Diminuir o desempenho máximo da CPU desgasta ela?

Great

Member
Registrado
Tenho um desktop I7 3770 e nunca ele havia me dado problema. Acabei instalando ele com a Cooler Box original, acabei deixando ela pq não sabia q ela não era o ideal, até então o desempenho estava normal.

Esses das comprei o jogo Star Wars Battlefront 2, sempre que começa uma partida ele estava indo a 105 graus. Fui pesquisar em fóruns e parece que o jogo é meio mal otimizado assim mesmo. Principalmente pra quem tem I7 ou superior.


Acho que se chega a 105 graus nem com outro Cooler resolveria.Então achei uma solução temporária que me ajudou até com o barulho do processador pq ele vivia com o turbo ligado e deixava a gente surdo.
Fui na Setup da Bios e desliguei o Multi-core enhancement e o turbo boost. Ele caiu pra 80-90 graus dentro do jogo. Depois alterei o plano de energia dele e caiu pra 70º.

A pergunta que quero fazer é:

Quando uso as configurações do plano de energia do Windows modificando o gerenciamento de energia do processador para o desempenho máximo de 50% .
Isso pode ter um efeito colateral ? Danificar a CPU ?

Porque o jogo continua com o mesmo desempenho com esse uso de 50% . O que me faz pensar que é um bug mesmo dele, já que não faz muita diferença os outros 50% de desempenho.

PS: Se isso não tiver efeito colateral vou usar sempre, pq o silêncio é maravilhoso . Geralmente só uso Photoshop ou Office.
 
Última edição:
Pelo contrário: Limitar o processamento vai aumentar a vida útil. Menos processamento = menor consumo de energia (e aquecimento) = menos desgaste dos transistores.


Obrigado.

Tentei fazer o Undervolt na Bios ,mas não senti tanta diferença quantidade no outro método ,só ocasionou umas lentidões no tempo de resposta.

Vou esperar chegar o novo Cooler e estabilizar o sistema.
 
Tenho um desktop I7 3770 e nunca ele havia me dado problema. Acabei instalando ele com a Cooler Box original, acabei deixando ela pq não sabia q ela não era o ideal, até então o desempenho estava normal.

Esses das comprei o jogo Star Wars Battlefront 2, sempre que começa uma partida ele estava indo a 105 graus. Fui pesquisar em fóruns e parece que o jogo é meio mal otimizado assim mesmo. Principalmente pra quem tem I7 ou superior.


Acho que se chega a 105 graus nem com outro Cooler resolveria.Então achei uma solução temporária que me ajudou até com o barulho do processador pq ele vivia com o turbo ligado e deixava a gente surdo.
Fui na Setup da Bios e desliguei o Multi-core enhancement e o turbo boost. Ele caiu pra 80-90 graus dentro do jogo. Depois alterei o plano de energia dele e caiu pra 70º.

A pergunta que quero fazer é:

Quando uso as configurações do plano de energia do Windows modificando o gerenciamento de energia do processador para o desempenho máximo de 50% .
Isso pode ter um efeito colateral ? Danificar a CPU ?

Porque o jogo continua com o mesmo desempenho com esse uso de 50% . O que me faz pensar que é um bug mesmo dele, já que não faz muita diferença os outros 50% de desempenho.

PS: Se isso não tiver efeito colateral vou usar sempre, pq o silêncio é maravilhoso . Geralmente só uso Photoshop ou Office.
Tem algo errado no seu PC, o meu com Over e um cooler a ar fuleiro não passava de 70 graus.
Esse processador é bem frio, revise.
 
Tem algo errado no seu PC, o meu com Over e um cooler a ar fuleiro não passava de 70 graus.
Esse processador é bem frio, revise.

A única coisa q eu consigo pensar é na Cooler Box.

Pq esses tempos fui trocar a pasta térmica e percebi que as travas dela já tão bem zoadas, frouxas. Aparentemente ela tá bem encostada na placa e no processador. Mas não sei.

Preferi trocar de uma vez ela ao invés de repor as travas.

Eu não vou mexer pra tirar pq se eu mexer é bem capaz que depois eu não consiga por de volta. As garrinhas das travas de plástico estão entortando pra fora.
 
Última edição:
A única coisa q eu consigo pensar é na Cooler Box.

Pq esses tempos fui trocar a pasta térmica e percebi que as travas dela já tão bem zoadas, frouxas. Aparentemente ela tá bem encostada na placa e no processador. Mas não sei.

Preferi trocar de uma vez ela ao invés de repor as travas.

Eu não vou mexer pra tirar pq se eu mexer é bem capaz que depois eu não consiga por de volta. As garrinhas das travas de plástico estão entortando pra fora.
Certamente é ele, o cooler box não dura muito, ele quebra apenas uma trava e já passa a dar defeito.
Melhor é pegar um cooler a Ar e ser feliz.
 
Certamente é ele, o cooler box não dura muito, ele quebra apenas uma trava e já passa a dar defeito.
Melhor é pegar um cooler a Ar e ser feliz.

Eu já tava com medo de mexer nele faz tempo. rs

Pelo jeito vou ter que jogar PUBG mobile até segunda quando chegar o outro. kkk

Peguei a DX-9100d , tá só 90 reais no mercado livre, to dando graças a deus dele ter aquela base fixa e nunca mais ter que tirar os pinos.
 
Eu já tava com medo de mexer nele faz tempo. rs

Pelo jeito vou ter que jogar PUBG mobile até segunda quando chegar o outro. kkk

Peguei a DX-9100d , tá só 90 reais no mercado livre, to dando graças a deus dele ter aquela base fixa e nunca mais ter que tirar os pinos.
Pow deveria ter pego um de 120mm, eu tenho um de 90mm e o desempenho é bem próximo do cooler box.
Mas já é melhor. Vai resolver seu problema.
 
Pow deveria ter pego um de 120mm, eu tenho um de 90mm e o desempenho é bem próximo do cooler box.
Mas já é melhor. Vai resolver seu problema.

Fiz de propósito , pq 120 mm não ia caber dentro do gabinete.
O problema é que a única saída de fan no gabinete fica bem em frente a placa mãe. Ia dar merda. Se não eu tinha metido um 212x sem dúvida.

Eu tenho vergonha de falar isso , mas no primeiro PC que comprei, tava com pressa e sem saco pra montar. Queria algo barato só pra fazer o basicão mesmo.
Comprei aquele PC Sim, mas nem sabia q era da positivo.
É engraçado, porque a gente não quer comprar em loja pra pegar um melhor, vai na Kabum e vendem a mesma coisa q vende na loja. rsrsrs
A fonte queimou antes de 1 ano (era um pedaço de lata mal identificado).

Ai resolvi mudar tudo dentro dele. Coloquei Corsair, GTX, Hyper X, Seagate. A única merda que sobrou foi o Gabinete, não sobrou verba. rs
Fiz uma gambiarra loka pra caber a nvídia nele meti o alicate nos alumínio tudo e coloquei 2 fan pra parar de fritar.

Esse final de ano vou dar um jeito de comprar um gabinete já com 3 Fans e colocar uma hyper 212x .

Esse de agora é só pra quebrar um galho. O ruim de ficar muito tempo sem upgrade é isso, ter que trocar tudo ao mesmo tempo.
Acabei de gastar 500 pila com o Seagate 2TB.
 
Voltando Só pra fechar o tópico.

Rodando agora com uma DX-9100d .

Fiz os testes com Far Cry 4 e Star Wars Battlefront rodando no alto . Tudo ligado, turbo boost, desempenho.

E a temperatura da CPU tá na média de 50-54.

Máxima de 62º.

Recomendo muito.

De fato era a bendita da trava da Cooler Box.

Valeu pela ajuda galera.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo