DIY e-GPU - Fazendo eGPU no meu Laptop!

Muito legal cara, sempre imaginei um jeito de fazer isso, fiquei feliz em saber que tem uma maneira que funciona direitinho! Você tem que desabilitar o video nativo do note ou não? (Digo pra ter certeza que esta rodando na GPU Off)
 
Muito legal cara, sempre imaginei um jeito de fazer isso, fiquei feliz em saber que tem uma maneira que funciona direitinho! Você tem que desabilitar o video nativo do note ou não? (Digo pra ter certeza que esta rodando na GPU Off)

Não precisei desabilitar a iGPU, pois como (no caso da placa que eu comprei pra fazer o eGPU) precisa de um monitor externo ele já reconhece automaticamente o eGPU. Tem alguns casos dependendo do modelo do eGPU que você precisa modificar a BIOS do Notebook e para alguns modelos o programa pra fazer a modificação é gratuito, já para outros precisa pagar 25 dólares pra comprar o programa. E o mesmo programa (pelo que eu entendi) você pode usar o eGPU diretamente do monitor do laptop.
 
Não precisei desabilitar a iGPU, pois como (no caso da placa que eu comprei pra fazer o eGPU) precisa de um monitor externo ele já reconhece automaticamente o eGPU. Tem alguns casos dependendo do modelo do eGPU que você precisa modificar a BIOS do Notebook e para alguns modelos o programa pra fazer a modificação é gratuito, já para outros precisa pagar 25 dólares pra comprar o programa. E o mesmo programa (pelo que eu entendi) você pode usar o eGPU diretamente do monitor do laptop.

Ah entendi, mas ai no caso você tem que utilizar um monitor externo para usar sua placa eGPU para processar? Se você utilizar no LCD do note fica com a iGPU?
 
ta ai uma coisa que nem sabia que existia, até fui procurar mais a respeito, vi que os macbooks é direto pela porta thuderbolt e como voce falou outros notes aparece direto no monitor!

show de bola, acompanhando!
 
ta ai uma coisa que nem sabia que existia, até fui procurar mais a respeito, vi que os macbooks é direto pela porta thuderbolt e como voce falou outros notes aparece direto no monitor!

show de bola, acompanhando!

Muito obrigado colega, assim que eu sair amanhã da prova da facul começo os testes com os jogos que eu tenho aqui. São poucos (por enquanto), mas já dá pra ter uma noção de como é o desempenho. Abraços!
 
Fala galera, depois de umas senamas sem postar nada (culpa da faculdade gente!) estou novamente trazendo mais um vídeo dos benchmarks do eGPU, essa primeira parte mostrarei apenas os benchmarks de programas específicos para o mesmo com exceção dos jogos. A segunda parte será feitos com os jogos que possuo aqui, não são muitos porque a grana está curta, mas já uma base do desempenho do eGPU neles. Abraços!

[video=youtube;RwzQAh7PfSI]https://www.youtube.com/watch?v=RwzQAh7PfSI[/video]

PS: Como bônus também estou mostrando o vídeo unboxing do meu mais novo Headset gamer, foi um Headset CxB que comprei por metade do preço do ano novo Chinês e estou me surpreendendo com a qualidade absurda que ele possui! Qualquer dúvida deixem nos comentários, abraços!


[video=youtube;cJp-r09tBlM]https://www.youtube.com/watch?v=cJp-r09tBlM[/video]
 
Mais um vídeo pessoal! Desta vez mostrando como adquirir o eGPU com baixa chance de ser taxado. Acho que isso possa ajudar os demais usuários entusiastas da parada a comprar o seu primeiro eGPU! Abraços!

[video=youtube;5x-ZyuttHJE]https://www.youtube.com/watch?v=5x-ZyuttHJE[/video]

 
Mais um vídeo pessoal! Desta vez mostrando como adquirir o eGPU com baixa chance de ser taxado. Acho que isso possa ajudar os demais usuários entusiastas da parada a comprar o seu primeiro eGPU! Abraços!

[video=youtube;5x-ZyuttHJE]https://www.youtube.com/watch?v=5x-ZyuttHJE[/video]


deu até vontade de pensar nisso, só pelo entusiasmo.Em casa assisto :bat:
 
Parte dois dos benchmarks feito galera! Só faltando renderizar o vídeo, convertê-lo e subir pro YouTube, ainda hoje renderizo na magruda, converto amanhã e no mesmo dia já envio pra vocês no YouTube. Abraços!
 
Como o prometido, fiz o segundo vídeo dos benchmarks, agora dos jogos. Agradeço à todos que acompanharam o projeto e especialmente aos que se inscreveram no canal. Continuarei fazendo os vídeos de perguntas que a galera mais faz a respeito do eGPU. Mais uma vez obrigado aos espectadores que acompanharam o projeto do começo até agora e os que estarão acompanhando de hoje em diante. Abraços!


[video=youtube;XkVc-t-t29I]https://www.youtube.com/watch?v=XkVc-t-t29I[/video]
 
Esta de parabéns camarada!

Ontem eu estava procurando sobre esse assunto de eGPU e acabei caindo no seu canal. Hj pesquisando no adrena, vi seu tópico e tb vou acompanhar. Pois acredito q será a melhor opção para minha necessidade futuramente.

Tenho algumas dúvidas..

1. Na sua necessidade a única opção realmente era o eGPU PE4C V2.1 ou existe algo melhor no mercado?

2. Se pudesse comprar um note novo hj p/ usar com eGPU, quais opções tem em mente?

3. Acabei de ver o ultimo vídeo de benchmark e ficou bacana, mas sugiro fazer uma comparação do desempenho entre o notebook puro e com a eGPU.. seria possível? (para termos ideia do UP! que essa eGPU fez).
:awesome:

4. Após pesquisar mais um pouco, notei que tem outras formas de fazer eGPU.. com express card, thunderbolt.. entre todas as opções, thunderbolt é o que oferece o melhor desempenho?

Abs
 
Última edição:
Cara, muito legal o seu projeto. Recentemente vendi o meu pc e me sobrou aqui algumas coisas ainda como uma fonte e uma GTX 650. Você acha que essa VGA daria alguma desempenho ao meu note? ou melhor uma mais forte?
O notebook em questão é um LG S460 Pentium B980 2,4GHZ que estou fazendo um upgrade pra um i3 3120M 2,5GHZ e mais 2GB de memoria.
 
primeiramente parabéns pelo projeto cara, muito massa mesmo, gostaria de saber se existe alguma restrição ou da pra fazer com qualquer notebook, tenho atualmente um Dell Inspiron 15R Special Edition, core i5 - 6gb de memoria - hd 1TB - e uma placa dedicada da AMD, e possivel fazer esse projeto com esse modelo de notebook, e colocando uma placa NVIDIA?
 
Fala pessoal blza? Estou vindo por aqui trazer mais um vídeo sobre o eGPU, fiquei muito feliz pela repercussão que os meus vídeos e principalmente o eGPU causou para vocês que não conheciam essa "façanha", o meu muito obrigado à todos pelo reconhecimento que este projeto se tornou!

Pois bem, hoje trago um vídeo explicativo mostrando como rodar o eGPU no monitor do seu notebook. Para que não sabe, o método do eGPU não funciona no monitor do próprio Notebook por questões da BIOS do mesmo bloquear este sistema, e também por boa parte deste bloqueio ser também do sistema operacional. Deixo uma nota clara e muito importante: Para aqueles que possuem o Windows 10 até a presente versão e algumas anteriores e que possuem ou querem fazer eGPU não precisarão fazer este tutorial, pois o Windows 10 reconhece automaticamente o eGPU, falo isso porque o meu grande colega Aclecio Bmx​ possui o eGPU e o roda sem o programa no Windows 10, já para que os possuem Windows Vista/7/8/8.1 precisarão recorrer a este método.

Novamente gostaria de agradecer à todos as pessoas que apoiaram o projeto, divulgaram em suas redes sociais e em grupos fechados e por terem se interessado muito em eGPU, vocês não sabem o quanto agradeço à vocês! Abraços!

[video=youtube;2MZIrUTBJEg]https://www.youtube.com/watch?v=2MZIrUTBJEg[/video]
 
Esta de parabéns camarada!

Ontem eu estava procurando sobre esse assunto de eGPU e acabei caindo no seu canal. Hj pesquisando no adrena, vi seu tópico e tb vou acompanhar. Pois acredito q será a melhor opção para minha necessidade futuramente.

Tenho algumas dúvidas..

1. Na sua necessidade a única opção realmente era o eGPU PE4C V2.1 ou existe algo melhor no mercado?

2. Se pudesse comprar um note novo hj p/ usar com eGPU, quais opções tem em mente?

3. Acabei de ver o ultimo vídeo de benchmark e ficou bacana, mas sugiro fazer uma comparação do desempenho entre o notebook puro e com a eGPU.. seria possível? (para termos ideia do UP! que essa eGPU fez).
:awesome:

4. Após pesquisar mais um pouco, notei que tem outras formas de fazer eGPU.. com express card, thunderbolt.. entre todas as opções, thunderbolt é o que oferece o melhor desempenho?

Abs


Muito bem como começar em partes as respostas e meu muito obrigado por se interessar nos vídeos e no eGPU:

1) Existem outros tipos de versões de eGPU com diversos tipos de fabricante, optei por este modelo porque além ter sido o mais atual e estava em lançamento ele vinha com um suporte para deixar o seu eGPU deitado, ou seja, enquanto não tinha uma case montada poderia estar utilizando esta mesinha para o meu eGPU enquanto não monto o case caseiro pra ele.
O site do fabricante do meu eGPu também possuem outras versões, se quiser dar uma olhada: http://*******/OG53hk

2)Bem, as opções que teria seria principalmente um notebook com uma entrada Thunderbolt ou Expresscard, isso facilita e muito na hora da montagem e praticidade do eGPU, levaria também em conta o processador, memória, tela (que seja IPS), placa de vídeo dedicada, pois utilizaria ela, dependendo do modelo, somente para Physics.

3)Pode ficar tranquilo que farei isso, o problema é que estou com o tempo corrido, principalmente por causa do meu curso que não está deixando eu ter um tempo bom para os testes, mas pode ficar tranquilo que farei isso sim. Mas se for por adiantar, já digo que em jogos houve uma grande melhora, em cerca de 300% se for pra chutar.

4)Recomendaria a Thunderbolt pela largura de banda dela ser absurdamente a maior de todas, não limitando assim o desempenho da sua eGPU. Porém se não puder ter um note com entrada Thunderbolt aconselho a Expresscard, não sei a largura de banda do USB Type-C, mas dizem que é bem grande também. Porém ainda não há adaptadores e nem muitos notebooks com essa entrada, creio que daqui há uns 3 anos isso seja possível. Abraços!



Cara, muito legal o seu projeto. Recentemente vendi o meu pc e me sobrou aqui algumas coisas ainda como uma fonte e uma GTX 650. Você acha que essa VGA daria alguma desempenho ao meu note? ou melhor uma mais forte?
O notebook em questão é um LG S460 Pentium B980 2,4GHZ que estou fazendo um upgrade pra um i3 3120M 2,5GHZ e mais 2GB de memoria.

Acredito que possa sim dar um excelente desempenho no seu notebook, só fique atento se o seu note possui uma das quatro entradas: Thunderbolt, Expresscard, mPCIe ou USB 3.0 (alguns não recomendam essa entrada). Só terá que fazer um upgrade nessas memórias, recomendo colocar 4GB ou mais para não ter problemas com o eGPU. Abraços!


primeiramente parabéns pelo projeto cara, muito massa mesmo, gostaria de saber se existe alguma restrição ou da pra fazer com qualquer notebook, tenho atualmente um Dell Inspiron 15R Special Edition, core i5 - 6gb de memoria - hd 1TB - e uma placa dedicada da AMD, e possivel fazer esse projeto com esse modelo de notebook, e colocando uma placa NVIDIA?

Possa sim existir restrições com alguns notebooks, principalmente o tipo de eGPU e GPU, no caso da eGPU alguns modelos possam não funcionar no seu notebook, enquanto outros sim, já na parte da GPU, alguns modelos da AMD não funcionam no eGPU, já as da Nvidia possuem uma maior compatibilidade, o porquê eu não sei. Mas se quer investir nas AMD recomendo comprar das séries 6xxx pra cima. que você usará. Sobre o seu notebook ele é muito bom, para ter, ao menos, 50% de compatibilidade seu note precisa ter uma das quatro portas: Thunderbolt, Expresscard, mPCIe ou USB 3.0 (alguns não recomendam essa entrada), no caso do seu notebook recomendo as três: Thunderbolt, Expresscard, mPCIe. Tendo uma dessas você já garante 50% de compatibilidade, os outros 50 dependerão do modelo de eGPU, se o seu note não está na whitelist e a GPU(que no caso é uma Nvidia a chance de dar certo é maior). Recomendo você comprar o modelo PE4H que é o que possui a maior compatibilidade entre os eGPU's, mas se quiser o modelo igual ao meu também possa funcionar, fica até como teste: http://*******/OG53hk
 
Não fazia ideia de que isso existia dessa forma, vi apenas um protótipo da MSI numa matéria uma vez:

MSI_NB_G30_Photo19_678x452.jpg


É possível fazer com qualquer notebook? mais precisamente, com um que já tenha VGA dedicada?
 
Tava com essas duvidas pq vou nos EUA no final do ano e pretendo voltar de lá com um note maneiro e possivelmente com esse esquema de eGPU.

Falta saber as opções que serão lançadas até lá e as que estarão dentro do meu orçamento.. hehe

Abs
 
Mais um vídeo pessoal, desta vez trago mais um tutorial de como adquirir seu eGPU mais facilmente. Espero que agora os que estão interessados em comprar seu eGPU consigam dessa vez! Abraços:


[video=youtube;2cTm6dQxlYM]https://www.youtube.com/watch?v=2cTm6dQxlYM[/video]​
 
Seguindo por que ficou massa demais, faz anos que eu pensava que faltava criar isso pra notebook, em casa vou ver direitinho esse tópico, acho que meu CCE T33B velho de guerra deve dar um caldo com isso :megusta:
 
Eu uso uma EGPU no note da assinatura a mais de um ano e funciona perfeitamente. Com expresscard é plug and play.

Teste do firestrike com a GTX 770

http://www.3dmark.com/fs/2568224
 
Última edição:
OPA :D

Então pelo visto não é tanta perda afinal :hmm:
 
caramba pelos resultados do bench que o amigo mandou é só a diferença da performance da cpu msm, gostei
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo