[Discussão] Efeitos de áudio e jogos next-gen

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos cnb.ice
  • Data de Início Data de Início

cnb.ice

icez
DISCUSSÃO SOBRE OS EFEITOS SONOROS EM JOGOS NEXT-GEN

Quando pensamos em um game next-gen logo pensamos em gráficos, é inevitável, concordam?

Hoje, após ver um vídeo sobre efeitos de som virtuais, parei para pensar, e me ocorreu sobre a pouca importância que se dá não só aos efeitos de áudio em um game mas também á sua trilha sonora.

São poucos os games que posso citar que tenham algo fiel á sua proposta quando falamos de imersão sonora. Dentre eles os que cito como destaque (minha opinião) são o Need For Speed: Shift, Collin McRae: Dirt 2, Delta Force Black Hawk Down (game de 2004 se não me engano) e Modern Warfare 2, sendo que este último não pelo som das armas em si, mas sim pela fidelidade do conjunto, que conta com uma trilha sonora impactante que aliada a seus atributos gráficos e de enredo formam um belo trabalho.

Não me vem a cabeça outros games agora, mas, com certeza, há outros destaques.

Uma das promessas de "super game" que temos na mesa para 2010 é o Battlefield: Bad Company 2. Nesse sim eu aposto fichas de que o som será brutal. Pelos vídeos pelo menos, a fidelidade sonora que o jogo me passa mesmo quando o evento ocorre a uma certa distância do jogador é bastante convincente e real.

Lembro-me que aos 0.45s até 0.50s do vídeo que se segue abaixo, o jogador se encontra desnorteado, com a audição abalada por uma explosão próxima e, logo em seguida, o som de um RPG sendo lançado pelo soldado a sua esquerda é animal! Sem contar o barulho dos motores do Helicoptero se aproximando e sobrevoando o jogador no início do vídeo. Experimente assistir de olhos fechados.

Agora mostro-lhes um exemplo de trabalho sonoro virtual, onde o espectador (ouvinte) é um cliente de uma barberaria. Use fones, coloque em um volume agradável e feche os olhos. (Vale a pena conferir!)

Essa tecnologia criada pela Qsound (www.qsound.com) é chamada de binaural audio technology.​

Agora ponho a seguinte questão a vocês: Quando tal tecnologia começará a ser empregada nos jogos "next-gen" de hoje em dia? Será tão difícil implementar um trabalho como esse mesmo que nas cut scenesde um game?

Uso um fone Zalman 5.1 e agora mais do que nunca sempre prestarei atenção aos detalhes de áudio quando for jogar um game.

Alguns vídeos que exemplificam minha opinião sobre os jogos que citei como "bons" quando falamos em fidelidade sonora:

Need For Speed: Shift Sound Effects​

Call of Duty: Modern Warfare 2 Main Theme​

Delta Force Black Hawk Down Theme 3​

O vídeo abaixo é da gravação de uma das fases do DFBHD. É da trilha sonora original do game misturada com momentos de ação. Vale a pena ouvir dos 2:30 min até 4:00min, quando a música muda a equipe Delta desce os corredores de um prédio quebrando tudo para capturar os chefes da milícia.

Deu arrepios quando joguei pela primeira vez. A ação toda dura 30s dependendo do jogador, muito rápido! Em 3:50s é quando a equipe delta chega ao comboio após descer do teto do prédio (onde o helicoptero pousa) até o térreo.

E por último meu video do Colling McRae Dirt 2 gravado em 5.1 canais :P:

PARTE 1:

PARTE 2:

Bom topico. Para mim, tanto efeitos sonoros quanto a "soundtrack" sao super importantes num jogo. Ajuda MUITO na imersao. Alguem lembra da trilha sonora de Prince of Persia The Sand of Times? Ate tenho ela sem CD aqui... jogar esse jogo sem aquela trilha sonora seria um pecado, eu pelo menos arrepiava enquando fazia combos e pegava um "time" com a musica de fundo...

A cena onde a princesa morre la, começa uma trilha sonora bem pesada, arrisco dizer que essa musica ate levantou um "ego" dentro de mim para dar combos mais elaborados, porque os monstros dessa parte sao bem dificeis hahahaha

Royal Baths
http://www.youtube.com/watch?v=_7OqmWKL5UU

The Library
http://www.youtube.com/watch?v=cLvaINBKFC4

Mas, jogo que possui trilha sonora mais imersiva é Shadow of the Colossus do PS2, que para mim é insuperavel. Fora das batalhas, nao tinha musica nenhuma, só o som do cavalo, seus passos e tals...dava uma sensação de isolamento imensa. Começava uma luta, e começava aquela musica orquestrada. Putz, fantastico...

Esqueci de comentar das trilhas sonoras dos primeiros Medal of Honor (se bem que o Frontlines tambem me "tocou", como a trilha sonora em Arnheim) e os jogos da serie Ace Combat, como a Bear Tracks de AC2 ou a Megalith de Ace Combat 4. Ouvindo só as musicas, acho que nao chega a dar o mesmo feeling, mas vou colocar algumas que me marcaram:

Bear Tracks - Ace Combat 2
http://www.youtube.com/watch?v=y8NgeCwP7Qc

Megalith - Ace Combat 4
http://www.youtube.com/watch?v=DLqnTEIEY64

Quem nao se lembra dessa de Medal of Honor:
http://www.youtube.com/watch?v=lPO-bc9KD68

essa
http://www.youtube.com/watch?v=EYfkad4Ko5A&feature=related

ou essa
http://www.youtube.com/watch?v=DikOOKAsLEY&feature=related

Hoje a coisa ta ficando diferente, sinto que tao colocando a parte sonora do jogo como "dispensavel"... voce citou alguns jogos ai, joguei a maioria deles e nao senti o mesmo feeling que sentia antes. Os efeitos sonoros ate estao ficando BEM caprichados, mas as soundtracks, cada vez piores hahaha
ai ai, empolguei postando OSTs aqui...

Última edição:
Efeitos sonoros em um jogo também melhora muito a diversão dele, um exemplo é em partes de Mirror's Edge, logo quando tem alguma briga com os ''cops'', começa aquela batida e é correr e bater neles! Sim, esse trocadilho foi péssimo...:lol:. Efeitos sonoros em jogos de terror podem deixar o jogador mais tenso, uma música mais agitada em algum jogo de ação(DMC4 também), pode deixar o jogador mais empolgado e assim vai...

Nossa muito real o som do barber shop.
Quando ele "bate" na nossa cabeça, parece que tá batendo mesmo!
E chega a arrepiar quanto ele passa a tesoura na nossa nuca e assusta um pouco quando sussurra o nome do algoritmo no nosso ouvido.
Meu Deus, isso num Silent Hill da vida iria ser monstruoso!

Última edição:
Isso dai sao extras, exatamente como o 3D da nvidia.

O cara que gastou um pouquinho mais com a placa de video, nao vai querer fazer o mesmo com o som (um cara normal, com um trabalho normal como eu), claro que virtualizacoes de som sao legais (ecos quando voce entra num tunel etc..)

Mas a grande maioria aqui joga com caixinha de som, ou nos videos games, som da propria TV.

Embora no meu caso, eu adore trilha sonora e um mercado para poucas pessoas por isso nao e tao explorado como deveria.

Última edição:
com certeza, Bad company é MUITO mas MUITO bom em som, até no som de uma tv vc pode notar a qualidade, perfeita!(isso falo do 1 , quero ver o 2! )

Eu acho importante sim um bom som... Claro que, particularmente, meu som é um onboard, tenho duas caixinhas mais sub "maomeno" e não tenho intenção nenhuma de melhorar o que eu tenho, por mais que sistemas "multicanais" estejam sendo explorados (pude jogar num PT sistema soundround o Dead Space e achei incrível: vc realmente mexe a cabeça para o lado de onde provém o som - muito show; muito tenso rs).

Trilhas sonoras - apesar de eu não ser muito ligado à elas - gosto quando conseguem "justificar" a existência daquela música naquele momento: não é um "som" vindo do "nada". Bioshock é um exemplo: vc chega numa sala, uma música tocando ao fundo, verificasse que a origem é uma radiola. Acho esse tipo de abordagem muito, muito mais interessante do que trilha sonora "do além". rs

Abçs

Concordo que nem todos tem a oportunidade de jogar utilizando um aparato de som de melhor qualidade mas isso não significa que os jogos devam vir co um trabalho de som tão podre como alguns títulos que temos aí.

É o mesmo que pensar que "Ah! A maioria da população tem TV convencional, para que então vamos mudar nossas transmissão para HD TV ou lançar filmes em FULL HD?

Quero lembrar outros títulos bons nesse quesito... ajudem aí!

Concordo que nem todos tem a oportunidade de jogar utilizando um aparato de som de melhor qualidade mas isso não significa que os jogos devam vir co um trabalho de som tão podre como alguns títulos que temos aí.
É o mesmo que pensar que "Ah! A maioria da população tem TV convencional, para que então vamos mudar nossas transmissão para HD TV ou lançar filmes em FULL HD?

Quero lembrar outros títulos bons nesse quesito... ajudem aí!

Nesse ponto, concordo (concordei até :P) com vc... É complicado para quem não tem um bom sistema de audio dizer quais títulos exploram bem sistemas "multicanais" - Dead Space é uma certeza pq vi... ouvi, na verdade. :P

Acho que MOH Allied Assault entra na lista tbm, a parte da praia consegue ser tão impressionante quanto o Resgate do Soldado Ryan no que tange audio. É muito bom.. realmente parece que as balas estão "zunindo" próximas à nossa cabeça. :D

O Delta Force Black Hawk Down também é muito bom nisso, tem suporte a multi canal e tudo. Apesar de ser antigo lembro do meu pai pedindo para abaixar o volume antes que os vizinhos começassem a andar de cabeça baixa e se trancassem em casa!

Acho que outro com um bom audio - mas agora é mais pessoal :D - é o Blair Witch 2: The Legend of Coffin Rock. Tem um efeito de "vento soprando e assoviando" que é tenso.... :P

Dizem que a versão HD do Serious Sam (First - 2009) não tem um bom suporte ao "multicanal". Eu tenho o original (de "2000 e bolinha"), já emprestei diversas vezes meu CD, um colega meu - com um sistema superior ao meu - me disse que com um bom audio/placa de som era possível determinar da onde partiam os gritos dos kamikazes bem antes que estivessem próximos demais para representarem uma ameaça...:cry: Ai já não é minha opinião. :D

Última edição:
Ótimo tópico :thumbs_up

Um jogo, assim como um filme, também tem que ter uma boa trilha sonora. Há jogos com trilhas sonoras mais agradáveis, outras mais animadas, e alguns usam áudio muito exagerado. Call of Duty é um jogo que, desde o 1º da série, passando por todos os jogos, sejam no PC ou nos Consoles, sempre foi o jogo mais barulhento que já joguei. É claro que uma guerra/um conflito tem seus barulhos, mas tipo, o jeito que COD joga esses ruídos no jogo, vc quase fica louco se jogar horas a fio com o volume alto ou até mesmo normal. Eu sei que a ideia é representar um conflito mesmo, mas depois nossos ouvidos que aguentem o tranco né :P tem que ser algo mais moderado, pra não ficar até cansativo.

E, como já citaram acima, é quase que impossível falar de áudio em jogos sem mencionar MOH Allied Assault e sua excelente trilha sonora :yes: pra mim, uma das melhores (se não a melhor) já vista em um jogo. Alguns jogos, como HL², só partem pra música quando vc vai entrar numa parte de ação; até que é bom, pq no caso de HL², vc não está em combate o tempo todo, e ficaria cansativo.

A soundtrack de um jogo que eu mais curti foi a do NFSU, eu pirava nas músicas daquele jogo, e o som do turbo nas trocas de marcha, era demais.

Abraços.

Última edição:
Eu ia exatamente mencionar a soundtrack do NFSU...
é realmente muito boa! O jogo em si era muito bom pra época.

Em um jogo de ação quando a trilha sonora não só é boa mas quando ela conssegue aconpanhar o rítimo de ação do jogo não basta o som ser bom mas coloca lo no momento certo principalmente se for de terror q deve ter mais precisão com o som nos momentos de maior tenssão.Sem dúvida esse é um dos elementos q torna um jogo inesquecível.

Pra mim um dos q mais se destacou foi a trilha de Bionic Comand esse eu não esquecer tão cedo.

Um jogo que me decepcionou profundamente nos efeitos de áudio foi o Operation Flash Point Dragon Rising. Na verdade, acho que ele foi uma decepção em todos os quesitos.

Interessante é o titulo do tópico DISCUSSÃO SOBRE OS EFEITOS SONOROS EM JOGOS NEXT-GEN e boa parte das pessoas relembram os jogos mais antigos... É bem curioso. :)

Interessante é o titulo do tópico DISCUSSÃO SOBRE OS EFEITOS SONOROS EM JOGOS NEXT-GEN e boa parte das pessoas relembram os jogos mais antigos... É bem curioso. :)

Talvez isso ressalve mais ainda que nao é a tecnologia que esta faltando, mas sim o capricho e a vontade dos produtores de investir mas nessa parte do produto que pra mim é tao importante quanto os graficos e enredo.

Apesar de nao ter uma placa de som off board boa, lembro do trabalho primoroso de som do dead space. A sencacao que eu tinha jogando e que podia tocar a tensão no ar. Os sons dos monstros grunindos, o som da respiracao, tudo dava uma ar muito mais realista ao jogo. Outro que me lembro de ter ficado impressionado com a producao sonora foi o gears of war. A orquestra tocando aquelas notas pesadas e graves so aumentava o clima que o jogo queria passar de decadencia da humanidade,perda,tensão etc. Show mesmo :music:

EDIT: cara esse barbershop virtual é impressionante!!!!!!!!! Quando bateu a porta a primera vez pensei que fosse aqui no quarto hasuhsauhsa muito realista mesmo. O som da tesoura no ouvido e da maquina de cortar cabelo deu muita agonia tmb hasuhsauhsahu parecia que o cara ia arrancar um pedaco dela a qualquer momento

Última edição:
O exemplo mais recente de som muito bem trabalhado mesmo fica com Dead Space...

Concordo contigo, trigow, até o som estão deixando de lado para focarem cada vez mais nos gráficos... :slap:

Tbm adicionaria o Airborne, mas achei bem inferior quando penso no MOHAA... Legal do Airborne é ver os extras: os devs capturaram até o som de alguns modelos de aeronaves reais. Show de bola. O nivel da série como um todo pode ter caído, mas o som é sempre muito bem trabalhado.... rs

Abçs

Um jogo que me decepcionou profundamente nos efeitos de áudio foi o Operation Flash Point Dragon Rising. Na verdade, acho que ele foi uma decepção em todos os quesitos.

Aproveitando a "deixa" de decepções: só eu achei o som do COD WAW fraco se comparado aos outros?? Não digo no geral, mais especificamente das armas: sensação que o som dos tiros esta sendo "abafado"... achei meio ridiculo (som dos tiros)....

Última edição:
cnb.ice disse:
Agora ponho a seguinte questão a vocês: Quando tal tecnologia começará a ser empregada nos jogos "next-gen" de hoje em dia? Será tão difícil implementar um trabalho como esse mesmo que nas cut scenesde um game?

Uso um fone Zalman 5.1 e agora mais do que nunca sempre prestarei atenção aos detalhes de áudio quando for jogar um game.

Boa questão. Por que não utilizar um algoritmo que reproduza o BINAURAL? Acredito que o resultado, mesmo com 2 alto-falantes (fone de ouvido), seja melhor que o 5.1 normal que temos.

Vide a tecnologia ATUAL por trás do Virtual Barbershop: http://en.wikipedia.org/wiki/Binaural_recording

EDIT: cara esse barbershop virtual é impressionante!!!!!!!!! Quando bateu a porta a primera vez pensei que fosse aqui no quarto hasuhsauhsa muito realista mesmo. O som da tesoura no ouvido e da maquina de cortar cabelo deu muita agonia tmb hasuhsauhsahu parecia que o cara ia arrancar um pedaco dela a qualquer momento

http://adrenaline.com.br/forum/2404228-post5.html

:yes:

Mais um vídeo impressionante do BC 2. Reparem no som do combate a distância no começo do vídeo... quando o player desce para o combate o som muda, fica mais potente... olha os gritos dos soldados inimigos, o impacto das bombas... tudo perfeito. Nem comento a passagem do A-10 Thunderbolt aos 4min e 24s...

Up... mais opiniões? =D

quando joguei pela primeira vez nao sei mas era bom e só isso..to jogando de novo e agora sim vi que é um dos melhores jogos fa feitos ate hoje em materia de som, diversao e terror. Dead Space....tudo perfeito nesse jogo.
o som em 5.1 é muito violento....da quase pra se sentir num filme do alien!!! he he he

Users who are viewing this thread

Voltar