DISCUSSÃO SOBRE OS EFEITOS SONOROS EM JOGOS NEXT-GEN
Quando pensamos em um game next-gen logo pensamos em gráficos, é inevitável, concordam?
Hoje, após ver um vídeo sobre efeitos de som virtuais, parei para pensar, e me ocorreu sobre a pouca importância que se dá não só aos efeitos de áudio em um game mas também á sua trilha sonora.
São poucos os games que posso citar que tenham algo fiel á sua proposta quando falamos de imersão sonora. Dentre eles os que cito como destaque (minha opinião) são o Need For Speed: Shift, Collin McRae: Dirt 2, Delta Force Black Hawk Down (game de 2004 se não me engano) e Modern Warfare 2, sendo que este último não pelo som das armas em si, mas sim pela fidelidade do conjunto, que conta com uma trilha sonora impactante que aliada a seus atributos gráficos e de enredo formam um belo trabalho.
Não me vem a cabeça outros games agora, mas, com certeza, há outros destaques.
Uma das promessas de "super game" que temos na mesa para 2010 é o Battlefield: Bad Company 2. Nesse sim eu aposto fichas de que o som será brutal. Pelos vídeos pelo menos, a fidelidade sonora que o jogo me passa mesmo quando o evento ocorre a uma certa distância do jogador é bastante convincente e real.
Lembro-me que aos 0.45s até 0.50s do vídeo que se segue abaixo, o jogador se encontra desnorteado, com a audição abalada por uma explosão próxima e, logo em seguida, o som de um RPG sendo lançado pelo soldado a sua esquerda é animal! Sem contar o barulho dos motores do Helicoptero se aproximando e sobrevoando o jogador no início do vídeo. Experimente assistir de olhos fechados.
Agora mostro-lhes um exemplo de trabalho sonoro virtual, onde o espectador (ouvinte) é um cliente de uma barberaria. Use fones, coloque em um volume agradável e feche os olhos. (Vale a pena conferir!)
Agora ponho a seguinte questão a vocês: Quando tal tecnologia começará a ser empregada nos jogos "next-gen" de hoje em dia? Será tão difícil implementar um trabalho como esse mesmo que nas cut scenesde um game?
Uso um fone Zalman 5.1 e agora mais do que nunca sempre prestarei atenção aos detalhes de áudio quando for jogar um game.
Alguns vídeos que exemplificam minha opinião sobre os jogos que citei como "bons" quando falamos em fidelidade sonora:
Need For Speed: Shift Sound Effects
Call of Duty: Modern Warfare 2 Main Theme
Delta Force Black Hawk Down Theme 3
O vídeo abaixo é da gravação de uma das fases do DFBHD. É da trilha sonora original do game misturada com momentos de ação. Vale a pena ouvir dos 2:30 min até 4:00min, quando a música muda a equipe Delta desce os corredores de um prédio quebrando tudo para capturar os chefes da milícia.
Deu arrepios quando joguei pela primeira vez. A ação toda dura 30s dependendo do jogador, muito rápido! Em 3:50s é quando a equipe delta chega ao comboio após descer do teto do prédio (onde o helicoptero pousa) até o térreo.
E por último meu video do Colling McRae Dirt 2 gravado em 5.1 canais

PARTE 1:
PARTE 2: