• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Desempenho do HD para games

CIAK

Hungry Member
Registrado
boa noite a todos,

estou meio encucado com meu notebook
é um dell inspiron N4050 que tem a seguinte configuração:

2nd generation Intel Core i5-2430M processor 2.40 GHz with Turbo Boost up to 3.00 GHz
8GB (4GB x2) DDR3 1333Mhz
Intel HD Graphics 3000
750Gb 5400rpm Segate

a placa de video não é grande coisa mas vendo videos no youtube até que ela me surpreendeu, roda uns jogos até novos, satisfatoriamente e sem exigir demais.

estou levantando a dúvida pois um exemplo que me deixou encucado foi o jogo batman arkham asyslum...
o jogo roda liso e com gráficos muito bons, porém ae é que tá o problema: percebo que em certa frequencia o jogo parece que da umas engasgadas, mas nao são aquelas que ficam travando, é como se ficasse em camera lenta por uns 2 ou 3seg e depois volta ao normal.... como se o gargalo estivesse no HD que tenho de 5400rpm 750gb (não está lotado e tá em 2 partições)
pra mim aqui o jogo roda tranquilo, peloa placa de video, processador e memoria, até vejo em videos do youtube pessoas com mesmo notebook que o meu e rodando de boa.

passei um programa de testes da dell e nao deu erro
passei outros programas de testes e nada de erro tb
importante: nao sei se isso é normal de hds da seagate, mas percebo de vez em quando uns tipos de estalos, isso é problema ?[/B][/B]

estive pensando em trocar o hd por um de 7200rpm, irei sentir diferença nos jogos ?

desde já fico grato aos que puderem ajudar
 
Normalmente esse "slow motion" é queda de fps.
Testa com o fraps aberto só pra ver o fps, não precisa gravar.

HDs/SSds são responsáveis pelo carregamento do level/fase(como queira chamar) por assim dizer.
 
opa fiz o teste que vc pediu

com o fraps ligado percebo que o jogo flui muito bem a 30fps
por exemplo em uma cena inicial do jogo quando o batman tá caminhando em linha reta e levando o coringa preso com os guardas, a cena in game vai rolando normalmente a 30fps, perceba que o cenario nao mudou ainda, já foi carregado, porem derepente os fps caem para 8fps, por uns 2 seg.... e depois tudo volta a 30fps e fica nesse lance de tempo em tempo.

será que o gargalo é o HD... esses pequenos e curtos estalos(uns 2 por vez) que escuto de vez em quando nesse hd 750gb 5400rpm seagate é um sinal de problema ou é normal da seagate ?

grato
 
Cara, isso tá parecendo Processador esquentando...

Notebooks geralmente esquentam bastante, e quando eles atingem certa temperatura, o processador baixa o clock e a voltagem por alguns segundos para diminuir a temperatura e não queimar.

HD não provoca esse tipo de queda, HD deixa o jogo meio travado, queda de FPS é aliada ao processador ou VGA. Como o Batman é um jogo, digamos, pesado, o seu notebook deve estar sendo bem requisitado.

Falow
 
opa fiz o teste que vc pediu

com o fraps ligado percebo que o jogo flui muito bem a 30fps
por exemplo em uma cena inicial do jogo quando o batman tá caminhando em linha reta e levando o coringa preso com os guardas, a cena in game vai rolando normalmente a 30fps, perceba que o cenario nao mudou ainda, já foi carregado, porem derepente os fps caem para 8fps, por uns 2 seg.... e depois tudo volta a 30fps e fica nesse lance de tempo em tempo.

será que o gargalo é o HD... esses pequenos e curtos estalos(uns 2 por vez) que escuto de vez em quando nesse hd 750gb 5400rpm seagate é um sinal de problema ou é normal da seagate ?

grato
Não é problema do HD. A única diferença seria no carregamento do mapa (que ocorre quando vai começar o jogo).

Pode ser a temperatura (como falaram) ou chegou no limite da sua máquina, ai só diminuindo os detalhes gráficos do jogo ;)
 
Eu acho que vcs podem tr achado o problema mesmo: CPU
eu ontem deixei o programa Auslogics Disk Defrag desfragmentando e otimizando a partição onde estão instalados os jogos
se melhorou foi pouca coisa.
ae baixei o HWMonitor para monitorar as temps enquanto o jogo estava rolando, testei o far cry 3 em modo janela com todas as opções de graficos no LOW e o comportamente é o mesmo do batman.

nao sei se as temps estão normais para este tipo de processador mas deem uma olhada por favor

importante: o que os 2 colegas acima (Mr_Phillip e Meilk) falaram eu acho que pude comprovar com o jogo e o programa do lado fazendo as medições :

percebi que o jogo rolava normal e as temps subindo como é natural.... quando chegava a um certo valor as temps estavam em 95 ou 96 graus, ae nesse momento o jogo começava a ficar em camera lenta e eu vi claramente as temps baixando para 80 81 graus, em seguinda o jogo voltava a fluir normal e o processo se repetia.
em anexo coloquei as 2 imagens





o que me estranha é essa geração de processadores ser considerada "fria" e estar acontecendo isso com o meu.... o notebook nem tem 1 ano de uso ainda... pode estar sujo ? existe solução ? ou é o limite dele mesmo em certos jogos mais pesadinhos ? flow
 
Eu acho que vcs podem tr achado o problema mesmo: CPU
eu ontem deixei o programa Auslogics Disk Defrag desfragmentando e otimizando a partição onde estão instalados os jogos
se melhorou foi pouca coisa.
ae baixei o HWMonitor para monitorar as temps enquanto o jogo estava rolando, testei o far cry 3 em modo janela com todas as opções de graficos no LOW e o comportamente é o mesmo do batman.

nao sei se as temps estão normais para este tipo de processador mas deem uma olhada por favor

importante: o que os 2 colegas acima (Mr_Phillip e Meilk) falaram eu acho que pude comprovar com o jogo e o programa do lado fazendo as medições :

percebi que o jogo rolava normal e as temps subindo como é natural.... quando chegava a um certo valor as temps estavam em 95 ou 96 graus, ae nesse momento o jogo começava a ficar em camera lenta e eu vi claramente as temps baixando para 80 81 graus, em seguinda o jogo voltava a fluir normal e o processo se repetia.
em anexo coloquei as 2 imagens

http://s1.postimage.org/sr1ifgs3f/tela_1.png

http://s1.postimage.org/xqyynexq3/tela_2.png

o que me estranha é essa geração de processadores ser considerada "fria" e estar acontecendo isso com o meu.... o notebook nem tem 1 ano de uso ainda... pode estar sujo ? existe solução ? ou é o limite dele mesmo em certos jogos mais pesadinhos ? flow
Mesmo CPU de notebook ser mais quente que de desktop, eu acho que a temperatura está bem alta...

1 ano de uso é tempo suficiente para ficar empoeirado o cooler e o exaustor do notebook.

Se souber como fazer, recomendo desmontar a parte de baixo do notebook, e limpar todo o cooler e o exaustor. Tirar o cooler e trocar de pasta térmica também deve melhorar, visto que sempre vi notebook com péssimas pastas térmicas.
 
valeu cara, rapaz ele faz 1 ano em maio de 2013.
esse dell inspiron n4050 é todo cheio de coisa para abrir, ele abre vc primeiro retirando o teclado hehe
se fosse como os outros seria por baixo que abriria.

cara é incrível que vou ter que abrir esse notebook para trocar pasta térmica e limpar uma provável poeira acumulada hehehe mas fazer o que

vou procurar videos de desmontagem deste meu modelo para ver como se faz.
 
só pra atualizar:

abri o noteoobk e constatei um pequeno acumulado de poeira nas saídas do cooler e a pasta térmica estava seca
troquei a pasta térmica e limpei bem o cooler e as temps cairam uns 10 graus e a lentidão agora não acontece mais

valeu pela ajuda Mr_Phillip e Meilk

fllow
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo