Descobrir se o problema é Placa-mãe ou Processador sem ter peças para teste.

Pikes Peak

Uma mentira, a realidade.
Antes de tudo, sei que seria fácil testar o problema tendo um processador e uma placa mãe extras, porém como são produtos descontinuados em 2016 +-, não consegui nada por perto para testar.

Dito isto, tenho um i7 6700K e uma placa mãe Gigabyte GA-Z170M-D3H DDR4, era um PC que utilizava até ano passado, com 2x8GB 2133 e uma GTX 1070.

Desmontei o computador e deixei guardado na caixa a placa-mãe, processador montado (sem cooler) e as memórias. Semana passada fui montar tudo para testar, usando uma fonte XPG Pylon de 650W, coloquei bateria nova na placa-mãe.

O PC energizava, não dava imagem, sem bips (não tem speaker), coolers rodando, até que "desarmava" e ficava em loop.

Removi um dos pentes de memória, fiz clear cmos e o PC ligou com apenas um pente de memória, perfeito, instalei Windows, deixei ligado, etc.

Adicionei novamente o pente de memória extra e o problema se repetia. Testei os 2 pentes de memória em outro PC e funcionaram perfeitamente em dual channel, testei outros 2 pentes de memória neste PC problemático e o problema aparece novamente, rodando perfeitamente com um pente apenas. A posição dos pentes estão de acordo com o manual da placa mãe, todos os slots funcionam normalmente, pois testei cada pente de memória individualmente em cada slot e o PC sempre ligou normalmente, independente da posição, ou seja, o problema realmente está em ligar com 2 pentes.

Lendo na internet, vi que o problema pode tanto estar na controladora das memórias (placa-mãe) quanto em um dos canais do processador. Minha dúvida então é, sem ter outra placa-mãe ou processador, há alguma forma de eu verificar se o problema é no processador ou placa-mãe? Memórias problemáticas já descartei, pois elas funcionam em outro PC e colocando outras memórias que funcionam neste PC, elas não funcionam.

Em resumo, o PC sempre funcionou perfeitamente, Bios atualizada, desmontei ele funcionando há 1 ano e agora 1 ano depois, ao remontar, está deste jeito.

PS: já removi e instalei processador algumas vezes, já troquei a pasta térmica, etc.

Obrigado.

Pelo que você descreveu, é possível que o problema esteja relacionado à controladora de memória do processador ou à placa-mãe. No entanto, sem testar o processador e a placa-mãe separadamente, é difícil determinar qual componente está causando o problema.
Uma opção seria testar os dois pentes de memória em outro sistema com uma placa-mãe e processador compatíveis para ver se eles funcionam normalmente em dual channel. Se eles funcionarem, é provável que o problema esteja na controladora de memória do processador ou na placa-mãe.
Outra opção seria testar um único pente de memória em cada slot de memória na placa-mãe para verificar se algum dos slots está com defeito. Se um dos slots estiver com defeito, isso pode estar causando o problema com a memória em dual channel.
Se nenhuma dessas opções ajudar a determinar a causa do problema, pode ser necessário obter uma placa-mãe e processador de substituição para testar os componentes separadamente e descobrir qual deles está causando o problema.

Há casos de CPU Ryzen que quebram certos pinos e com isso para de funcionar um ou mais soquetes de memória.
Não sei ao certo se o seu CPU é com os pininhos ou as bolotinhas, se for as bolotinhas eu sugiro limpar com álcool isopropílico.
No ryzen eu já soldei pininho de volta no processador e tudo voltou a funcionar.
Mas também já aconteceu de eu pegar CPU pino torto que o dono fez força e depois, trocando de CPU com muito pino quebrado, o problema de não funcionar um ou mais soquetes de memória foi problema da placa mãe.

Acho que isso trouxe mais problemas do que respostas para você, afinal de contas, pode ser os dois, ou um ou outro.

Considerando que as peças eram funcionais quando foram guardadas, será que o problema não pode ser uma simples configuração de Bios?

Vc rodou essas memos com o perfil XMP ativado?

Os dois módulos são idênticos?

Já rodou um memtest pra saber se essas memórias estão mesmo saudáveis?

Pelo que você descreveu, é possível que o problema esteja relacionado à controladora de memória do processador ou à placa-mãe. No entanto, sem testar o processador e a placa-mãe separadamente, é difícil determinar qual componente está causando o problema.
Uma opção seria testar os dois pentes de memória em outro sistema com uma placa-mãe e processador compatíveis para ver se eles funcionam normalmente em dual channel. Se eles funcionarem, é provável que o problema esteja na controladora de memória do processador ou na placa-mãe.
Outra opção seria testar um único pente de memória em cada slot de memória na placa-mãe para verificar se algum dos slots está com defeito. Se um dos slots estiver com defeito, isso pode estar causando o problema com a memória em dual channel.
Se nenhuma dessas opções ajudar a determinar a causa do problema, pode ser necessário obter uma placa-mãe e processador de substituição para testar os componentes separadamente e descobrir qual deles está causando o problema.

Fiz o teste das memórias em outro PC e funcionaram perfeitamente em dual Channel, assim como peguei outras memórias e testei nesta placa mãe/processador e o problema persistiu, ou seja, descartei memórias.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Há casos de CPU Ryzen que quebram certos pinos e com isso para de funcionar um ou mais soquetes de memória.
Não sei ao certo se o seu CPU é com os pininhos ou as bolotinhas, se for as bolotinhas eu sugiro limpar com álcool isopropílico.
No ryzen eu já soldei pininho de volta no processador e tudo voltou a funcionar.
Mas também já aconteceu de eu pegar CPU pino torto que o dono fez força e depois, trocando de CPU com muito pino quebrado, o problema de não funcionar um ou mais soquetes de memória foi problema da placa mãe.

Acho que isso trouxe mais problemas do que respostas para você, afinal de contas, pode ser os dois, ou um ou outro.
O processador não possui pinos, os "pinos" são na placa mãe, visualmente estão todos normais, vou tirar o processador e passar álcool isopropílico para se dá alguma coisa, também vou tentar jogar um pouco nos slots de memória e deixar secar bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Considerando que as peças eram funcionais quando foram guardadas, será que o problema não pode ser uma simples configuração de Bios?

Vc rodou essas memos com o perfil XMP ativado?

Os dois módulos são idênticos?

Já rodou um memtest pra saber se essas memórias estão mesmo saudáveis?
Resetei a BIOS, tanto com jumper quanto trocando a bateria.

São módulos idênticos, estão rodando no perfil original, quando uso apenas um pente está tudo ok com a frequência no CPUZ.

Vou testar com o memtest, mas a princípio elas rodaram perfeitamente em um PC mais novo que tenho. São 2x8GB Corsair Vengeance LPX 2133, de kit vindas na mesma caixa e não compradas separadamente.

Amanhã na luz do dia vou limpar tudo, desmontar, álcool isopropílico e testar. Vou tentar conseguir um processador para testar.

Última edição:
Acredito que encontrei o problema e solução.

Comprei 2x8GB 3200Mhz Corsair Vengeance, instalaria neste kit, pois as memórias que eu estava testando eram de outros computadores. Hoje chegaram as memórias, passei pasta térmica e instalei um cooler Deepcool antigo, looping ligando e desligando, sem bootar, mesmo com um pente de memória, coisa que havia funcionado da última vez com outros pentes. Resolvi mexer no suporte do processador, até que fiz alguns testes tentando ligar sem nenhum cooler instalado. Assim, o PC estava iniciando, tanto com 1 pente quanto com 2 pentes. Logo desliguei para evitar excesso de temperatura. Com isto, conclui que o problema realmente estava no suporte/presilha do processador.

Amassei um pouco a presilha que trava o processador (a trava fina) para dar mais pressão na posição travada. Com isto, instalei um cooler para testes e o PC bootou com os 2 pentes de memória em dual channel. Está com o perfil XMP ativado rodando em 3200Mhz. Amanhã irei fazer a montagem definitiva com um cooler DeepCool AK400, instalando no gabinete e colocando a placa de vídeo junto.

Assim, acredito que o problema realmente era o processador não tendo contato suficiente com a placa mãe, ao prender melhor ele amassando a trava, parece que está tudo 100%.

Users who are viewing this thread

Voltar