Dimensionamento do no-break

LordeKFC

Member
Registrado
Olá,

Meu pai me presenteou com um no-break da marca ts shara, o modelo é o UPS Compact Pro Universal 1200VA. Acontece que ela não consegue segurar os meus dois computadores, na verdade, não consegue segurar o PC1 da minha assinatura sozinho que tem a fonte de 850w embora eu não use esse poder todo. Esse no-break não conseguiu segurar o PC1 sozinho enquanto eu rodava jogos como EuroTruck 2 e XCOM2, tampouco quando faço uso intenssivo da GPU fazendo processamento de sinais. Já com o PC2 com fonte de 550w, ela conseguiu segurar tranquilamete por 5 minutos enquanto fazia processamento pesado na GPU.

Eu deixarei esse no-break que ganhei apenas para o PC2, monitores e um switch. E pretendo pegar outro nobreak para o PC1.

A minha dúvida é: Qual modelo/capacidade volt-ampere eu deveria buscar para segurar o PC1 por pelo menos 5 minutos? Em outras palavras, como posso dimensionar o nobreak que preciso?
 
Para tocar essas fontes que tens ai, ambas com PFC ativo, terás de bem dimensionar seu no-break e escolher no-break de dupla conversão e pelo menos que gere forma de onda senoidal pura.

Para atender ao PC1: Um no-break capaz de entregar pelo menos 1400 Watts pois exagerastes na fonte e o no-break terá de suportar a mesma, independentemente da demanda.
E nunca um no-break de 600 Watts como esse seu da TS-Shara, (muito menos na config de estabilizador com bateria e geração de forma de onda retangular.
Para o PC2 também um com dupla conversão e com capacidade de de entregar 900 Watts (e não VA´s).

Ou para alimentar ambos um de 2.200 Watts com dupla conversão.
Um desses daqui ou equivalente: https://www.nhs.com.br/produto/nobreak-premium-3000va/
 
Para tocar essas fontes que tens ai, ambas com PFC ativo, terás de bem dimensionar seu no-break e escolher no-break de dupla conversão e pelo menos que gere forma de onda senoidal pura.
Muito obrigado pelas informações.

Para atender ao PC1: Um no-break capaz de entregar pelo menos 1400 Watts pois exagerastes na fonte e o no-break terá de suportar a mesma, independentemente da demanda.
Vou tentar comprar um nobreak nessas especificações para atender ao PC1 .A fonte exagerada é porque pretendo utilizar múltiplas GPUs num futuro próximo.

Para o PC2 também um com dupla conversão e com capacidade de de entregar 900 Watts (e não VA´s).
No caso, como o no-break foi um presente e está servindo para o PC2 sozinho, tem algum problema em continuar usando ele? Digo, não corro nenhum risco de danificar os componentes, certo?
 
Errado..
Esses short-breaks, como esse seu, que geram forma de onda retangular e ainda por cima incorporam estabilizador, que é uma praga para as fontes, vão encurtar a vida de sua config..
 
Errado..
Esses short-breaks, como esse seu, que geram forma de onda retangular e ainda por cima incorporam estabilizador, que é uma praga para as fontes, vão encurtar a vida de sua config..
Obrigado pela informação.
Só mais algumas dúvidas:
Ligar o PC direto na tomada é menos prejudicial do que ligar nesse no-break?
No caso, eu ligo o PC em um filtro de linha que uso somente como extensão/multiplicador de tomada. Existe algum problema em ligar o PC em um filtro de linha que vende em qualquer mercado? Um filtro de linha de qualidade/mais caro faz muita diferença na preservação dos computadores?
 
Obrigado pela informação.
Só mais algumas dúvidas:
Ligar o PC direto na tomada é menos prejudicial do que ligar nesse no-break?
No caso, eu ligo o PC em um filtro de linha que uso somente como extensão/multiplicador de tomada. Existe algum problema em ligar o PC em um filtro de linha que vende em qualquer mercado? Um filtro de linha de qualidade/mais caro faz muita diferença na preservação dos computadores?
Sim, é menos prejudicial. Todo equipamento eletrico/eletrônico foi concebido pra isso: Ser ligado direto na tomada
 
Obrigado pela informação.
Só mais algumas dúvidas:
Ligar o PC direto na tomada é menos prejudicial do que ligar nesse no-break?
No caso, eu ligo o PC em um filtro de linha que uso somente como extensão/multiplicador de tomada. Existe algum problema em ligar o PC em um filtro de linha que vende em qualquer mercado? Um filtro de linha de qualidade/mais caro faz muita diferença na preservação dos computadores?
O ideal é ligar num filtro de linha de qualidade, os da Clamper não são caros e são bons.
 
O ideal é ligar num filtro de linha de qualidade, os da Clamper não são caros e são bons.
Esse aqui é bom?



protetor-surtos-raios-dps-energia-5-c-filtro-10872-clamper-D_NQ_NP_816445-MLB40836936353_022020-F.webp
 
Para atender ao PC1: Um no-break capaz de entregar pelo menos 1400 Watts pois exagerastes na fonte e o no-break terá de suportar a mesma, independentemente da demanda.

Não entendi muito bem essa parte, por que o nobreak deveria ter que suportar uma carga que não está sendo consumida? Entendo que pode ser uma preparação para o futuro, mas digamos que se isso não é importante para a pessoa, no que a capacidade de entrega da fonte influencia no consumo e consequentemente no nobreak?
 
Não entendi muito bem essa parte, por que o nobreak deveria ter que suportar uma carga que não está sendo consumida? Entendo que pode ser uma preparação para o futuro, mas digamos que se isso não é importante para a pessoa, no que a capacidade de entrega da fonte influencia no consumo e consequentemente no nobreak?
Não tem nada a ver com preparação pro futuro. O dimensionamento correto do nobreak deve ser feito para a potência total da fonte + sua eficiência, pois sempre que a fonte é ligada, ocorre um pico de tensão.

Esse documento da APC explica melhor: https://www.apc.com/salestools/RMUZ-7DTKRC/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf
 
Não tem nada a ver com preparação pro futuro. O dimensionamento correto do nobreak deve ser feito para a potência total da fonte + sua eficiência, pois sempre que a fonte é ligada, ocorre um pico de tensão.

Esse documento da APC explica melhor: https://www.apc.com/salestools/RMUZ-7DTKRC/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf
Entendi seu ponto, dei uma olhada no documento da apc, faz sentido mas nem tanto

Veja por exemplo a corrente de pico de uma Rm1000i (https://www.techpowerup.com/review/corsair-rm1000i/5.html) 46.61A, o dobro de uma RM1000 (35.66)
Agora veja aqui https://www.techpowerup.com/review/corsair-rm650/5.html a corrente de uma RM650 e da 750, veja que a RM750 é mais até mais tranquila nesse ponto, agora veja também nesse último link a Silverstone ST65F-G 650W, chega a ser praticamente a mesma coisa que a RM1000i

Se formos basear nessa questão para fazer uma recomendação, precisamos saber qual a capacidade de pico do nobreak.
 
Entendi seu ponto, dei uma olhada no documento da apc, faz sentido mas nem tanto

Veja por exemplo a corrente de pico de uma Rm1000i (https://www.techpowerup.com/review/corsair-rm1000i/5.html) 46.61A, o dobro de uma RM1000 (35.66)
Agora veja aqui https://www.techpowerup.com/review/corsair-rm650/5.html a corrente de uma RM650 e da 750, veja que a RM750 é mais até mais tranquila nesse ponto, agora veja também nesse último link a Silverstone ST65F-G 650W, chega a ser praticamente a mesma coisa que a RM1000i

Se formos basear nessa questão para fazer uma recomendação, precisamos saber qual a capacidade de pico do nobreak.
Não entendi o que quis dizer. O que a corrente de pico tem a ver com o caso? 46A em que linha? 12v? Porque isso resultaria em 550w.

A capacidade de pico do nobreak não tem qualquer ligação com a potência máxima da fonte, já que ele vai entregar a potência que a fonte "pedir" (assim como a tomada faz).
 
Não entendi o que quis dizer. O que a corrente de pico tem a ver com o caso? 46A em que linha? 12v? Porque isso resultaria em 550w.

A capacidade de pico do nobreak não tem qualquer ligação com a potência máxima da fonte, já que ele vai entregar a potência que a fonte "pedir" (assim como a tomada faz).

A corrente de pico descrita nos links que mandei é da entrada da fonte, da tomada.

Você acabou de se contradizer, primeiro disse que "O dimensionamento correto do nobreak deve ser feito para a potência total da fonte + sua eficiência, pois sempre que a fonte é ligada, ocorre um pico de tensão." e agora diz que não tem nada à ver com a potência máxima da fonte.

Desculpe, realmente não estou entendendo seu ponto.
 
A corrente de pico descrita nos links que mandei é da entrada da fonte, da tomada.

Você acabou de se contradizer, primeiro disse que "O dimensionamento correto do nobreak deve ser feito para a potência total da fonte + sua eficiência, pois sempre que a fonte é ligada, ocorre um pico de tensão." e agora diz que não tem nada à ver com a potência máxima da fonte.

Desculpe, realmente não estou entendendo seu ponto.
Eu falei que não tem nada a ver com a CAPACIDADE DE PICO DO NOBREAK. Leia novamente.
 
Obrigado pela informação.
Só mais algumas dúvidas:
Ligar o PC direto na tomada é menos prejudicial do que ligar nesse no-break?
No caso, eu ligo o PC em um filtro de linha que uso somente como extensão/multiplicador de tomada. Existe algum problema em ligar o PC em um filtro de linha que vende em qualquer mercado? Um filtro de linha de qualidade/mais caro faz muita diferença na preservação dos computadores?
O maior problema desses ditos filtros de linha "vagabundos" ou mais simples como queres os classificar é a qualidade baixa de sua construção ou de seus componentes aliadas a sub dimensionamento muitas vezes. São potencialmente ofensores por oferecer contatos pobres, isolação pobre, ausência total de elementos de proteção contra surtos etc e tal.
Para não alongar lhe convido a dar uma boa olhada num tópico, que fiz tem muito tempo, em outro fórum e que mostra, graças a multicolaboração de colegas.

Dentro desse tópico você será capaz de observar, internamente, por fotos, uma grande qualidade de ditos filtros de linha, alguns bons, outros aceitáveis mas uma grande parte de porcarias que colocam condições de por fogo em sua casa, isso independentemente se os quer para filtrar, proteger ou simplesmente multiplicar o número de tomadas.
Mesmo que você não entender muito de eletricidade os comentários vão lhe abrir os olhos..
Divirta-se.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo