dolby digital. Contudo na minha placa de som realtek, não aparece a opção dolby digital, nem dts decoder.
Se utilizar este sistema aqui sugerido, consigo utilizar a ligação 5.1 com dolby digital?
Vai funcionar.
É só seguir o tutorial que postei aqui e ser feliz. Ou pode usar qualquer tutorial anterior que tbm funciona, mas terá windows em modo de teste nos outros tutoriais.
 
O meu estava funcionando e não está mais aparecendo a opção de audio DD e DTS... Aconteceu isso com alguém mais?
 
O meu estava funcionando e não está mais aparecendo a opção de audio DD e DTS... Aconteceu isso com alguém mais?
Toda vez que fizer uma grande atualização no windows, terá que refazer o procedimento com o arquivo .dll + a mudança no registro.
 
Pra quem não esta conseguindo tem uma outra opção muito prática que é o Dolby Home Theater v4. Só fazer a instalação dos drivers com a assinatura digital desabilitada e pronto, vai ter som codificado ddl via saída óptica e HDMI da placa de vídeo. Usava no meu antigo HT e funciona perfeitamente em praticamente todos os codecs de audio.

Tutorial disponível aqui



OBS: Use os arquivos de drivers atualizados desse link e instale via gerenciador de dispositivos.

Fonte original: Forum Guru3D

Boa tarde galera! Apenas passando para agradecer e reforçar a dica do amigo Cacildis. Aqui em casa eu ligo o PC na TV por HDMI e da TV ao HT também por HDMI (ARC). Minha TV só faz passthrough de 2 canais PCM ou 5.1 codificado em Dolby Digital. No meu caso trocar a DLL foi até fácil, mas como só permite o Dolby pela saída optica e eu uso apenas o cabo HDMI da placa de vídeo para transmitir audio e video, não resolveu meu problema. Então eu resolvi tentar a dica de instalar os drivers do Dolby Home Theater V4 e foi um sucesso. 5.1 Funcionando na sala sem delay. Usando apenas cabos HDMI.

Resumo da minha ligação:
Placa de vídeo --> HDMI --> TV --> HDMI --> HT

Então é isso ai, mais uma alternativa para quem está com esse tipo de problema.

E obrigado pela solução, funcionou com tanta simplicidade que nem acredito ter demorado tanto para achar essa dica.
 
Tenta esse arquivo para 32 bits. Siga o tutorial e ao invés de usar o arquivo RltkAPO64.dll, use esse o que eu indiquei.
Amigo Quinalha, veja se pode novamente me dar uma luz!
Fiz um upgrade total na minha maquina, e agora tenho uma MB Asus Am4, e o chipste de som é o Realtek S1220A, e tentando fazer a instalação daquele velho 2,79, ele nao completa a instalação. Sabe se estão fazendo versões modificadas dos drivers mais novos?
 
Boa tarde galera! Apenas passando para agradecer e reforçar a dica do amigo Cacildis. Aqui em casa eu ligo o PC na TV por HDMI e da TV ao HT também por HDMI (ARC). Minha TV só faz passthrough de 2 canais PCM ou 5.1 codificado em Dolby Digital. No meu caso trocar a DLL foi até fácil, mas como só permite o Dolby pela saída optica e eu uso apenas o cabo HDMI da placa de vídeo para transmitir audio e video, não resolveu meu problema. Então eu resolvi tentar a dica de instalar os drivers do Dolby Home Theater V4 e foi um sucesso. 5.1 Funcionando na sala sem delay. Usando apenas cabos HDMI.

Resumo da minha ligação:
Placa de vídeo --> HDMI --> TV --> HDMI --> HT

Então é isso ai, mais uma alternativa para quem está com esse tipo de problema.

E obrigado pela solução, funcionou com tanta simplicidade que nem acredito ter demorado tanto para achar essa dica.
Amigo, foi nesse tópico que foi dada essa dica a que vc sw refere? Pode ser mais específico sobre seu setup, vc está usando uma placa de video, quando se refere ao 5.1, vc fala de filmes ou ao som de jogos tb?
 
Fiz um upgrade total na minha maquina, e agora tenho uma MB Asus Am4, e o chipste de som é o Realtek S1220A, e tentando fazer a instalação daquele velho 2,79, ele nao completa a instalação. Sabe se estão fazendo versões modificadas dos drivers mais novos?

De versão modificada não sei, mas já reparei que existe drivers da realtek em 3 lugares diferentes.
Direto do site da realtek, direto do microsoft update catalog e direto da pagina de drivers das placas-mãe.
No momento, enquanto que o ultimo driver da pagina da realtek (R.82) está na versão 6.0.1.8186, o driver do microsoft update já está em 6.0.1.8219.
 
De versão modificada não sei, mas já reparei que existe drivers da realtek em 3 lugares diferentes.
Direto do site da realtek, direto do microsoft update catalog e direto da pagina de drivers das placas-mãe.
No momento, enquanto que o ultimo driver da pagina da realtek (R.82) está na versão 6.0.1.8186, o driver do microsoft update já está em 6.0.1.8219.
Entao, fiz uma gambiarra substituindo no instalador do Realtek setup (o ultimo que encontro na pag da MB Asus), aqueles Dlls modificados, e entao faço a instalação, seguindo dica de um amigo, nao funcionou, mas depois substitui na System 32 as Dlls novamente, aí anteontem funcionou, porem ontem fui jogar The Witcher e ja tinha parado de funcionar...hoje vou ver de novo com outros jogos, lembrando que tb fiz o esquema daquele Soundfix indicado pelo amigo Quinalha, dos arquivos em batch.
 
Da uma olhada aqui. tem um link com mais arquivos e um video com teste do funcionamento

 
Uma boa para quem estiver tendo problema com drivers é baixar o último CAB no catálogo da Microsoft, descompactar e atualizar o driver pelo gerenciador de dispositivos,



https://www.catalog.update.microsoft.com/Home.aspx pesquise Realtek Semiconductor Corp. - MEDIA

Baixe a versão mais nova completa, e as versões x86 e AMD64 são diferentes.
 
Pessoal.
Venho tristemente informar que eu não obtive sucesso com nenhum dos tutorial postados aqui, como não sou expert em PC pedi um amigo que tenta-se desbloquear minha realtk ou AMD dedicada mas sem sucesso, aqui no meu pc a realtek fica ao que parece sempre em segundo plano só sai som pelo monitor não reconhecendo meu receiver via coaxial, optica ou HDMI somente á placa dedicada AMD que faz reconhecimento do som via HDMI porém ela apesar de mostrar nas configurações avançadas que aceita todo tipo de áudio incluindo ai os DTS HD MA e THUE HD ela não manda o som 5.1 ao receiver que fica sempre reproduzindo áudio 2.0.
Será que devo remover minha placa AMD para que o pc reconheça a realtek com prioridade e no fim de certo algum desses tutorial postados aqui?

Tenho um ótimo sistema 5.1 montado a dedo pra alta qualidade de som e baixo filmes BD com áudio DTS HD MA de 50gb mas tudo morre ali no pc, tá triste isso, não sei como resolver, alguma ideia? :(
 
Pessoal.
Venho tristemente informar que eu não obtive sucesso com nenhum dos tutorial postados aqui, como não sou expert em PC pedi um amigo que tenta-se desbloquear minha realtk ou AMD dedicada mas sem sucesso, aqui no meu pc a realtek fica ao que parece sempre em segundo plano só sai som pelo monitor não reconhecendo meu receiver via coaxial, optica ou HDMI somente á placa dedicada AMD que faz reconhecimento do som via HDMI porém ela apesar de mostrar nas configurações avançadas que aceita todo tipo de áudio incluindo ai os DTS HD MA e THUE HD ela não manda o som 5.1 ao receiver que fica sempre reproduzindo áudio 2.0.
Será que devo remover minha placa AMD para que o pc reconheça a realtek com prioridade e no fim de certo algum desses tutorial postados aqui?

Tenho um ótimo sistema 5.1 montado a dedo pra alta qualidade de som e baixo filmes BD com áudio DTS HD MA de 50gb mas tudo morre ali no pc, tá triste isso, não sei como resolver, alguma ideia? :(
Amigo @Quinalha da uma força aqui brother. :(
 
Amigo Quinalha, veja se pode novamente me dar uma luz!
Fiz um upgrade total na minha maquina, e agora tenho uma MB Asus Am4, e o chipste de som é o Realtek S1220A, e tentando fazer a instalação daquele velho 2,79, ele nao completa a instalação. Sabe se estão fazendo versões modificadas dos drivers mais novos?
 

Amigo, foi nesse tópico que foi dada essa dica a que vc sw refere? Pode ser mais específico sobre seu setup, vc está usando uma placa de video, quando se refere ao 5.1, vc fala de filmes ou ao som de jogos tb?

Bom dia jucks, mil desculpas pela demora em responder, estava meio afastado do fórum. Acredito que vc já tenha resolvido o problema, mas todo caso, vamos lá.

Aqui em casa eu ligo o cabo HDMI na minha placa de vídeo e dela ligo na TV. Depois ligo a TV no HT por outro HDMI (ARC). Usando o Dolby Home Theater eu consigo usar o 5.1 na TV tanto para filmes quanto para jogos. Essa dica está na página 4 aqui do tópico. Se não tiver resolvido, dá uma olhada lá. Foi a única dica que consegui usar para passar o Dolby Digital para a TV por HDMI.
 
O problema de usar o comando para desabilitar a checagem da integridade, é que o windows 10 fica em modo de teste, eu acho um saco isso. Dei uma pesquisada por aí e usei outro método que deu certo também. Esse método eu usei no windows 10.
0. Desinstalar o driver realtek atual.
1. Baixar o driver atualizado e o patch. Arquivo Driver + patch. Lembrando que o arquivo .dll é para windows 64bit.
2. Após baixar o conteúdo, instalar o driver versão 2.79.
3.
Copiar o arquivo RltkAPO64.dll (modificado) que está na pasta Patch para Windows\System32\
Se não permitir a cópia, renomear o arquivo original RltkAPO64.dll para
RltkAPO64bak.dll e depois copiar o arquivo modificado.

4.
Abrir Regedit e em
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Audio. Adicionar valor DWORD (32bit) com o comando "DisableProtectedAudioDG", e setar o Set Value em 1. Fazendo isso, a proteção do driver de áudio estará desabilitada.
5. Reiniciar o windows e pronto!
Agora as funções Dolby e DTS 5.1 estarão disponíveis na aba Avançado das propriedades do Realtek Digital Output.

Deu certo aqui comigo. Windows 10 PRO. Somente usei o driver mais recente no site da realtek. Deixei pra reiniciar apenas no final de tudo. Muito bom! Obrigado.
 
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas também sei que muita gente ainda usa-o quando formata o PC rs
Então... me respondam uma coisa:
Essa ligação do PC usando cabo óptico direto no HT, usando DLL pra desbloquear o DTS e o DDL da realtek, transmite um som 5.1 original ou ele é emulado?
Segunda pergunta: Existe muita diferença de qualidade quando é ligado via HDMI direto e transmitido em PCM?
 
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas também sei que muita gente ainda usa-o quando formata o PC rs
Então... me respondam uma coisa:
Essa ligação do PC usando cabo óptico direto no HT, usando DLL pra desbloquear o DTS e o DDL da realtek, transmite um som 5.1 original ou ele é emulado?
Segunda pergunta: Existe muita diferença de qualidade quando é ligado via HDMI direto e transmitido em PCM?
O som Dolby ou DTS "original" é o que foi originalmente codificado na masterização com essas tecnologias como por exemplo em dvd e bluray, no caso o driver de som faz somente o passthrough até o receiver. O som "emulado" é quando um conteúdo não codificado originalmente em Dolby ou DTS seja em 2, 6 ou 8 canais é convertido para esse formato para que o receiver consiga receber a informação.
Lembrando que o padrão spdif (desenvolvido pela Sony e Philips que detém a patente do mesmo) originalmente suporta 2 canais em PCM, o formatos Dolby (AC3) e DTS são comprimidos para passar audio até 7.1 canais pelos cabos digitais.
O DDL e DTS Connect nada mais são do que tecnologias licenciadas que permitem a passagem de áudio até 7.1 canais pelo padrão spdif não adicionando melhorias ou efeitos no som, somente a opção de expandir som estéreo em multichannel o que nada mais é o preenchimento dos canais extras. Um formato estéreo jamais terá a imersão de um formato originalmente produzido em multichannel mesmo com DDL ou DTS Connect.
Há pessoas que dizem sentir a diferença quando se tem audio no formato digital ou analógico, no meu caso eu não percebo diferença alguma seja usando uma creative titanium HD ou uma humilde realtek tanto em analógico ou digital. Na década de 90 os chips de áudio onboard realmente eram precários e era sim perceptível a diferença quando se instalava uma sound blaster live, mas hoje em dia, na minha opinião, os chips onboard atuais tem qualidade mais que suficiente para reproduzir som com alta fidelidade.
 
Um formato estéreo jamais terá a imersão de um formato originalmente produzido em multichannel mesmo com DDL ou DTS Connect.

Então há uma diferença de qualidade entre o Spdif que comprime o som para passar em 5.1 e a ligação em hdmi do PC para o HT que não comprime. Seria isso?
 
Um formato estéreo jamais terá a imersão de um formato originalmente produzido em multichannel mesmo com DDL ou DTS Connect.

Então há uma diferença de qualidade entre o Spdif que comprime o som para passar em 5.1 e a ligação em hdmi do PC para o HT que não comprime. Seria isso?
 
Então há uma diferença de qualidade entre o Spdif que comprime o som para passar em 5.1 e a ligação em hdmi do PC para o HT que não comprime. Seria isso?
O padrão hdmi tem largura de banda para passagem de áudio em formato HD (DTS HD Dolby True HD), teoricamente ele tem qualidade superior mas na prática eu não consigo perceber diferença alguma. Acabo optando pelo hdmi por transmitir tudo áudio e video por um cabo só.

Aqui tem um tuto pra usar DDL em qualquer interface digital seja spdif ou hdmi.
Pra quem não esta conseguindo tem uma outra opção muito prática que é o Dolby Home Theater v4. Só fazer a instalação dos drivers com a assinatura digital desabilitada e pronto, vai ter som codificado ddl via saída óptica e HDMI da placa de vídeo. Usava no meu antigo HT e funciona perfeitamente em praticamente todos os codecs de audio.

Tutorial disponível aqui



OBS: Use os arquivos de drivers atualizados desse link e instale via gerenciador de dispositivos.

Fonte original: Forum Guru3D
 
Aqui tem um tuto pra usar DDL em qualquer interface digital seja spdif ou hdmi.
Eu fiz o tutorial antes mesmo de postar a dúvida. O tutorial deu certo e cheguei inclusive a testar o som no game e com filmes.
Perguntei mesmo porque eu queria saber se na prática teria muita diferença em estar usando cabo óptico, já que nunca vou poder testar via HDMI, pois não irei trocar de home só pra isso..
Obrigado, dúvida sanada quanto a qualidade!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo