Diploma não dá dinheiro. Para a professora Alison Wolf, fazer faculdade não garante nada.

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
Colaborador
Pessoal,

Antes de explicar o assunto do tópico que foi relacionado a uma pesquisa junto a um amigo que está querendo fazer uma faculdade após os 40 anos de idade, gostaria de opniões de vocês a respeito desse artigo que foi publicado na revista Super Interessante.

A historia foi o seguinte, eu estou estudando para concurso e do nada falei que gostaria de fazer uma segunda faculdade, mas dessa vez de Redes de Computadores que é mais infra do que desenvolvimento que é minha atual profissão, estava pensando nisso devido a escassez do trabalho, muita gente nova entrando e sei lá gostaria de mudar.

Então meu amigo que estava no meio dessa conversa disse que gostaria de fazer faculdade para melhorar seu salario, hoje ele trabalha como suporte e desenvolvedor e ganha até bem, mas só tem o ensino médio e as certificações como Microsoft e Cisco e outras que a empresa solicitou para fazer o projeto na época e está até hoje.

As dúvidas surgiram depois da gente ler esse artigo, que essa inglesa informando que faculdade hoje em dia não te dá os melhores salários ou sem ele não vai te deixar sem emprego caso tenha uma boa especialização no assunto mesmo estudando em casa.

Tem muita gente na empresa que tem apenas certificações e ganham bem e nem tem faculdade, pessoal fala que no passado a primeira coisa que a gente tinha que fazer era ter o diploma para seguir na profissão, e hoje na área de TI a pessoa com boa certificação relacionado ao assunto especifico do tipo a pessoa com certificado em CISCO ou Power BI pode trabalhar normalmente como uma pessoa que tivesse o diploma universitário para trabalhar na função.

Alguém aqui hoje tem esse tipo de pensamento que faculdade depois dos 40 é perder dinheiro e é melhor fazer uma especialização com certificação da instituição que deseja? ou ainda a faculdade é o melhor caminho para se ter uma boa mudança no mercado de trabalho?

Segue algumas partes do artigo:

Século 21, Era do Conhecimento. Nunca a educação foi tão importante para as pessoas. Quem não tiver qualificação dificilmente terá oportunidades no mercado de trabalho. Corra para a universidade. O discurso faz sentido: está por trás das políticas públicas que influenciaram a explosiva expansão do ensino superior no Brasil e no mundo nos últimos 15 anos. Só faltou combinar com o mercado… Na vida real, as profissões de nível universitário não cresceram o suficiente para sustentar a multidão que tomou de assalto o banco das faculdades. O telemarketing, por outro lado, cresceu. Como cresceram outros empregos que exigem pouca especialização. Não dão tanto dinheiro, mas são uma opção melhor que o desemprego. Fuja da universidade. A idéia de que o canudo atrai grana é uma furada.

A defensora da polêmica tese é a inglesa Alison Wolf, professora de educação do King’s College, de Londres. A autora do livro Does Education Matter? (“A Educação É Importante?”, sem tradução para o Brasil) explica por que desconfia da necessidade de tanta gente com diploma universitário. Depois de estudar diversos países, ela aponta que melhores níveis educacionais são provavelmente resultado – e não causa – do crescimento econômico.

O principal motivo para essa expansão é o aumento da demanda dos estudantes, e não do mercado. As pessoas acham muito arriscado não ter um diploma universitário. A idéia básica é que, se você não tiver curso superior, não estará competindo pelos melhores empregos.


A maioria dos cursos de prestígio no Brasil dura 4 anos ou mais. Vale a pena gastar todo esse tempo e dinheiro no ensino superior?

As pessoas devem achar que vale a pena. É um risco, mas talvez o investimento se pague. Os humanos são, por natureza, muito otimistas, especialmente os jovens. Agora, se fosse difícil e caro entrar na universidade, as pessoas poderiam pensar: “Bom, eu quero um diploma, mas de repente posso utilizar outras habilidades e fazer dinheiro muito mais fácil”. Na Inglaterra, por exemplo, um encanador pode ganhar bastante dinheiro. É bobagem essa história de que todos precisam ser altamente educados porque os trabalhos da sociedade do conhecimento exigem isso.

Cursos profissionalizantes ou de menor duração seriam uma solução?

Pode ser, mas criar algo assim é muito difícil. Nos países onde isso funciona, como na Suíça ou na Alemanha, o sistema dá certo porque a admissão na universidade é extremamente seletiva. Na França, surgiram os Institutos Tecnológicos, que normalmente dão cursos mais específicos, de dois anos. Só que a classe média começou a freqüentar os institutos, aproveitar seus benefícios e depois completar a educação nas universidades. As pessoas são boas em ajustar o sistema às suas necessidades.

No Brasil, a maior parte das vagas está em universidades particulares. Mas as mais concorridas ainda são as de universidades públicas. Isso é comum?

Ao que me parece, no seu país os ricos conseguem a melhor educação superior de graça e os mais pobres pagam. Isso acontece em vários lugares, é o pior dos mundos. Esse sistema ficou assim porque os governos, de maneira inocente, acreditaram que a educação deveria ser totalmente gratuita.

Não deve?

Não. Se as pessoas vão ter uma vantagem tão grande por causa de um diploma de uma universidade de prestígio, e se elas vão ganhar mais dinheiro por causa disso, faz sentido que elas paguem, certo? Aqui na Inglaterra, finalmente mudaram esse sistema. Não se paga mensalidade desde o início, mas depois que se forma a pessoa paga de volta aos poucos. Não há dinheiro para dar boa educação a todo mundo.

Fonte: Super Interessante
 
De fato, diploma serve mais para determinada vaga(normalmente melhores) em concurso público e cela distinta em caso de algum delito :haha:

Se eu lembrar 2/10 do que estudei e aprendi no início do curso é muito
 
De fato, diploma serve mais para determinada vaga(normalmente melhores) em concurso público e cela distinta em caso de algum delito :haha:

Se eu lembrar 2/10 do que estudei e aprendi no início do curso é muito

Foi o que falaram em relação a área de TI, mas em outras áreas com certeza é imporante uma faculdade, como na Medicina, Direito etc.... Mas em TI com certificações da propria empresa em questão a pessoa com apenas o ensino médio tem a capacidade de ter um valor de salário bem melhor do que um com diploma, mas a pessoa com diploma é certificado é um combo muito melhor logicamente.

Digo isso que na empresa onde trabalho, tem gente que trabalha como administrador de servidores, um de linux que tem LPI e outro Windows Server que tem Microsoft, e tem apenas ensino médio e ganha um bom salário, quem mexe com redes tira o da Cisco e coisa e tal.

Eu estou com 40 anos e para aprender essas coisas eu tenho que entrar na faculdade não tem jeito hehehehehehe vou fazer uma segunda faculdade para entender melhor a parte de infra na área de TI, mas o meu amigo um pouco mais velho disse que para ele poderia ser uma perda de grana e ele quer tentar tirar mais certificações e tentar algo melhor em projetos. Por isso fiz a pergunta a vocês.
 
O que vai contar mesmo é a experiência (prática) da coisa.

Imagine um caboclo, que não tenha diploma(ensino superior, no caso) mas trabalha a 10 anos na área e foi aprendendo na prática as coisas, aí temos outro caboclo que ficou lá seus 5 anos na faculdade, fez o seu estágio de X horas mas quando ingressa no mercado de trabalho, mesmo com o conhecimento da faculdade não será em alguns casos mais experiente que o cara que já está a tempos trabalhando.

Hoje o que tem de pessoas mal tem o ensino fundamental completo, ou ensino média, mas tem conhecimento por conta de experiência e está bem de vida. Hoje isso é mais difícil de acontecer, tem que acertar em cheio.

O que eu quero dizer no final das contas é que nada adianta sair peitudo com o diploma na mão e chegar numa entrevista onde você tem um papel na mão e o outro candidato uma "mala" de experiência, ninguém mais ta vendo isso, exige apenas para fins de formalidade ou que acreditam que uma pessoa com formação tenha o diferencial de se impor com as pessoas, de tratamento, de escrita e etc.

Vou exemplificar algo que vivenciei onde eu trabalhei, quando uma companheira de serviço estava para sair entrou uma mulher onde tinha no currículo formação acadêmica(Administração), morou fora do país e trabalhou em algumas empresas, o currículo encheu os olhos do gerente e mandou contratar...no final das contas era uma baita toupeira que não sabia fazer as coisas corretamente, era para assumir o Setor de compras e contas a receber. Eu, o mero estagiário, na época, ali, manjava tudo do setor, poderia ter me efetivado e eu assumia o cargo. Depois de um tempo me efetivaram para cuida do Contas a pagar, fiquei pouco mais de um ano lá, treinei uma menina que ja tinha uns 2 cursos na área de ADM e estava cursando Ciências contábeis, mas era uma muda que mal abria a boca pra falar direito e nem não tinha aquela atitude ou pró-atividade.

Ai você pensa, do que adianta ter mil e uma coisa na teoria e na prática é uma pamonha.

Mas focando nessa área de TI nos dias de hoje, tem muita coisa na internet, então facilmente você se torna autodidático, ter diploma se torna apenas uma formalidade.
 
Hoje em dia com a popularização da interwebs nunca foi tão fácil aprender algo, isso vai deste sla idiomas até uma profissão, não é atoa que a maioria das empresas estão cagando e andando para formação acadêmica, claro que tem exceções, mas isso é realidade principalmente na área de TI..
 
Faculdade realmente não garante nada, mas facilita.

Também conheço várias pessoas de TI que não tem diploma mas ainda assim são excelentes profissionais com bons cargos. Mas também conheço muitas empresas que tem preferência por gente com curso superior ou que só contratam quem tenha curso superior. Aí vai de você querer excluir essas empresas das suas possibilidades ou gastar tempo e dinheiro em faculdade.
 
Vá ser motorista de Uber, é mais seguro e pode ganhar mais, se for numa cidade grande ou rale de estudar e passe num Concurso público ou se puder, caia fora desse Brasil e vá para um país melhor.:rolleyes::clo::john:
 
Vivemos num mundo capitalista. Um sujeito com quase nada de estudo que conseguir criar qualquer produto e vender muito, pode ganhar 10x que o cara que possui mestrado e doutorado.

Diploma facilita na maioria das vezes quando é pra arrumar um emprego, mas realmente não garante riqueza.
 
O que vale mais hoje é a experiencia e o comportamental.
Recomendo investir em cursos de desenvolvimento pessoal, como oratória, produtividade, liderança, vendas, comunicação, inteligencia emocional.
Muito desses cursos você acha de graça na internet, se quiser me manda uma mensagem no privado que te passo alguns que tenho.
Ou pode pegar uma escola top para fazer como a escola conquer.
 
Não garante nada, e não fazer garante muito menos. Uma pessoa formada no mínimo segue uma boa carreira de forma segura se for boa. Ou na pior das hipóteses ao menos vira uma pessoa de melhor nível de cultura, perde o jeito de falar e de andar de pobre. Fica mais apresentável. Uma pessoa sem diploma tem que ser MUITO esperta e arriscar muito pra montar um negócio de sucesso. As vezes é mais fácil ter o diploma do que ficar dando murro em ponta de faca. No BR é fácil até estudar de graça.
 
Vá ser motorista de Uber, é mais seguro e pode ganhar mais, se for numa cidade grande ou rale de estudar e passe num Concurso público ou se puder, caia fora desse Brasil e vá para um país melhor.:rolleyes::clo::john:

A pessoa não consegue ter sucesso competindo com pessoas do terceiro mundo e vai ter sucesso competindo com pessoas do primeiro mundo? Sim claro. :haha: É só ser uma pessoa normal no Brasil, que trabalha bem e produz, que no mínimo tem uma vida confortável. Se nasceu em uma cidade ruim se muda. Tem muita cidade boa no BR. Mesmo na iniciativa privada da pra se dar bem.
 
Última edição:
Vá ser motorista de Uber, é mais seguro e pode ganhar mais, se for numa cidade grande ou rale de estudar e passe num Concurso público ou se puder, caia fora desse Brasil e vá para um país melhor.:rolleyes::clo::john:

Um conhecido meu se formou em Ciência da Computação há 3 anos atrás, ficou trabalhando como desenvolvedor JAVA por 2,5 anos e não aguentou a cobrança. Atualmente está trabalhando como motorista Uber e pretende ir para Europa assim que juntar uma grana ( ele tem cidadania Italiana).
 
Sucesso profissional é mais sorte do que competência.

Ainda não estou no mercado de trabalho, mas acho quer seria um pouco dos dois não?
 
Eu realmente acho que alguns diplomas são totalmente dispensáveis. Eu atualmente faço faculdade de administração, mas porque a empresa que trabalho exige e a mesma banca. E sinceramente, o que aprendo e vejo no dia-a-dia na faculdade, praticamente não uso em minha rotina de trabalho.
Agora eu não possuo nenhum curso de excel e nem nada, aprendi tudo o que sei na marra, e isso sim eu uso o tempo todo, o excel simplesmente salva minha vida no meu dia-a-dia. O setor de T.I, algumas coisas sei muitos mais que o pessoal do setor, algumas coisas não sei, porque simplesmente não tenho acesso as informações de como funciona a infra.

Penso que se tem dinheiro e tempo, faculdade é bom sim, mas diploma não resulta em cargo bom e salário bom. Vai mais da pessoa em si querer desenvolver seu conhecimento, atualmente tudo que se aprende em faculdade, na internet a fora sempre irá achar informação.

Vejo diploma apenas como um diferencial dependendo do cargo que irá concorrer. Pois há muito mais gente capacitada sem diploma do que pessoas com diploma e capacitada.
 
Sucesso profissional é mais sorte do que competência.
Quem atribui o sucesso alheio à sorte é porque não tem capacidade nem de ser um bom puxa-saco, nem de ser um profissional competente.

Ou seja competente, ou seja puxa-saco. Caso contrário, estará fadado ao fracasso.
 
Sucesso profissional é mais sorte do que competência.

Daí não é sucesso profissional, é apenas sorte. Sucesso profissional é além de ter competência conseguir ser bem remunerado pela sua competência. Não existe mais aquela história de achar uma vaga dos sonhos e ganhar dinheiro até se aposentar, se a pessoa é boa e fica em estagnada em uma vaga e não toma atitude nenhuma na verdade ela não é boa. Duvido que uma pessoa completa não tenha sucesso profissional, Que além de cumprir sua função saiba negociar e promover sua imagem, e ter coragem pra tomar decisões. O mundo dos negócios é ditado pela meritocracia, se a pessoa não tem a recompensa é pq na verdade não é tão boa quanto pensa. Ou é boa na função errada, Promover a própria imagem importa muito.

Mas realmente existe o fator sorte, Possuir algum parente que o coloque em uma boa vaga ganhando muito. Mas como falei isso não é sucesso profissional.
 
Um conhecido meu se formou em Ciência da Computação há 3 anos atrás, ficou trabalhando como desenvolvedor JAVA por 2,5 anos e não aguentou a cobrança. Atualmente está trabalhando como motorista Uber e pretende ir para Europa assim que juntar uma grana ( ele tem cidadania Italiana).
 


Ainda não estou no mercado de trabalho, mas acho quer seria um pouco dos dois não?

E o que ele pretende trabalhar na Europa? De Uber? Acredito que seja bem melhor que programador, além disso,
ficará livre dessa droga de Brasil!;)
 
E o que ele pretende trabalhar na Europa? De Uber? Acredito que seja bem melhor que programador, além disso,
ficará livre dessa droga de Brasil!;)

Quando ele se formou ele foi para a Inglaterra tentou (sem experiência, somente com o conhecimento da faculdade) várias entrevistas de emprego, mas nenhuma empresa quis ele.
Voltou para o Brasil e ficou trabalhando como desenvolvedor até desistir como mencionei antes.

Eu já tenho outra opinião, eu prefiro ficar no Brasil trabalhando em Ti, do que viver de subemprego no exterior. Ele poderia tentar outras empresas e ver em alguma que ele se encaixa aqui no Brasil, ganhar experiência, e aí sim se quiser realmente sair do país tentar lá fora com pelo menos uma oferta de emprego.

E o que ele pretende trabalhar na Europa?

Qualquer coisa que ele conseguir creio eu.
 
Daí não é sucesso profissional, é apenas sorte. Sucesso profissional é além de ter competência conseguir ser bem remunerado pela sua competência. Não existe mais aquela história de achar uma vaga dos sonhos e ganhar dinheiro até se aposentar, se a pessoa é boa e fica em estagnada em uma vaga e não toma atitude nenhuma na verdade ela não é boa. Duvido que uma pessoa completa não tenha sucesso profissional, Que além de cumprir sua função saiba negociar e promover sua imagem, e ter coragem pra tomar decisões. O mundo dos negócios é ditado pela meritocracia, se a pessoa não tem a recompensa é pq na verdade não é tão boa quanto pensa. Ou é boa na função errada, Promover a própria imagem importa muito.

Mas realmente existe o fator sorte, Possuir algum parente que o coloque em uma boa vaga ganhando muito. Mas como falei isso não é sucesso profissional.


As oportunidades não são iguais para todos. Quem precisa de um emprego não ficará escolhendo e vai nas primeiras opções que aparecerem por pura necessidade. É nessa ai que entra a sorte ...... Enquanto uns de cara conseguem uma vaga de emprego mais perto de casa, com horário bom e folga aos finais de semana que garantem um tempo livre pra estudar e buscar algo melhor ou talvez uma vaga com cargo maior dentro da própria empresa que já trabalha, outros mais azarados só lhes aparecem vagas distantes da casa, com empregos que sugam a alma de tanta exigência e muitas vezes deixam funcionário só com 1 folga na semana ou até dào um jeito de fazê-lo trabalhar na folga deixando o exausto e incapaz de procurar algo melhor.

Meritocracia existiria de fato se todos tivessem as mesmas oportunidades
 
As oportunidades não são iguais para todos. Quem precisa de um emprego não ficará escolhendo e vai nas primeiras opções que aparecerem por pura necessidade. É nessa ai que entra a sorte ...... Enquanto uns de cara conseguem uma vaga de emprego mais perto de casa, com horário bom e folga aos finais de semana que garantem um tempo livre pra estudar e buscar algo melhor ou talvez uma vaga com cargo maior dentro da própria empresa que já trabalha, outros mais azarados só lhes aparecem vagas distantes da casa, com empregos que sugam a alma de tanta exigência e muitas vezes deixam funcionário só com 1 folga na semana ou até dào um jeito de fazê-lo trabalhar na folga deixando o exausto e incapaz de procurar algo melhor.

Meritocracia existiria de fato se todos tivessem as mesmas oportunidades
Não concordo. Você está usando como exemplo o primeiro emprego da pessoa. Como medir sucesso profissional no primeiro emprego? E acho irrelevante a pessoa conseguir um emprego bom ou ruim pra começar. O que vale é o caminho que ela percorre. E onde chega depois de alguns longos anos.
 
Vou ser sincero com vocês, dos milionários que eu conheço com fortuna ou faturamento acima de 2 milhões, só 1 tem ensino superior completo, o resto é no máximo ensino médio completo.

Um exemplo é o meu tio, fez ate a 4° serie e montou uma empresa que fatura milhões, isso com muito esforço e inteligencia e não teve oportunidades não, a família do meu pai não é rica nem nada, ele começou isso instalando antenas parabólicas na década de 90, guardou dinheiro e depois começou a comprar os receptores por conta própria e posteriormente comprou a empresa que trabalhava.

Oportunidade é a gente que faz
 
Vou ser sincero com vocês, dos milionários que eu conheço com fortuna ou faturamento acima de 2 milhões, só 1 tem ensino superior completo, o resto é no máximo ensino médio completo.

Um exemplo é o meu tio, fez ate a 4° serie e montou uma empresa que fatura milhões, isso com muito esforço e inteligencia e não teve oportunidades não, a família do meu pai não é rica nem nada, ele começou isso instalando antenas parabólicas na década de 90, guardou dinheiro e depois começou a comprar os receptores por conta própria e posteriormente comprou a empresa que trabalhava.

Oportunidade é a gente que faz

Agora pega a quantidade de pessoas com apenas ensino fundamental e médio, junto as suas rendas, e compara com a renda das que tem ensino superior.

É muito fácil cair na falácia de que "tem muita gente sem faculdade milionária" quando se ignora a quantidade milhões de vezes maior de pessoas sem faculdade que levam uma vida humilde.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo