• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] [Dica-Drivers] Placas de Som Asus Xonar

FilipeBino

know-it-all Member
Registrado
Bom dia-tarde-noite, galera!

Este tópico tem o intuito de informar os Proprietários das seguintes Asus Xonar:
DG, DG-SI, DGX, DS, DSX, D1, D2, D2X, DX, HDAV, HDAV Slim, ST, STX, Xense.

Eu usava o Driver oficial da Asus e o Xonar Áudio Center há alguns meses/anos atrás, e após certas pesquisas e construtivas discussões em fóruns pela Internet à fora, descobri que eles não são recomendados, e sim o uso do Uni Xonar Drivers, seguido do Software de Gerenciamento de Áudio, o Xonar Switch.
Prontamente resolvi fazer o teste, e realmente sua instalação melhorou bastante, tanto a qualidade do Áudio, como os efeitos Dolby Headphones e o 7.1 Virtual Speaker Shifter - pelo qual dou um exemplar destaque, pois melhoraram muito. Sem comparação. Isso, claro, pelo menos aqui, na Xonar DG. De acordo com muitos users que também os instalaram, a melhora unicamente dependerá do modelo de sua Xonar.

Como o Post não existe aqui no Adrena (Pelo menos não achei), resolvi criá-lo e compartilhar este conhecimento com vocês. Tentei resumi-lo ao máximo, para que o mesmo ficasse simples e direto.

Sem mais delongas, para quem tiver o interesse em pelo menos experimentá-los, Let's Go!

Imagens:

81BoRMG0zcL._SL1500_.jpg

LD0001232778_2.jpg

2e866a9a79ab402ae701e7c92711e434

XONARDS71.jpg

2e866a9a79ab402ae701e7c92711e434

631711_1__8275023-1.jpg

chips2b.jpg

81SUBggKnZL._SL1500_.jpg

asus-xonar-dx7-1-large.jpg

zZu9dzk.jpg

ASUS_XONARHDAV13SLIM_Xonar_HDAV1_3_Slim_PCI_645914.jpg

913uZLdrQ%2BL._SL1500_.jpg

maxresdefault.jpg

asus-xonar-xense.jpg

Tutorial

1. UNi Xonar Drivers -> Download

*** Compatível com o Windows 8.1 / Windows 10 (x86 e x64) ***

2. Configurações de Instalação:

L8rL1b4.jpg


Instale exatamente como mostra a imagem acima, escolhendo o modelo de sua Xonar. No meu caso, foi a Xonar DG.

Por quê usar a opção "Low DPC Latency"

3. Depois de instalado o driver, reinicie o Windows.

4. Configure a saída de áudio, em Som, no Painel de Controle.

*Mostro aqui a configuração em Estéreo, que foi a que configurei. Se for configurar algum sistema 5.1 ou 7.1, selecione a opção correspondente.

twMxhRG.jpg


6pFWeZ9.jpg


NzAkw37.jpg


s2BZVyP.jpg


Se não estiver definido como Dispositivo Padrão, defina-o.

5. Instale o XonarSwitch -> Download

Para instalá-lo, descompacte o arquivo em: C:\Program Files (x86)\, e execute-o.

6. Abra o Xonar Switch, clicando na seta da Barra de Tarefas (ao lado do relógio), e com um simples clique com o botão esquerdo, clique em "Settings".
Configure-o de acordo com as especificações de sua Xonar, e suas preferências/sistema de som.

hJKOWR4.jpg

Dica Xonar DG / DGX: Para o uso de Headphones, setem o modo "Exciter-Mode / 64ohms", clicando em "AMP", no Painel de Configuração.

ATENÇÃO: Respeitem os limites do seu Sistema / Headphone. (Distorções-Se Houver).

Recursos do UNi Xonar
UNi Xonar FAQ e Resolução de Problemas

Créditos à Daniel_K's, criador dos drivers.
 
Última edição:
Chegou hoje a minha DGX, já vou instalar conforme seu post. Valeu.
 
Será que esse software funciona tmb na Asus Xonar U3/Plus? Estou para comprar essa placa de som que vem tmb com o software Xona Audio Center. Belo tópico!
 
Será que esse software funciona tmb na Asus Xonar U3/Plus? Estou para comprar essa placa de som que vem tmb com o software Xona Audio Center. Belo tópico!
Só testando, amigo. Mas, ela não aparece na lista de 'compatibilidade', no setup. :(

Belo tópico!
Valeu!
 
Tenho a Asus Xonar DX a mais de quatro anos e sempre usei o driver oficial, ai eu pergunto o que muda realmente?, porque para mim nunca tive problemas, taxa de latência menor?, maior DB?, melhor em definição?. Porque ao meu ver um conjunto equilibrado vai depender obviamente da qualidade das caixas que você usa, não adianta ter um par de caixinhas de 200 contos que a diferença é nula.
 
Tenho a Asus Xonar DX a mais de quatro anos e sempre usei o driver oficial, ai eu pergunto o que muda realmente?, porque para mim nunca tive problemas, taxa de latência menor?, maior DB?, melhor em definição?.
Bom dia, brother.

Como disse no tópico, a melhora - unicamente dependerá, do modelo de sua Xonar. Aqui, na DG, melhorou bastante, tanto em definição, como em limpeza do som. Sem falar nos efeitos citados, que melhoraram muito!

Porque ao meu ver um conjunto equilibrado vai depender obviamente da qualidade das caixas que você usa, não adianta ter um par de caixinhas de 200 contos que a diferença é nula.
Depende. Se for um par das B72 - B77 - R1000T4 (Que já custaram na casa dos R$200-R$250), daria pra sentir a melhora.
 
pegando embalo no tópico, uso uma Maximus Formula VIII, queria uma placa de som que valesse o investimento visto que o som onboard da minha mobo já é de ótima qualidade, uma dessas xonar "de entrada" já traria diferença?? ou não valeria o investimento? se não, quais vocês recomendam?
 
pegando embalo no tópico, uso uma Maximus Formula VIII, queria uma placa de som que valesse o investimento visto que o som onboard da minha mobo já é de ótima qualidade, uma dessas xonar "de entrada" já traria diferença?? ou não valeria o investimento? se não, quais vocês recomendam?
Acho que não vale à pena, brother, investir numa de entrada. Um bom DAC creio que seja a melhor opção, como o X6 no Alie.
 
Eu tenho uma Xonar DX (usando o driver Uni Xonar). Na época em que ela foi comprada o som era muito bom, mas de algum tempo para cá o som têm saído distorcido, levemente chiado. Eu desconfio que o amplificador da mesma tenha falhado mas como eu não tenho meios para testar isso alguém teria alguma outra idéia do que poderia ser a causa do problema? Ou seria caso de trocar?

P.S: Como a placa está suspeita de estar com problemas no momento eu estou usando agora a onboard com um "ligeiro" amplificador frankeinstein entre a placa e o fone de ouvido (um Superlux HD669)
 
Eu tenho uma Xonar DX (usando o driver Uni Xonar). Na época em que ela foi comprada o som era muito bom, mas de algum tempo para cá o som têm saído distorcido, levemente chiado. Eu desconfio que o amplificador da mesma tenha falhado mas como eu não tenho meios para testar isso alguém teria alguma outra idéia do que poderia ser a causa do problema? Ou seria caso de trocar?

P.S: Como a placa está suspeita de estar com problemas no momento eu estou usando agora a onboard com um "ligeiro" amplificador frankeinstein entre a placa e o fone de ouvido (um Superlux HD669)
Já tentou atualizar os drivers?

Identificou o problema?
 
Já tentou atualizar os drivers?

Identificou o problema?

Atualizar drivers, conferir cabos e etc são as primeiras coisas que eu faço antes de decidir sair perguntando por opções. E não, não consegui identificar o problema. A única forma garantida de identificar um problema com ela seria ter outra idêntica para testar no lugar, mas como seria meio caro para arrumar uma outra só para um teste então estou procurando segundas opiniões sobre possíveis causas incomuns de problemas que eu possa ter deixado passar.
 
Eu acredito ter encontrado uma solução para o meu caso. Eu estava xeretando com mais atenção o site dos drivers UniXonar e nisso eu notei isso aqui:

http://maxedtech.com/xonar-disable-speakercompensation-tweak-testing/

Lendo com atenção a descrição eu notei que estava parecendo bastante com o problema que eu estava tendo: Som distorcido, estranho, abafado. Aí depois de mais uma revisão básica (reassentar a placa de som, conferir de novo o cabo de força, etc) eu então apliquei a modificação descrita na página, e pelo menos para os meus ouvidos o som melhorou consideravelmente. É como se eu estivesse com um filtro de som ruim e o ajuste então desligou ele, agora o som ficou claro como eu me lembrava que ele era anteriormente.

OBS: Como dá de ver nos comentários da mesma página os resultados podem variar, é necessário experimentação.
 
atualizei meu windows para a versao 1806 e agora o driver da xonar dg nao instala mais em nenhuma versao de windows, alguem ja passou por algo parecido ?
 
Olá minha placa mãe morreu, comprei uma baratinha que está me atendendo super bem, porém o som dela deixa muito a desejar, vale a pena pegar algum desses modelos? Quero apenas jogar, com uma qualidade de som mais legal.
 
Olá minha placa mãe morreu, comprei uma baratinha que está me atendendo super bem, porém o som dela deixa muito a desejar, vale a pena pegar algum desses modelos? Quero apenas jogar, com uma qualidade de som mais legal.
Dependendo do valor que for pagar, certamente, cara.

atualizei meu windows para a versao 1806 e agora o driver da xonar dg nao instala mais em nenhuma versao de windows, alguem ja passou por algo parecido ?
Aqui ta normal, brother. Windows 10 X64 atualizado. Tentou reinstalar tudo do zero?
 
Alguém já teve a desagradável experiência de estar com os fones de ouvido e do nada a Xonar dar um ruído tipo um chuvisco/estática no volume máximo?

É bem raro de acontecer, mas quando acontece, é até perigoso se você for cardíaco, no mínimo você pega um puta susto e pouco da audição.

Procurei nos fóruns estrangeiros e uma galera tem esse problema com alguns modelos de Xonar, isso acontece desde o Windows 7, todos desconfiam que seja um problema com os drivers que a Asus nunca se importou em resolver.

Segundo alguns usuários, resolve se você colocar a placa no modo 16-bit (essa opção só existe através do painel de controle).

Já tive esse problema tanto com os drivers originais quanto os UNi Xonar, normalmente acontece quando eu estou no Youtube.
 
Alguém já teve a desagradável experiência de estar com os fones de ouvido e do nada a Xonar dar um ruído tipo um chuvisco/estática no volume máximo?

É bem raro de acontecer, mas quando acontece, é até perigoso se você for cardíaco, no mínimo você pega um puta susto e pouco da audição.

Procurei nos fóruns estrangeiros e uma galera tem esse problema com alguns modelos de Xonar, isso acontece desde o Windows 7, todos desconfiam que seja um problema com os drivers que a Asus nunca se importou em resolver.

Segundo alguns usuários, resolve se você colocar a placa no modo 16-bit (essa opção só existe através do painel de controle).

Já tive esse problema tanto com os drivers originais quanto os UNi Xonar, normalmente acontece quando eu estou no Youtube.

Parei de usar a minha por conta disso. No meu caso não é "chuvisco" e sim aumentar o volume de forma que fica inaudível. Tentei uma caralhada de drive e não resolveu, então como ela já tava antiga resolvi aposentar ela e vou pegar em breve um dac+amp.
 
Parei de usar a minha por conta disso. No meu caso não é "chuvisco" e sim aumentar o volume de forma que fica inaudível. Tentei uma caralhada de drive e não resolveu, então como ela já tava antiga resolvi aposentar ela e vou pegar em breve um dac+amp.
Isso aconteceu algumas vezes com o meu DAC AMP da Douk Audio (AK4490 XMOS) que é USB, mas acredito que acontecia com você com a sua placa mesmo sendo PCI-E/PCI pelo mesmo motivo, que é falha na conexão que fazia o gerenciador de tarefas silenciosamente reinstalar o driver com as configurações padrões no painel de controle, que no caso era o volume em 100%. Aqui o problema era só o cabo USB, mas como a sua era interna, então acho que é mais difícil solucionar.

Os gringos apelidaram esse problema de "o grito da banshee", porque algumas vezes quando o problema ocorre, a placa emite um som de 12kHz no volume máximo.

Aparentemente a solução é essa mesmo, colocar a placa em 16-bit.

Eu atualmente nem estou usando mais ela e nem é por esse motivo, estou usando o DAC AMP externo, mas estou pensando em vender os dois porque me faz muita falta uma placa com mic input decente com amplificador, filtros etc, e como a Asus tá cagando para os drivers, prefiro pegar algo com suporte nativo para Windows 10.

Os drivers da Xonar foram desenvolvidos para Windows XP e Vista, no Windows 7 teve uma mudança no funcionamento do áudio que a Asus deve ter feito uma adaptação nas coxas, daí surgiu o problema.
 
Vou tentar essa questão de colocar a placa em 16-bit pra vê se melhora aqui pro meu caso. Se melhorar, continuo usando ela por um tempo ainda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo